As Finanças do Benfica

Palmeirinha

Citação de: Theroux em 25 de Janeiro de 2015, 22:20
Se o empréstimo não for renegociado o estádio vai ficar 100% pago em 2024 e o CFC em 2021.
Mais 10 anos p pagar o estadio? porra, pensei q era menos...

tigerwoodss

Sou daqueles q anda aqui à anos a pedir q o Benfica abata passivo, mas acho que nenhuma altura será melhor q esta. Grandes vendas, os juros das dívidas vao começar a descer em geral. Se o Benfica der um sinal ao mercado reduzindo em 10/15milhões a dívida remunerada, poderemos conseguir novos empréstimos com juros mais baixos.

Cumprimentos

Maka

Já é assumido que temos de gastar 30M ou mais em jogadores todos os anos? Lovely.

Quanto ao estádio estar pago em 2030 ou o raio, só tenho isto a dizer:

Através de uma pesquisa muito rápida:

"Na véspera da assembleia-geral para decidir sobre o projecto, a 27 de Setembro de 2001, Vieira assumiu na televisão que iriam avançar e "seria pago em seis anos". E "o 'sim' ao novo estádio foi votado por maioria esmagadora, com 92,4% de votos a favor"."
http://economico.sapo.pt/noticias/luis-filipe-vieira-em-livro_157425.html

"O Sport Lisboa Benfica conta ter liquidada a dívida da construção do novo Estádio da Luz até ao ano 2013, refere o Jornal de Negócios de terça-feira citando Domingos Soares de Oliveira, um administrador da SAD do Benfica."
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=79233

"O Sport Lisboa Benfica conta ter liquidada a dívida da construção do novo Estádio da Luz até ao ano 2013. No final desta década o clube das águias prevê que 96% do montante investido na nova Luz já esteja pago, sendo o restante saldado em três anos."
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/benfica_paga_estadio_da_luz_ate_2013.html

"O Benfica deverá ter o Estádio da Luz completamente pago em 2010. "O Estádio que, no início da constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) era um problema, é hoje a salvação do clube", afirmou ontem Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD benfiquista."
http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/estadio-da-luz-pago-na-totalidade-em-2010.html

Então mas o passivo gigante não era devido ao estádio e ao CFC?

Boa leitura!

carvalho0407

eu penso que o estadio ja podia estar pago, mas como o juro nestes casos é mais baixo que os outros, o mesmo acontece quando fazemos o credito à habitação, esse dinheiro é canalizado para outros emprestimos.
agora com as taxas de juro a baixar e muito, é altura de o benfica reunir com os bancos e dar um rumo diferente, e poder poupar muito em juros, pelo menos 10 milhoes ao ano a menos, coisa que ja aconteceu com o sporting.

MALU15

Citação de: carvalho0407 em 26 de Janeiro de 2015, 07:57
eu penso que o estadio ja podia estar pago, mas como o juro nestes casos é mais baixo que os outros, o mesmo acontece quando fazemos o credito à habitação, esse dinheiro é canalizado para outros emprestimos.
agora com as taxas de juro a baixar e muito, é altura de o benfica reunir com os bancos e dar um rumo diferente, e poder poupar muito em juros, pelo menos 10 milhoes ao ano a menos, coisa que ja aconteceu com o sporting.
O Empréstimo de financiamento do CT Seixal e do Estádio são de muito longo prazo e vencem taxas  indexadas à Euribor a 12 e 6 meses e com spread 1,25%, 1,75 e 2%. Assim, as taxas médias finais resultantes,  são hoje  muito baixas e inferiores aos 2%, pelo que não faz sentido falar em renegociação das condições pois corria-se o risco de aumento do spread. Para alem disto, estes empréstimos têm como garantias as receitas do patrocínio da CGD e de outros contratos no caso do Estádio. 

Maka

MALU15, leste o que pus aí? Qual a explicação para um tal desfasamento de datas?

JohnT

Alguem aqui pode confirmar se esses dados sao correctos?

MALU15

Citação de: Maka em 26 de Janeiro de 2015, 14:52
MALU15, leste o que pus aí? Qual a explicação para um tal desfasamento de datas?
Sobre o estádio, e na parte referente aos artigos já são histórias do passado, o importante é o presente e o futuro. O passivo do estádio pode ser catalogado como de bom passivo, pois para alem de ser um bom activo, tem um prazo de amortização adequado (até Fev 2024) e tem boas taxas.

O problema está no outro passivo, o qual resultou, uma boa parte do financiamento dos prejuízos acumulados em anos anteriores (cerca 135M) que eu catalogo de mau passivo, e que só pode ser recuperado a longo prazo e por via de resultados positivos, dado que a via do aumento de capital sem o Clube perder o domínio da SAD será pouco viável.

