As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: nightcrowler em 30 de Abril de 2014, 16:02
Citação de: Theroux em 30 de Abril de 2014, 15:33
Citação de: nightcrowler em 30 de Abril de 2014, 15:25
Citação de: Theroux em 30 de Abril de 2014, 15:19
Citação de: nightcrowler em 30 de Abril de 2014, 15:18
tentemos concretizar já para esta época a redução do orçamento, e vejam se efectivamente ficamos ou não mais "fracos", isto à priori, como é óbvio, porque pode-se contratar um Suazo por uma fortuna e afinal render menos que o Lima.

mas acho que é viável o Benfica aproveitar alguns dos emprestados (Sidnei, Pizzi, Ola John, Jara, Nelson Oliveira, Lisandro, Mitrovic), dar algum espaço a alguns dos emprestados, e manter o nível competitivo.

Reduzir o orçamento para quê quando as receitas vão dar um salto enorme?

posso perguntar como é que as receitas vão dar um salta assim tão grande?
além disso, para tapar o buraco que está atrás é preciso começar a gerar excedentes cada vez maiores.
parece-me claro que vamos ter que baixar o orçamento e que é insustentável continuar a aumentar o passivo ao mesmo ritmo que temos feito no passado. aliás, não me parece sequer sustentável manter o passivo, temos que começar a abater mesmo.
portanto mesmo que as receitas aumentem (e não acredito que aumentem tão consideravelmente quanto isso), vamos ter que reduzir orçamento.

Podes e deves. A fazer fé no que saiu na CS o contrato com a Adidas duplicou, portanto numa estimativa conservadora significa mais 4M€/época. Depois há a BTV. Nesta época o valor já mais que duplicou em relação à Sport Tv (7.5). Se fizermos uma projecção conservadora para a próxima época dá 22M€ de lucro, ou seja mais 14.5M€. Total de receitas extra para a próxima época: 18.5M€. Sendo assim não vejo qualquer razão para reduzir o orçamento actual.
18 milhões de euros a mais que na prática podem significar nada se a época nas competições europeias correr mal, ou seja, apenas por esse facto esse "ganho" pode ser engolido por uma quebra nas receitas europeias.
e ficaríamos então na mesma.

e volto a repetir, temos obrigatoriamente que começar a abater passivo. não é apenas pagar os juros, que hoje devem ser superiores a 15 milhões de euros, falo de relamente ABATER passivo.
para quem tem um passivo que deve andar nos 300 ou 400 milhões de euros, parece-me importante que se comece a ter excedentes para começar a reduzir.

nisto estou em absoluto em sintonia com o Valebem. é quando há dinheiro que se devem fazer as reestrutarações e alterar o que for preciso.

o Benfica pode facilmente diminuir o orçamento sem prejudicar a equipa do ponto de vista desportivo.
por exemplo, a simples venda do Djuricic por uns 10 milhões de euros (chegou a falar-se de uma proposta de 12 mas desconfio da veracidade da mesma), do Kardec (cerca de 3 milhões) e do Ola John (assumindo que alguém pagaria por ele uns 6 milhões) seriam 20 milhões de euros (fora salários) que seriam muito uteis sem tal prejudicar a competitividade da equipa.
por exemplo.

Desculpa, mas o que dizes não está correcto pois neste momento já estão garantidas receitas na Europa de +-13M€, isto partindo do príncipio que o Benfica acaba a fase de grupos no 4º lugar, algo extremamente improvável.

O Kardec está quase vendido e os outros dois são jogadores com um potencial enorme, tal como era o Rodrigo há pouco tempo quando muitos o queriam vender por trocos.

A prioridade deve antes ser a dispensa/venda do Artur (claramente inferior ao Oblak), Carlos Martins e Urreta, Funes (este por empréstimo). Aqui é que se podem poupar salários sem beliscar o rendimento da equipa garantindo que não estamos a desperdiçar talento que poderia ir brilhar noutro clube (como fez o porto com o Diego e o Luís Fabiano).

