As Finanças do Benfica

Catania89


Citação de: Rui Costa em 01 de Junho de 2010, 18:06
Citação de: T1n0_SLB em 01 de Junho de 2010, 16:53

A tal mentalidade, qdo se quer a razão luta-se com todos os meios!

Se tu o dizes... Seguiste a discussão desde o inicio e aparentemente ainda não compreendeste à diferença por mais claro que seja. Outro user respondeu, e depois lá compreendeu e alterou o texto...

Se queres incluir receitas que a uefa só paga em Dezembro, aproveita e mete também as receitas de bilheteira que assim o montante das receitas será ainda maior. O que se estava a dizer é que o Benfica ia receber isso em breve, o que claro não é bem verdade. Para fazer as contas assim faz como te digo e mete também as receitas dos jogos de até Dezembro, porque é precisamente assim que estás a fazer as contas. De "nos próximos meses" já estamos a falar de um semestre...

se isso até é uma receita certa que raio interessa essa discussão

só se houvesse rutura de tesouraria.

red-dawn

Citação de: Joao_ab3 em 01 de Junho de 2010, 19:20
NAo estou nada preocupado...e explico porque...se o benfica quisesse saia ja deste fosso!. Ora vamos recordar propostas apenas das ultimas 2 semanas: 35M pelo Di MAria do real, 37M por uma equipa por David Luiz, 25M do shaktar pelo Cardozo hoje.....fazemos as contas. 25+35+37=97M de euros......se o Benfica nao aceita é porque esta tudo controlado! Por isso nao estou nada preocupado!
É preciso é que essas propostas sejam reais e não invenções dos media. É que se bem me lembro o Di Maria e o David Luiz já foram vendidos por 80 milhões ao Real Madrid (a comunicação social jurava que era verdade!) e afinal ainda cá estão. Por um lado a comunicação social só mente e todos concordam, mas por outro (quando dá jeito...) já achamos que falam verdade. Eu acredito tanto em propostas de 37M pelo D. Luiz como no Pai Natal...

maxi04

É por causa destes resultados, que fico fodido quando vêm com a lenga lenga que este é que é o mandato dos resultados desportivos...
Foram 3 ou 4 anos a gastar milhões sem retorno desportivo,  e fdx porque é que temos de ser hipócritas ?dass

PablitoAimar

Contas negativas não preocupam dirigentes do Benfica
Domingos Soares Oliveira defende que a situação financeira do Benfica não é preocupante e continua sem precisar de vender jogadores para equilibrar as contas. O adminitrador da SAD para a área financeira explica, em declarações a Bola Branca, que "temos duas situações que vão, dentro de muito pouco tempo, ser alteradas. Uma delas é imediata que é a participação na Liga dos Campeões. A presença nessa competição significa, pelo menos, entre 15 e 20 milhões de euros. A segunda situação tem a ver com a revisão dos direitos televisivos. O Benfica está nesse processo. Com estes dois factores, acredito que mesmo sem a venda de jogadores, o Benfica consiga ter as suas contas equlibradas".

Soares Oliveira reitera que o Benfica está no mercado para comprar, no sentido de reforçar a actual equipa e que para prescindir de alguns dos seus jogadores, os pretendentes têm que respeitar as clásulas de recisão. "O Real Madrid e Manchester United também vendem jogadores, não há nenhum clube que não o faça e isso será um superavit que poderemos ter em determinadas situações, mas continuaremos a manter uma postura de investimento no futebol", diz o administrador.


O administrador da SAD não se mostra preocupado com os 22 milhões de euros de prejuízo, apresentados nos primeiros nove meses da temporada 2009/2010. O passivo da Benfica-SAD ascende a 347 milhões de euros, mas Domingos Soares Oliveira clarifica que "é um prejuízo que traduz a aposta no futebol, em detrimento do resultado económico", sublinhando que "em termos orçamentais, os resultados até são melhores do que estávamos à espera, devido ao aumento de receitas".

Bola Branca

voyage

há pessoal que só vive mesmo para criticar, e depois se calhar nem vão ao estadio e nem socios são.

Se não fosse o vilarinho e o vieira nesta altura se calhar não havia benfica quanto mais o novo estadio, neste momento somos campeões temos jogadores como david luiz coentrão di maria ramires cardozo javi que davam para pagar o passivo e ainda para aqui dizer mal... enfim.

rkc

Citação de: voyage em 02 de Junho de 2010, 02:46
há pessoal que só vive mesmo para criticar, e depois se calhar nem vão ao estadio e nem socios são.

