As Finanças do Benfica

MadTuga

http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/ComunicadoContas3T20092010final.pdf

Noto no relatório deste 5º trimestre 2 coisas logo á primeira

Activo tangível subiu em relação ao mesmo trimestre do ano passado quase 100 milhões.

Empréstimos Obtidos aumentaram mais de 100 milhões.

Ruimas

O que é pena é que se fala muito neste tópico mas existe imenso fumo.....muita gente a falar de coisas que não entende realmente....com o devido respeito.

Dou só alguns exemplos:
- O célebre papão do passivo, quando o problema não é o passivo, o problema é aquilo que se faz com ele.
- O investimento na equipa, quando esse investimento não afecta directamente o resultado...apenas via amortizações do exercício.
- Os 32 milhões de vendas ao fundo....quando esse dinheiro não é todo resultado, e ainda por cima está a ser diferido pelo que entendo.

E isto só pequenas coisas....

Que a nossa direção tem sido "populista" e tem falado aquilo que o "povo" quer ouvir....SIM!!!!! E muitas vezes mentem!!!! É aliás por isso mesmo que eu digo que não me revejo em certas atitudes e discuros.

Mas também precisamos de equilíbrio nas análises. E há muitos pontos que nem sequer são devidamente esclarecidos.

Muito mais importante é perceber quais são afinal as nossas receitas operacionais: Merchandising, Bilheteiras....e qual o nível de receitas que podemos realmente considerar para os próximos anos realisticamente.

Depois quais os custos operacionais: Ordenados, manutenção, despesas correntes de funcionamento.

Destas coisas retiramos qual o "buraco" (porque não duvido que seja buraco) que o clube produz no dia-a-dia. A partir daqui pensamos quanto é que conseguimos fazer em mais valias todos os anos....e pensamos qual a estrutura de passivo que conseguimos pagar com esse equilibrio.

E seria mais ou menos isto que importava discutir. Para perceber se realmente estamos a planear as coisas com cabeça, se temos uma estrutura que realmente podemos aguentar.

Mas muitas destas coisas acabam por nunca ser realmente discutidas. É pena!!! Os números que saem na comunicação social são asneiras atrás de asneiras, feitas por pessoas que nem tentam estudar o básico de contabilidade. É quase como se dessem análises de um doente e tentassem publicar aquilo nos jornais.....claro que dá uma bela confusão.

Como muitos aí já disseram e eu também, não podemos ter um Benfica como queremos sem arriscar. E se tiverem um plano para isso que avancem. Agora gostava era de realmente saber se estamos a arriscar com base na sorte ou se estamos mesmo a ser "realistas" e a tentar acertar profissionalmente......

Isso é que não sei!!!!! E não ajuda as posturas "populistas" e as "mentiras fáceis" que acabam nas bocas do povo. Não ajuda! Mas mais uma vez, adorei este ano que passou, mérito a quem esteve por trás dele....e se for para continuar assim, temos futuro!!!

Mas que é uma incógnita....pelo menos para mim ainda é.

Gonzalex

Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:23
Citação de: gugabenfica em 01 de Junho de 2010, 11:14
Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:10
Citação de: gugabenfica em 01 de Junho de 2010, 11:04
Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:02
Citação de: gugabenfica em 01 de Junho de 2010, 10:57
Citação de: Chefe em 01 de Junho de 2010, 10:52
Tiveram lucro porque venderam... se vendermos alguem também temos lucro

Ora la está com diz na abola
"Há que ter em conta que as mais-valias geradas pelas transferências de Lisandro Lopez (24 milhões) e Cissokho (15), ambos para o Lyon, e de Ricardo Quaresma (6,4), para o Inter, entraram para estas contas"

Querem ter luco é SÓ VENDER JOGADORES.

