As Finanças do Benfica

Nramos

Citação de: lonstrup em 15 de Maio de 2015, 10:25
Citação de: Nramos em 15 de Maio de 2015, 10:22
Parece-me, lendo Vilarinho, que a politica que os "malucos" andavam aqui a recomendar há muito tempo é mesmo para seguir, e será aplaudida por todos, seguramente.
O que escreveu o Vilarinho? E que politica é essa?

http://expresso.sapo.pt/desporto/2015-05-15-Manuel-Vilarinho-numa-entrevista-depois-de-jantar.-Ja-nao-ha-presidentes-assim

Nramos

Destaco:

"Temos de ter coragem de tomar decisões. Que podem não agradar ao princípio, mas agradarão no final. Porque não há hipótese de manter este tipo de vida."

flsb

.

bnfc

Citação de: Nramos em 15 de Maio de 2015, 10:56
Destaco:

"Temos de ter coragem de tomar decisões. Que podem não agradar ao princípio, mas agradarão no final. Porque não há hipótese de manter este tipo de vida."

O LFV já anda a dizer o mm há pelo menos 3 épocas. Uma coisa é dizer, outra é fazer. A intenção é essa, mas depois o porto gasta 40 ou 50M em reforços e o Benfica tem que investir pelo menos 20 ou 30M. Não há alternativa. Só poderemos recuar um pouco quando o porto atingir um ponto de ruptura e tiver que desinvestir. Até lá, se não quisermos perder o barco, temos que ir tentando acompanhar.

JRoma

Meus amigos em também gostava de estar errado.

Mas o meu raciocínio foi exclusivamente a comparação financeira desta época, que esperamos  de campeões para nós e que os sujos "não ganham nada".

Vi aqui que este desempenho desportivo irá brevemente cavar o fosso e implodir os falsos.

Mas friamente (ou seja além da grande alegria da conquista do campeonato, que considero objetivo primordial), parece-me que financeiramente (olhando somente para os prémios de participação nas competições e correspondente valorização dos jogadores e marca) os porcos terão um resultado = ou melhor que o nosso.

Se é verdade que reconheço que o Benfica ganha mais que prestigio e valorização de marca, para o futuro, também ainda não me convencem que, este ano, FINANCEIRAMENTE, ficamos melhores que os porquitos

bnfc

Citação de: JRoma em 15 de Maio de 2015, 11:30
Meus amigos em também gostava de estar errado.

Mas o meu raciocínio foi exclusivamente a comparação financeira desta época, que esperamos  de campeões para nós e que os sujos "não ganham nada".

Vi aqui que este desempenho desportivo irá brevemente cavar o fosso e implodir os falsos.

Mas friamente (ou seja além da grande alegria da conquista do campeonato, que considero objetivo primordial), parece-me que financeiramente (olhando somente para os prémios de participação nas competições e correspondente valorização dos jogadores e marca) os porcos terão um resultado = ou melhor que o nosso.

Se é verdade que reconheço que o Benfica ganha mais que prestigio e valorização de marca, para o futuro, também ainda não me convencem que, este ano, FINANCEIRAMENTE, ficamos melhores que os porquitos

Daqui a pouco estão a dizer que os títulos são irrelevantes.

A falta de títulos fragiliza qualquer política desportiva. Começam a assumir mais riscos, a gastar mais, a pensar cada vez menos a médio ou longo prazo. E isso acaba por repercutir-se na saúda financeira.

O porto só continua a acumular prejuízos porque está a tentar tudo para ultrapassar o Benfica. Tomas muitas decisões em desespero, sem pensar nas consequências. Daí ter até começado a apostar em jogadores emprestados, o que pode significar um grande número de mudanças na equipa titular todas as épocas, sem benefício financeiro. Mas quem está desesperado não se preocupa muito com a época seguinte, só pensa em ganhar e tirar o peso das costas.

Rui12ld

Citação de: bnfc em 15 de Maio de 2015, 11:24
Destaco:

O LFV já anda a dizer o mm há pelo menos 3 épocas. Uma coisa é dizer, outra é fazer. A intenção é essa, mas depois o porto gasta 40 ou 50M em reforços e o Benfica tem que investir pelo menos 20 ou 30M. Não há alternativa. Só poderemos recuar um pouco quando o porto atingir um ponto de ruptura e tiver que desinvestir. Até lá, se não quisermos perder o barco, temos que ir tentando acompanhar.

