As Finanças do Benfica

Theroux

Citação de: paulomaia1972 em 08 de Junho de 2015, 21:10
Citação de: DC1989 em 08 de Junho de 2015, 21:06
Citação de: peterslimer em 08 de Junho de 2015, 21:01
Citação de: DC1989 em 08 de Junho de 2015, 20:57
Citação de: peterslimer em 08 de Junho de 2015, 20:34
Lá está o  Benfas..  :estrelas: :disgust:

Elucida-me, é mau usar o termo?
Isto não é uma ditadura penso eu... o amor e o respeito estão todos cá!  :slb2:
Os antis usam esse termo. Deduzo que não o sejas. Não há nenhuma ditadura por aqui.

Não sou só mesmo preguiçoso  ::bater::
A malta aqui para o interior usa muito essa expressão mas sem lhe atribuir a mesma conotação, de qualquer forma thnks

Começa explicar aí ao pessoal que Benfas é pejorativo, termo utilizado pelos lagartos e portistas para denegrir o Glorioso.

E por benfiquistas fora do interior.

mojo_j0jo

Os antis usam esse termo. Deduzo que não o sejas. Não há nenhuma ditadura por aqui.

Antis como quem diz... eu já perdi essa batalha, mas donde sou usa-se o "Benfas" entre Benfiquistas, como algo carinhoso.

Mas pronto, aqui no forum não é lá muito bem aceite, é evitar de usar.

peterslimer

Não fugindo mais ao tópico, sem o judas por cá e se mandassemos entulho que anda por cá embora do clube, a nossa média salarial anual iria baixar muito. Quanto o Benfica gasta anualmente em salários sabem?

peterslimer

Citação de: mojo_j0jo em 08 de Junho de 2015, 21:31

Antis como quem diz... eu já perdi essa batalha, mas donde sou usa-se o "Benfas" entre Benfiquistas, como algo carinhoso.

Mas pronto, aqui no forum não é lá muito bem aceite, é evitar de usar.
Não só no forum, já assisti a uma discussão bem acessa entre benfiquistas por causa desse nome "carinhoso". Benfas é uma especie de diminutivo que os antis usam para nos chamar de pequeninos, começando nessa palavra.

homemsumol

Citação de: DC1989 em 08 de Junho de 2015, 20:27
Muito se fala que o Benfas os unicos activos com mercado que tem são Gaitan e Salvio mas eu apenas digo com um limpeza bem feita poderiamos chegar a valores muito interessantes:

Confirmados:
Artur (Salario anual: ???)
Evandro (Salario anual: 500.000€)

Hipotéticos mas realistas:
A.Almeida (Venda: +-5M) (Salario anual: ???)
Cesar: (Venda: +-2M) (Salario anual: ???)
Sidnei: (Venda: +-2M) (Salario anual: ???)
L.Filipe: (Venda: +-0M) (Salario anual: ???)
Sulejmani: (Venda: +-3M) (Salario anual: ???)
Bebe: (Venda: +-3M) (Salario anual: ???)
Talisca: (Venda: +-20M) (Salario anual: ???)
John: (Venda: +-10M) (Salario anual: ???)
Cavaleiro: (Venda: +-5M) (Salario anual: ???)
Lima: (Venda: +-4M) (Salario anual: ???)
Derley: (Venda: +-3M) (Salario anual: ???)
R.Fonte: (Venda: +-0M) (Salario anual: ???)
Oliveira: (Venda: +-4M) (Salario anual: ???)

Total em vendas: +-60M (Excluindo o Gaitan!)
Total em salarios: ???  (Se alguém quiser elucidar esta parte, agradecia)

Isso é que seria de valor! Será que é assim tão difícil fazer uma limpeza dessas no clube? Nunca ninguém pensou mesmo nisso antes? É que percebo receber comissões nas compras e vendas de jogadores. Agora manter o entulho é que não.

Para emagrecermos o plantel dessas gorduras (e outros que devem andar por aí como Lolo, Djaló e sei lá mais quem) custará assim tanto?

