As Finanças do Benfica

kangaroo

Bola de neve, em Janeiro vamos perder mais alguém.

Se o ano passado 180 milhões não chegaram para igualar o passivo, então este ano vamos ter que fazer quanto?

Medo, muito medo.

Francescoli

Citação de: Theroux em 18 de Setembro de 2014, 02:06
Citação de: Francescoli em 18 de Setembro de 2014, 02:04
Citação de: Theroux em 18 de Setembro de 2014, 01:56
Citação de: Francescoli em 18 de Setembro de 2014, 01:51
Tu gastas 500. Se eu gastar 400 e so devo gastar 200, está tudo bem.

Boa lógica, avancemos.

Se queres cortar nos ordenados diz um número agora dizer que tem que ganhar cada vez mais a gastar muito menos dinheiro é uma utopia sem qualquer valor no mundo real.

Nunca se viu empresas mais bem sucedidas depois de reduzirem custos.

Ok, o problema está em olhares para um clube como olhas para uma empresa de enlatados ou outro produto qualquer.

Sim, so nas empresas de enlatados se viu isso.

Boa noite.

saivet

Vi o Relatório.. Não pareceu mau.

Mas pareceu-me que faltava algumas vendas lá e alguns dados!

ZICKLER

Olhando para os números do R/C, à salientar o facto de neste momento já gerarmos anualmente em receitas ordinárias,  105 milhões de euros.  Para a nossa realidade,  é brutal!

Sobre a questão do aumento "residual" do passivo, pese embora as vendas em Janeiro passado, fica-se a dever  ao calcanhar de aquiles do progressivo endividamento bancário-juros altíssimos.

Quanto à questão dos capitais próprios, se por um lado manda a prudência que não nos escudemos neles, porque os seus valores são num meio como o futebol, extremamente voláteis.....por outro lado,  existe a "velha questão":

"Quando compras uma casa por 200 mil euros, ficas com uma divida,  ou um ativo?" Uma coisa sem outra, é que não me parece possível,  sobretudo num meio como o futebol.

supersueca

Citação de: trucatruca em 18 de Setembro de 2014, 00:26
Citação de: Theroux em 18 de Setembro de 2014, 00:21
Citação de: pempitas em 18 de Setembro de 2014, 00:17
Citação de: BERNA_1961 em 17 de Setembro de 2014, 23:45
- As mais-valias de Matic, Rodrigo e Gomes devem ter dado mais de 50M!
- A Benfica TV + 20M de lucro!
- Tivemos uma época desportiva "única".
Depois um lucro de 14M e aumento de passivo?!

É um bocado frustante debater este tópico aqui, mas cá vai.

Essas mais-valias com vendas têm de ser confrontadas também com o investimento feito em jogadores (Fedja, Djuricic, Lisandro, Sulejmani).

Acresce que as vendas de jogadores só possibilitam abatimento imediato de passivo quando o recebimento é imediato. Quase sempre as vendas resultam num aumento do activo por via das contas de devedores (desde que exista mais-valia na venda claro), e não num aumento de activos líquidos que permite pagar logo dívida.

Isto já foi dito e re-dito neste tópico. Quem esperava grandes abatimentos no passivo claramente não percebe como as coisas funcionam.

Também é expectável que a Benfica TV tenha contribuido para o aumento do passivo, por via de investimentos necessários para a valorização do canal...

E a BTV não deu 20M€ de lucro e começou, literalmente, com ZERO assinantes. Esta época vai render bem mais, mas já percebi que o objectivo de algum pessoal é branquear ao máximo uma época fantástica a nível desportivo e financeiro. Mas cada um sabe de si, portanto siga.
Branquear uma época fantástica a nível desportivo e financeiro, também acho demasiado.

Penso q a expressão pretendida seria "desvalorizar". Só se consegue "branquear" algo q é/foi sujo ou obscuro. Em relação à época passada (não me falem da champions...) nem eu, q há anos quero ver a quadrilha q manda na Luz looonge consegue fazer isso.

Shoky

Parece-me que mais uma vez ou passamos esta fase de grupos da LC...ou vamos ter de vender em Janeiro (Enzo e Nico).

O Jesus que continue a brincar aos guarda redes...

T1n0_SLB

Citação de: ZICKLER em 18 de Setembro de 2014, 02:35
Olhando para os números do R/C, à salientar o facto de neste momento já gerarmos anualmente em receitas ordinárias,  105 milhões de euros.  Para a nossa realidade,  é brutal!

Sobre a questão do aumento "residual" do passivo, pese embora as vendas em Janeiro passado, fica-se a dever  ao calcanhar de aquiles do progressivo endividamento bancário-juros altíssimos.

Quanto à questão dos capitais próprios, se por um lado manda a prudência que não nos escudemos neles, porque os seus valores são num meio como o futebol, extremamente voláteis.....por outro lado,  existe a "velha questão":

"Quando compras uma casa por 200 mil euros, ficas com uma divida,  ou um ativo?" Uma coisa sem outra, é que não me parece possível,  sobretudo num meio como o futebol.