Aguia_Rea1

Citação de: kallou em 30 de Abril de 2014, 16:14
A minha opinião é a seguinte:

O Benfica (ao contrário do que muitos pensam) deve continuar uma forte aposta no futebol, e aqui ficam as principais razões:

- Numa altura decisiva do futebol português, em que os nossos adversários terão orçamentos mais baixos (Sporting) e outros terão de baixar consideradamente (FC Porto), fará sentido seguir o mesmo caminho? Não é será melhor seguir uma forte aposta no futebol para podermos ter mais hipóteses de sucesso e vencer mais competições??!

- O Benfica com uma aposta forte no futebol, tem mais hipóteses de ter mais receitas a todos níveis:

. Prémios nas Champions (cada vitória dá 1M€/Empate 0,5M€) e um apuramento para os 1/8 dá + 3.5M€;

. Com presenças regulares e fazendo muitos jogos e tendo uma boa prestação nas competições europeias, o Benfica consegue valorizar os seus jogadores...e o valor da sua marca?!
Porque é que acham que numa altura de crise económica a Adidas aumentou o patrocínio do Benfica para cerca de 10M€/ano??!
Queremos um patrocinador para o Estádio?!? Para as camisolas??! Que nos paguem mais do que aquilo que recebemos actulamente??!
Então...temos de ser mais fortes, deixar a nossa marca nas competições Europeias...

. E a Benfica TV como é??!!
Sem uma grande equipa, grandes jogadores...poderemos correr o risco de termos menos assinantes...logo menos dinheiro!! As pessoas querem ver craques...bom futebol...para este projecto ter um futuro risonho tudo isto me parece óbvio!!

Investir para termos resultados desportivos e económicos!!

E quem diz o contrário, são os jornalistas/opinadores que querem um Benfica nivelado...que siga o mesmo caminho que eles...porque se continuar com o mesmo caminho, sabem que terão muito menos hipóteses!!

O Benfica...enquanto valor de marca, por exemplo...aumentou muito nos últimos anos...eu por exemplo, se quisesse "convencer" um investidor estrangeiro a patrocinar o Benfica...diria-lhes, que apesar do campeonato não ter tanta visibilidade como outras Ligas..."O Benfica é o clube que mais jogos fez nas competições europeias (Champions/Liga Europa) nos últimos 5 anos!!"

O Benfica deve sim...ser bastante selectivo na contratação de jogadores...comprar pouco e bom, em vez de comprar muitos jogadores todos os anos!
Cortar no número de jogadores que tem sobre contracto!
Fazer uma boa gestão dos seus activos!

Numa altura "decisiva" de luta contra o sistema...o Benfica não pode baixar o nível da equipa, correndo o risco de com isso, baixar todas as outras receitas...prémios da UEFA, merchandising, receitas de bilheteira, patrocínios, receitas da Benfica TV...enfim...efeito bola de neve!!

O Benfica é o Benfica...não é o Porto nem o Sporting...são realidades bastante diferentes!!

só uma nota:

gastar muito ou gastar mais não é receita certa pro sucesso

já se a coisa correr mal gastar demais pode ser muito problemático, ficar um ano fora da CL por exemplo ou não ter ninguem para vender, menos receitas da Benficatv

há que viver dentro de um certo equilibrio realidade/espectativas, mas não se pode andar todos os anos a contar com o ovo no cu da galinha

VALEBEM

Basta fazermos contas aos jogadores «desnecessários» e que não se revelaram úteis ao Benfica, e muitos deles de valor bastante duvidoso à partida, que foram adquiridos nos últimos 5 anos, para se ver que há uma margem considerável de redução de gastos, sem prejuízo desportivo.
Defendo há muito, como já referi, que se vá buscar por volta de 3 jogadores por época, de valor que não apresente grande margem de erro mas com potencial de crescimento, e não mais do que isso. E que não haja mais do que duas, no máximo 3, saídas do núcleo duro, por época.
E que os elementos da formação se vão progressivamente assumindo como as segundas linhas do plantel.

nfgl

Há jogadores que à primeira vista parecem desnecessários mas que se acabam por revelar importantes.