Não acreditando muito que possa vir a acontecer nos tempos mais proxímos, mas se o Sporting ganhar a Liga, com um orçamento de menos de metade do Benfica ou Porto, que farão estes dois (administração das SAD's entenda-se) na época seguinte? Esse caminho de investimento sem pensar nas consequências é de fato suicidário.

bnfc

Citação de: Rui12ld em 15 de Maio de 2015, 11:45
Citação de: bnfc em 15 de Maio de 2015, 11:24
Destaco:

Não acreditando muito que possa vir a acontecer nos tempos mais proxímos, mas se o Sporting ganhar a Liga, com um orçamento de menos de metade do Benfica ou Porto, que farão estes dois (administração das SAD's entenda-se) na época seguinte? Esse caminho de investimento sem pensar nas consequências é de fato suicidário.

Alguma vez o sporting consegue ganhar a liga com este orçamento? O Braga até conseguiu andar lá perto em 2009/10, lutou até à última jornada, mas mm assim estava na cara que não conseguia. O sporting tb. Mesmo que faça uma super-época e ultrapasse largamente as expectativas, a probabilidade de ser campeão é quase nula. E mesmo que braga ou sporting conseguissem fazer uma super-época dessas e surpreender toda a gente, isso seria sempre considerado uma excepção. Não mudaria nada.

med06053

Citação de: heart_slb em 14 de Maio de 2015, 23:30
Citação de: JRoma em 14 de Maio de 2015, 23:13
Citação de: JRoma em 13 de Maio de 2015, 12:39
Citação de: CitriC em 12 de Maio de 2015, 17:18
Citação de: JRoma em 12 de Maio de 2015, 17:05
Anda me hão de conseguir explicar como é que estar na corrida pelo titulo até ao fim e não ganhar é assim tão diferente, em termos financeiros, num futuro a curto prazo.

Então se os porcos fizerem mais 3 épocas iguais a esta:

Nós seriamos Penta, mas em termos financeiros estaríamos melhores que eles???

Obviamente, pois:

1- Significaria que irias sempre à Liga dos Campeões. Imagina no ano passado que eles tinham ido ao play-off e teriam perdido contra o Lille. Quanto dinheiro fariam nesse caso ? Muito menos do que o que fizeram

2- Apesar dos jogadores receberem prémios por conquista de títulos, também é verdade que os patrocínios pagariam mais e receberiamos mais receitas desde compras de camisolas,  a compras de bilhetes para ver os jogos , etc ... Já eles teriam menor procura.

3- Um jogador que é campeão ou bi ou tri, etc tem um valor de mercado diferente que aquele que nunca foi campeão.

E por aí afora.

Concluindo e resumindo quanto mais tempo eles tiverem sem ganhar pior financeiramente para eles, e melhor para nós, pois claro pois terão menos dinheiro para investir e mais se endividarão.
Não me fiz entender (mas revendo o que escrevi é natural :ashamed:)

O que queria comparar era esta época, projetando "ceteris paribus" num futuro próximo (3 anos)

Nó sfomos campeões e, em principio, vamos ser Bi.

Ótimo é isto que o povo (e eu) quer!!!

Mas se o Benfica continuar a ser campeão e até arrecadar mais umas tacinhas em comparação com os suinos que têm consecutivamente passado a fase de grupos da CL e nós ficamos (quando muito) na 2.º liga europa, como fica em termos financeiros.

Eu tenho a clara sensação que os porcos, mesmo distanciando-se do Benfica em titulos ficam "mais ricos".

estarei assim tão enganado?

É que o Benfica é gerido para gerar lucros (não estou a defender esta posição, é a realidade) e tentar gerar receitas de tesouraria para aguentar o barco...

... e assegurar as devidas comissões no entreposto.
Grandes máquinas deste tópico, alguém consegue postar aí uma contra argumentação?
Eu gostava de pensar diferente, mas parece-me que o sucesso dos porcos na "chemps" vale mais que o nosso "sucesso desportivo" recente, no que toca ao capitulo financeiro.
Nao deixas de ter uma certa razao.... Passar os 8os da champions da mais dinheiro que ganhar todas as competicoes nacionais!

Por outro lado temos a publicidade em que quem investe e um Homem de negocios que nao olha à cor..... Por isso pode pensar assim o porto esta sempre na disputa do campeonato portugues por isso o patrocinio vai ser visto pelos portugueses...
Aqui temos um empate em termos de alcance entre porto e benfica!

Depois temos as competicoes europeias que tem mais publico que as competicoes nacionais... E quem fizer melhor figura na europa dara mais alcance ao patrocinador!
Neste capitulo o porto tem vantagem(atualmente)

Por outro lado o benfica e campeao e seria logico evoluir as suas prestacoes na europa... E por aqui somos considerados  con potencial!

Por isso depende muito do investidor e da maneira que pensa!

