As Finanças do Benfica

Chefe

Futebol
"Benfica tem dívida financeira de 278,4 milhões de euros"
Paulo Jorge Pereira   
04/11/13 00:05

Indicação é de António Samagaio, professor do ISEG, que alerta ainda para o facto de "162,7 milhões desse valor estarem classificados como curto prazo" e para prejuízos acumulados desde o início da SAD de 135,7 milhões.

Numa análise às contas anuais da SAD benfiquista enviadas à CMVM, António Samagaio, professor do ISEG, diz: "Se a gestão parece promissora face ao crescimento dos rendimentos dos últimos anos, o desejado controlo dos gastos revela-se uma desilusão e o aprofundamento dos prejuízos e do passivo é uma realidade incontornável. As contas consolidadas de 2013 são elucidativas: prejuízos acumulados de 135,7 milhões de euros; capital próprio negativo de 23,8 milhões, evidenciando situação de falência técnica; dívida financeira de 278,4 milhões, dos quais 162,7 milhões de euros classificados em curto prazo."

Futebol
Auditor deixa avisos sobre continuidade das operações
Paulo Jorge Pereira   

Da análise ao documento que a Benfica SAD enviou à CMVM há ainda duas indicações salientadas por Samagaio. "O auditor destaca o saldo a receber de entidades relacionadas. Neste capítulo ganha expressão o empréstimo de 31 milhões de euros com maturidade de Junho de 2015 concedido pela Benfica SAD à Benfica SGPS, cujos juros não têm vindo a ser liquidados na totalidade.

"Milagre financeiro"

Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

Aguia_Rea1

o desejado controlo dos gastos revela-se uma desilusão e o aprofundamento dos prejuízos e do passivo é uma realidade incontornável

J074_RiP

Citação de: Chefe em 04 de Novembro de 2013, 13:23
Futebol
"Benfica tem dívida financeira de 278,4 milhões de euros"
Paulo Jorge Pereira   

Indicação é de António Samagaio, professor do ISEG, que alerta ainda para o facto de "162,7 milhões desse valor estarem classificados como curto prazo" e para prejuízos acumulados desde o início da SAD de 135,7 milhões.

Numa análise às contas anuais da SAD benfiquista enviadas à CMVM, António Samagaio, professor do ISEG, diz: "Se a gestão parece promissora face ao crescimento dos rendimentos dos últimos anos, o desejado controlo dos gastos revela-se uma desilusão e o aprofundamento dos prejuízos e do passivo é uma realidade incontornável. As contas consolidadas de 2013 são elucidativas: prejuízos acumulados de 135,7 milhões de euros; capital próprio negativo de 23,8 milhões, evidenciando situação de falência técnica; dívida financeira de 278,4 milhões, dos quais 162,7 milhões de euros classificados em curto prazo."

Futebol
Auditor deixa avisos sobre continuidade das operações
Paulo Jorge Pereira   

Da análise ao documento que a Benfica SAD enviou à CMVM há ainda duas indicações salientadas por Samagaio. "O auditor destaca o saldo a receber de entidades relacionadas. Neste capítulo ganha expressão o empréstimo de 31 milhões de euros com maturidade de Junho de 2015 concedido pela Benfica SAD à Benfica SGPS, cujos juros não têm vindo a ser liquidados na totalidade.

"Milagre financeiro"

Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

Calma que o José Albuquerque vem já desmentir esses factos.

peter_slb

Os juros do empréstimo à SGPS "não têm vindo a ser liquidados na totalidade" nem parcialmente, a SGPS não tem operações, logo não tem dinheiro, os juros sempre acresceram ao valor da dívida, em 2015 logo se verá se o clube tem capacidade suficiente para assumir um empréstimo bancário (a taxas idênticas às da SAD) e fazer um aumento de capital da SGPS que lhe permita pagar este empréstimo.

Jotenko

Vão bem e recomendam-se, graças à gestão LFV (e disto muitos se esquecem).

Vale e Azevedo nunca mais.

Não se esqueçam que tecnicamente o nosso passivo é ZERO.

Paspalho

Citação de: Jotenko em 04 de Novembro de 2013, 16:56

Só se for do ponto de vista dum técnico cego...
:coolsmiley:

Jotenko

Citação de: Paspalho em 04 de Novembro de 2013, 17:43
Citação de: Jotenko em 04 de Novembro de 2013, 16:56

Só se for do ponto de vista dum técnico cego...
:coolsmiley:

:2funny:

ivodaniello

Citação de: T1n0_SLB em 02 de Novembro de 2013, 17:02
Citação de: tiagomv em 02 de Novembro de 2013, 15:20
Citação de: T1n0_SLB em 02 de Novembro de 2013, 11:06
Citação de: Paspalho em 02 de Novembro de 2013, 10:45
O valor da transferência de verbas do Clube para a SAD referente aos 75% da quotização de sócios, inscrito no R&C do Clube, evidencia que não há mais de 70.000 sócios com quotas em dia - dados de 2012. Hoje será obviamente pior...
Sabes fazer contas?

O clube faz 13.685M em quotização, dividindo esse valor por 120 dá

114041.

Mas esse valor inclui os kits vendidos por isso o numero de sócios deve ser um bocadinho inferior.

