As Finanças do Benfica

chama.ardente

Citação de: Esbutenado em 03 de Junho de 2014, 09:41
Citação de: CPA em 03 de Junho de 2014, 02:17
Que saudades do Albuquerque, o contabilista merceeiro.

Esse Albuquerque e outros artistas das contabilidades, que de tanto espremerem os R&C do Benfica concluem sempre que temos umas financas fantasticas, so nao conseguem explicar uma coisa: como e' possivel um clube com as financas tao boas ter que sistematicamente, todas as epocas, vender os seus melhores jogadores?

Eu não concluí que temos finanças fantásticas. Concluí que temos uma situação segura, muito melhor do que qualquer dos rivais. E em finanças é isso que interessa. Tu não podes olhar para um balanço e uma DR e dizer que aqueles valores são maus sem fazer um enquadramento que tenha em conta a situação económica do país e do seu sector em particular.

É muito fácil explicar porque temos que vender, e eu fi-lo na minha recente análise. Vendemos porque também compramos. Ou alguém acredita que um clube português pode ser só comprador?!

Qual é a solução? É passar todos os jogadores da equipa B para a equipa A e jogar com esses?

Garanto-te, nunca mais precisávamos de vender.

adeptoBancada

Citação de: Paco Nassa em 03 de Junho de 2014, 11:51
Citação de: tfouto em 03 de Junho de 2014, 11:40
Citação de: Paco Nassa em 03 de Junho de 2014, 11:33
Pausa para os treinadores de banca, tempo de emergirem os contabilistas de café...

Que andas a fazer aqui? És treinador, contabilista? De que autoridade tens para falar no forum? Tens 4931 mensagens sobre o que?

"Parabéns jogador, bem vindo ao clube."
"Adeus, obrigado, por tudo."

Não se pode avaliar um relatório? Ter uma perspectiva?

Por acaso sou treinador e contabilista, vê lá bem a coincidência! E ando aqui porque me apetece!

Bem vindo!

Obrigado!

Slb23

Citação de: lonstrup em 03 de Junho de 2014, 11:53
Citação de: Slb23 em 03 de Junho de 2014, 11:50
Os únicos clube que não baseiam o seu modelo de gestão na venda de jogadores são os clubes que têm como proprietários milionários e o Real Madrid.
não é verdade.
Ora diz lá clubes então.

E não o Bayern não vale, tem acionistas.

lonstrup

Citação de: Theroux em 03 de Junho de 2014, 11:55
As finanças do Benfica têm tendência para ficar mais equiliradas já as do porto é exactamente ao contrário. O modelo básico é igual mas na prática, devido às diferenças inatas entre os clubes, as perspectivas de futuro são opostas.
a expressão chave aí é «têm tendência».

O Benfica, pela sua natureza e como dizes pelas diferenças inatas pros outros, tem condições para não seguir este modelo de negócio e prosperar no médio longo prazo.

Como dizes, tem a tendência, mas é preciso mudar linhas orientadoras para essa tendência se confirmar.

lonstrup

Citação de: Slb23 em 03 de Junho de 2014, 11:57
Citação de: lonstrup em 03 de Junho de 2014, 11:53
Os únicos clube que não baseiam o seu modelo de gestão na venda de jogadores são os clubes que têm como proprietários milionários e o Real Madrid.
não é verdade.
Ora diz lá clubes então.

E não o Bayern não vale, tem acionistas.
já respondi acima.

Nramos

Bayern? Barcelona? Dortmund? Vários clubes Italianos, vários clubes Franceses, vários clubes Alemães.

Muitos clubes vendem quando recebem boas propostas, não estão é dependentes disso para pagar contas...

lonstrup

Citação de: chama.ardente em 03 de Junho de 2014, 11:56
Citação de: Esbutenado em 03 de Junho de 2014, 09:41
Citação de: CPA em 03 de Junho de 2014, 02:17
Que saudades do Albuquerque, o contabilista merceeiro.

Esse Albuquerque e outros artistas das contabilidades, que de tanto espremerem os R&C do Benfica concluem sempre que temos umas financas fantasticas, so nao conseguem explicar uma coisa: como e' possivel um clube com as financas tao boas ter que sistematicamente, todas as epocas, vender os seus melhores jogadores?

Eu não concluí que temos finanças fantásticas. Concluí que temos uma situação segura, muito melhor do que qualquer dos rivais. E em finanças é isso que interessa. Tu não podes olhar para um balanço e uma DR e dizer que aqueles valores são maus sem fazer um enquadramento que tenha em conta a situação económica do país e do seu sector em particular.

