As Finanças do Benfica

warding

Citação de: Juan Mata em 21 de Junho de 2015, 23:46
Coloco mais duas questões que são as que mais me movem relativamente ao futuro do clube:

1) Se o Benfica quisesse ser independente financeiramente, quanto dinheiro teria que gerar para o fazer?

2) Em que ano é que o Benfica deixará de dever dinheiro a entidades bancárias?

É que sonho com a possibilidade de ver o meu clube fincar pé aos tubarões e dizer: O jogador só sai se baterem a cláusula ou se ele próprio tiver esse desejo.

Dava jeito para jogadores como o Javi Garcia, Nico e Sálvio.
1. Assumindo que financeiramente independente signifique sem dever empréstimos, por volta de 320M.
2. Depende da gestão nos anos futuros, mas provavelmente nunca. Há boas razões para reduzir o valor do passivo - reduzir custos financeiros tanto abatendo os empréstimos como melhorando os rácios financeiros fazendo descer os juros - mas talvez não faça muito sentido abater os empréstimos bancários na sua totalidade. Para o fazer terias de conseguir gerir a SAD de forma a manteres um bom nível de receitas enquanto reduzes os custos significativamente.

EDIT: Vi que querias dizer uma coisa diferente com financeiramente independente. O Benfica hoje tem necessariamente de vender porque embora as receitas operacionais hoje cobrem os custos operacionais, ainda não cobrem os resultados financeiros e amortizações e imparidades de atletas (que, se não me engano, será +- uma média do investimento anual em contratações). Estas duas rubricas andam nos €50M.

peter_slb

Citação de: Juan Mata em 21 de Junho de 2015, 23:58
Citação de: peter_slb em 21 de Junho de 2015, 23:52
o Benfica já viveu essa situação, no final da década passada, foi a mudança de gestão que nos trouxe à obrigação de vender jogadores. Quanto às outras questões, não sei o que entendes por independente financeiramente e deixará de dever dinheiro às entidades bancárias quando pagar o que deve, mas não é suposto algum dia pagar tudo o que deve.
Quando digo independente financeiramente, se calhar até digo mal, refiro-me ao facto de o Benfica não procurar nos jogadores retorno financeiro.

Não se ver obrigado a vender os seus melhores jogadores.

Para mim isto é um sonho. E até acho que o Benfica tem(ou tinha) capacidade para ser gerido sob forma a não ter que vender os seus melhores jogadores. Pelo menos por vontade própria.

em 2008 estávamos nesse ponto, agora para o conseguir é necessário pensar a longo prazo sob pena de afectar em demasia a competitividade da equipa de futebol, mas isso não deve ser um sonho, deve ser um objetivo e bem claro, porque só com uma gestão sustentável que não dependa do constante desinvestimento no plantel (diferença positiva entre venda e compra de jogadores) para equilibrar as contas, se pode optimizar o crescimento a longo prazo.

Han

Citação de: paulomaia1972 em 21 de Junho de 2015, 23:58
Citação de: Han em 21 de Junho de 2015, 23:53
Citação de: paulomaia1972 em 21 de Junho de 2015, 23:42
Citação de: Han em 21 de Junho de 2015, 23:39
Citação de: paulomaia1972 em 21 de Junho de 2015, 23:37
Citação de: Han em 21 de Junho de 2015, 23:31
Citação de: paulomaia1972 em 21 de Junho de 2015, 23:28
Citação de: Han em 21 de Junho de 2015, 23:19
Para quem não sabe ler R&C, acredito que esse seja um parâmetro de avaliação plausível.

A missa em latim tb dava muito jeito...

Tens isso perto da tua casa,  ahahah

Quando quiseres posso fazer-te uma visita guiada a esses espaços culturais...

Eu sei bem os sítios que frequentas.
Preferia poder ver-te numa AG do Benfica.

O meu número de sócio confirma-me em várias, ao contrário de ti, faço um esforço económico, distancia km e tempo para estar presente.

Ok. Prescinde dessas missas em latim que aí pelo Norte em barda. E respeita os sócios que vão, que falam e que votam como querem.

Mas quem é que estou a desrespeitar?

Meu caro, deves estar muito enganado, não conheces decerto a história deste clube, e refiro-me à história recente em que foi necessário ir às assembleias, dar o corpo contra uma direção e os apoiava...

Decerto nesses tempos nem pensava no Benfica...