(nao esquecer que o benfica e o clube com mais socios no mundo, logo sem falar em resultados desportivos saimos na frente!!!!! E isto sim pode ser um grande elemento de aposta no benfica)

Isso de visibilidade na europa e o porto ter melhor, não é bem assim.

Tirando esta época e devido ao estrondoso resultado na alemanha que deu publicidade mas com uma conotação um bocado má, nas últimas 5 épocas o benfica teve 2 finais europeias. Não é a champions, mas é um jogo que toda a gente no mundo vê e que tirando a parte monetária, dá mais visibilidade que uns 4ºs de champions.

Esta década actual, o benfica é a equipa portuguesa com maior visibilidade europeia. É continuar a crescer...

Francescoli

Em termos meramente financeiros e falando apenas de implicaçoes directas, qual é a diferença entre ser campeão e ser segundo classificado?

Flirt4ever

JRoma, não sei se percebi bem o teu post, mas falando exclusivamento das receitas da Liga dos Campeões, dou-te um exemplo da épca de 2013/14, de uma equipa que também chegou aos 4.ºs Final:

Em 2013/14, o Borussia Dortmund, foi o Clube dos 4.ºs Final da Liga dos Campeões, que ganhou menos dinheiro, sendo o montante o seguinte:

Citação de: Competições Europeias 2013/14
Borussia Dortmund
Participação__________   8,600 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Performance__________  4,000 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Market pool___________  14,725 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Oitavos de Final_______  3,500 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Quartos de Final_______  3,900 Milhões de € (Liga dos Campeões)

TOTAL____________34,725 Milhões de €

Citação de: Competições Europeias 2013/14
Sport Lisboa e Benfica
Performance__________  3,000 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Market pool___________  2,284 Milhões de € + 1,270 (Liga dos Campeões + Liga Europa)
16 avos de Final_______  0,200 Milhões de € (Liga Europa)
Oitavos de Final_______  0,350 Milhões de € (Liga Europa)
Quartos de Final_______  0,450 Milhões de € (Liga Europa)
Meias Finais__________  1,000 Milhões de € (Liga Europa)
Final_________________  2,500 Milhões de € (Liga Europa)

TOTAL____________19,654 Milhões de €
(Total só de Liga Europa: 5,770 Milhões de €)

Fonte + Fonte

Extrapolando para o que poderá ter sido os rendimentos do Porto este ano:

Citação de: Competições Europeias 2014/15
F.C. Porto
Performance__________  5,000 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Market pool___________  3,600 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Oitavos de Final_______  3,500 Milhões de € (Liga dos Campeões)
Quartos de Final_______  3,900 Milhões de € (Liga dos Campeões)

TOTAL____________24,600 Milhões de €

pedrocosta1950

Nos últimos 5 anos o Benfica encaixou mais dinheiro nas provas da UEFA que o porco. A diferença não é muita, mas teve. Diria uns 3 milhões. A grande diferença vai-se estabelecer esta época, pois eles arrecadaram muito dinheiro e nós nem à Liga Europa fomos para minorar um pouco os prejuízos financeiros e de até de "montra".

Flirt4ever

Citação de: Francescoli em 15 de Maio de 2015, 12:13
Em termos meramente financeiros e falando apenas de implicaçoes directas, qual é a diferença entre ser campeão e ser segundo classificado?
E já agora, em terceiro.

O 3.º Classificado recebe mais dinheiro (da Liga dos Campeões) que os 1.º e 2.º, caso se qualifique para a Liga dos Campeões, porque tem ainda a receita de bilheteira do jogo de qualificação em casa.....

:rir:

osanto

Citação de: Flirt4ever em 15 de Maio de 2015, 12:24
E já agora, em terceiro.

O 3.º Classificado recebe mais dinheiro (da Liga dos Campeões) que os 1.º e 2.º, caso se qualifique para a Liga dos Campeões, porque tem ainda a receita de bilheteira do jogo de qualificação em casa.....

É verdade que o terceiro se passar a fase de qualificação, arranca com mais dinheiro, mas então pq é q o presidente da equipa q ficou em terceiro não está nada confiante com o orçamento q possa vir a ter? ;)

Obviamente q compreendi o que querias dizer, mas acho q isso é bom é para as equipas inglesas, espanholas e alemãs, essas sim ganham muito dinheiro em dois jogos de qualificação.

MALU15

Citação de: Flirt4ever em 15 de Maio de 2015, 12:24
E já agora, em terceiro.

Acho que ainda tem um prémio inicial de 2M. Tem é o risco de não passar à fase de grupos da CL se não for cabeça de série, como será o caso este ano do Sporting.
A fatia do marketpool é maior no caso do 1º, embora no caso português os valores sejam baixos em relação aos outros países.