E PLURIBUS UNUM

33 others like this

Eu por acaso acho Benfas um diminutivo simpatico, que uso muitas vezes em conversa de bola com os amigos. A escrever não custa nada escrever Benfica. E não vejo assi tantos lagartos e porquista a usar esta triminologia

Para mim Benfas está para Benfica  como Benas está para Benavente

Juan Mata

Eu até pensava que Benfas teria que ver com os PALOP e não com um termo jocoso para com o Clube. Contudo não é nome que empregue relativamente ao Benfica.

Geralmente é 1ª pessoa do plural all the way. «Nós temos o Jonas», «Nós tivemos Aimar e Saviola», «Nós somos bicampeões» and so on.

DC1989

Citação de: homemsumol em 08 de Junho de 2015, 22:08
Muito se fala que o Benfas os unicos activos com mercado que tem são Gaitan e Salvio mas eu apenas digo com um limpeza bem feita poderiamos chegar a valores muito interessantes:

Confirmados:

Isso é que seria de valor! Será que é assim tão difícil fazer uma limpeza dessas no clube? Nunca ninguém pensou mesmo nisso antes? É que percebo receber comissões nas compras e vendas de jogadores. Agora manter o entulho é que não.

Para emagrecermos o plantel dessas gorduras (e outros que devem andar por aí como Lolo, Djaló e sei lá mais quem) custará assim tanto?

E PLURIBUS UNUM

Colocando a expressão de parte que já deu para ver que não é a mais correcta...

Seria possível no meu entender com uma limpeza destas, que mantem a qualidade no plantel, fazer uma poupança de salarios de cerca de +-5M (estou a supor) e um ganho de +-65M.

bzouk

Citação de: DC1989 em 08 de Junho de 2015, 23:14
Citação de: homemsumol em 08 de Junho de 2015, 22:08

Confirmados:

E PLURIBUS UNUM

Colocando a expressão de parte que já deu para ver que não é a mais correcta...

Seria possível no meu entender com uma limpeza destas, que mantem a qualidade no plantel, fazendo uma poupança de salarios de cerca de +-5M (estou a supor) e um ganho de +-65M.
Na minha opinião com um ou outro ajuste essa é parte da solução para o imediato.
Resolver o quanto antes, da forma menos negativa possível em alguns casos, a situação de alguns jogadores para encurtar o número atual de atletas com contrato. Isso permitiria por um lado alguma margem para apostar ainda mais na formação, nem que seja com mais jovens  vinculados e por outro lado poder realizar apenas as compras necessárias ao melhoramento do plantel. Contratações "cirúrgicas".

Woodwaid

Por outro lado um jovem tem valor zero e amortização zero, resultado activos a baixarem e deixas de fazer manobras como comprar um jogador X por 1M €, fazer um contrato de 5 anos para amortizar 20% ano com um valor do bem em 4M € devido a especulação.....
elefantes brancos...bah!!!!

DC1989

Citação de: Woodwaid em 09 de Junho de 2015, 00:22
Por outro lado um jovem tem valor zero e amortização zero, resultado activos a baixarem e deixas de fazer manobras como comprar um jogador X por 1M €, fazer um contrato de 5 anos para amortizar 20% ano com um valor do bem em 4M € devido a especulação.....

Como tem valor zero? O activo começa com valor zero mas depois aprecia de valor...
E claro não houve custos não há nada a amortizar.

karlussantus

Citação de: MALU15 em 06 de Junho de 2015, 10:25
Citação de: karlussantus em 06 de Junho de 2015, 03:10
Citação de: Juan Mata em 06 de Junho de 2015, 01:19
Citação de: Juan Mata em 05 de Junho de 2015, 17:39
A partir de que orçamento é que o Benfica não necessitaria de vender os seus jogadores?
Alguém me consegue tirar esta dúvida? Ou estamos 100% dependentes da venda de jogadores?

Obrigado desde já.