Todos associados tem direito a exprimir a sua opinião nas AGs,  desde que o façam com urbanidade.
É por isso que as AGs têm essa importancia e dignidade. É  descabido chamar monstros sagrados para debater o clube,  quando o Benfica é dos sócios. Não é dos notaveis, nem dos monstros sagrados, nem de qualquer aristrocracia. É de todos. E é isso que merece o maximo respeito.
O Benfica não é meu nem teu,  nós é que somos do Benfica.

candyforstalin

Citação de: warding em 22 de Junho de 2015, 00:05
Coloco mais duas questões que são as que mais me movem relativamente ao futuro do clube:

1) Se o Benfica quisesse ser independente financeiramente, quanto dinheiro teria que gerar para o fazer?

É que sonho com a possibilidade de ver o meu clube fincar pé aos tubarões e dizer: O jogador só sai se baterem a cláusula ou se ele próprio tiver esse desejo.

1. Assumindo que financeiramente independente signifique sem dever empréstimos, por volta de 320M.
2. Depende da gestão nos anos futuros, mas provavelmente nunca. Há boas razões para reduzir o valor do passivo - reduzir custos financeiros tanto abatendo os empréstimos como melhorando os rácios financeiros fazendo descer os juros - mas talvez não faça muito sentido abater os empréstimos bancários na sua totalidade. Para o fazer terias de conseguir gerir a SAD de forma a manteres um bom nível de receitas enquanto reduzes os custos significativamente.

EDIT: Vi que querias dizer uma coisa diferente com financeiramente independente. O Benfica hoje tem necessariamente de vender porque embora as receitas operacionais hoje cobrem os custos operacionais, ainda não cobrem os resultados financeiros e amortizações e imparidades de atletas (que, se não me engano, será +- uma média do investimento anual em contratações). Estas duas rubricas andam nos €50M.
Nem pedia tanto. Quando cobrirem também os resultados financeiros já ficarei satisfeito.

JarJar

Isso de bater o pé aos tubarões, só acontecerá no dia em que puderes pagar aos teus jogadores os mesmos salários que eles lhes prometem. Ou seja, nunca...
Com as leis Bosman e Weber, se um jogador quiser sair, pode fazê-lo ao fim de dois/três anos de contrato, unilateralmente. Ou estás sempre a renovar, quase de ano a ano, e a pagar sempre mais, ou vai vê-los a fugir para quem lhes paga melhor.

É por isso que acho uma hipocrisia quando me dão o exemplo do Barcelona para o paradigma da formação. O Barça tem o Iniesta, Messi, Piqué, Xavi', etc desde que saíram da formação deles, porque consegue pagar sempre mais a esses jogadores. Mesmo quando aparecer um maluco qualquer do PSG   a querer dar x triliões/mês ao Messi, o Barça pode cobrir a parada.

Se nós seguirmos o paradigma da formação, no dia em que sair um Messi do seixal, um ano depois já está noutro clube, garantidamente

Juan Mata

Citação de: JarJar em 22 de Junho de 2015, 01:29

Isso de bater o pé aos tubarões, só acontecerá no dia em que puderes pagar aos teus jogadores os mesmos salários que eles lhes prometem. Ou seja, nunca...
Com as leis Bosman e Weber, se um jogador quiser sair, pode fazê-lo ao fim de dois/três anos de contrato, unilateralmente. Ou estás sempre a renovar, quase de ano a ano, e a pagar sempre mais, ou vai vê-los a fugir para quem lhes paga melhor.

É por isso que acho uma hipocrisia quando me dão o exemplo do Barcelona para o paradigma da formação. O Barça tem o Iniesta, Messi, Piqué, Xavi', etc desde que saíram da formação deles, porque consegue pagar sempre mais a esses jogadores. Mesmo quando aparecer um maluco qualquer do PSG   a querer dar x triliões/mês ao Messi, o Barça pode cobrir a parada.

Se nós seguirmos o paradigma da formação, no dia em que sair um Messi do seixal, um ano depois já está noutro clube, garantidamente
No meu post está subentendido que o meu sonho é ver o Benfica sem necessidade de vender os seus melhores jogadores. E só o fazer caso os jogadores sintam esse desejo.

E no final dei três exemplos de jogadores que ficariam cá a vida inteira mas um já foi embora e dois para lá caminham.

Como é lógico, o Benfica não pode batalhar financeiramente com os ricos mas espero que um dia possa batalhar do ponto de vista em que pode dizer não a propostas de 30 ou 40 milhões por um Di Maria que ressurja no nosso clube porque vê mais proveitos do ponto de vista desportivo do que do ponto de vista financeiro.

