As Finanças do Benfica

Echoes

Citação de: homemdaclasse em 25 de Maio de 2013, 23:13
Citação de: pec em 25 de Maio de 2013, 23:00
Da Bundesliga era pouco mais que 20M, acho que a partir deste ano vai aumentar.

O clube antes já tinha receitas de transmissões televisivas, ou não? O que está aqui em causa é um modelo de gestão. Se têm X, gastam X-Y. para o Y servir para pagar os juros e os empréstimos vigentes para não ter de recorrer a novos empréstimos com mais juros. No Benfica faz-se o contrário. Recebe-se X e gasta-se X+Y, sendo que o Y se vai buscar a novos empréstimos (o que acarreta cada vez mais juros).

Nem mais.

Se ainda gastássemos e ganhássemos era uma coisa, o problema é que gastamos e acabamos a lutar pelos restos enquanto os outros comem o bolo.

homemdaclasse

Citação de: pec em 25 de Maio de 2013, 23:21

O clube antes já tinha receitas de transmissões televisivas, ou não? O que está aqui em causa é um modelo de gestão. Se têm X, gastam X-Y. para o Y servir para pagar os juros e os empréstimos vigentes para não ter de recorrer a novos empréstimos com mais juros. No Benfica faz-se o contrário. Recebe-se X e gasta-se X+Y, sendo que o Y se vai buscar a novos empréstimos (o que acarreta cada vez mais juros).

Eu concordo com essa ideia, só não me parece que o Dortmund seja um exemplo comparável, eles desde que voltaram para a Liga dos Campeões que andam ali no 10º lugar e tal em receitas sem vendas de jogadores.. é muito mais fácil para um clube Alemão crescer financeiramente do que o nosso.

Sem dúvida... mas volto a dizer que um clube só pode crescer se o endividamento bancário estiver dentro dos limites do razoável, o que no caso do Benfica é um limite que já está há muito ultrapassado (a não ser que se considere que 20% das receitas que se geram sirvam para pagar juros, uma política adequada). Ao invés, aumenta-se cada vez mais o endividamento, tornando o crescimento do clube completamente impossível, comprometendo o seu futuro e dependendo cada vez mais da venda de jogadores por valores cada vez maiores para a sobrevivência...até um dia em que não dá mais.

Theroux

Citação de: homemdaclasse em 25 de Maio de 2013, 23:21
Citação de: Theroux em 25 de Maio de 2013, 23:18

O Borussia em 5 anos duplicou as receitas.

Então vai ver quais as receitas do Benfica há 5 anos atrás, por favor. E depois conclui que a diferença não é assim muita. O qu está em causa é o modelo de gestão e não os valores envolvidos.

Benfica:

2007: 56,873M€
2012: 91.119M€

Borussia Dortmund:

2007: 90.3M€
2012: 189.1M€

BlankFile

Citação de: Theroux em 25 de Maio de 2013, 23:28

Então vai ver quais as receitas do Benfica há 5 anos atrás, por favor. E depois conclui que a diferença não é assim muita. O qu está em causa é o modelo de gestão e não os valores envolvidos.

Benfica:

Borussia Dortmund:

A diferença não é muita? Estes números não dizem isso.

homemdaclasse

Citação de: Theroux em 25 de Maio de 2013, 23:28

Benfica:

Borussia Dortmund:

Obrigado. Não sei onde foste ver os valores do Benfica de 2012. Segundo este link (http://www.deloitte.com/assets/Dcom-UnitedKingdom/Local%20Assets/Documents/Industries/Sports%20Business%20Group/uk-sbg-football-money-league-2013.pdf) (pág.4), as receitas do Benfica desse ano foram de 111 milhões, ou seja, tal como o Dortmund, o Benfica duplicou as receitas nesse período que falas.

pec

Isso foi a tal discrepância de 20M entre o relatório de contas e o da Deloitte que na altura também não percebi, penso que depois encontraram uma explicação neste tópico mas já não me lembro.

Theroux

Isso não são números oficiais mas aproximados.

O que eu coloquei são os números oficiais e auditados fornecidos pela SAD.

homemdaclasse

Citação de: Theroux em 25 de Maio de 2013, 23:36
Isso não são números oficiais mas aproximados.

O que eu coloquei são os números oficiais e auditados fornecidos pela SAD.

È curioso que no caso do Borussia de Dortmund, os valor oficial e auditado é o mesmo do que aparece no relatório da Deloitte. Presumo que tenhas consultado os R&C do Dortmund para apresentares esses números, então...isto se quiseres comparar as coisas com rigor.