É muito fácil explicar porque temos que vender, e eu fi-lo na minha recente análise. Vendemos porque também compramos. Ou alguém acredita que um clube português pode ser só comprador?!

Qual é a solução? É passar todos os jogadores da equipa B para a equipa A e jogar com esses?

Garanto-te, nunca mais precisávamos de vender.
vendemos demasiado porque compramos demasiado. estamos a ir além do razoável.

não é preciso vender todos, nem é preciso deixar de comprar qualquer jogador.

só é preciso razoabilidade. adequar os custos aquilo que podemos pagar, sem estar constantemente a fazer ginásticas.

peter_slb

Citação de: Rui Costa em 03 de Junho de 2014, 11:48
Citação de: peter_slb em 03 de Junho de 2014, 11:22
Citação de: Rui Costa em 03 de Junho de 2014, 10:52
Citação de: peter_slb em 03 de Junho de 2014, 10:21
só o relatório anual vai a AG da SAD e todos esses relatórios são mais facilmente encontrados na área do Benfica na CMVM, porque o Benfica não é obrigado a metê-los no site e não os tem lá todos, enquanto na CMVM estão todos os documentos emitidos.

peter,
é muito comum este relatório e o do mesmo período do ano passado apresentarem números diferentes? Não que haja enorme diferença, mas se me vou pelo ano passado os resultados operacionais (sem atletas) eram positivos... e se vou pelo deste ano afinal já eram negativos.

E que raio aconteceu aos prémios das uefa que não são listados em nenhum lado desta vez? Como é que aquela que era a maior fonte deixa de merecer uma única linha de explicação?

os relatórios vão sempre tendo diferenças devido às decisões de gestão. Este ano temos mais proveitos com a Benfica Tv, mas também temos mais custos derivados da mesma e muito mais custos com salários, os resultados operacionais este ano deveriam ter melhorado de forma que fosse clara, visto que temos bastantes mais proveitos, só que a aposta na equipa de futebol foi muito grande e fez com que o equilibrio nos resultados operacionais (e por consequência o desiquilibrio da atividade, visto que temos sempre 20 milhões de prejuízo nos resultados financeiros) se mantivesse.

Os prémios da UEFA aparecem sempre em Outros rendimentos e ganhos operacionais, aqueles 20 milhões que lá estão são na sua grande maioria respeitantes aos prémios da UEFA.

Sempre não. Os prémios da UEFA apareceram bem discriminados no do ano passado, 15m€. Parece-me uma receita suficientemente significativa para não aparecer em "outros", pelo menos para não deixar de ser indicado de um momento para o outro. Sinceramente, não me lembro que alguma vez isto tenha deixado de estar discriminado.

As diferencias entre relatórios não são essas, é mesmo os números apresentados.
Os resultados operacionais (sem atletas) no 3T 2012/13 a maio 2013 eram de 874mil€ positivos, em maio de 2014 os resultados operacionais (sem atletas) no 3T 2012/13 eram afinal negativos em 842mil€.

os proveitos da UEFA estão a aparecer como sempre apareceram, sempre apareceram em outros proveitos, depois são discriminados na nota que respeita a esses proveitos.

Quanto a essa diferença, não a tinha visto, mas já vi que resultou de terem mudado a contabilização das cedências de atletas, antes estas cedências eram contabilidades nas prestações de serviços e agora estão junto às operações com atletas.

lonstrup

este modelo de negócio é um logro que se instalou em portugal.

vejam que este modelo já existe há mais de 10 anos por cá, sob a promessa de ser o santo graal da resolução de todos os problemas financeiras, mas a verdade é que neste momento os clubes estão iguais ou piores.

Han

Citação de: Patrick_slb em 03 de Junho de 2014, 11:36
Citação de: Han em 03 de Junho de 2014, 11:06
Citação de: Patrick_slb em 03 de Junho de 2014, 11:02
Citação de: Nramos em 03 de Junho de 2014, 11:00
Infelizmente, as contas do Benfica desmentem qualquer teoria mirabolante de milagre financeiro.
Exactemente... eu diria que o Benfica está a jogar com o fogo até... basta começar a investir em jogadores que não rendem nada e depois puff.

Os jogadores são e serão sempre fatores estruturantes do equilibrio financeiro.
Jogadores são considerados activos intangiveis, e como qualquer desses activos, o risco é na avaliação que tu fazes a eles. O Benfica tem umas contas com um risco de grau máximo e isso tem que mudar.