O restante passivo foi uma inevitabilidade, pois não tendo a BSAD capitais próprios,  teve de recorrer a capitais alheios para financiar novos investimentos em instalações e na aposta da melhoria constante da competitividade da equipa nos últimos 10 anos, e que infelizmente só começou a dar os seus frutos nos anos mais recentes.

ChamaImensaSLB

Citação de: JohnT em 26 de Janeiro de 2015, 15:16

Isto assim não é nada. É um gráfico. Eu posso fazer um em qe digo que 40M dos 45M são para a associação de pescadores de freixo espada à cinta.
Sem fonte, sem legenda, sem documentos não passa de um gráfico qualquer.

cavpacores

na vossa opinião, qual seria a melhor forma de abater o passivo/ geri-lo e diminuir, sem perder competitividade e conseguindo manter os jogadores mais tempo?

tecoteco

Citação de: JohnT em 26 de Janeiro de 2015, 15:16

o fundo é o BENFICA STARS FUND, que por acaso nós adquirimos e ficamos com 100% ;)
Como tal essa fatia é toda nossa.

Quanto à Gestifute, existem 3 negócios nessas comissões (André Gomes, Rodrigo e empréstimo do Fariña). É normal o intermediário cobrar 10%.

Quanto ao Real Madrid, tinha direito de recompra por 12M€ do Rodrigo, e na altura da venda do Di Maria, abdicaram do direito de recompra, para ficarem com cerca de 33% de uma futura mais-valia do Rodrigo.

Ou seja, recebemos cerca de 31M€
Os intermediários cerca de 6M€ (custos de intermediação)
e o Real Madrid cerca de 8M€ (33% da mais-valia do rodrigo)

Numa venda, nem tudo é mais-valia.

Por norma em 100M€ brutos de vendas as mais-valias têm rondado em média os 2/3 do valor bruto. Algo que aconteceu nesta operação.

Theroux

Citação de: cavpacores em 26 de Janeiro de 2015, 15:28
na vossa opinião, qual seria a melhor forma de abater o passivo/ geri-lo e diminuir, sem perder competitividade e conseguindo manter os jogadores mais tempo?

Vender a SAD a um bilionário, não há milagres.

Neste momento parece-me é existir uma oportunidade para investir menos em jogadores visto que a qualidade da formação subiu imenso. Por exemplo baixar o investimento de 30M€/época para 20/25M€. Sempre são menos 10M€/15M€ todas as épocas que se tem de fazer em vendas.

porto
08/09 22.3M€ 23.8M€
09/10 24.5M€ 27.1M€
10/11 27.5M€ 28.4M€
11/12 31.3M€ 36.3M€
12/13 29.5M€ 26.5M€
13/14 28.9M€ 27.1M€
14/15 7.25M€ 7.28M€ 1º trimestre
Total   171M€  176M€

Coloquei os investimentos do porto para existir uma referência.

J Pinto

Citação de: Theroux em 26 de Janeiro de 2015, 16:12

Vender a SAD a um bilionário, não há milagres.

Neste momento parece-me é existir uma oportunidade para investir menos em jogadores visto que a qualidade da formação subiu imenso. Por exemplo baixar o investimento de 30M€/época para 20/25M€. Sempre são menos 10M€/15M€ todas as épocas que se tem de fazer em vendas.

porto
08/09 22.3M€ 23.8M€
09/10 24.5M€ 27.1M€
10/11 27.5M€ 28.4M€
11/12 31.3M€ 36.3M€
12/13 29.5M€ 26.5M€
13/14 28.9M€ 27.1M€
14/15 7.25M€ 7.28M€ 1º trimestre
Total   171M€  176M€

Coloquei os investimentos do porto para existir uma referência.

Isso está mal. Em 2113/2014, eles gastaram no total 34 ME em reforços. Está nos R&C. O Benfica gastou 24 ME.

miniMilk

tentar baixar os custos com juros que rondam os 20M ano segundo li. Será possível? não sei. Mas hoje em dia os juros já estão mais baixos, e com tanta venda, devemos ter algum poder para negociar ou não renovar alguns empréstimos, pagando-os.

J Pinto

Corruptos
Contratações (33,75 milhões euros)
Tiago Rodrigues e Josué (3,70 milhões de euros)
Ricardo (V. Guimarães, 1,7 milhões de euros)
Licá (1,650 milhões de euros por 100 por cento do passe)
Carlos Eduardo (Estoril, 900 mil euros)
Reyes (América, 9 milhões – 95 por cento do passe)
Herrera (Pachuca, oito milhões por 80 por cento do passe)
Quintero (5 milhões, por 50 por cento do passe)
Ghilas (3,8 milhões de euros por 50 por cento do passe)