Só sabendo quando terminam os empréstimos.

Juntando as últimas 5 épocas temos um prejuizo operacional apenas de 1,4M€.
O problema são os encargos financeiros, pois ascendem a 23,5M€ por época enquanto os proveitos financeiros são de apenas 4M€.

Ou seja, ou o saldo operacional melhora e passa a cobrir os encargos financeiros ou precisamos de ter um saldo positivo nas transações de jogadores de cerca de 20M€ por época.

Se na próxima época mantivéssemos o bom desempenho desportivo e os demais proveitos operacionais não decrescessem, já temos 2 dados que podem ajudar a melhorar o saldo operacional, o novo patrocionador +4M€, e o treinador mais barato +3M€ época. Se melhorarmos também a performance na Champions podemos facilmente ir buscar +5M€ em prémios, sendo que o market pool também deve subir pois a Sport TV teve que melhorar a proposta, graças á BTV, estamos certamente a falar de alguns milhões talvez +3M€.

Desde que passamos a ter os jogos na BTV as melhorias orçamentais foram evidentes.
Isso é que era doce se fosse só assim, mas a realidade é bem diferente.

As tuas contas estão incompletas, pois não entram em linha de conta com a rubrica de amortizações e perdas de imparidade de direitos de atletas, que vale actualmente cerca de 30M e que juntamente com as rubricas de rendimentos/gastos c/ transacções de direitos de atletas forma os resultados com atletas.

Os valores que coloquei são os apresentados pelo Benfica à CMVM, e incluem amortizações e perdas de imparidade de direitos de atletas.

manjob

Benfica entre as 25 marcas de futebol mais fortes do mundo
Estudo revela que é a marca portuguesa de referência entre as mais valiosas do futebol mundial.
Um estudo da Brand Finance/On Strategy refere que o Benfica (21º) permanece como principal marca portuguesa entre as mais valiosas do futebol mundial, numa lista que é liderada pelo Manchester United, seguindo-se Bayern Munique e Real Madrid.
"Não obstante o 40º lugar em termos de valor financeiro no ranking das marcas mais valiosas do futebol mundial, o Benfica obtém um índice de força de marca e de reputação entre as 25 marcas mais fortes do mundo e considerado de excelência (acima dos 80 pontos)", refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy/Brand Finance Iberia.
Ainda em relação aos clubes portugueses, afirma João Baluarte, 'partner' da On Strategy/Brand Finance em Portugal, que "são prejudicados pela pequena dimensão da nossa liga face a ligas como a inglesa, alemã ou espanhola; não obstante o Benfica estar entre as 25 marcas mais fortes da Europa, não consegue converter essa força em valor, nomeadamente no que diz respeito ao valor auferido pelos direitos televisivos".
Por outro lado, "o Benfica praticamente duplicou o seu volume de negócios em cinco anos, se retirarmos o valor proveniente da venda de jogadores, está entre os 20 com maior receita comercial e é uma das 25 marcas mais fortes; ainda assim, o seu volume de negócios é praticamente metade de, por exemplo, um clube como o Newcastle, que normalmente disputa a segunda metade da tabela classificativa inglesa".
Numa tabela dominada por clubes ingleses, alemães e espanhóis, que superam 75% do valor financeiro, a liderança do Manchester United é justificada através dos novos acordos televisivos que, nos próximos três anos, asseguram uma verba de 5,1 mil milhões de libras. O argumento é válido também para o facto de seis dos 10 primeiros pertencerem à Premier League.
O Bayern cresce 4% em relação ao ano passado, enquanto o Real Madrid assegura "o mais elevado volume de negócios da lista", mas é prejudicado por factores como "a instabilidade politica e económica de Espanha".

http://economico.sapo.pt/noticias/benfica-entre-as-25-marcas-de-futebol-mais-fortes-do-mundo_220551.html

Aderito

Citação de: DC1989 em 09 de Junho de 2015, 00:57

Como tem valor zero? O activo começa com valor zero mas depois aprecia de valor...

