As Finanças do Benfica

nightcrowler

Citação de: abar85 em 04 de Julho de 2014, 12:49
Isso e muito relativo, há "maluquinhos" que não sabem separar as coisas, mas acho que a maioria que estivesse contente no plano pessoal não trocaria de banco.

a ideia de um banco "Benfica" é parva. pelo menos para mim.
acho que ninguém de bom senso colocaria lá o dinheiro.
a César o que é de César.

Paco Nassa

Eu tb acho ridiculo um banco Benfica, mas mais ridiculo ainda são as reacções que vi aqui por ser Vieira a gerir o banco, de pessoas que provavelmente têm contas no BES dos Espiritos-santo e do Salgado, ou BPN...

Aguia_Rea1

Citação de: Paco Nassa em 04 de Julho de 2014, 12:54
Eu tb acho ridiculo um banco Benfica, mas mais ridiculo ainda são as reacções que vi aqui por ser Vieira a gerir o banco, de pessoas que provavelmente têm contas no BES dos Espiritos-santo e do Salgado, ou BPN...

duvido que acompanhem o BES ou o BPN como acompanham o Benfica, aqui ninguem tem desculpa pra nao conhecer o milagre financeiro.

Se todos soubessem do BPN ou BES ninguem lá tinha um euro, pra muitos quando se descobre é tarde demais

aquaris

Citação de: nfgl em 04 de Julho de 2014, 12:16
Citação de: ff77 em 04 de Julho de 2014, 12:14
Citação de: nfgl em 04 de Julho de 2014, 12:12
Isto abre um mundo de opções!

-Bom dia senhor cliente BES
-Bom dia senhor bancário diga?
-Como tenho andado a ler que vocês estão à rasca resolvi aperta-los e aquele deposito a prazo que aqui tenho em vez de 1,5% ano quero 10%.

É um mundo de possibilidades!

E como cliente podes fazê-lo.

Claro que posso.
Mas o tipo que me está a atender ri-se e diz-me que estou um bocado baralhado.

Depende do cliente que es se fores um cliente "estrategico" e que a tua "ameaca" seja credivel... recebes logo uma contra-proposta.

supersueca

Citação de: TheRedStar em 04 de Julho de 2014, 12:38
Citação de: Xourco em 04 de Julho de 2014, 12:37
Acho que se devia criar o Banco Benfica , se conseguise um terco de 6 milhoes de adeptos como clientes ja dava para o Benfica viver desafogadamente.

Falia num instante.

Nem chegava a abrir. E os fundos próprios??

nightcrowler

meu caro, a verdade é que, curiosamente ou não, o Vieira tem/teve negócios tanto com o Salgado (é conhecida a relação pessoal entre ambos) como o BPN.

isso não quer dizer nada! atenção! provavelmente mais de metade dos empresários bem sucedidos deste país tinham / tiveram contas no BPN e do BPP.

mas não acho que o Vieira faria melhor que o Salgado por exemplo, ou um Nuno Amado ou um Mira Amaral.

ps. não coloco aqui nestas contas o Ulrich porque por mim esse senhor estaria preso. na altura disse aos accionistas para rejeitarem uma oferta do BCP em que pagavam uns 6 euros por cada acção porque subavaliava claramente o BPI, hoje essam mesmas acções não chegam a 50 cêntimos.... enfim!

ps.2. coisa rara discordar de ti =)

grande abraço!

nightcrowler

Citação de: Aguia_Rea1 em 04 de Julho de 2014, 12:58

duvido que acompanhem o BES ou o BPN como acompanham o Benfica, aqui ninguem tem desculpa pra nao conhecer o milagre financeiro.

Se todos soubessem do BPN ou BES ninguem lá tinha um euro, pra muitos quando se descobre é tarde demais

por acaso não acho que o Salgado e afins sejam assim "tão culpados", na medida em que eles fizeram o que todos gostariam de ter feito.
não no sentido de escamotear as contas e de culpar o contabilista, aí ele foi baixo e reles, e diria mesmo culpado, mas financiar as PPP's era o que todos os bancos queriam fazer. financiar o futebol? era o que todos os bancos queriam.
financiar crédito habitação como se não houvesse amanhã? TODOS os bancos estavam nessa luta.

a questão é que o BES na altura foi mais competitivo para chegar até lá. e como teve mais sucesso nisso, enterrou mais o grupo. apesar de até se descobrir que aquelas operações afinal não eram tão boas quanto isso, era o melhor banqueiro e o "ddt" (leia-se "dono disto tudo").

portanto, acho-o tão irresponsável como todos os outros.

nfgl

Uma coisa é certa, com esta história dos apertos, só espero que o meu banco não me aperte para liquidar o meu crédito à habitação que só vence daqui a 20 anos.
Ou então que não me faça pagar um mordomo para me fazer as compras lá em casa.

nfgl

O problema é sempre o mesmo. Sobre-avaliação de activos.
E nesse problema todos os intervenientes bancários têm a sua responsabilidade.