Os resultados têm compensado os riscos que foram assumidos.
Hoje o Benfica é um parceiro credível e o que menor risco apresenta em Portugal. Credível, por ser cumpridor e por ter uma gestão rigosa e ponderada nos investimentos e nos riscos que assume.
Por outro lado, mais do que a análise financeira, importa análisar a evolução económica do Benfica, já que esta traduz melhor o dinamismo e a pujança que o Benfica tem desde que Vieira o preside, tornando-o no clube mais viável e sustentável em Portugal.

Slb23

Citação de: Nramos em 03 de Junho de 2014, 11:59
Bayern? Barcelona? Dortmund? Vários clubes Italianos, vários clubes Franceses, vários clubes Alemães.

Muitos clubes vendem quando recebem boas propostas, não estão é dependentes disso para pagar contas...
O Bayern tem acionistas e falamos da maior economia europeia, onde os jogadores são vendidos a preço de saldo. Mas tens exemplos de clubes ligados a marcas tipo o Leverkusen ou o Wolfsburgo.

Os clubes italianos têm na sua maioria proprietários milionários, Roma, Inter, Milan, Fiorentina...

Theroux

Citação de: lonstrup em 03 de Junho de 2014, 12:02

vejam que este modelo já existe há mais de 10 anos por cá, sob a promessa de ser o santo graal da resolução de todos os problemas financeiras, mas a verdade é que neste momento os clubes estão iguais ou piores.

Este modelo rendeu 7 finais europeias em 12 anos...

Não estamos a falar de empresas normais mas de clubes que vivem dos adeptos, e os adeptos vivem de resultados.

lonstrup

Citação de: Han em 03 de Junho de 2014, 12:02
Citação de: Patrick_slb em 03 de Junho de 2014, 11:36
Citação de: Han em 03 de Junho de 2014, 11:06
Citação de: Patrick_slb em 03 de Junho de 2014, 11:02
Citação de: Nramos em 03 de Junho de 2014, 11:00
Infelizmente, as contas do Benfica desmentem qualquer teoria mirabolante de milagre financeiro.
Exactemente... eu diria que o Benfica está a jogar com o fogo até... basta começar a investir em jogadores que não rendem nada e depois puff.

Os jogadores são e serão sempre fatores estruturantes do equilibrio financeiro.
Jogadores são considerados activos intangiveis, e como qualquer desses activos, o risco é na avaliação que tu fazes a eles. O Benfica tem umas contas com um risco de grau máximo e isso tem que mudar.

Os resultados têm compensado os riscos que foram assumidos.
Hoje o Benfica é um parceiro credível e o que menor risco apresenta em Portugal. Credível, por ser cumpridor e por ter uma gestão rigosa e ponderada nos investimentos e nos riscos que assume.
Por outro lado, mais do que a análise financeira, importa análisar a evolução económica do Benfica, já que esta traduz melhor o dinamismo e a pujança que o Benfica tem desde que Vieira o preside, tornando-o no clube mais viável e sustentável em Portugal.
o Benfica sempre teve o potencial de ser o clubes mais viável e sustentável.

estranho é que o presidente esteja a demorar tanto tempo a concretizar isso.

lonstrup

Citação de: Theroux em 03 de Junho de 2014, 12:04
Citação de: lonstrup em 03 de Junho de 2014, 12:02

Este modelo rendeu 7 finais europeias em 12 anos...
eu não estou a falar em desempenhos desportivos. estou a falar numa promessa financeira e no seu saldo.

porque se vamos por aí, qual foi a diferença para o que se fazia antes? isso legitima por exemplo a gestão do Benfica no final dos anos 80 e principios de 90 porque fomos a duas finais da taças dos campeões europeus e vários campeonatos?

Nramos

Citação de: Slb23 em 03 de Junho de 2014, 12:03
Citação de: Nramos em 03 de Junho de 2014, 11:59

O Bayern tem acionistas e falamos da maior economia europeia, onde os jogadores são vendidos a preço de saldo. Mas tens exemplos de clubes ligados a marcas tipo o Leverkusen ou o Wolfsburgo.

Os clubes italianos têm na sua maioria proprietários milionários, Roma, Inter, Milan, Fiorentina...

O que é isso de ter accionistas? Qualquer SAD tem accionistas.

E eu não falei em minorias ou maiorias, falei que existem vários clubes que não seguem essa filosofia para além do Real e dos donos milionários.

É tudo uma questão de equilibrio, e eu acho que é possivel manter alguma aposta em vendas de jogadores, sem ficar nesta dependencia extrema.

PS: Alguns desses exemplos de donos milionários, são casos emq ue os milionários já se fartaram de injetar dinheiro e obrigam os clubes a sobreviver a custas próprias.