As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 10:26
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:19
Citação de: Rei em 08 de Julho de 2014, 10:13
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:12
Citação de: Rei em 08 de Julho de 2014, 10:06
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:00
Nos últimos 30 anos já existiram todo o tipo de direcções nos grandes, no entanto não me lembro de uma única que tenha tornado o clube sustentável através das suas receitas operacionais.

A direcção tem a obrigação de fazer mais e melhor, todas as épocas, é para isso que lá está, mas penso que quem está de fora também podia fazer um pequeno esforço para (1) compreender o contexto em que o clube está inserido e (2) apontar alternativas para o futuro, caso contrário somos o equivalente daquelas pessoas que sempre que se fala de política não conseguem ir além de um "são todos uns ladrões" ou "e os ciganos com BMWs à porta!".

Eu ontem dei uma ideia que ofendeu muita gente. Para mim vendia-se mais, e apostava-se nos Bernardos e nos Cavaleiros. Parece-me ser a nossa oportunidade, temos os jogadores muito valorizados neste momento.

Não percebe porque há-de ofender os benfiquistas que se estão sempre a queixar da falta de portugueses (não todos, mas uma boa parte).

Pessoalmente não concordo com essa estratégia mas apenas por razões financeiras.

Diz-me como se paga 100M antes de Dezembro sem venderes.

É exactamente por isso que não concordo, porque é impossível pagar tudo de uma só vez. Para mim seria preferível renegociar a dívida utilizando as receitas extra da BTV e da Adidas. Baixavam-se os juros e assim não se perdia competitividade.
As receitas sejam elas da BTV, da Adidas ou da venda de jogadores, quando se traduzem em "cash" não levam nenhum carimbo com o destino de afectação. A sua afectação seguirá certamente um adequado planeamento de tesouraria, não deixando de ter em conta as necessidades e obrigações futuras e o seu escalonamento no tempo.

Mas as da BTV (parcialmente) e da Adidas por serem fixas não podem ser apresentadas como garantia numa renogociação da dívida? Os bancos à partida não devem ter grande interesse nisso, mas penso que para o clube isso faz todo o sentido. Corrige-me se estiver enganado.

zefo

Citação de: ff77 em 08 de Julho de 2014, 10:35
Citação de: Aguia_Rea1 em 08 de Julho de 2014, 10:23
Foi pena não termos reestruturado a divida antes da crise do BES como fez o sporting, agora vai ser muito mais penoso em termos de condições com o Bento e uma estrutura independente á frente do banco

dai o panico na SAD.... vai ser penoso viver estes proximos tempos, faz lembrar o fim do Socrates constantemente a negar a evidencia de que tinhamos de pedir ajuda

Reestruturado a divida como fez o sporting? Desculpa mas sabes mesmo do que falas? O sporting estava totalmente falido sem cash flow para cumprir o quer que seja. Chegou haver um cenário em cima da mesa de liquidação da SAD.
Não tem qualquer comparação. Espero que o Benfica nunca chegue a essa situação.

Tranquilo tens sempre a operação coração 2 e com 80% dos Benfiquistas do seu lado é um mimo.

Aguia_Rea1

Foi pena não termos reestruturado a divida antes da crise do BES como fez o sporting, agora vai ser muito mais penoso em termos de condições com o Bento e uma estrutura independente á frente do banco

dai o panico na SAD.... vai ser penoso viver estes proximos tempos, faz lembrar o fim do Socrates constantemente a negar a evidencia de que tinhamos de pedir ajuda

Reestruturado a divida como fez o sporting? Desculpa mas sabes mesmo do que falas? O sporting estava totalmente falido sem cash flow para cumprir o quer que seja. Chegou haver um cenário em cima da mesa de liquidação da SAD.

nós como se vê vivemos o milagre financeiro. Contratamos do melhor e não vendemos ninguem, muito menos abaixo da clausula... Estamos um pouco melhor, mas de qualquer maneira já estamos a reestruturar por conta propria á bruta e com custos muito mais altos desportivamente. E na mão do BES já estamos  ::)

ff77

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2014, 10:39

Tranquilo tens sempre a operação coração 2 e com 80% dos Benfiquistas do seu lado é um mimo.

Esse é um dos regressos ao passado que temo e daí dizer, tal como muitos aqui no forum, que o Benfica tem de baixar passivo.

Palmeirinha

E o q diz disto o vómito pedro guerra?

ff77

Citação de: Aguia_Rea1 em 08 de Julho de 2014, 10:42

nós como se vê vivemos o milagre financeiro. Contratamos do melhor e não vendemos ninguem, muito menos abaixo da clausula... Estamos um pouco melhor, mas de qualquer maneira já estamos a reestruturar por conta propria á bruta e com custos muito mais altos desportivamente. E na mão do BES já estamos  ::)

Atenção que não disse que estávamos bem. Jamais. Estamos mal mas não tanto como o sporting só isso. E só falei neles pela comparação que tinhas feito relativamente a reestruturação que fizeram.
Agora que estamos mal, estamos. Estamos nas mãos da banca, sim, mas temos alternativas.
Ninguém no BES ou noutro banco qualquer quer a falência de um cliente, como tal é uma questão de o Benfica ter um verdadeiro projeto de redução de passivo, com equilibrio com a vertente desportiva e terá seguramente a aprovação dos bancos.
Isso é algo que atualmente não existe e o Benfica anda a viver no red line, sempre à espera do próximo balão de oxigénio e como tal nas mãos de terceiros.