Anyway, o meu ponto aqui é o modelo de gestão. Um clube que só pode contar com 80% do que gera porque usa 20% para pagar juros, não pode gastar mais do que recebe num ano. A redução do endividamento bancário é uma necessidade permente de um clube como o Benfica. Foi isso que o Dortmund fez. Aumentou as receitas de forma excepcional? Sim! Duplicou-as? Sim. E o Benfica? Usando os teus números, aumentou 1,6xs. É mau? Não me parece... Isso reflectiu-se em alguma redução do endividamento bancário por mais pequeno que seja? Não! Pelo contrário, agravou-o para níveis que nos obrigam a vender um Javi Garcia todos os anos só para pagar juros!

Perante isto, dizer-se que tudo se resume a receitas televisivas, parece-me no mínimo demagógico.

Theroux

Tenho o máximo rigor com os dados disponíveis. Se tiveres os números oficiais do Borussia por favor partilha.

Os "Javi Garcias" custam dinheiro. Só um custou 7M€, portanto a não ser que aches que o Benfica pode vender "David Simões" por 20M€, não estou a ver uma estratégia mais eficiente.

Também és um enorme admirador do modelo de gestão do Arsenal?

homemdaclasse

Citação de: Theroux em 26 de Maio de 2013, 00:01
Tenho o máximo rigor com os dados disponíveis. Se tiveres os números oficiais do Borussia por favor partilha.

Os "Javi Garcias" custam dinheiro. Só um custou 7M€, portanto a não ser que aches que o Benfica pode vender "David Simões" por 20M€, não estou a ver uma estratégia mais eficiente.

Também és um enorme admirador do modelo de gestão do Arsenal?
Apenas acho curioso que os dados sirvam para o Dortmund e não para os do Benfica. Só isso...

A sério que queres comparar com o Arsenal? Um clube que assumiu que não ia ganhar nada nos próximos anos para não comprometer o futuro, devido à construção do novo estádio? Pena eu que o Benfica não tenha assumido a mesma postura... os resultados desportivos tinham sido os mesmos (a não ser que consideres que esta dívida monstruosa tenha valido a pena pelos títulos conquistados nos últimos 10 anos), mas economicamente éramos um clube viável  com futuro promissor. Assim temos um estádio e um centro de estágio para pagar e juros que se acumulam ano após ano... e triste será quando o presidente do Benfica que por volta de 2023 se vir a braços com este monstro, for contestado e ainda haverá gente que recordará com saudade o causador disto tudo... No fundo Vieira será uma mistura de Cavaco com Guterres e o presidente da altura uma mistura de Sócrates e Passos Coelho.

Theroux

Se percebi bem tens pena que o Benfica não tenha abdicado completamente de lutar por títulos e boas prestações europeias durante anos a fio.

Sendo assim a tua opinião já faz mais sentido.

PS. Aqui tens os resultados oficiais do Borussia para poderes fazer uma comparação  100% rigorosa: http://aktie.bvb.de/eng/Publications/Annual-Reports

7acuara

boas prestações europeias inclui nao passar na fase de grupos da liga dos campeoes com o celtic e uma ekipa russa?
que eu saiba o estádio ficou pronto em 2004 e desde ai titulos aparatoso so ganhamos 2 e 1 nem deveriamos ter ganho

Theroux

Citação de: 7acuara em 26 de Maio de 2013, 01:17
boas prestações europeias inclui nao passar na fase de grupos da liga dos campeoes com o celtic e uma ekipa russa?
que eu saiba o estádio ficou pronto em 2004 e desde ai titulos aparatoso so ganhamos 2 e 1 nem deveriamos ter ganho

Aparentemente não sabes, pois o estádio ficou concluído em 2003, o que é ligeiramente diferente de ter ficado pago em 2003...

homemdaclasse

Citação de: Theroux em 26 de Maio de 2013, 01:08
Se percebi bem tens pena que o Benfica não tenha abdicado completamente de lutar por títulos e boas prestações europeias durante anos a fio.

Sendo assim a tua opinião já faz mais sentido.

PS. Aqui tens os resultados oficiais do Borussia para poderes fazer uma comparação  100% rigorosa: http://aktie.bvb.de/eng/Publications/Annual-Reports

Se percebi bem defendes este modelo de gestão que te levou a dois títulos em 11 anos e comprometeu o futuro do Benfica?

Ok, tb percebo melhor agora a tua opinião. Eu prefiro o modelo do Borussia, mas isso sou eu.

7acuara

Citação de: Theroux em 26 de Maio de 2013, 01:25
Citação de: 7acuara em 26 de Maio de 2013, 01:17

Aparentemente não sabes, pois o estádio ficou concluído em 2003, o que é ligeiramente diferente de ter ficado pago em 2003...

as minhas desculpas pelo lapso. quer dizer que não são 9 mas sim 10 anos k andamos a ver os outros a festejar
e relativamente às boas prestações europeias, em que classificaçao fica um afastamento da liga dos campeoes com o celtic e uma ekipa russa?