E mais, sabes que os sócios menores não pagam quotas? e que há sócios com quotas em atraso?

Não temos tantos sócios como se diz e nem tão poucos como queres fazer parecer.
https://mybenfica.slbenfica.pt/LinkClick.aspx?fileticket=LV8u2U685z0%3d&language=pt-PT#toolbar=0&statusbar=0&navpanes=0&scrollbar=1

Esses 13 M€ são os 75%  ou os 100% das receitas das quotas?

100%

Mas onde chegaste a esse valor?

T1n0_SLB

Citação de: ivodaniello em 04 de Novembro de 2013, 18:10
Citação de: T1n0_SLB em 02 de Novembro de 2013, 17:02
Citação de: tiagomv em 02 de Novembro de 2013, 15:20
Citação de: T1n0_SLB em 02 de Novembro de 2013, 11:06
Citação de: Paspalho em 02 de Novembro de 2013, 10:45
O valor da transferência de verbas do Clube para a SAD referente aos 75% da quotização de sócios, inscrito no R&C do Clube, evidencia que não há mais de 70.000 sócios com quotas em dia - dados de 2012. Hoje será obviamente pior...
Sabes fazer contas?

O clube faz 13.685M em quotização, dividindo esse valor por 120 dá

114041.

Mas esse valor inclui os kits vendidos por isso o numero de sócios deve ser um bocadinho inferior.

E mais, sabes que os sócios menores não pagam quotas? e que há sócios com quotas em atraso?

Não temos tantos sócios como se diz e nem tão poucos como queres fazer parecer.
https://mybenfica.slbenfica.pt/LinkClick.aspx?fileticket=LV8u2U685z0%3d&language=pt-PT#toolbar=0&statusbar=0&navpanes=0&scrollbar=1

Esses 13 M€ são os 75%  ou os 100% das receitas das quotas?

100%

Mas onde chegaste a esse valor?

ivodaniello

Essa página não funciona Tino, mas acho dificil isso comprovar-se.

Os rendimentos provenientes das quotizações registados na Benfica SAD equivalem a cerca de 7,2M€ (75% do valor total). Sendo assim 100% daria 9M€.
Com os dados fornecidos, é quase impossível poder quantificar o valor do IVA, sendo que a incidência do mesmo a 23% dá-se no 2º semestre.
Mesmo ignorando o facto de muita gente pagar as cotas todas no inicio do ano, vamos simular um calculo a metade-metade.
Sendo assim num semestre teríamos 0,27M€ de IVA taxando 4,5M€ a 6%, e juntaríamos mais 1,03M€ de IVA taxando outros 4,5M€, daria um total de 1,3M€ de IVA.

Por fim, então juntaríamos a receita liquida de 9M€ ao IVA de 1,3€, pelo que dará 10,3M€ em receita bruta de Quotização.

P.S: Fiz as contas meio à pressa, pelo tlm, corrigam-me sff se estiver a falhar alguma coisa

ivodaniello

Já agora, se não estou em erro, a receita proveniente da venda de kits de cliente está expressa na rubrica do merchandising.

peter_slb

Citação de: ivodaniello em 04 de Novembro de 2013, 18:28

Os rendimentos provenientes das quotizações registados na Benfica SAD equivalem a cerca de 7,2M€ (75% do valor total). Sendo assim 100% daria 9M€.
Com os dados fornecidos, é quase impossível poder quantificar o valor do IVA, sendo que a incidência do mesmo a 23% dá-se no 2º semestre.
Mesmo ignorando o facto de muita gente pagar as cotas todas no inicio do ano, vamos simular um calculo a metade-metade.
Sendo assim num semestre teríamos 0,27M€ de IVA taxando 4,5M€ a 6%, e juntaríamos mais 1,03M€ de IVA taxando outros 4,5M€, daria um total de 1,3M€ de IVA.

Por fim, então juntaríamos a receita liquida de 9M€ ao IVA de 1,3€, pelo que dará 10,3M€ em receita bruta de Quotização.

P.S: Fiz as contas meio à pressa, pelo tlm, corrigam-me sff se estiver a falhar alguma coisa

a página funciona desde que estejas ligado com o nº de sócio ao site, já que é o relatório do clube que só está acessível a sócios.

Não adianta fazer contas à quotização com base no valor que a SAD tem de quotização, porque o clube além das quotas normais, também vende kits, tem as quotas das modalidades e tem pessoas que por vezes regularizam valores atrasados dos quais, obviamente, nada tem que entregar à SAD já que as pessoas durante o tempo que não pagaram também não beneficiaram dos descontos proporcionados pela SAD.

ivodaniello

peter, eu acho que a fazer contas por algum lado, será pela SAD e não pelo clube, até pelos factores que citaste.

a venda de kits, por exemplo, é feita pela SAD e mesmo assim tenho quase a certeza que as receitas se enquadram na rubrica do merchandising

T1n0_SLB

É o relatório de gestão do clube, onde está 100% do valor da quotização.

ivodaniello

Citação de: T1n0_SLB em 04 de Novembro de 2013, 19:11

É o relatório de gestão do clube, onde está 100% do valor da quotização.

Oh Tino eu tenho o caderno do relatório do clube, que foi apresentado na ultima AG e não me lembro de ver esse numero tão gordo. Tenho que voltar a procurar