As Finanças do Benfica

castillo

Citação de: odistraido em 15 de Novembro de 2011, 14:43
O numero de jogadores que tem contrato com o Benfica é absurdo.

Para a próxima época vai ser muito maior.

Americano69

Citação de: Bola7 em 15 de Novembro de 2011, 15:59
Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 15:54
Malu, concordo com o teu texto, aliás daí sempre ter achado uma estupidez compararem-se as contas, especialmente depois da integração do Estádio da Luz na BSAD.
Quanto à questão da Champions não deixa de ser curiosa a diferença de tratamento constabilística, mas em abono da verdade o Porto sempre registou daquela forma mas não sei sefizeram bem. O Benfica por não ter a qualificação certa nunca o podia fazer, e sinceramente não me lembro como fez quando tinha.
Na tua opinião é mais correcto considerar o proveito no momento em que garantem a qualificação para a Champions da época seguinte ou apenas na época em que efectivamente participam?
pensei que só se contabilizasse o dinheiro apenas qd entra no nosso bolso...esperar por sapatos de defuntos.. :confused:

A questão é simples, o direito a participar na Champions 2011/2012 (por exemplo) para o Porto conseguiu-se ainda na época 2010/2011, a partir do momento em que foram campeões e o seu processo de licenciamento foi devidamente aprovado. Logo, a dúvida do ponto de vista técnico é deve o proveito ser considerado em 2010/2011 ou 2011/2012? Sem uma análise demasiadamente profunda da questão, mas atendendo ao que está previsto na estrutura conceptual do SNC, parece-me mais correcto contabilizar apenas em 2011/2012, mas posso estar errado.

Bola7

Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 16:02
Malu, concordo com o teu texto, aliás daí sempre ter achado uma estupidez compararem-se as contas, especialmente depois da integração do Estádio da Luz na BSAD.
Quanto à questão da Champions não deixa de ser curiosa a diferença de tratamento constabilística, mas em abono da verdade o Porto sempre registou daquela forma mas não sei sefizeram bem. O Benfica por não ter a qualificação certa nunca o podia fazer, e sinceramente não me lembro como fez quando tinha.
Na tua opinião é mais correcto considerar o proveito no momento em que garantem a qualificação para a Champions da época seguinte ou apenas na época em que efectivamente participam?
pensei que só se contabilizasse o dinheiro apenas qd entra no nosso bolso...esperar por sapatos de defuntos.. :confused:

A questão é simples, o direito a participar na Champions 2011/2012 (por exemplo) para o Porto conseguiu-se ainda na época 2010/2011, a partir do momento em que foram campeões e o seu processo de licenciamento foi devidamente aprovado. Logo, a dúvida do ponto de vista técnico é deve o proveito ser considerado em 2010/2011 ou 2011/2012? Sem uma análise demasiadamente profunda da questão, mas atendendo ao que está previsto na estrutura conceptual do SNC, parecem-me mais correcto contabilizar apenas em 2011/2012, mas posso estar errado.
e no momento que o dinheiro entra nos cofres..mas isso são as minhas contas de merceeiro...

MALU15

Citação de: TJSF em 15 de Novembro de 2011, 15:49
Citação de: MALU15 em 15 de Novembro de 2011, 15:33
Para tentar responder à questão da não comparabilidade das contas consolidadas da BenficaSad e PortoSad, aflorada ontem por aqui, estive a dar uma leitura sobre as contas do nosso rival e concluí o seguinte:

1. Efectivamente não há comparação possível entre os 2 universos consolidadados, em virtude do posicionamento diferenciado da propriedade dos Estádios e centros de treinos, e do tratamento diferente ( ou até omisso) dos seus custos nas contas, seja pela via das amortizações ou custos Fse`s/financeiros.

No caso do Benfica estes activos ( e respectivos passivos e custos) hoje integram o universo da BSAD. Já no caso do Porto eles estão integrados na EUROANTAS, empresa detida pelo clube, sem contas conhecidas, mas que ficam totalmente fora do universo consolidado da PortoSad. Como não se conhecem contas consolidadas do PortoClube, toda esta realidade fica omissa quando se comparam os dois universos consolidados.

2. Acresce ainda que por força do tratamento acordado no Grupo Porto, conforme R&C  (nota 28) os custos do contrato de locação operacional ( 30 anos) do Estádio ficam nas contas da Euroantas, ainda que com uma compensação das receitas provenientes dos camarotes de empresas, o que origina menores custos de exploração na PortoSad.

