As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 16:01
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 14:42
Eu acho que até as contas do próprio clube não são divulgadas, se são, devem ser de forma muito restrita.
Há isto http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1518601
Onde é que podemos consultar as contas do Benfica Clube?
Estas noticias saiem sempre, mas o conteúdo integral não é divulgado, e muito menos as da Porto Estádio, e na leitura dos detalhes é que estão os segredos.
As contas do Benfica clube, quando era o site antigo estavam lá disponíveis. Com o novo site, este tipo de informação agora (ou ainda?) não está disponivel, eu tinha links de acesso que agora estão a "bater" por não haver lá informação, porque o site antigo foi desactivado, como é lógico.

Democrata1904

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 02:06
Estou a ficar "cilindrado" com esta história do "papão" da falência técnica.

Tenham paciênca há mentiras que por mais vezes que sejam repetidas nunca serão verdades. O Benfica (SAD) é o único clube dos 3 grandes que apresenta contas consolidadas que representam o universo empresarial total, apenas estando excluídas as contas do Benfica (Clube) por não ser uma empresa, embora sejam apresentadas contas do Clube, com aplicação das mesmas regras da consolidação ( reconhecimento de imparidades) aplicadas à SAD.

A Benfica SAD desde as contas  referentes ao ano findo em 30JUN2011, ate às contas mais recentes referentes a 31DEZ2011, não apresenta capitas próprios negativos, nem é expectável que venha a apresentar nos períodos que faltam para fechar o exercício que vai terminar a 30JUN2012.

TJSF

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:18
Eu acho que até as contas do próprio clube não são divulgadas, se são, devem ser de forma muito restrita.
Estas noticias saiem sempre, mas o conteúdo integral não é divulgado, e muito menos as da Porto Estádio, e na leitura dos detalhes é que estão os segredos.
As contas do Benfica clube, quando era o site antigo estavam lá disponíveis. Com o novo site, este tipo de informação agora (ou ainda?) não está disponivel, eu tinha links de acesso que agora estão a "bater" por não haver lá informação, porque o site antigo foi desactivado, como é lógico.

Pois, não estou dentro do universo deles, mas deve haver quem tenha acesso a isso. A maioria também confia cegamente por isso eles não precisam de responder a nada.
Foi em Novembro a mudança. Esperemos que sejam disponibilizadas senão estamos a falar e fazemos o mesmo.

|-3m1n3m-|

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 14:40
Citação de: |-3m1n3m-| em 16 de Maio de 2012, 13:44
Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:52
Citação de: trainmaniac em 16 de Maio de 2012, 01:43
Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:43
E, pelo que percebi, os 17 M€ são de mais-valias.

Ou seja, ao valor de venda do(s) jogador(es), temos que descontar percentagem do passe pertencente a outras entidades, comissões, outros custos relativos à venda e ainda o valor contabilístico do activo no momento da venda (custo de aquisição - amortizações), certo?

Suponho que sim.

Por exemplo o Gaitán, foi contratado por 8,4 €M por 5 épocas (anos). Tendo passado 3 épocas (ano), o seu valor contabilístico é de 3,36 €M (8,4 - 3*8,4/5). Temos apenas 85% do passe.

Ou seja, para fazer os 17 M€ e ignorando custos associados à venda (comissões, prémios, etc.), teríamos que vender o Gaitán por 23,953 €M.

P.S. - Estou a ignorar a renovação de contrato, não sei se existe reavaliação de activo nesse âmbito.

P.S.2 - Os meus cálculos de padeiro que não treino há bastante tempo, não tomem isto como verdade absoluta.

Eu acho que existe uma reavaliação dos activos intangíveis no que toca aos direitos económicos dos jogadores todos os anos. Não te sei dar a certeza acerca disto, mas já li algures. Pelo menos se o objectivo é "empular" activos (mesmo para amenizar esta situação de iminente de falência técnica), faz sentido fazer essa reavaliação. E mesmo numa perspectiva de fiabilidade das demonstrações financeiras faz sentido que assim seja. Apesar do princípio contabilístico do custo histórico.

Quanto ao cálculo das depreciações, vou-me informar sobre qual o método de apuramento utilizado ;)
Não há reavalização de activos (jogadores) porque as normas aplicáveis não o permitem.
As depreciações são sempre feitas em função do nº de anos dos contratos, com ajustamento do valor ainda por amortizar, sempre que há prolongamento dos mesmos.
Isto é válido para todos os clubes com SAD`s.