Aguia_Rea1

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 16:37
Há jogadores que à primeira vista parecem desnecessários mas que se acabam por revelar importantes.

isso parece aquele pessoal que não deita nada pro lixo não vá um dia precisar disto ou daquilo...  ;D

e o que se gasta em ordenados, comissões, etc... entretanto :-X

Han

Citação de: VALEBEM em 30 de Abril de 2014, 16:35
Basta fazermos contas aos jogadores «desnecessários» e que não se revelaram úteis ao Benfica, e muitos deles de valor bastante duvidoso à partida, que foram adquiridos nos últimos 5 anos, para se ver que há uma margem considerável de redução de gastos, sem prejuízo desportivo.
Defendo há muito, como já referi, que se vá buscar por volta de 3 jogadores por época, de valor que não apresente grande margem de erro mas com potencial de crescimento, e não mais do que isso. E que não haja mais do que duas, no máximo 3, saídas do núcleo duro, por época.
E que os elementos da formação se vão progressivamente assumindo como as segundas linhas do plantel.

Porque é que o investimento em jogadores com potencial se deve limitar à dimensão do plantel principal? Não se deve restringir o espaço de valorização que existe fora do clube...

Han

Concordo. Mas aos olhos dos adeptos o que não faltam é jogadores desnecessários à segunda-feira e imperdíveis oportunidades de mercado, à sexta.

Não há retorno sem investimento, nem investimento sem financiamento.
Não há titulos sem excelentes jogadores, nem excelentes jogadores sem os custos inerentes.
Não há almoços grátis.

VALEBEM

O Benfica não vive num país rico, nem está num mercado rico!
A minha ideia é a que referi, mas também não sou dogmático, e não sou contra o investimento em 2 ou 3 jovens talentos, baratos, e que possam começar a sua afirmação na equipa B, por exemplo.
Mas, repito, podemos cortar bastante em gastos desnecessários.

VALEBEM

E acho que devemos identificar claramente as prioridades de reforço, pois não pode haver elos mais fracos no 11 base. Primeiro, contratar o que é mesmo urgente. Só depois ir de encontro às oportunidades de negócio.

supersueca

Citação de: Sadness em 30 de Abril de 2014, 15:53
Citação de: VALEBEM em 30 de Abril de 2014, 15:51
Eu acho que é nas alturas em que recebemos mais dinheiro ou em que estamos mais desafogados, que se deve fazer as reformas e preparar melhor o futuro. Repito: o Benfica pode reduzir os gastos com o futebol em 10/20%, sem perder competitividade na equipa.
Poder podia mas não era a mesma coisa.

Falem-me nisso qdo tivermos o tri ganho e presença regular na fase seguinte da Champions.

Han

Citação de: VALEBEM em 30 de Abril de 2014, 16:46
O Benfica não vive num país rico, nem está num mercado rico!
A minha ideia é a que referi, mas também não sou dogmático, e não sou contra o investimento em 2 ou 3 jovens talentos, baratos, e que possam começar a sua afirmação na equipa B, por exemplo.
Mas, repito, podemos cortar bastante em gastos desnecessários.

As decisões são tomadas com ponderação, profissionalismo, rigor e competência.  Há que ver a floresta e não apenas a árvore.

Aguia_Rea1

gastar mais não assegura o bi, nem o tri, nem a CL. O que o faz é gastar bem.

joaonunes

Citação de: Aguia_Rea1 em 30 de Abril de 2014, 16:38

isso parece aquele pessoal que não deita nada pro lixo não vá um dia precisar disto ou daquilo...  ;D

e o que se gasta em ordenados, comissões, etc... entretanto :-X

Eu concordo.

Mas também há casos como o do Lima ou o Fejsa onde esses jogadores eram considerados por muitos como desnecessários.

Han

Citação de: Aguia_Rea1 em 30 de Abril de 2014, 16:52
gastar mais não assegura o bi, nem o tri, nem a CL. O que o faz é gastar bem.