Se não fosse o vilarinho e o vieira nesta altura se calhar não havia benfica quanto mais o novo estadio, neste momento somos campeões temos jogadores como david luiz coentrão di maria ramires cardozo javi que davam para pagar o passivo e ainda para aqui dizer mal... enfim.

Acredita nisso...

Joga Bonito

Ora bem... 50 + 30 + 40 + 30 + 60 + 30 = 240. Mesmo que saíssem todos pelas cláusulas (LOL), não chegaria para pagar o passivo.

rkc

Citação de: Joga Bonito em 02 de Junho de 2010, 02:50
Ora bem... 50 + 30 + 40 + 30 + 60 + 30 = 240. Mesmo que saíssem todos pelas cláusulas (LOL), não chegaria para pagar o passivo.

Tens de juntar as do Balboa, Mantorras e Makukula.

voyage

O benfica amanha fecha portas porque não consegue pagar o passivo...

Pronto disse o que voces queriam, está bem assim?

SLBCARLOS

o benfica tem um passivo maior, mas tambem e o clube k faz mais dinheiro.  nao sei aonde esta o problema.

o sporting k tem um passivo menor, esta em pior situacao k nos.

arfm14

Citação de: SLBCARLOS em 02 de Junho de 2010, 03:34
o benfica tem um passivo maior, mas tambem e o clube k faz mais dinheiro.  nao sei aonde esta o problema.

o sporting k tem um passivo menor, esta em pior situacao k nos.

Exactamente!!!

Isto é como a história dos dois irmãos! Um é gestor e ganha 5 mil euros por mês e compra um Mercedes, o outro é empregado fabril e ganha 700 euros por mês e compra o Renault Clio! Qual é que tem maior facilidade de pagar o automóvel?

Tackle

Citação de: Ruimas em 31 de Maio de 2010, 23:56

Sobre as eternas questoes em redor do passivo:

Gostava que todos os colegas benfiquistas deixassem de uma vez por todas de ter um panico em relaçao a um bixo papao chamado passivo. Por muito que a comunicaçao social queira, o passivo nao é em si mesmo um dado importante ou que diga seja o que for isolado. Que o Benfica tem problemas, tem, mas esta historia do passivo juro que me causa incomodo....tanta gente a tentar enganar as pessoas e a confundir com uma coisa que é tao simples.

E passo a dar 2 exemplos, que se juntam ao que outros users ja tem dito e bem.

Imaginem o António, trabalha nas obras, a mulher é caixa num supermercado, casaram cedo e tiveram um filho também cedo. Como nao ganham nenhuma fortuna, so anos depois de casados puderam finalmente comprar uma casa com ajuda dos pais. Mesmo assim, isto so foi possivel por viverem numa aldeia. O Antonio tem tambem um carro velhito em que se deslocam fielmente para a cidade onde trabalham.

O passivo desta familia, em condiçoes normais é de um absoluto 0. Nao devem nada a ninguém! O carro já está todo pago e a casa foi comprada com ajuda dos pais, baratinha, uma oportunidade do momento.

Agora imaginem o Martins, tem a mesma idade do António, mas este é um jovem médico, prestes a terminar a especialidade. Ele vai casar só agora e a noiva é também ela uma jovem médica. Tem ambos um futuro promissor na profissão. Infelizmente os pais não podem ajudar. Mas como ambos tem já um bom ordenado e promessa de coisas melhores no futuro, decidem ter um carro topo de gama e avançar para empréstimo e compra de uma casa num condominio caro em Lisboa.

O passivo desta família que está agora a nascer será cerca de uns 10 mil euros do carro (já pagaram boa parte dele entretanto), mais uns 200 mil euros da casa.

Agora pergunto: Na pele de quem gostariam de estar???? Do jovem casal sem dívidas, ou do jovem casal endividado até ao pescoço?

Já viram que se eu tivesse apenas falado nos nomes e nos numeros de passivo, o quanto isso enganava e nao vos dizia nada?

Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar? Ja repararam o importante que e saber se essas dividas existem porque de facto estamos perante uma entidade que tem um nivel de vida superior mas que o pode pagar. As dividas podem apenas dizer que a entidade nao recebe na hora os milhoes que necessita para fazer as suas compras.....logo tem de pedir emprestado temporariamente, mas nao ha susto porque se sabe que as receitas hao-de dar para pagar tudo e no final ainda se podera vender os bens valiosos.

Custa muito agora transpor isto para um clube de futebol? Custa muito perceber que um Benfica, por natureza, quer-se e deseja-se que tenha um passivo sempre superior a qualquer outro clube em Portugal? Precisamente porque isso indica que temos um volume de negocios tambem superior.

Agora....os verdadeiros problemas sao: Conseguimos nos realmente gerar receitas para viver ao nivel que estamos a viver? Ou sera que de hoje para amanha estamos sujeitos a ficar em maus lençois por incapacidade de pagar as tais dividas?

Aqui importa perceber duas coisas:
1 - Que o Benfica nao pode ter a dimensao que queremos so com a exploraçao da sua actividade normal (clube de futebol). Por muito que se fale em 300.000 sócios, por muito que se fale em assistencias, em rever contratos, em tv benfica.....nao da!!!! Portugal tem a dimensao que tem e o nosso mercado nao sustenta uma equipa da dimensao que queremos. E importante perceber isto.
2 - Para o Benfica e essencial arriscar e conseguir fontes de financiamento extra actividade normal....que podem ser as tais vendas de jogadores com lucro. Que apesar de tudo sao uma coisa fora da actividade normal. Porque em cenario ideal, o clube quereria sempre manter os jogadores e cimentar equipas. Mas so com estas receitas extra poderemos sustentar jogadores caros e da qualidade que queremos.

Parece um contra-senso??? Talvez!!! Mas nao ha outra alternativa de momento.

O truque agora esta em conseguir estas receitas extra e em balancear isso com uma equipa competitiva, que por sua vez gere mais receitas extra. A tal dinamica de vitorias que muitas vezes se fala.

Por falta desta dinamica nos ultimos anos, o clube esta neste momento numa situaçao que poderia ser critica. Quase no limite da sua sustentabilidade. Mas felizmente....correu-nos bem a ultima epoca e talvez se gere finalmente a tal dinamica que nos permita seguir neste nivel. Veremos....e esperamos todos que sim!!!

Agora ha quem ache tudo isto mais ou menos arriscado, ha quem ache que esta mais ou menos perto da linha de agua. Eu pessoalmente acho bastante arriscado.....mas tambem adorei a equipa deste ano....apaixonou-me totalmente. Se todos os anos fosse assim.....talvez se consiga 1 ou 2 grandes vendas por ano e sustentar este nivel.....talvez. So posso dizer que adorava e espero que esta aposta saia correcta!!!

E como foi esta a direçao que elegeram (eu ainda nao que nao sou socio), entao vamos la, força!!!! e vamos ao proximo titulo!!!!!

Quando jogamos mesmo novamente????

Peço desculpa pela falta de acentos....uma comodidade dos dias de hoje e talvez fruto de viver e trabalhar fora do nosso Portugal.

O problema é que o filho do primeiro casal pode fazer a sua vida apartir do zero porque os pais mesmo com pouco nada devem. Sempre viveram dentro dos parametros que a sua condição financeira permitiu. Este jovem parte do zero mas sem dívidas que os pais deixem por saldar.
Enquanto que o segundo casal, endividado até dizer basta, quando tiver um filho este terá que ter esse factor em conta, assim como, de eventuais dívidas que passem dos pais para este filho. É neste caso que mais me preocupa pois é este o nosso caso. Vivemos bem, ganhamos mas o futuro levanta perigos. Quais? Não manter o nível de receita, não triunfar desportivamente e deixar passar a oportunidade para fazer dinheiro em vendas e abater dívida ou parte de dívida e juros, pelo menos estes.
Devemos vender pelo menos 2 jogadores. É fundamental um equilibrio nas contas mantendo competitividade. Por que senão o tal filho deste segundo casal vai passar mal. Nem consegue pagar as suas contas, nem aquelas que herdou do pai. E atenção que temos um treinador despesista, é comprar tudo à vara larga. Haja bom senso.