Um jogador só vale zero quando acaba o seu contrato e naturalmente deixa de fazer parte do activo do clube.

Agora, enquanto tem contrato, tem um valor registado no activo intangível, por mais pequeno que seja.

Como já foi dito muitas veezes, o valor de um jogador no activo é o resultado da divisão da soma de todos os custos (aquisição, intermediação da aquisição e eventual renovação e custos associados) extra salários, pelos anos de contrato já corridos. Exemplo um jogador que tem um custo total de 10 milhões e assina por 5 anos, no final do 1º ano esta valorizado no activo por 8, no seguinte por 6 e por aí fora... se não renovar, quando acabar contrato, e só aí, naturalmente vale zero.

A tendência, é portanto, do valor do jogador baixar no activo, apenas subindo caso haja uma renovação de contrato com custos associados (prémio de assinatura, custos de intermediação), porque se renovar sem esses custos "extra", também não aumenta, apenas amortiza menos por ano (por via de dividir por mais anos de contrato).

No caso dos jogadores oriundos da formação, o seu valor é baixo, mas a formula é precisamente a mesma. Os custos têm que ver com o valor pago pela SAD ao clube formador (mesmo que seja o Benfica) aquando da assinatura do contrato de profissional. São os chamados direitos de formação e todos os jogadores têm esse custo.

Quanto a supostas "manobras" para valorizar activos intangíveis (jogadores), não percebo a lógica. É certo que aumentaria o valor do activo, mas também do passivo por via das amortizações (e eventualmente pressionaria a tesouraria pelo pagamento associado) e pode induzir a um aumento da dívida remunerada (se usado capital alheio para a contratação).

Pelo contrário, uma venda de um jogador da formação que tenha um valor baixo ou residual no activo, significaria uma maior mais-valia e portanto afectando de forma mais significativa, pela positiva, o resultado líquido do exercício.

Abraço

DC1989

Citação de: Aderito em 09 de Junho de 2015, 09:29
Citação de: DC1989 em 09 de Junho de 2015, 00:57

Um jogador só vale zero quando acaba o seu contrato e naturalmente deixa de fazer parte do activo do clube.

Agora, enquanto tem contrato, tem um valor registado no activo intangível, por mais pequeno que seja.

Como já foi dito muitas veezes, o valor de um jogador no activo é o resultado da divisão da soma de todos os custos (aquisição, intermediação da aquisição e eventual renovação e custos associados) extra salários, pelos anos de contrato já corridos. Exemplo um jogador que tem um custo total de 10 milhões e assina por 5 anos, no final do 1º ano esta valorizado no activo por 8, no seguinte por 6 e por aí fora... se não renovar, quando acabar contrato, e só aí, naturalmente vale zero.

A tendência, é portanto, do valor do jogador baixar no activo, apenas subindo caso haja uma renovação de contrato com custos associados (prémio de assinatura, custos de intermediação), porque se renovar sem esses custos "extra", também não aumenta, apenas amortiza menos por ano (por via de dividir por mais anos de contrato).

No caso dos jogadores oriundos da formação, o seu valor é baixo, mas a formula é precisamente a mesma. Os custos têm que ver com o valor pago pela SAD ao clube formador (mesmo que seja o Benfica) aquando da assinatura do contrato de profissional. São os chamados direitos de formação e todos os jogadores têm esse custo.

Quanto a supostas "manobras" para valorizar activos intangíveis (jogadores), não percebo a lógica. É certo que aumentaria o valor do activo, mas também do passivo por via das amortizações (e eventualmente pressionaria a tesouraria pelo pagamento associado) e pode induzir a um aumento da dívida remunerada (se usado capital alheio para a contratação).

Pelo contrário, uma venda de um jogador da formação que tenha um valor baixo ou residual no activo, significaria uma maior mais-valia e portanto afectando de forma mais significativa, pela positiva, o resultado líquido do exercício.

Abraço

Boa explicação, obrigado Aderito.  :drunk: