As Finanças do Benfica

Paco Nassa

Citação de: abar85 em 01 de Março de 2012, 11:12
Citação de: Paco Nassa em 01 de Março de 2012, 11:08
Citação de: ANTI OSGAS em 01 de Março de 2012, 10:59
Citação de: Paco Nassa em 01 de Março de 2012, 10:51
O pessoal que parece que só sabe falar em passivo, mesmo que não saiba bem do que fala, sabe que se por exemplo, nos próximos 10 anos fosse sempre assim como este ano, estaríamos melhor mesmo com uma passivo de cerca de 700M€?

De pouco me interessa se o passivo continua a aumentar, desde que o activo aumente mais, que dizer que estamos melhor.

Se fosse como este ano, em 10 anos teríamos um passivo de quase 900M.

Se em 10 anos o passivo aumentar 6.3% ao ano, estariamos com um passivo de 743.69M€, em contrapartida, se o activo aumentar os 7,6%/ano, estariamos com um activo de 855.60Me, que nos daria capitais proprios superiores a 100M€.

Para isso é preciso que continuem a emprestar dinheiro a juros comportáveis, ou isso não interessa nada.

A tendência é para os juros baixarem a médio e longo prazo.

Ramiro Lopes

Custos com pessoal do primeiro semestre:

07/08
15 milhões

08/09
17 milhões

09/10
17 milhões

10/11
20 milhões

11/12
25 milhões

Vai bonita a brincadeira.

Paco Nassa

Citação de: ANTI OSGAS em 01 de Março de 2012, 11:12
O pessoal que parece que só sabe falar em passivo, mesmo que não saiba bem do que fala, sabe que se por exemplo, nos próximos 10 anos fosse sempre assim como este ano, estaríamos melhor mesmo com uma passivo de cerca de 700M€?

De pouco me interessa se o passivo continua a aumentar, desde que o activo aumente mais, que dizer que estamos melhor.

Se em 10 anos o passivo aumentar 6.3% ao ano, estariamos com um passivo de 743.69M€, em contrapartida, se o activo aumentar os 7,6%/ano, estariamos com um activo de 855.60Me, que nos daria capitais proprios superiores a 100M€.

As suas contas estariam correctas se o passivo tivesse aumentado 6.3% ao ano...o passivo aumentou 6.3% num semestre (apróx. 24M).

Tens razão, estava a fazer as contas ao ano e não ao semestre, mas é simples, troca-se os 10 anos por 5 anos e a continuar estes resultados, dentro de 5 anos estaríamos com capitais próximos acima dos 100M€, o que seria excelente.

Redady

Em termos de activos, o Benfica tem neste momento Gaitan, Rodrigo, Nelson, Javi, Garay com expectativa de virem a gerar mais valias significativas. Assim haja quem continue a pagar como nos últimos 2 anos.

Thunderboy

Citação de: Redady em 01 de Março de 2012, 11:17
Em termos de activos, o Benfica tem neste momento Gaitan, Rodrigo, Nelson, Javi, Garay com expectativa de virem a gerar mais valias significativas. Assim haja quem continue a pagar como nos últimos 2 anos.
só esses podem dar mais valias?

redsun111

Citação de: Rei em 01 de Março de 2012, 11:01
O Benfica vai ter de ter gastos se quer continuar a ter uma equipa competitiva, pode cortar porventura nos jogadores emprestados, fazer uma limpeza dos nossos quadros.
O passivo pouco importa neste momento, o pessoal fala muito do passivo como se fosse algo "isolado". O passivo tem de ser controlado, e a melhor maneira de controlar o passivo é ter um grande activo, e neste momento o Benfica consegue isso.

Outra nota, parece-me crucial os direitos televisivos, o Benfica daria um salto gigante.

x2

Os direitos televisivos são mesmo cruciais. E, para além da questão direta das receitas que nacionalmente e internacionalmente poderão propiciar caso sejam geridos pelo clube, têm influencia na projecção internacional do clube, no merchandising e nos patrocínos que se poderão obter.

E por outro lado há que reconhecer o valor actual do plantel a preços de mercado e a valorização de atletas que a actual equipa técnica consegue fazer. 

Viram o golão do David Simão? Mais pérolas estarão para rebentar na equipa.

abar85

Citação de: Paco Nassa em 01 de Março de 2012, 11:14
Citação de: abar85 em 01 de Março de 2012, 11:12

Para isso é preciso que continuem a emprestar dinheiro a juros comportáveis, ou isso não interessa nada.

A tendência é para os juros baixarem a médio e longo prazo.

Pelo que li, a curto prazo teremos que negociar muitos milhões com a banca. A que taxa de juro?

Assim é obrigatório vender e abalar a tal equipa competitiva que é importante manter.

É impossível manter o aumento do passivo, mesmo que acompanhado do aumento do activo, a não ser que se queira chegar ao limite de por algum azar ter que se vender ao desbarato e em desespero.

Redady

Citação de: Thunderboy em 01 de Março de 2012, 11:18
Citação de: Redady em 01 de Março de 2012, 11:17
só esses podem dar mais valias?
Não, há outros. Estes são os que mais têm contactos exploratórios.