Tartaranho

Citação de: Tackle em 02 de Junho de 2010, 05:54
Citação de: Ruimas em 31 de Maio de 2010, 23:56

Sobre as eternas questoes em redor do passivo:

Gostava que todos os colegas benfiquistas deixassem de uma vez por todas de ter um panico em relaçao a um bixo papao chamado passivo. Por muito que a comunicaçao social queira, o passivo nao é em si mesmo um dado importante ou que diga seja o que for isolado. Que o Benfica tem problemas, tem, mas esta historia do passivo juro que me causa incomodo....tanta gente a tentar enganar as pessoas e a confundir com uma coisa que é tao simples.

E passo a dar 2 exemplos, que se juntam ao que outros users ja tem dito e bem.

Imaginem o António, trabalha nas obras, a mulher é caixa num supermercado, casaram cedo e tiveram um filho também cedo. Como nao ganham nenhuma fortuna, so anos depois de casados puderam finalmente comprar uma casa com ajuda dos pais. Mesmo assim, isto so foi possivel por viverem numa aldeia. O Antonio tem tambem um carro velhito em que se deslocam fielmente para a cidade onde trabalham.

O passivo desta familia, em condiçoes normais é de um absoluto 0. Nao devem nada a ninguém! O carro já está todo pago e a casa foi comprada com ajuda dos pais, baratinha, uma oportunidade do momento.

Agora imaginem o Martins, tem a mesma idade do António, mas este é um jovem médico, prestes a terminar a especialidade. Ele vai casar só agora e a noiva é também ela uma jovem médica. Tem ambos um futuro promissor na profissão. Infelizmente os pais não podem ajudar. Mas como ambos tem já um bom ordenado e promessa de coisas melhores no futuro, decidem ter um carro topo de gama e avançar para empréstimo e compra de uma casa num condominio caro em Lisboa.

O passivo desta família que está agora a nascer será cerca de uns 10 mil euros do carro (já pagaram boa parte dele entretanto), mais uns 200 mil euros da casa.

Agora pergunto: Na pele de quem gostariam de estar???? Do jovem casal sem dívidas, ou do jovem casal endividado até ao pescoço?

Já viram que se eu tivesse apenas falado nos nomes e nos numeros de passivo, o quanto isso enganava e nao vos dizia nada?

Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar? Ja repararam o importante que e saber se essas dividas existem porque de facto estamos perante uma entidade que tem um nivel de vida superior mas que o pode pagar. As dividas podem apenas dizer que a entidade nao recebe na hora os milhoes que necessita para fazer as suas compras.....logo tem de pedir emprestado temporariamente, mas nao ha susto porque se sabe que as receitas hao-de dar para pagar tudo e no final ainda se podera vender os bens valiosos.

Custa muito agora transpor isto para um clube de futebol? Custa muito perceber que um Benfica, por natureza, quer-se e deseja-se que tenha um passivo sempre superior a qualquer outro clube em Portugal? Precisamente porque isso indica que temos um volume de negocios tambem superior.

Agora....os verdadeiros problemas sao: Conseguimos nos realmente gerar receitas para viver ao nivel que estamos a viver? Ou sera que de hoje para amanha estamos sujeitos a ficar em maus lençois por incapacidade de pagar as tais dividas?

Aqui importa perceber duas coisas:
1 - Que o Benfica nao pode ter a dimensao que queremos so com a exploraçao da sua actividade normal (clube de futebol). Por muito que se fale em 300.000 sócios, por muito que se fale em assistencias, em rever contratos, em tv benfica.....nao da!!!! Portugal tem a dimensao que tem e o nosso mercado nao sustenta uma equipa da dimensao que queremos. E importante perceber isto.
2 - Para o Benfica e essencial arriscar e conseguir fontes de financiamento extra actividade normal....que podem ser as tais vendas de jogadores com lucro. Que apesar de tudo sao uma coisa fora da actividade normal. Porque em cenario ideal, o clube quereria sempre manter os jogadores e cimentar equipas. Mas so com estas receitas extra poderemos sustentar jogadores caros e da qualidade que queremos.

Parece um contra-senso??? Talvez!!! Mas nao ha outra alternativa de momento.

O truque agora esta em conseguir estas receitas extra e em balancear isso com uma equipa competitiva, que por sua vez gere mais receitas extra. A tal dinamica de vitorias que muitas vezes se fala.