Já agora tambem anotei que as contas da PortSad referentes a JUN2011, para alem do proveito extraordinário de 15 M referente à saída do Vilas Boas, situação já conhecida, tambem estão influenciadas pela antecipação do prémio de 7,2 M de participação na CL desta época, ao contrário das da BSAD cujo prémio só irá entrar nas contas de 2011/12. Só assim se consegue um lucro de 1,6M e não um prejuízo.

Bom trabalho.
E quanto amortizações com jogadores e custos financeiros, reparaste nalguma coisa?
Amortizações passes (28,4M), Proveitos (vendas Jog) 31,9M
Custos financeiros: 7,4 com taxa média 6,8%
Mas atenção nestes custos financeiros não estão os custos do Project finance do Estádio e do Centro de treinos.

Americano69

Sim Bola, isso são as tuas contas de merceeiro, a contabilidade não se rege por um mero regime de caixa  :)

Americano69

Malu, quanto ao centro de treinos o Porto não terá problemas já que não é propriedade deles.

Bola7

Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 16:06
Sim Bola, isso são as tuas contas de merceeiro, a contabilidade não se rege por um mero regime de caixa  :)
pois claro que não..é por isso que qd chega o homem de fraque o pessoal esquece-se disso e faz de conta que não está em casa..que o diga o fcp qd os belgas preferiram a conta de mercearia ao invés das manobras dilatórias inventadas :-X pelos famosos economistas...

MALU15

Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 16:02

A questão é simples, o direito a participar na Champions 2011/2012 (por exemplo) para o Porto conseguiu-se ainda na época 2010/2011, a partir do momento em que foram campeões e o seu processo de licenciamento foi devidamente aprovado. Logo, a dúvida do ponto de vista técnico é deve o proveito ser considerado em 2010/2011 ou 2011/2012? Sem uma análise demasiadamente profunda da questão, mas atendendo ao que está previsto na estrutura conceptual do SNC, parece-me mais correcto contabilizar apenas em 2011/2012, mas posso estar errado.
Em abono da verdade devo dizer que eles mencionam logo  isso nas políticas contabilísticas, estando assim amarrados a serem consistentes ( não fui ver, mas esta política já pode vir de anos anteriores).Como dizes, no caso do Benfica, mesmo que quisesse não podia, porque teve os jogos prévios.

Americano69

Citação de: Bola7 em 15 de Novembro de 2011, 16:08
Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 16:06
pois claro que não..é por isso que qd chega o homem de fraque o pessoal esquece-se disso e faz de conta que não está em casa..que o diga o fcp qd os belgas preferiram a conta de mercearia ao invés das manobras dilatórias inventadas :-X pelos famosos economistas...

Não é pelas regras contabilísticas que isso acontece, há ferramentas próprias (mapas de tesouraria e afins) para prevenir essa situação. Isso acontece por falta de liquidez, não pela opção de contabilização.

Americano69

Sim Malu, eles sempre fizeram assim e acho que o Sporting também, o Benfica mesmo quando a qualificação foi certa (quando fomos campeões) penso ter optado pela outra solução.
Mas qual a tua opinião, partindo do princípio que tens competência técnica para dar uma, algo que me parece evidente apesar de desconhecer a tua formação/actividade profissional?

MALU15

Citação de: Americano69 em 15 de Novembro de 2011, 16:07
Malu, quanto ao centro de treinos o Porto não terá problemas já que não é propriedade deles.
Não há muita informação sobre isso pelas razões que indiquei, mas olha que eu li algo que aponta para custos ( construção/manutenção) que tambem estarão nas contas da Euroantas ou do Clube.

trainmaniac

Citação de: MALU15 em 15 de Novembro de 2011, 16:15
Não há muita informação sobre isso pelas razões que indiquei, mas olha que eu li algo que aponta para custos ( construção/manutenção) que tambem estarão nas contas da Euroantas ou do Clube.

O Centro de treinos do FCP não é propriedade da CM Gaia?

Americano69

Citação de: trainmaniac em 15 de Novembro de 2011, 16:17

Eu achava que sim, só se o acordo prevê que o FCP pague os custos de manutenção. Era o mínimo...

Bola7

é..o fcp paga 500€ de renda mensal...

trainmaniac

Citação de: Bola7 em 15 de Novembro de 2011, 16:18

é..o fcp paga 500€ de renda mensal...

Tanto?
Francamente acho que a CM Gaia chula forte e feio o FCP!