Podes comprar a casa e ficar sem dívida, se o dinheiro for teu e não do banco, mas no Bnfica gosta-se de gastar aquilo que não tem, e não é para a casa, é para o LCD, a piscina e mais mordomias.

ZICKLER

Citação de: T1n0_SLB em 18 de Setembro de 2014, 02:38

Podes comprar a casa e ficar sem dívida, se o dinheiro for teu e não do banco, mas no Bnfica gosta-se de gastar aquilo que não tem, e não é para a casa, é para o LCD, a piscina e mais mordomias.

Portanto, tendo por base a tua tese, pergunto eu: que tipo de mercado teríamos acesso,  senão podemos recorrer à banca?

Manel dos Anzois

Citação de: saivet em 18 de Setembro de 2014, 02:12
Vi o Relatório.. Não pareceu mau.

Mas pareceu-me que faltava algumas vendas lá e alguns dados!

Essas vendas que falas provavelmente correspondem a um periodo que não é contemplado neste relatório.

alexmon001

Boas Pessoal

tenho 2 duvidas no ultimo relatório de contas que saiu este ano o passivo não tinha descido dos 440 para 423?
como e que agora tava em 440 e passou para 449?

e outra questao quando e que sai o relatorio todo detalhado?

Obrigado Pessoal :D

T1n0_SLB

Citação de: ZICKLER em 18 de Setembro de 2014, 02:42

Portanto, tendo por base a tua tese, pergunto eu: que tipo de mercado teríamos acesso,  senão podemos recorrer à banca?

E eu disse que não podemos e não devemos recorrer a banca? Não.

Podemos recorrer a banca para o necessário, não para jogadores que a partida todos sabem que não vão render nada.
Mas também podemos recorrer das receitas(185M?).
Achas normal que um clube que tem facturado aquilo que nós temos facturado nos últimos anos tenha que estar sempre a recorrer aos empréstimos?

T1n0_SLB

Citação de: alexmon001 em 18 de Setembro de 2014, 02:45
Boas Pessoal

tenho 2 duvidas no ultimo relatório de contas que saiu este ano o passivo não tinha descido dos 440 para 423?
como e que agora tava em 440 e passou para 449?

e outra questao quando e que sai o relatorio todo detalhado?

Obrigado Pessoal :D

De 30 de junho de 2013 para 31 de Março de 2014, passou de 440 para 423, mas nos últimos 3 meses da última época o passivo aumentou para 449.

ZICKLER

Citação de: T1n0_SLB em 18 de Setembro de 2014, 02:48
Citação de: ZICKLER em 18 de Setembro de 2014, 02:42

E eu disse que não podemos e não devemos recorrer a banca? Não.

Podemos recorrer a banca para o necessário, não para jogadores que a partida todos sabem que não vão render nada.
Mas também podemos recorrer das receitas(185M?).
Achas normal que um clube que tem facturado aquilo que nós temos facturado nos últimos anos tenha que estar sempre a recorrer aos empréstimos?

Tino, o que defendes em tese, eu não contrario.

Essa é uma forma "romântica/naif" de ver o modelo de gestão dos clubes que se propõem a lutar por títulos.

O passivo cresce no Benfica,  como cresce no real madrid, como cresce em qualquer lado.

A grande diferença,  está na forma como cada clube consegue captar novas formas de receita (merchandising, direitos televisivos,  etc).

No caso português,  enquanto nos propusermos a lutar de igual para igual com o Porto,  teremos inevitavelmente de caminhar pelos mesmos trilhos que eles. Atrair jogadores que comecem a aparecer, valorizar para depois vender pelo triplo ou quádruplo.

Podes sempre, "romantizar" como está a tentar fazer o sportem, mas aí já todos percebemos onde vamos parar.....e pior que isso,  perder rapidamente o lastro do crescimento gradual das receitas ordinárias.

ZICKLER

A questão do passivo preocupa qualquer um.

Mas não sejamos ingénuos.  O Benfica, nem nenhum clube português,  nem nenhuma empresa portuguesa,  vai algum dia pagar o que deve.

Mais dia menos dia, esses números inevitavelmente acabarão por cair para metade, com a reestruturação.

O que interessa nesta fase é não perder o comboio da Europa e tornar o clube cada vez menos dependente do crédito bancário.

T1n0_SLB

Vai dizer aos dirigentes do Barcelona e dos clubes alemães que essa é a forma naif de pensar os clubes.
O passivo cresce, os juros(200M nos desde que o LFV cá está, um orgulho) crescem, os prejuízos crescem e depois a vem a conversa de, ah e tal temos que vender para equilibrar as contas.
E não, o passivo não cresce em qualquer lado, cresce onde não há interesse em sair da dependência do dinheiro alheio.

Mais reestruturação ainda?

O sporting não está a romantizar, o sporting está a tentar sobreviver, só isso.

Uma pergunta, contratavas todos os jogadores que o Benfica contratou neste mercado?