Mephisto

Citação de: nightcrowler em 04 de Julho de 2014, 12:50
Citação de: abar85 em 04 de Julho de 2014, 12:49
Isso e muito relativo, há "maluquinhos" que não sabem separar as coisas, mas acho que a maioria que estivesse contente no plano pessoal não trocaria de banco.

a ideia de um banco "Benfica" é parva. pelo menos para mim.
acho que ninguém de bom senso colocaria lá o dinheiro.
a César o que é de César.
Já me custa ver o que fazem ao meu clube e ás minhas quotas, era o que faltava ainda me meter num banco Benfica. Queria ver quanto dinheiro iam lá meter o Vieira e companhia.

Aguia_Rea1

Citação de: nfgl em 04 de Julho de 2014, 13:07

á anos que digo que o Benfica tem esse problema, curioso  :confused:

nfgl

Citação de: Aguia_Rea1 em 04 de Julho de 2014, 13:23

á anos que digo que o Benfica tem esse problema, curioso  :confused:

Eu sei lá o que tu dizes há anos!

tecoteco

Não foi no Benfica que o BES e o BCP perderam dinheiro.

Perderam dinheiro a "apoiar" supostos empresários como por exemplo o Joaquim Oliveira, que pediu 300M€ para comprar a Controlinveste e durante 10 anos nunca pagou um tostão do que pediu emprestado, e agora a empresa não vale nem sequer 1/3 do valor de compra.

nightcrowler

E nesse problema todos os intervenientes bancários têm a sua responsabilidade.

e no caso do futebol, o financiamento dos estados parece-me ser o maior "cancro".

vejamos o caso do estádio do Bessa. o Boavista era um clube cumpridor, o estádio estava localizado numa das melhores zonas da cidade (tem a menos de 2 km's uns 4 hóteis de referência). contudo, quando o Boavista estoira, o estádio (que estava avaliado em por exemplo 10 ou 20 milhões de euros), na prática... vale zero! ZERO!
foi a leilão e ninguém quis o estádio, nem uma única oferta.

é por isso que acho que esses financiamentos devem ser um autêntico cancro. se somarmos a isso o facto de serem de muito longo prazo e por norma com spreads muito baixos, tem tudo para correr mal

nightcrowler

Citação de: tecoteco em 04 de Julho de 2014, 13:45
Não foi no Benfica que o BES e o BCP perderam dinheiro.

Perderam dinheiro a "apoiar" supostos empresários como por exemplo o Joaquim Oliveira, que pediu 300M€ para comprar a Controlinveste e durante 10 anos nunca pagou um tostão do que pediu emprestado, e agora a empresa não vale nem sequer 1/3 do valor de compra.

o BCP e o BES perderam uma fortuna no Sporting. e qualquer dia, correm o risco de acontecer o mesmo no Benfica e no Porto. aliás, quando o Vieira veio dizer que caso haja perdão ao Sporting também terá que haver ao Benfica foi um claro sinal de que a situação está a ser monitorizada.

em relação a negócios ruinosos, todos estão lá metidos. mas mesmo todos.

o BCP colocou mais de mil milhões no grupo CS, que agora está em insolvência e o banco teve que assumir os activos, metade dos quais está quase parado.
o BPI perdeu (literalmente PERDEU) 35 milhões com a insolvência da Pescanova.
o BES tem um problema por exemplo com a Red Oak e a Throttleman, que foi ao charco sem grandes activos que a sustentem.
mas isto faz parte do negócio. é normal que hajam situações destas.

para mim o caso mais "grave" é sem dúvida da Caixa, que emprestou dinheiro ao Berardo para comprar acções do BCP e ficou como garantia... com as acções do BCP! isto é inenarrável!

por exemplo, quando falas da compra da Controlinvest pelo Joaquim Oliveira, ele teve que ceder garantias pessoais. e essa foi uma das razões para a abertura de capital da própria Olivedesportos.
ou quando a Caixa apoiou o Manuel Fino para comprar acções do BCP, além destas acções ficou também com garantia de acções que o Manuel Fino tinha na Cimpor, por exemplo.

agora no caso Berardo... nada. rien de rien