E acredito que quando chegarmos a esse ponto poderemos lutar pela Champions e teremos a hegemonia do futebol português.

Maldini

Citação de: Benfiquista de braga em 21 de Junho de 2015, 22:46
Citação de: Theroux em 21 de Junho de 2015, 22:35
Citação de: Maldini em 21 de Junho de 2015, 22:33
Citação de: iloy em 21 de Junho de 2015, 22:32
Citação de: DC1989 em 21 de Junho de 2015, 22:28
Pois não, mas tens uma estratégia melhor do que a que esta a ser seguida? Porque criticar é facil e gostaria de ouvir a tua solução então!
Se não vendes não estás a ser responsável financeiramente uma vez que é dai que vem grande parte dos lucros, se vendes tens os adeptos revoltados e hipotecas as hipóteses de ser campeão...

Nada é assim tão linear e o equilíbrio que penso que existe é o melhor (apesar dos 4/5 titulares vendidos todas as épocas) pois estas a reduzir a divida e a ser campeão relativamente frequentemente.

Porque è uma estrategia vender todos os anos 3-4 titulares è contratar 15 jogadores por epoca onde a maioria nunca vai jogar no Benfica por falta de qualidade?
Quantos jogadores o Benfica tem sob contrato?

MUito perto de 100

Tem 72 jogadores seniores, o que não é propriamente "perto de 100".

Devagar vai diminuindo... o que acho muito bem.. Tem uma equipa A e B e tem jogadores "de favor" :)

O Benfica com equipa A e B ... deveria ter 22 jogadores com contrato na equipa A ...10/15 no máximo na B ...

Depois sim ... 10/15/20 juniores promissores com contrato ...

Nunca 72.

bolas10

Citação de: Semper Fidelis em 10 de Junho de 2015, 16:31
para mim todos esses são negociáveis

manter a espinha dorsal da equipa
JC
Maxi-Luisao-Jardel-Eliseu
Fejsa Samaris
Pizzi
Lima-Jonas

vender Gaitan mas só em Janeiro quando tivermos Sálvio de volta como é expectável
nos últimos 2 anos as vendas de Matic(jan/14) e Enzo(jan/15) permitiram começar ambos os campeonatos com esses jogadores fulcrais e fazer uma boa 1ª volta
por isso repetir com Gaitán

com a lesão de Sálvio e o excesso de jogadores no miolo uma solução sem gastos e bastante aceitável é a passagem de Pizzi para ala direito

mantinha o Sílvio e também tentava arranjar solução para o R.Amorim e Derley

nem sei o que faria com Candeias e Bebé

trazia o Ivan Cavaleiro para o plantel

os tais 5 jovens apostava em N.Semedo+Lindelof+J.Teixeira+Guedes+Nuno Santos/Raphael Guzzo

vendáveis (para a época inteira):

Andre Almeida      15
Loris Benito              10
Joao Cancelo      15
Sidnei                  2
Gaitán         35
Miralem Sulejmani            3
Talisca         25
Ola John              15
Filip Djuricic              15
Airton                  2
Harramiz Soares       1
Yannick Djaló       2
N.Oliveira                    10

total = 150M € (e ainda há vários que me estão a escapar como R.Fonte, Bebé, etc)

+ 55 M € (empréstimo obrigacionista)
+ dinheiro BTV
+ dinheiro Fly Emirates

acho que ultrapassa bem os 200M

P.S: já sei que há quem vá dizer que este ou aquele valor é tolice...são valores que eu acho que poderiam acontecer para os jogadores que se fosse eu mandar aceitaria negociar; fiz as contas sem contar com a realidade de que detemos % inferiores aos 100% em alguns jogadores
Benito por 10M!?  :o

Mesmo o Almeida por 15M...

O Sidnei é que vale mais que 2M!  O0

Semper Fidelis

gostava que alguém entendido e atento (não sou nem uma coisa nem a outra) às finanças do Benfica pudesse aqui dar a sua opinião isenta permitindo esclarecer-nos a todos de qual o estado das finanças do Benfica e quais as necessidades de capital para os próximos 12 meses agora que o orçamento foi aprovado

será que o Benfica precisa tanto assim de vender tantos jogadores?
será que tem assim uma necessidade tão premente em baixar custos?
ou as vendas são mais estratégicas vendendo-se jogadores mais velhos e comprando-se mais novos para baixar idade média da equipa?