Paco Nassa

Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Março de 2012, 11:16

07/08
15 milhões

08/09
17 milhões

09/10
17 milhões

10/11
20 milhões

11/12
25 milhões

É o que dá contratar jogadores como Garay, Rodrigo, Nolito, B. Cesar e Witsel. Podíamos ter antes um aéiou, um Rubio, um Chapel, um Carrillo e um Schaars que isso não acontecia!

abar85

Citação de: redsun111 em 01 de Março de 2012, 11:18
Citação de: Rei em 01 de Março de 2012, 11:01
O Benfica vai ter de ter gastos se quer continuar a ter uma equipa competitiva, pode cortar porventura nos jogadores emprestados, fazer uma limpeza dos nossos quadros.
O passivo pouco importa neste momento, o pessoal fala muito do passivo como se fosse algo "isolado". O passivo tem de ser controlado, e a melhor maneira de controlar o passivo é ter um grande activo, e neste momento o Benfica consegue isso.

Outra nota, parece-me crucial os direitos televisivos, o Benfica daria um salto gigante.

x2

Os direitos televisivos são mesmo cruciais. E, para além da questão direta das receitas que nacionalmente e internacionalmente poderão propiciar caso sejam geridos pelo clube, têm influencia na projecção internacional do clube, no merchandising e nos patrocínos que se poderão obter.

E por outro lado há que reconhecer o valor actual do plantel a preços de mercado e a valorização de atletas que a actual equipa técnica consegue promover.

O Gaitan por exemplo tem desvalorizado muito! Em quanto foi avaliado nos activos? Isso reflectiu-se no activo? Valores dos jogadores flutuam muito, ainda mais se o clube estiver mesmo necessitado de vender, como estará no Verão.

ANTI OSGAS

No actual cenário económico qualquer novo empréstimo terá uma taxa de juro bastante superior às praticadas no passado.

Os custos financeiros irão aumentar bastante.

Zak

Tamos ricos.................IUPI

redsun111

Citação de: ANTI OSGAS em 01 de Março de 2012, 11:20
No actual cenário económico qualquer novo empréstimo terá uma taxa de juro bastante superior às praticadas no passado.

Os custos financeiros irão aumentar bastante.

Isso depende, e muito, de quem pede e a quem se pede.

PAslb

Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Março de 2012, 11:16

07/08
15 milhões

08/09
17 milhões

09/10
17 milhões

10/11
20 milhões

11/12
25 milhões

Isso é o reflexo de ter grandes jogadores.
Uma muito boa participação na Liga dos Campeões, paga essa brincadeira.

F1

Aquilo que me apetece dizer, é que vendam todos os jogadores profissionais, de todas as modalidades, apostaremos em amadores e assim o passivo rapidamente desaparece. E depois logo vê-mos como nos safamos desportivamente. Siga.
Se dá lucro é porque devia dar mais e não fazer empréstimos, se não fazem empréstimos é porque deveriam comprar melhores jogadores (talvez se aposte num mercado de trocas), nós oferecemos ar e vento e em troca recebemos Messis.

Acho que vi aqui 1, uma e só uma tentativa de apresentar uma solução, ou quanto muito uma ajuda para diminuir o passivo. Que seria passar por apostar em jogadores das camadas jovens e vende-los que nem Di Marias... o único problema é que o último português vendido que nem um Di Maria, foi o Coentrão e antes desse foi o Burro Alves, vendido a um magnata do petróleo russo. Tirando isso, népias, talvez uma Maçã podre num negócio esquisito.

Sinceramente, em Portugal, não conheço nenhum clube que ofereça tanto serviço e que tenha tido tanta diversidade para captação de capitais como o Benfica. E mesmo estrangeiros, não sei se haverá clubes que se comparem.

Eu estou longe de conhecer todos os clubes, mas conheço muito poucos que tenham tantas modalidades (futebol também é uma modalidade) para sustentar e que tenham tanto serviço. Tendo a agravante de ser um clube português...

O Passivo é passivo, tem de ser lido no seu contexto. Se há alíneas onde se podem cortar, então teremos de cortar, mas fundamentalismos ao olhar para o passivo como um todo... Se há alguma empresa que tem passivo 0, avisem-me que eu compro-a.

Sinceramente, ainda não percebi como é que querem comparar o futebol com outra qualquer área de negócio. Acho que os economistas, contabilistas e financeiros deste mundo, ainda não perceberam que não se consegue gerir um clube de futebol como uma empresa? Simplesmente não dá. Por muitos comparativos que queiram fazer, não dá. E o resultado é esse, que em qualquer SAD no deporto há oscilações enormes. É basicamente como tentarem gerir o estado, como se gerissem uma casa, não dá.

Preocupam-me que se pague sempre a tempo e horas os empréstimos, mas sinceramente não sei, como é que se pretende que se arranjem Cardozos, Aimares, Gaitans, Coentrões, Rodrigos, Luisões ou Artures sem dinheiro e sem recorrer a empréstimos.

Por isso, e isso acho justo, que se os Benfiquistas querem é ter o passivo "perto do 0", então tem de ser honestos e assumir que vão ter de lutar no desporto de forma diferente e assumir que com "menor qualidade" consegue-se o que der.