Obrigado pela correcção Malu! Tens estado sempre em cima do acontecimento por aqui :)

As contas do Benfica Clube devem ser apenas divulgadas em Assembleia Geral de Sócios ordinária convocada para a sua aprovação.

Polex

Citação de: Revi em 16 de Maio de 2012, 16:16
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:13
Citação de: Revi em 16 de Maio de 2012, 16:07
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:06
O porto financeiramnte está infinitamente melhor que SLB e SCP.

Tá em falência técnica como os outros, tendo que encaixar todos os anos mais valias para compensar o desiquilibrio das suas contas.

Já leste o milagre financeiro? é que há la dados comparativos entre o SLB e porto que mostram bem a diferença.

É claro que são obrigados a vender tal como o SLB, não tem é comparação o dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior, talvez seja até o clube da Europa que tem ganho mais dinheiro, então este verão vai ser um abuso.

Sim claro,

assim como o dinheiro que a marca Benfica gera, que a marca porco nem tão perto lá chega.

O que está no milagre financeiro é verdade, mas só te mostram os valores que eles te querem mostrar. Tens acesso ás contas do porto?

Valor que a marca gera como assim??? eles em direitos televisivos é quese o dobro, vendas de jogadores nos últimos anos nem há comparação possível... o core das receitas de um clube são esses 2 factores. A bilheteira e quatização não é tão significativo e nem é muito diferente entre os 2 clubes.

pguerreiro

Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:13
Citação de: Revi em 16 de Maio de 2012, 16:07
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:06
O porto financeiramnte está infinitamente melhor que SLB e SCP.

Tá em falência técnica como os outros, tendo que encaixar todos os anos mais valias para compensar o desiquilibrio das suas contas.

Já leste o milagre financeiro? é que há la dados comparativos entre o SLB e porto que mostram bem a diferença.

É claro que são obrigados a vender tal como o SLB, não tem é comparação o dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior, talvez seja até o clube da Europa que tem ganho mais dinheiro, então este verão vai ser um abuso.
Andam a negativo apesar da comédia que vem a público. No princípio de 2011 tivemos a imprensa a empolar os '6 milhões de lucro da FC Porto SAD' em contraste com o lucro da Benfica SAD, mas isso corresponde a valores consolidados. Na situação em concreto se o Benfica tivesse o mesmo critério, os valores de receita do Grupo de todas as empresas da Benfica SAD aumentariam cerca de 8M €. Acho que pela tipologia distinta de ambas as SAD, não é honesto comparar, embora compreenda as intenções da nossa CS.

O dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior? Como os 40 milhões de Falcao? http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=712844 Se calhar só rendeu 22.5M.

Não somos um portento financeiro mas alto lá.

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 16:10
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:08
Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 15:55
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 14:34
Eu não disse que há valores que são omitidos, o que disse foi que a patir do momento em que a consolidação não é global pode haver relações (transacções) que não estão materializadas nas contas no mesmo timing. Eu nem sequer conheço se as contas da Porto Estádio são auditadas, pois não há divulgação segundo as regras da CMVM, por não ser uma sociedade cotada como é a SAD.
Então como eles não tem o Estádio incluido na SAD, isso pode causar suspeita que haja transacções não materializadas. Mas se vires esses valores omitidos denuncias a PJ, qualquer benfiquista o deve fazer.
Se isso fosse assim tão simples, já havia por aí muitas situações dessas no nosso reino e no reino do Alberto João. É que sabes, para apurar os factos é necessário sempre ter acesso à informação, e mesmo assim podem sempre argumentar que não foi por má fé, que não houve dôlo, que se deveu a falta de controlo dos serviços, ... Uma coisa é certa sempre que nestes domínios há maior dispersão de informação, aumenta sempre o risco da poder haver informação menos fidedigna.
Se estão lá expostos omissões que sejam crime, eles tem o dever de investigar. Se acusam ou não é outra coisa.
Estás a partir duma premissa que não é verdadeira, que é a exposição da omissão.
Se fosse assim, nunca tinha havido o caso BPN e outros. Só quando a casa vem abaixo é que se dá por isso ...