PARA O ANO A ESTA ALTURA VÃO VER COMO O BENFICA TEM LUCRO E DEPOIS VAMOS VER AS CONTAS DO PORTO E AI CONVERSA-MOS
mas com o mal dos outros podemos nos bem, quero la saber do passivo dos badalhocos ou dos lagartos...o que nos queremos todos é o nosso a baixar e nao a crescer como tem acontecido todos os anos...

Mas isto tudo depende da época desportiva, e o masi importante dos resultados, temos que fazer comparações racionasi. e continuo a dizer para o ano vamos ver os lucros do benfica e dos outros e depois conversamos
pois, esta sempre dependente de alguns factores, e o desportivo é obviamente o mais importante, esse factor tem de ser reforçado nos proximos anos, ou seja, temos de ser campeoes no maximo 3 anos de seguida, com boas participaçoes na champions, ou nada feito

Mas sculpture concordo contigo em algumas coisas, mas o investimento este ano foi muito grande, e penso que por exemplo em relação aos outros rivais neste momento em questão de vendas e mais receitas da champions o futuro é bem melhor ou não?
sim, o futuro é melhor, infelizmente à custa da venda de jogadores tambem, mas claro que é melhor, mas esse infelizmente esse investimento ja é grande ha alguns anos, ja o ano passado o tinha sido
o futuro será sempre melhor se formos campeoes mais uns anos de seguida, aí sim, poderemos negociar em alta todos os contratos que estarao a terminar e baixar o passivo...mas so se vencermos, se este ano for 1 gota no oceano temo o pior...

X2, julgo que é por aqui...

Este campeonato não pode ser como o de há 5 anos, senão vamos passar mal...

Se retomarmos a hegemonia de vitória e ganharmos constantemente, estes resultados já não preocupam tanto, porque com as renegociações de contratos que vão existir, com vendas de 1/2 jogadores valorizados durante o ano e com champions. Alem de que com vitorias vem mais sócios, mais casas cheias...por isso um Benfica vencedor gera muito, muito dinheiro.

Mas como diz o sculpture...se este campeonato for uma gota no oceano....é caso para ter medo...

nsalta

Citação de: MadTuga em 01 de Junho de 2010, 11:21
Citação de: gugabenfica em 01 de Junho de 2010, 11:02
com 45,4 milhoes em vendas (porto) de jogadores ai sim considero muito pouco de lucro 10 milhoes, isso sim é grave.
Agora digam-me lá que receitas teve o benfica em venda de jogadores????

Ou vocês não lêm as notícias direito ou não percebem patavina de finanças.

Tu já provaste que percebes: "lucrei 100 euros este mês mas se não pagasse a letra de 900 teria ganho 1000".

WeAreSLB!

A situação é ligeiramente preocupante.

O Benfica tem de facto um passivo grande mas isso não é significado de grande preocupação pois ao passo que o passivo aumentou também os capitais e activos aumentaram.

Fizemos o Centro de Estágio e o Estádio, pavilhões e piscinas.

Estavam á espera do quê? Para além disso tem sido feito um investimento brutal nas últimas 3 épocas.
Com a venda de 1 jogador poderá abater-se ligeiramente o passivo (não mais de 10 milhões), pois o resto será para cobrir despesas e para possível investimento na equipa.

Será fundamental continuar a ser campeão nacional para gerar receitas e consequentemente ir á Champions arrecadar mais dinheiro.

Com a renegociação dos direitos televisivos e renovação de lugares anuais, fundação e outros que tais vai haver injeção de capital em valores bastante consideráveis brevemente.

Zak

Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:34
Citação de: Zak em 01 de Junho de 2010, 11:31
Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:25
Citação de: Zak em 01 de Junho de 2010, 11:17
Querem sucesso desportivo e depois ainda ficam espantados com os resultados das contas.

Só na proxima epoca é que vamos ver os resultados de uma epoca fabulosa do Benfica.

