As Finanças do Benfica

Iconic

Citação de: Batuta Vermelha em 30 de Janeiro de 2014, 01:44
A questão está em fazer o paralelismo em termos percentuais e de evolução nestes 10 anos.

Esta é uma excelente questão, de facto.

No seu seguimento, o user dos gráficos aqui não gostaria de fazer também um com a evolução 2002-2013 de:
- Activo
- Receitas extra-venda de jogadores
- Receitas só de vendas de jogadores

Será que isso não teria uma curva parecida ao do gráfico em análise?
E isso não é relevante?

lonstrup

em termos de custos com pessoal, o racio mais importante penso que poderá ser o do peso destes custos confrontado com a nossa folha de receitas ordinarias.

ver se esse peso tem aumentado ao longo das épocas.

sazuke

Citação de: glorioso41 em 30 de Janeiro de 2014, 01:48
Só eu não percebo nada de contas  :crazy2:

faz uma conta nova, aparentemente cada iniciado recebe um curso intensivo

Aguia_Rea1

Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 03:03
em termos de custos com pessoal, o racio mais importante penso que poderá ser o do peso destes custos confrontado com a nossa folha de receitas ordinarias.

para mim o mais importante seria o rácio

custos com o pessoal
resultados

:smokin:

Nramos

Citação de: Aguia_Rea1 em 30 de Janeiro de 2014, 09:36
Citação de: lonstrup em 30 de Janeiro de 2014, 03:03

para mim o mais importante seria o rácio

custos com o pessoal
resultados

:smokin:

Qualquer valor a dividir por zero, é zero.

Flirt4ever

Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 02:50
Não faço ideia onde vais buscar o ponto 1. Deves estar a citar outra pessoa com certeza.

Em relação ao ponto 2., escolhi apenas o ano em que começaste a análise. Foi o ano que te deu jeito a ti, não a mim.

Quanto ao ponto 3.  Não, não me esqueci do treinador e restante equipa técnica. Tu é que te deves ter esquecido dos custos acrescidos com o departamento de futebol e sua evolução que se registaram desde o ano em que iniciaste a tua contabilização arbitrária. Como todo o plantel e equipa técnica da equipa B, por exemplo, que toda a gente aprecia. Essa também deve ser de graça, se calhar.

Enfim.
(Btw, sou tão iniciado neste fórum como tu. Não julgues as pessoas pelo número de posts porque não sabes o que está por trás.)
O ponto 1 foi erro de citação minha.
O ponto 2 é gira essa do "apenas escolhi". Não consegues ver a "coincidência" da tua escolha. Mas isso já é problema teu e não meu.
Eu não escolhi ano NENHUM, não vês o titulo do gráfico ?? Luís Filipe Vieira foi eleito presidente do Benfica a 3 de Novembro de 2003, fazendo parte da estrutura do Benfica desde 2001/02 (se não me engano). Querias que metesse o quê ?? Só os anos que me dão jeito ?? O homem está à 10 anos na presidência, o JUSTO é colocar os anos todos e não só os que dão mais jeito a mim ou a ti! Tem noção do que escreves. Até fiquei com dúvidas se sabes o que é "arbitrário"....

A tua resposta ao ponto 3 é... bem, é digna de LFV... Eu digo que os custos com o pessoal é tudo e tu respondes que a equipa b que toda agente gosta não é de graça... opah, enfim (digo eu!).

E ainda respondes só mesmo a algumas partes, mas pronto. O que importa mesmo é o rumo ao abismo.

Já agora coloco mais um gráfico, o de CAPITAIS PRÓPRIOS:

A ver se "falência técnica" também é normal e esperada e a única forma de se ser campeão........

Theroux

Andar a descontextualizar dados financeiros (os que dão jeito, claro!) está ao mesmo nível de passar a vida a falar do peso dos jogadores do activo.

Conversa de chacha.

golfdreamer

Citação de: Theroux em 30 de Janeiro de 2014, 10:48
Andar a descontextualizar dados financeiros (os que dão jeito, claro!) está ao mesmo nível de passar a vida a falar do peso dos jogadores do activo.

Conversa de chacha.

Podes sempre apresentar os dados financeiros que te dão jeito a ti... cá estaremos para os debatermos.

Iconic

Citação de: Flirt4ever em 30 de Janeiro de 2014, 10:43
Citação de: Iconic em 30 de Janeiro de 2014, 02:50
Não faço ideia onde vais buscar o ponto 1. Deves estar a citar outra pessoa com certeza.

Em relação ao ponto 2., escolhi apenas o ano em que começaste a análise. Foi o ano que te deu jeito a ti, não a mim.

Quanto ao ponto 3.  Não, não me esqueci do treinador e restante equipa técnica. Tu é que te deves ter esquecido dos custos acrescidos com o departamento de futebol e sua evolução que se registaram desde o ano em que iniciaste a tua contabilização arbitrária. Como todo o plantel e equipa técnica da equipa B, por exemplo, que toda a gente aprecia. Essa também deve ser de graça, se calhar.

Enfim.
(Btw, sou tão iniciado neste fórum como tu. Não julgues as pessoas pelo número de posts porque não sabes o que está por trás.)
O ponto 1 foi erro de citação minha.
O ponto 2 é gira essa do "apenas escolhi". Não consegues ver a "coincidência" da tua escolha. Mas isso já é problema teu e não meu.
Eu não escolhi ano NENHUM, não vês o titulo do gráfico ?? Luís Filipe Vieira foi eleito presidente do Benfica a 3 de Novembro de 2003, fazendo parte da estrutura do Benfica desde 2001/02 (se não me engano). Querias que metesse o quê ?? Só os anos que me dão jeito ?? O homem está à 10 anos na presidência, o JUSTO é colocar os anos todos e não só os que dão mais jeito a mim ou a ti! Tem noção do que escreves. Até fiquei com dúvidas se sabes o que é "arbitrário"....