Por falta desta dinamica nos ultimos anos, o clube esta neste momento numa situaçao que poderia ser critica. Quase no limite da sua sustentabilidade. Mas felizmente....correu-nos bem a ultima epoca e talvez se gere finalmente a tal dinamica que nos permita seguir neste nivel. Veremos....e esperamos todos que sim!!!

Agora ha quem ache tudo isto mais ou menos arriscado, ha quem ache que esta mais ou menos perto da linha de agua. Eu pessoalmente acho bastante arriscado.....mas tambem adorei a equipa deste ano....apaixonou-me totalmente. Se todos os anos fosse assim.....talvez se consiga 1 ou 2 grandes vendas por ano e sustentar este nivel.....talvez. So posso dizer que adorava e espero que esta aposta saia correcta!!!

E como foi esta a direçao que elegeram (eu ainda nao que nao sou socio), entao vamos la, força!!!! e vamos ao proximo titulo!!!!!

Quando jogamos mesmo novamente????

Peço desculpa pela falta de acentos....uma comodidade dos dias de hoje e talvez fruto de viver e trabalhar fora do nosso Portugal.

O problema é que o filho do primeiro casal pode fazer a sua vida apartir do zero porque os pais mesmo com pouco nada devem. Sempre viveram dentro dos parametros que a sua condição financeira permitiu. Este jovem parte do zero mas sem dívidas que os pais deixem por saldar.
Enquanto que o segundo casal, endividado até dizer basta, quando tiver um filho este terá que ter esse factor em conta, assim como, de eventuais dívidas que passem dos pais para este filho. É neste caso que mais me preocupa pois é este o nosso caso. Vivemos bem, ganhamos mas o futuro levanta perigos. Quais? Não manter o nível de receita, não triunfar desportivamente e deixar passar a oportunidade para fazer dinheiro em vendas e abater dívida ou parte de dívida e juros, pelo menos estes.
Devemos vender pelo menos 2 jogadores. É fundamental um equilibrio nas contas mantendo competitividade. Por que senão o tal filho deste segundo casal vai passar mal. Nem consegue pagar as suas contas, nem aquelas que herdou do pai. E atenção que temos um treinador despesista, é comprar tudo à vara larga. Haja bom senso.

O pessoal isto é o que o pais vive, não é so o Benfica o pais esta todo assim!!!!!

manjob

Citação de: Ruimas em 31 de Maio de 2010, 23:56

Sobre as eternas questoes em redor do passivo:

Gostava que todos os colegas benfiquistas deixassem de uma vez por todas de ter um panico em relaçao a um bixo papao chamado passivo. Por muito que a comunicaçao social queira, o passivo nao é em si mesmo um dado importante ou que diga seja o que for isolado. Que o Benfica tem problemas, tem, mas esta historia do passivo juro que me causa incomodo....tanta gente a tentar enganar as pessoas e a confundir com uma coisa que é tao simples.

E passo a dar 2 exemplos, que se juntam ao que outros users ja tem dito e bem.

Imaginem o António, trabalha nas obras, a mulher é caixa num supermercado, casaram cedo e tiveram um filho também cedo. Como nao ganham nenhuma fortuna, so anos depois de casados puderam finalmente comprar uma casa com ajuda dos pais. Mesmo assim, isto so foi possivel por viverem numa aldeia. O Antonio tem tambem um carro velhito em que se deslocam fielmente para a cidade onde trabalham.

O passivo desta familia, em condiçoes normais é de um absoluto 0. Nao devem nada a ninguém! O carro já está todo pago e a casa foi comprada com ajuda dos pais, baratinha, uma oportunidade do momento.

Agora imaginem o Martins, tem a mesma idade do António, mas este é um jovem médico, prestes a terminar a especialidade. Ele vai casar só agora e a noiva é também ela uma jovem médica. Tem ambos um futuro promissor na profissão. Infelizmente os pais não podem ajudar. Mas como ambos tem já um bom ordenado e promessa de coisas melhores no futuro, decidem ter um carro topo de gama e avançar para empréstimo e compra de uma casa num condominio caro em Lisboa.

O passivo desta família que está agora a nascer será cerca de uns 10 mil euros do carro (já pagaram boa parte dele entretanto), mais uns 200 mil euros da casa.

Agora pergunto: Na pele de quem gostariam de estar???? Do jovem casal sem dívidas, ou do jovem casal endividado até ao pescoço?

Já viram que se eu tivesse apenas falado nos nomes e nos numeros de passivo, o quanto isso enganava e nao vos dizia nada?

Já repararam o importante que e nao apenas as dividas mas a capacidade de gerar receitas para as pagar? Ja repararam o importante que e saber se essas dividas existem porque de facto estamos perante uma entidade que tem um nivel de vida superior mas que o pode pagar. As dividas podem apenas dizer que a entidade nao recebe na hora os milhoes que necessita para fazer as suas compras.....logo tem de pedir emprestado temporariamente, mas nao ha susto porque se sabe que as receitas hao-de dar para pagar tudo e no final ainda se podera vender os bens valiosos.

Custa muito agora transpor isto para um clube de futebol? Custa muito perceber que um Benfica, por natureza, quer-se e deseja-se que tenha um passivo sempre superior a qualquer outro clube em Portugal? Precisamente porque isso indica que temos um volume de negocios tambem superior.

Agora....os verdadeiros problemas sao: Conseguimos nos realmente gerar receitas para viver ao nivel que estamos a viver? Ou sera que de hoje para amanha estamos sujeitos a ficar em maus lençois por incapacidade de pagar as tais dividas?

Aqui importa perceber duas coisas:
1 - Que o Benfica nao pode ter a dimensao que queremos so com a exploraçao da sua actividade normal (clube de futebol). Por muito que se fale em 300.000 sócios, por muito que se fale em assistencias, em rever contratos, em tv benfica.....nao da!!!! Portugal tem a dimensao que tem e o nosso mercado nao sustenta uma equipa da dimensao que queremos. E importante perceber isto.
2 - Para o Benfica e essencial arriscar e conseguir fontes de financiamento extra actividade normal....que podem ser as tais vendas de jogadores com lucro. Que apesar de tudo sao uma coisa fora da actividade normal. Porque em cenario ideal, o clube quereria sempre manter os jogadores e cimentar equipas. Mas so com estas receitas extra poderemos sustentar jogadores caros e da qualidade que queremos.

Parece um contra-senso??? Talvez!!! Mas nao ha outra alternativa de momento.

O truque agora esta em conseguir estas receitas extra e em balancear isso com uma equipa competitiva, que por sua vez gere mais receitas extra. A tal dinamica de vitorias que muitas vezes se fala.

Por falta desta dinamica nos ultimos anos, o clube esta neste momento numa situaçao que poderia ser critica. Quase no limite da sua sustentabilidade. Mas felizmente....correu-nos bem a ultima epoca e talvez se gere finalmente a tal dinamica que nos permita seguir neste nivel. Veremos....e esperamos todos que sim!!!

Agora ha quem ache tudo isto mais ou menos arriscado, ha quem ache que esta mais ou menos perto da linha de agua. Eu pessoalmente acho bastante arriscado.....mas tambem adorei a equipa deste ano....apaixonou-me totalmente. Se todos os anos fosse assim.....talvez se consiga 1 ou 2 grandes vendas por ano e sustentar este nivel.....talvez. So posso dizer que adorava e espero que esta aposta saia correcta!!!

E como foi esta a direçao que elegeram (eu ainda nao que nao sou socio), entao vamos la, força!!!! e vamos ao proximo titulo!!!!!

Quando jogamos mesmo novamente????

Peço desculpa pela falta de acentos....uma comodidade dos dias de hoje e talvez fruto de viver e trabalhar fora do nosso Portugal.

Excelente post. Apenas não gostei da parte de não ser sócio. Nunca seremos demais para termos um clube com a dimensão que queremos.

caseiro

No mundo dos negocios qualque investimento é um risco embora no caso do benfica  com cerca de 200 mil socios+ assistencia (lembro que somos de longe o clube com mais assistencia quer tenhamos a ganhar ou não)+ jogadores que não fazem parte do plantel principal e nem nunca faram + premios de jogo na champions + Digressões e torneios ( o benfica goza de  grande prestigio e consegui bons encaixa nesta modalidade) + aluger de camarotes  enfim são muitas as receitas que temos isto para não falar de possiveis vendas de jogadores importantes e nesse caso todemos perder em termos desportivos por isto  e mais algumas razões estam criadas todas a condições para  por cobro ao passivo sem por em causa a vertente desportiva.