As Finanças do Benfica

Thrain

Eu acho que a teoria do TrainManiac faz todo o sentido...e também acho que é altura de dizer basta ao LFV.Ele é presidente com todo o mérito...mas o benfica não é nenhuma ditadura nem ele tem carta branca para fazer tudo o que lhe der na real telha.Era bom esses negócios com os míudos do real serem bem explicados...às vezes tomam os benfiquistas por parvos.E como isto ainda não é o clube DO Luís Felipe Vieira eu vou ver os jogos fora do benfica quando e onde me apetecer...não é um comunicado da direcção que ordena que eu não vá ver.

Americano69

Esse ministro iraquiano é um menino comparado com certas personagens que existem em Portugal.

peter_slb

Espero o relatório e contas para fazer uma análise, o que está ali é gozar com o pessoal. Nem demonstração de fluxos de caixa??? O que é esta mer**? Que íamos ter cerca de 20 milhões de prejuízo qualquer pessoa com o mínimo de formação em contabilidade já sabia há 4 meses (desde o final de Junho que sempre falei nesse valor para qualquer análise neste tópico) e aquilo não apresenta mais contas nenhumas.

Até estou com medo de ver os spreads dos empréstimos que tiveram de ser renegociados este ano, se eles andam a esconder é porque aquilo não está bom e com as dificuldades do sector bancário em obter financiamento...

AG

Confio em Domingos Soares de Oliveira.

trainmaniac

Redady

Eu vou ser muito honesto, "deixei de me interessar" pelo que realmente são as contas sem «maquilhagem».

Por mim, só espero que haja a sorte de este ano as coisas não se tornarem graves. Digo isto porque, comparativamente a 2009/2010, as quotas baixaram bastante, digo isto porque é o que vem lá de dentro, e na bilhética falamos em qualquer coisa a rondar -40% nos jogos, fenómenos que começou ... na pré-época com os jogos do Benfica, em casa e fora a terem muito menos assistência do que seria expectável.

Mas quando se usa o nosso capital social para cobrir prejuízos, ou vivemos «de créditos» ... e 217.000€ são dívidas ao sistema financeiro, de empréstimos obrigacionistas e emissão de papel comercial, e, isto significa juros altíssimos, obrigou a novos saneamentos com os alargamentos dos prazos, mas quem tem a noção dos valores dos spreads que se andam a praticar, fica preocupado.
Qualquer um pode entender que encolher os ombros e sorrir perante o cenário que se avizinha, é uma atitude insensata. Pensar que a Champions pode salvar a situação, é inacreditável.

Como disse o Americano e muito bem "Se não percebem a gravidade de mais de 90% do capital social ter sido usado para cobrir prejuízos, então pouco há a fazer."

Espero por ver o R&C final, espero pelas leituras mais aprofundadas de alguns, espero que o Peter, Americano e outros vejam as entrelinhas, e por favor esclareçam lá esse "enigma relativo ao David Luiz", porque essa é outra das futuras fontes de mais-valias, e há algo de errado nos valores que temos ouvido.

Abraço

Meio_metro

eu gostava era de saber a solução para isto.

Deixar de investir e fazer como o Sporting? ou continuar assim sabendo que um dia vai arrebentar a bolha como tds sabemos que vai acontecer que quase td o mundo do futebol?

Domnul de Cauciuc

Citação de: Meio_metro em 04 de Novembro de 2010, 23:07

Deixar de investir e fazer como o Sporting? ou continuar assim sabendo que um dia vai arrebentar a bolha como tds sabemos que vai acontecer que quase td o mundo do futebol?

Poder-se-ia ter feito algo há 10 anos atrás.
Agora já é tarde e há pouca volta a dar!
Só não vê isto que não entende nada de economia e/ou está comprometido com o poder vigente!

Redady

Tudo isto é relativo, mas falando com um amigo meu (big one)do BES, perguntei-lhe se como lagarto, não estaria interessado em receber o nosso DSO, visto as finanças do seu sporting estarem em baixo. Contou-me ele que o nosso DSO não era visto na banca como alguém capaz de operar milagres financeiros, não disse mal, afirmou que ele tinha a sorte de o Benfica ser realmente muito grande e deixou-me com uma pergunta, «tu não és daqueles Benfiquistas que pensa que a vossa situação financeira é boa e está controlada pois não? ... é porque aqui entre nós que ninguém nos ouve, não está mesmo.»

golfdreamer

Citação de: Americano69 em 04 de Novembro de 2010, 15:33
Já que alguns tentam passar uma esponja sobre as contas, volto a lembrar que "futebol à parte" (transferências, amortizações, perdas por imparidade) o prejuízo foi de 14 milhões de euros, 8 dos quais directamente de resultados financeiros.
Dizer que "se isto", "se aquilo" tínhamos lucro é muito bonito, mas a grande verdade é que o mundo real não vive de "ses". E nenhuma empresa se aguenta com prejuízos brutais uns atrás dos outros, razão pela qual do nosso capital social de 115 milhões já mais de 90% foi sugado por prejuíuzos. Por isso, e a menos que rapidamente se inverta este caminho, o Benfica em breve pode voltar a estar em "falência técnica", termo que muitos usaram para enxovalhar o Sporting, desdramatizando logo de seguida quando nos encontrámos na mesma situação.

Se não percebem a gravidade de mais de 90% do capital social usado para cobrir prejuízos, então pouco há a fazer.
Boas Americano,
Podias me esclarecer a parte a Bold. Estou a tentar analisar o relatório, mas não consigo chegar às "tuas contas" podes me elucidar.