TJSF

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:23
Estás a partir duma premissa que não é verdadeira, que é a exposição da omissão.
Se fosse assim, nunca tinha havido o caso BPN e outros. Só quando a casa vem abaixo é que se dá por isso ...
Se a omissão levantar suspeitas, pode-se investigar logo.

Polex

Citação de: pguerreiro em 16 de Maio de 2012, 16:22
Andam a negativo apesar da comédia que vem a público. No princípio de 2011 tivemos a imprensa a empolar os '6 milhões de lucro da FC Porto SAD' em contraste com o lucro da Benfica SAD, mas isso corresponde a valores consolidados. Na situação em concreto se o Benfica tivesse o mesmo critério, os valores de receita do Grupo de todas as empresas da Benfica SAD aumentariam cerca de 8M €. Acho que pela tipologia distinta de ambas as SAD, não é honesto comparar, embora compreenda as intenções da nossa CS.

O dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior? Como os 40 milhões de Falcao? http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=712844 Se calhar só rendeu 22.5M.

Uma coisa é os resultados operacionais, outra é o total do passivo que do Benfica é quase o dobro do porto, os resultados operacionais está sempre a mudar.

Não sei onde vez que só rendeu metade a venda do Falcao..

|-3m1n3m-|

Em relação à auditoria, Malu, estão sujeitas a certificação legal de contas todas as sociedades anónimas, e as sociedades por quotas que, durante dois anos consecutivos, se ultrapassem dois dos seguintes três limites:

Total de Balanço: 1.500.000 Euros;
Total de vendas líquidas e outros proveitos: 3.000.000 Euros;
Número médio de trabalhadores durante o ano: 50.

MALU15

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 16:20
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:18

Pois, não estou dentro do universo deles, mas deve haver quem tenha acesso a isso. A maioria também confia cegamente por isso eles não precisam de responder a nada.
Foi em Novembro a mudança. Esperemos que sejam disponibilizadas senão estamos a falar e fazemos o mesmo.
Desculpa lá, eu no caso do BClube na altura tive acesso ao R&C, mas não guardei ficheiro pois fiei-me no link do site, e até ainda me lembro que tivemos um prejuízo de cerca de 5M, fundamentalmente porque pela 1ª vez o Clube reconheceu provisões por ajustamento do valor das participações financeiras directas do clube, seguindo uma metodologia bastante mais conservadora, o que duvido que o Porto clube tenha feito, porque se o tivesse feito o seu prejuízo teria sido bem maior, pois as empresas ligadas só ao clubes são algumas.

pguerreiro

Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:31

Uma coisa é os resultados operacionais, outra é o total do passivo que do Benfica é quase o dobro do porto, os resultados operacionais está sempre a mudar.

No R&C deles.

MALU15

Citação de: |-3m1n3m-| em 16 de Maio de 2012, 16:33
Em relação à auditoria, Malu, estão sujeitas a certificação legal de contas todas as sociedades anónimas, e as sociedades por quotas que, durante dois anos consecutivos, se ultrapassem dois dos seguintes três limites:

Total de Balanço: 1.500.000 Euros;
Total de vendas líquidas e outros proveitos: 3.000.000 Euros;
Número médio de trabalhadores durante o ano: 50.
Está a falar de ROC`s que integram o orgão do Cons. FIscal e isso é bem diferente do que Auditores independentes externos, que fazem só auditorias, que só são obrigatórios para socedades cotadas.

TJSF

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:34
Desculpa lá, eu no caso do BClube na altura tive acesso ao R&C, mas não guardei ficheiro pois fiei-me no link do site, e até ainda me lembro que tivemos um prejuízo de cerca de 5M, fundamentalmente porque pela 1ª vez o Clube reconheceu provisões por ajustamento do valor das participações financeiras directas do clube, seguindo uma metodologia bastante mais conservadora, o que duvido que o Porto clube tenha feito, porque se o tivesse feito o seu prejuízo teria sido bem maior, pois as empresas ligadas só ao clubes são algumas.
Pois, também eu também vi o ultimo RC do Clube, mas não guardei. Não sei se foi 5M se foi 3M. Só comparando entre os 2, mas como os Clubes não tem contas auditadas, secalhar esse ajustamento não é obrigatório por lei. De qualquer forma, esperemos que seja publicado uma lista com os RC do clube no site.

Polex

Citação de: pguerreiro em 16 de Maio de 2012, 16:37
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:31

No R&C deles.

Isso foi o valor que recebram na altura, vão receber o resto.