A tua resposta ao ponto 3 é... bem, é digna de LFV... Eu digo que os custos com o pessoal é tudo e tu respondes que a equipa b que toda agente gosta não é de graça... opah, enfim (digo eu!).

E ainda respondes só mesmo a algumas partes, mas pronto. O que importa mesmo é o rumo ao abismo.

Já agora coloco mais um gráfico, o de CAPITAIS PRÓPRIOS:

A ver se "falência técnica" também é normal e esperada e a única forma de se ser campeão........

Vejo o título do gráfico, vejo.
Pela tua própria afirmação, então, ou começavas a análise na época 2001/2002 (quando o LFV fazia parte da Estrutura) ou na época 2003/2004, quando ele começou como presidente.
A escolha da época 2002/2003 é inteiramente tua, e inteiramente arbitrária, sem critério.
Eu limitei-me a usar o ano que usaste primeiro na tua análise.
Mas se quiseres que eu te lembre das pérolas que constituíam o plantel na época de 2001/2002, ou na de 2003/2004, também te faço o favor. Estás à vontade. Para efeitos de raciocínio é exactamente o mesmo: o plantel da altura eram 20 cepos e uma bola. O desta época está muito longe disso. E isso tem impacto nos custos. Não consigo por mais simples que isto, para ver se entendes.

O que eu tentei explicar com a equipa B era pra ver se tu, mestre dos gráficos, entendias que, NATURALMENTE, os custos têm que crescer quando, além do reforço evidente da qualidade do plantel nos últimos 10 anos, toda uma estrutura cresce. Quando se cria uma nova estrutura de futebol, uma equipa B, etc. Tudo coisas que não existiam há 10 anos atrás!
Mas parece que esta também te passou ao lado.

Em relação ao gráfico de Capitais Próprios, já imaginava que apenas colocasses aqui dados que achasses que te davam jeito ao teu raciocínio.
Não sei que formação em contabilidade tens; também não vou trazer para aqui a minha, porque isto não é uma troca de galhardetes; só te posso dizer que esses níveis de capitais próprios numa empresa como um clube de futebol, quando os seus Activos principais são contabilizados a preço de custo e de forma totalmente distinta do que é o seu real valor de mercado, não me diz nada.
Se a equipa fosse composta por um conjunto de cepos, como há 10 anos, ficava preocupado.
Como não é, estou tranquilo (aliás, este mercado de Janeiro, em termos financeiros, prova bem o que estou a dizer: vai lá ver por quanto estavam contabilizados o Matic e o A.Gomes no Activo, vai lá ver por quanto sairam/vão sair, e vê lá se achas esse teu gráfico minimamente realista ou preocupante...isto, se souberes o que são capitais próprios, claro.)

Estou pois (eu e muita gente) bastante tranquilo com esse teu segundo gráfico.
É natural que tu não estejas.
Quem não vê para lá da árvore...

Flirt4ever

Conversa de chacha.
Pois... talvez devêssemos todos perguntar-te quais os tópicos que consideras não de chacha para que possamos todos bater palminhas e falarmos contentes.

Já sei que um deles é gozar com o Sporting....

Theroux

Citação de: golfdreamer em 30 de Janeiro de 2014, 11:04

Conversa de chacha.

Podes sempre apresentar os dados financeiros que te dão jeito a ti... cá estaremos para os debatermos.

E descer a esse nível? Não, obrigado.

Theroux

Citação de: Flirt4ever em 30 de Janeiro de 2014, 11:10

Conversa de chacha.
Pois... talvez devêssemos todos perguntar-te quais os tópicos que consideras não de chacha para que possamos todos bater palminhas e falarmos contentes.

Já sei que um deles é gozar com o Sporting....

Epá, descontextualiza as finanças até te cansares... Não fiques é à espera que todos batam palminhas.

Iconic

Aliás, muito enchem as pessoas a boca para falar de situações de Falência Técnica, querendo comparar um clube de futebol a uma empresa normal e passes de jogadores de futebol a aparadores e mesas da sala.

Só é curioso, no entanto, que não obstante a Falência Técnica do Benfica, que para qualquer empresa normal significaria à partida fecho de hipóteses de financiamento bancário, não desperte nenhuma atitude da parte dos financiadores bancários que nos emprestam dinheiro... que raio, será que é por serem todos benfiquistas, ou é porque o curso universitário das várias equipas bancárias que avalizam os empréstimos bancários de um clube "falido" foram todos tirados na Independente, no ano do Sócrates?!?...

golfdreamer

Iconic desafio te a fazer um exercício:
Última época que fomos campões vs época anterior - 2009/2010 vs 2012/2013.
Minha opinião:
- 3 anos de profunda crise financeira no pais em que não creio que fosse saudavel aumentar salários a não ser de peças cruciais para os objectivos do clube - jogadores de topo;
- Planteis equiparáveis em termos de jogador de topo
- Certamente que pela conquista do campeonato alguns Milhões em prémios foram gastos - Vamos ignorá-los

38M vs 50M Estamos a falar de um aumento de 33%. Como justificas isto?

golfdreamer

Citação de: Theroux em 30 de Janeiro de 2014, 11:11
Citação de: golfdreamer em 30 de Janeiro de 2014, 11:04

Conversa de chacha.

E descer a esse nível? Não, obrigado.

Debater a situação financeira do clube é descer de nível... estamos sempre aprender.
Continuar a assobiar para o lado perante dados tão evidentes é que é meritório.