Já agora tenho umas questões para os entendidos na área:
O que se referem estes proveitos e ganhos financeiros: Proveitos e ganhos financeiros 3.672.177?

E estes "Custos e perdas financeiros (11.612.197)"? é o que andamos a pagar a entidades bancárias e afins pelos empréstimos e os seus juros?

trainmaniac

Citação de: Meio_metro em 04 de Novembro de 2010, 23:07

A solução é a competência, a razoabilidade, o amor ao clube em primeiro lugar... e mesmo assim, a situação é tão difícil que pode não chegar.

Polaco

Eu acho que este tópico devia ter uma moderação mais exigente e só se falar de coisas concretas em vez de dizer coisas sem fundamento/conhecimento
Por isso gostava de ter tempo de analisar com cuidado o ReC.
Mas indo contra a minha própria opinião expressa acima, digo desde já o seguinte, e vendo só os numeros finais :

Resultado líquido negativo : 19 M

Jogadores com valor de mercado e facilmente vendáveis :
DLuiz;Coentrão;Luisão;M Pereira;JGarcia;CMartins;Cardozo;Kardec;Airton

Isto representa que facilmente serão cobertos os prejuízos DESTE ANO, se for necessário, ou seja temos activos mais que suficientes para tal.

E não sei ( e por isso não devia estar a dar opinião, reconheço)  se as vendas do ano passado já estão contabilizadas, parece-me que as receitas adicionais do Di não estão reflectidas, o que é bom.

Portanto visto a partir do fim parece bastante sustentável, económicamente.

Do que eu não gostei de certeza foi ver os empréstimos obrigacionistas serem todos os anos superiores, gostava sim que viessem a baixar.

Mas quando puder analisar mais detalhadamente o ReC poderei dizer mais algo.
Penso tambem e espero que os empréstimos em vigor tenham taxas fixas.

Registo também com agrado a preocupação aqui no site com as finanças do Clube, em detrimento de manter os jogadores a qualquer custo. É que só a saída do Coentrão OU do DLuiz OU do Cardozo parecem pôr o "balanço" económico a zero. E se ninguem se importa com isso, então estamos todos em sintonia.

Penso, por outro lado que o grande desafio tem a ver com a folha de ordenados, porque as contratações fazem-se mais ou menos facilmente, mas a dificuldade é ficar a pagar ordenados a jogadores com valor de elite mundial, dos quais temos muitos e pelo que se vai lendo por aí qualquer clube médio europeu paga MUITO MAIS que nós.
Aqui sim para mim reside ainda hoje o nosso maior problema.

Americano69

Caro Goldfreamer, agora não tenho aqui as contas por isso vou falar por alto, mas o número apresenatado não é mais que o Resultado Líquido Global exceptuando as 2 linhas de transferências e amortizações/perdas por imparidade.

Quanto ao resto esperemos que venha esclarecido no R&C final

arfm14

Citação de: Polaco em 04 de Novembro de 2010, 23:20
Eu acho que este tópico devia ter uma moderação mais exigente e só se falar de coisas concretas em vez de dizer coisas sem fundamento/conhecimento
Por isso gostava de ter tempo de analisar com cuidado o ReC.
Mas indo contra a minha própria opinião expressa acima, digo desde já o seguinte, e vendo só os numeros finais :

Resultado líquido negativo : 19 M

Jogadores com valor de mercado e facilmente vendáveis :
DLuiz;Coentrão;Luisão;M Pereira;JGarcia;CMartins;Cardozo;Kardec;Airton

Isto representa que facilmente serão cobertos os prejuízos DESTE ANO, se for necessário, ou seja temos activos mais que suficientes para tal.

E não sei ( e por isso não devia estar a dar opinião, reconheço)  se as vendas do ano passado já estão contabilizadas, parece-me que as receitas adicionais do Di não estão reflectidas, o que é bom.

Portanto visto a partir do fim parece bastante sustentável, económicamente.

Do que eu não gostei de certeza foi ver os empréstimos obrigacionistas serem todos os anos superiores, gostava sim que viessem a baixar.

Mas quando puder analisar mais detalhadamente o ReC poderei dizer mais algo.
Penso tambem e espero que os empréstimos em vigor tenham taxas fixas.

Registo também com agrado a preocupação aqui no site com as finanças do Clube, em detrimento de manter os jogadores a qualquer custo. É que só a saída do Coentrão OU do DLuiz OU do Cardozo parecem pôr o "balanço" económico a zero. E se ninguem se importa com isso, então estamos todos em sintonia.

Penso, por outro lado que o grande desafio tem a ver com a folha de ordenados, porque as contratações fazem-se mais ou menos facilmente, mas a dificuldade é ficar a pagar ordenados a jogadores com valor de elite mundial, dos quais temos muitos e pelo que se vai lendo por aí qualquer clube médio europeu paga MUITO MAIS que nós.
Aqui sim para mim reside ainda hoje o nosso maior problema.

O problema está nos direitos televisivos! Creio que a partir de 2013/2014 se viva (o Benfica) um pouco mais desafogado! Nessa altura espero que a direcção não comece a estourar milhões em transferências ao invés de tentar manter os melhores!

Americano69

Pôr o "balanço económico a 0" significaria recuperar o capital social perdido em lucros, ou seja cerca de 108 milhões. Nem vendendo o plantel todo, quanto mais vendendo apenas 2 ou 3 jogadores.