Nem gastar bem te assegurará ganhar o bi nem o tri. O bom investimento é uma de várias componentes necessárias para se ganhar.

kallou

Citação de: Aguia_Rea1 em 30 de Abril de 2014, 16:28
Citação de: kallou em 30 de Abril de 2014, 16:14
A minha opinião é a seguinte:

O Benfica (ao contrário do que muitos pensam) deve continuar uma forte aposta no futebol, e aqui ficam as principais razões:

- Numa altura decisiva do futebol português, em que os nossos adversários terão orçamentos mais baixos (Sporting) e outros terão de baixar consideradamente (FC Porto), fará sentido seguir o mesmo caminho? Não é será melhor seguir uma forte aposta no futebol para podermos ter mais hipóteses de sucesso e vencer mais competições??!

- O Benfica com uma aposta forte no futebol, tem mais hipóteses de ter mais receitas a todos níveis:

. Prémios nas Champions (cada vitória dá 1M€/Empate 0,5M€) e um apuramento para os 1/8 dá + 3.5M€;

. Com presenças regulares e fazendo muitos jogos e tendo uma boa prestação nas competições europeias, o Benfica consegue valorizar os seus jogadores...e o valor da sua marca?!
Porque é que acham que numa altura de crise económica a Adidas aumentou o patrocínio do Benfica para cerca de 10M€/ano??!
Queremos um patrocinador para o Estádio?!? Para as camisolas??! Que nos paguem mais do que aquilo que recebemos actulamente??!
Então...temos de ser mais fortes, deixar a nossa marca nas competições Europeias...

. E a Benfica TV como é??!!
Sem uma grande equipa, grandes jogadores...poderemos correr o risco de termos menos assinantes...logo menos dinheiro!! As pessoas querem ver craques...bom futebol...para este projecto ter um futuro risonho tudo isto me parece óbvio!!

Investir para termos resultados desportivos e económicos!!

E quem diz o contrário, são os jornalistas/opinadores que querem um Benfica nivelado...que siga o mesmo caminho que eles...porque se continuar com o mesmo caminho, sabem que terão muito menos hipóteses!!

O Benfica...enquanto valor de marca, por exemplo...aumentou muito nos últimos anos...eu por exemplo, se quisesse "convencer" um investidor estrangeiro a patrocinar o Benfica...diria-lhes, que apesar do campeonato não ter tanta visibilidade como outras Ligas..."O Benfica é o clube que mais jogos fez nas competições europeias (Champions/Liga Europa) nos últimos 5 anos!!"

O Benfica deve sim...ser bastante selectivo na contratação de jogadores...comprar pouco e bom, em vez de comprar muitos jogadores todos os anos!
Cortar no número de jogadores que tem sobre contracto!
Fazer uma boa gestão dos seus activos!

Numa altura "decisiva" de luta contra o sistema...o Benfica não pode baixar o nível da equipa, correndo o risco de com isso, baixar todas as outras receitas...prémios da UEFA, merchandising, receitas de bilheteira, patrocínios, receitas da Benfica TV...enfim...efeito bola de neve!!

O Benfica é o Benfica...não é o Porto nem o Sporting...são realidades bastante diferentes!!

só uma nota:

gastar muito ou gastar mais não é receita certa pro sucesso

já se a coisa correr mal gastar demais pode ser muito problemático, ficar um ano fora da CL por exemplo ou não ter ninguem para vender, menos receitas da Benficatv

há que viver dentro de um certo equilibrio realidade/espectativas, mas não se pode andar todos os anos a contar com o ovo no cu da galinha

Eu nunca disse que gastar mais é a receita para o sucesso...mas seguir o exemplo do Sporting é seguir o exemplo de vencer 0...ou título esporadicamente...é seguir o rumo de receitas muito baixas...de perda dos sócios...de receitas de TV...de quotização...de valor da marca...

O Benfica vai receber 10M€ da Adidas, porquê?!

Se o Benfica pretende angariar um grande patrocinador para as camisolas e naming do estádio, diz-me se o caminho que eu referi não é o que deve ser feito?!!

O Benfica tem é de parar de comprar jogadores sem qualidade, de fazer contractos de 5 anos com os mesmos...e de reduzir o número de jogadores com contracto! Só aí poupa muitos, muitos milhões!!