M1904

O orçamento aprovado foi o do Clube, não tem nada a ver com a Sad/ futebol.

Para saber as finanças do Clube e também da Sad, o melhor é primeiro ir ler o Orçamento do Clube que foi aprovado a semana passada, e o ultimo relatório da Sad (3º trimestre desta época), estão ambos disponíveis na área pessoal do site do SLB.

Depois de se ler (ler com olhos, e não passar uma vista de olhos), estes dois documentos, (também não são assim tão difíceis de ler e entender, não é chinês, e há sempre o google para tirar algumas duvidas sobre os termos usados) já dá para ter uma ideia geral das coisas, e aí sim, colocar por aqui questões mais especificas.

CitriC

O M1904 tem razão.
Já agora Se leres os varios R&C teras uma ideia melhor. uma ideia tua e não de outros que escrevem em blogues ou foruns.

Anyway se não estiveres para isso, basta andares para trás. Neste tópico temos comentado bastante qause exclusivamente sobre as finanças do Benfica. Tens um longo historico com inumeros detalhes sobre as nossas finanas.

cumps

Thorondor

Thorondor

Citação de: Maldini em 22 de Junho de 2015, 09:21
Pois não, mas tens uma estratégia melhor do que a que esta a ser seguida? Porque criticar é facil e gostaria de ouvir a tua solução então!
Se não vendes não estás a ser responsável financeiramente uma vez que é dai que vem grande parte dos lucros, se vendes tens os adeptos revoltados e hipotecas as hipóteses de ser campeão...

Nada é assim tão linear e o equilíbrio que penso que existe é o melhor (apesar dos 4/5 titulares vendidos todas as épocas) pois estas a reduzir a divida e a ser campeão relativamente frequentemente.

Porque è uma estrategia vender todos os anos 3-4 titulares è contratar 15 jogadores por epoca onde a maioria nunca vai jogar no Benfica por falta de qualidade?

MUito perto de 100

Devagar vai diminuindo... o que acho muito bem.. Tem uma equipa A e B e tem jogadores "de favor" :)

O Benfica com equipa A e B ... deveria ter 22 jogadores com contrato na equipa A ...10/15 no máximo na B ...

Nunca 72.

32 a 37 jogadores profissionais? tá bem... O0
Eu acho que deveria ser 11 na A e 11 na B e o resto se faltasse alguém ia-se buscar aos juniores.  :dance:

O Campeonato da B é longo. N é dificil supor que haja 5 lesionados na A e outros tantos na B em qq altura.

Na minha óptica a A deveria ter 20 jogadores e a B 25 os melhores dos quais seriam opção na A em caso de castigos e lesões. Mais uns 20 com contrato profissional nos juniores e juvenis e mais uns 20 emprestados, faz 75 que acho que é o número mínimo de   jogadores que podemos ter. abaixo disso é difícil.

Maldini

Citação de: Thorondor em 22 de Junho de 2015, 16:17
Citação de: Maldini em 22 de Junho de 2015, 09:21

MUito perto de 100

Nunca 72.

32 a 37 jogadores profissionais? tá bem... O0
Eu acho que deveria ser 11 na A e 11 na B e o resto se faltasse alguém ia-se buscar aos juniores.  :dance:

O Campeonato da B é longo. N é dificil supor que haja 5 lesionados na A e outros tantos na B em qq altura.

Na minha óptica a A deveria ter 20 jogadores e a B 25 os melhores dos quais seriam opção na A em caso de castigos e lesões. Mais uns 20 com contrato profissional nos juniores e juvenis e mais uns 20 emprestados, faz 75 que acho que é o número mínimo de   jogadores que podemos ter. abaixo disso é difícil.

Eu concordo com os 20 na A ... mais 2 Gr ...

Quando me refiro a 15 são jogadores exclusivos da B ... que pode receber os não convocado da A e os melhores juniores ...

No entanto concordo que é uma missão impossível baixar o número abaixo dos 75 ... é o que há cá.

paulomaia1972

Num clube racionalizado teríamos:

20 a 22 atletas na equipa A
20 a 22 atletas na equipa B
10 a 12 jovens promessas emprestadas
Não conto para esta equação atletas juniores com contrato profissional a jogarem nos juniores.

Estamos a falar de 56 jogadores profissionais, com boa vontade aceita-se até 60 atletas.
Acima disto, surgem situações que acarretam poucas oportunidades para a formação e desperdício financeiro.