Nos proximos meses vao entra mais de 100M (patrocinios, socios, bilheteiras, possivel venda do Di, Champions, etc..) no clube. E já só falo na venda de 1 jogador, pois pode ainda entrar mais 25/40M (Cardozo ou D.Luiz) no clube.

Depois pró ano quero ver as contas dos outros clubes e as contas do Benfica.

Um Benfica a dominar o futebol portugues e regularmente na Champions vai desafugar o clube um pouco mais. É preciso é conseguir manter esse dominio.

Acho que só nos podemos comecar a preocupar a serio se pro ano apresentarmos o mesmo tipo de resultados financeiros.
claro que so dominando internamente poderemos desafugar, e espero que o consigamos, para o bem de todos...
pois, para o ano certamente as contas terao outra face, mas esperemos que nao seja so num período, é que o investimento este ano ja vai grande (jara, gaitan, faria) quanto ja gastámos aí?
esperemos para ver...

Só nesse 3 jogadores foram mais de 15M.
la esta, mais me ajudas que este rolo compressor de individamento está longe de acabar...e ainda nos estamos a esquecer que certamente irao entrar guarda-redes e laterais...para nao falar de outro avançado (digo eu)

Entao mas querias o que ?? Parar de investir ??

Pelo menos agora investimos em qualidade (Javi, Ramires, Jara, Gaitan, Di, Cardozo).
É que Betos e Manducas nao teem retorno financeiro algum..... e assim seria ainda mais dificil baixar o passivo. Seriam jogadores de usar e "deitar fora" e isso só nos prejudica ainda mais financeiramente.

Os investimentos cirurgicos é uma das melhores formas de garantir o futuro do clube. Nao a unica mas uma das mais lucrativas.

Claro, nao podemos fazer vida de bilionario mas nao podemos parar de investir.

PAslb

com 45,4 milhoes em vendas (porto) de jogadores ai sim considero muito pouco de lucro 10 milhoes, isso sim é grave.

Contas do FCPorco:

Venderam jogadores o que lhes deu 47,1 milhões de euros
Reduziram a folha salarial o que lhes poupou 2 milhões
Competições europeias renderam 11,5 milhões

Estes ganhos não é tudo dinheiro que sobra, uma parte é para pagar despesas correntes.

8,9 milhões foram para diminuir o passivo

O que sobrou deu em lucro de 10,7 milhões de euros.

O pinto da costa até pode ter metido algum ao bolso, mas isso a mim não me faz cócegas na vista, o que importa é que eles conseguiram baixar 8,9 milhões de passivo.

O benfica consegue muito mais receita que o Porco, com contas bem estruturadas consegue-se ir baixando de ano pra ano o passivo do clube aos poucos não sendo obrigados a vender todos os anos 3 ou 4 jogadores como eles fizeram, basta vender 1 por época.

Por exemplo, se o SLB vende-se o Di Maria e arrecada-se os tais 40 milhões, 22,8 milhões era para colocar os resultados do ano a 0€ (nem lucro nem perda) os 17,2 milhões que sobravam, 7,2 milhões podiam ser para buscar uma jovem promessa para o lugar do di maria e os 10 milhões que sobram daí ia para abater no passivo.

Isto era o que eu faria, não sou nenhum génio financeiro.

Leiam as noticias com olhos de ver, façam continhas e percebam de uma vez por todas que resultados do ano desportivo 2009/2010 é uma conta á parte do passivo que temos de 310 milhões de euros.

Se vendermos o Di Maria por 40M, só recebemos 70% (28M) desse valor + a percentegem que temos no fundo. 20% do passe pertence ao fundo de jogadores e 10% pertence ao empresário.

Americano69

O maior problema está longe de ser o passivo, mais grave é após um aumento do capital social para 115 milhões estarem a 31/03 110 milhões consumidos por prejuízos. Isso sim é uma catástrofe.

Zak

Citação de: nsalta em 01 de Junho de 2010, 11:42

Tu já provaste que percebes: "lucrei 100 euros este mês mas se não pagasse a letra de 900 teria ganho 1000".

Nao vou pagar a minha renda este mes ...... assim lucro £300.

hehe

caseiro

Com o numero de socios que temos com receitas de bilheteira, lembro que somos o clube que mais adeptos leva ao seu estadio, acredito que em breve resolveremos o passivo e não esquecendo os jogadores que estam emprestado mais velhos sairem todos Makukula, Balboa, Jorge Ribeiro, Filepe Bastos, Bynia, Adu, Zoro, Mantorras, Luís Filipe e outros que ganham  muito dinheiro no benfica sem fazer nada em prol do  clube Ramalhete,Sheu,Eusebio e outros que ganham a custa do benfica ai não era perciso vender  apenas fazer alguns melhoramentos.

sculpture

Citação de: WeAreSLB! em 01 de Junho de 2010, 11:44

O Benfica tem de facto um passivo grande mas isso não é significado de grande preocupação pois ao passo que o passivo aumentou também os capitais e activos aumentaram.

Estavam á espera do quê? Para além disso tem sido feito um investimento brutal nas últimas 3 épocas.
Com a venda de 1 jogador poderá abater-se ligeiramente o passivo (não mais de 10 milhões), pois o resto será para cobrir despesas e para possível investimento na equipa.

Será fundamental continuar a ser campeão nacional para gerar receitas e consequentemente ir á Champions arrecadar mais dinheiro.

Com a renegociação dos direitos televisivos e renovação de lugares anuais, fundação e outros que tais vai haver injeção de capital em valores bastante consideráveis brevemente.
ainda a desculpa do estadio e centro de estagio?
mas o senhor presidente nao dizia que o estadio se pagava por si só, atraves da venda do nome das bancadas? tenho essa sensaçao... :confused:

lonstrup

tem de haver bom senso a partir de agora. o benfica investiu muito na construção da equipa. e agora é altura de para com o grande investimento e rentabilizar o que foi feito anteriormente.

Ruimas

Citação de: Americano69 em 01 de Junho de 2010, 11:47
O maior problema está longe de ser o passivo, mais grave é após um aumento do capital social para 115 milhões estarem a 31/03 110 milhões consumidos por prejuízos. Isso sim é uma catástrofe.

Aqui sim!!!!! Isto é que importa perceber porquê!!!! E é talvez um sinal que estamos com uma estrutura totalmente desmedida para aquilo que podemos sustentar.

Zak

Citação de: sculpture em 01 de Junho de 2010, 11:52
Citação de: WeAreSLB! em 01 de Junho de 2010, 11:44

ainda a desculpa do estadio e centro de estagio?
mas o senhor presidente nao dizia que o estadio se pagava por si só, atraves da venda do nome das bancadas? tenho essa sensaçao... :confused:

Mas ele tambem falou lá pra 2011/2012 ...... nao foi ??
Isto em relacao ao estadio.

Rui Costa

Citação de: Zak em 01 de Junho de 2010, 11:17
Querem sucesso desportivo e depois ainda ficam espantados com os resultados das contas.

Só na proxima epoca é que vamos ver os resultados de uma epoca fabulosa do Benfica.

Nos proximos meses vao entra mais de 100M (patrocinios, socios, bilheteiras, possivel venda do Di, Champions, etc..) no clube. E já só falo na venda de 1 jogador, pois pode ainda entrar mais 25/40M (Cardozo ou D.Luiz) no clube.

Depois pró ano quero ver as contas dos outros clubes e as contas do Benfica.

Um Benfica a dominar o futebol portugues e regularmente na Champions vai desafugar o clube um pouco mais. É preciso é conseguir manter esse dominio.

Acho que só nos podemos comecar a preocupar a serio se pro ano apresentarmos o mesmo tipo de resultados financeiros.

O Benfica nunca conseguiu isso num exercício INTEIRO, e vai conseguir nos próximos meses??