MALU15

Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:39
Citação de: MALU15 em 08 de Julho de 2014, 10:26
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:19
Citação de: Rei em 08 de Julho de 2014, 10:13
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:12
Citação de: Rei em 08 de Julho de 2014, 10:06
Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 10:00
Nos últimos 30 anos já existiram todo o tipo de direcções nos grandes, no entanto não me lembro de uma única que tenha tornado o clube sustentável através das suas receitas operacionais.

A direcção tem a obrigação de fazer mais e melhor, todas as épocas, é para isso que lá está, mas penso que quem está de fora também podia fazer um pequeno esforço para (1) compreender o contexto em que o clube está inserido e (2) apontar alternativas para o futuro, caso contrário somos o equivalente daquelas pessoas que sempre que se fala de política não conseguem ir além de um "são todos uns ladrões" ou "e os ciganos com BMWs à porta!".

Eu ontem dei uma ideia que ofendeu muita gente. Para mim vendia-se mais, e apostava-se nos Bernardos e nos Cavaleiros. Parece-me ser a nossa oportunidade, temos os jogadores muito valorizados neste momento.

Não percebe porque há-de ofender os benfiquistas que se estão sempre a queixar da falta de portugueses (não todos, mas uma boa parte).

Pessoalmente não concordo com essa estratégia mas apenas por razões financeiras.

Diz-me como se paga 100M antes de Dezembro sem venderes.

É exactamente por isso que não concordo, porque é impossível pagar tudo de uma só vez. Para mim seria preferível renegociar a dívida utilizando as receitas extra da BTV e da Adidas. Baixavam-se os juros e assim não se perdia competitividade.
As receitas sejam elas da BTV, da Adidas ou da venda de jogadores, quando se traduzem em "cash" não levam nenhum carimbo com o destino de afectação. A sua afectação seguirá certamente um adequado planeamento de tesouraria, não deixando de ter em conta as necessidades e obrigações futuras e o seu escalonamento no tempo.

Mas as da BTV (parcialmente) e da Adidas por serem fixas não podem ser apresentadas como garantia numa renogociação da dívida? Os bancos à partida não devem ter grande interesse nisso, mas penso que para o clube isso faz todo o sentido. Corrige-me se estiver enganado.
O benfica não tem vantagens em estar a dar mais receitas como garantias de pagamento de dívidas, pois isso diminiu a sua margem de manobra, e duvido que os beneficios de redução de taxas seriam insignificantes, pois não estamos a falar de empréstimos a longo prazo.

Theroux

O que estava a sugerir era mesmo atirar parte do valor para o longo prazo, mas não faço ideia se isso é exequível.

Elvis the Pelvis

Não é a minha área, mas não será que algo mudou com a crise do BES e a saída da KPMG como auditor do clube? 

Gonzalex

Citação de: Elvis the Pelvis em 08 de Julho de 2014, 11:37
Não é a minha área, mas não será que algo mudou com a crise do BES e a saída da KPMG como auditor do clube? 

Com a crise no BES certamente...basicamente devem ter fechado definitivamente a torneira

sazuke

Não pode ser isso, isso era o que a abutragem andava a prever já há uns tempos.

Isto tem é dedo do mendes...

Aguia_Rea1

Citação de: Theroux em 08 de Julho de 2014, 11:30
O que estava a sugerir era mesmo atirar parte do valor para o longo prazo, mas não faço ideia se isso é exequível.

isso é reestruturar  O0

goncalves79

O Rui Gomes da Silva ontem explicou que o Benfica precisa de:

- +- 30 Milhões para liquidar o BSF
- +- 30 Milhões para pagar empréstimos
- e o suficiente para despesas correntes

Aguia_Rea1

Citação de: Gonzalex em 08 de Julho de 2014, 11:45
Citação de: Elvis the Pelvis em 08 de Julho de 2014, 11:37

Com a crise no BES certamente...basicamente devem ter fechado definitivamente a torneira

a torneira já estava fechada á muito, agora já nem querem é renovar os emprestimos antigos pelo menos nas mesmas condições

ff77

Citação de: goncalves79 em 08 de Julho de 2014, 11:48
O Rui Gomes da Silva ontem explicou que o Benfica precisa de:

- +- 30 Milhões para liquidar o BSF
- +- 30 Milhões para pagar empréstimos
- e o suficiente para despesas correntes

E isso torna uma verdade absoluta?
Um fundo que neste momento só tem cerca 18M Eur e não 30M Eur como ele disse?
Um fundo sobre o qual o Benfica tem 15% logo no liquido serão cerca de 16M Eur o que é praticamente metade do que ele disse.
Ah, mas sim, o Rui Gomes da Silva disse é porque está certo.
:)