As Finanças do Benfica

blog benficaatemorrer

peter_slb

Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2015, 14:26
Citação de: peter_slb em 29 de Junho de 2015, 14:07
Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2015, 13:44
Citação de: CitriC em 29 de Junho de 2015, 13:17
Concordo com o Peter_SLB. Foi um pouco em cima do joelho.

Num balcão do BCP também não tinham conhecimento. Pensei que fosse desleixo deles, mas agora estou a ver que não.
No 1º dia este filme é habitual nestes processos, e a culpa (se existe) é das IF`s colocadores do empréstimo. A responsabilidade da BSAD é preparar o prospecto e submetê-lo à aprovação da CMVM, o que pelos vistos foi feito em tempo, pois após a aprovação da AG o empréstimo foi logo lançado.

o empréstimo foi aprovado na sexta de manhã, o prospecto publicado depois das 6 da tarde na CMVM, para estar a funcionar às 8:30 da manhã da segunda seguinte... a menos que trabalhassem durante o fim de semana, é normal que as instituições financeiras hoje não tenham as coisas prontas. Eu nunca tinha tido problemas destes. A responsabilidade da BSAD é também assegurar-se que os potenciais subscritores têm as condições ideais para proceder à subscrição das obrigações e assim não adicionar um risco escusado à emissão que está a fazer, para isso tem de fazer uma preparação da emissão junto das principais entidades intermediárias, coisa que parece que não fez.
Desculpa lá ao Peter, esse papel é dos coordenadores e lideres da operação por isso recebem as suas comissões na operação. Mesmo antes da aprovação do prospecto na sua forma final, as IF`s têm conhecimento dos documentos provisórios e das operações que estão em marcha, e é a elas que compete dimanar as orientações para a sua rede de balcões.

têm conhecimento se o Benfica lhes der esse conhecimento. O papel pode ser deles, mas o interesse é do Benfica, por isso é o Benfica que tem de assegurar que tudo corre bem. Eu fui à CGD depois das 11:30, ou seja, 10:30 em Portugal e não só aqui não tinham conhecimento, como na CGD do ISCTE para onde o funcionário daqui ligou, também não tinham conhecimento formal da emissão, o Citric também já disse que no BCP aconteceu-lhe o mesmo, por isso ou 2 dos maiores bancos portugueses foram incompetentes em algo que fazem montes de vezes, ou o Benfica que não lhes deu as informações que precisavam em tempo útil, eu acredito mais na 2ª opção.

MALU15

Citação de: PTAS em 29 de Junho de 2015, 14:38
Mandando o Meu bitate só para dizer que istp é um produto que engana bastante.
Se não tem nada do género vão ter bastantes despesas de conta que comem oc juros.

Apenas compensa valores avultados diria sempre mais de 5 mil ou mesmo 10 mil.

Fiz a simulação na caixa quando foi do Spor... ( o que fui dizer, mas dinheiro é dinheiro e aquilo dizia que dava 6 qq coisa) e fiquei parvo com o custo elevado que a caixa cobrava para manutenção.
Para terem uma ideia com 1000 euros em 3 anos ganhavam tipo 10. Era uma merda.
Agora para quem tem bueda guita é bom negocio, visto que o Lucro é exponencial porque a despesa é constante.

Para os mais indecisos, há que ter em conta os diversos tipos de despesas/comissões debitadas pelos Bancos e que constam dos seus preçários. Há bancos em que há valores mínimos e máximos. Este exemplo é da CGD.

. Custo anual do dossier com iva inc.  -          valor  47 E ( se não existir já dossier de títulos);
. Valor de comissões no pag. semestral juros - 2,47% s/ valor bruto mais 4% I selo;
. Valor da comissão de subscrição inicial        - 0,22%  s/ valor subscrito mais 4% I.selo;
. Valor da comissão reembolso do capital       - 0,35%  s/ valor do capital mais 4% I. selo;

Assim, quanto maior for o valor subscrito, menor será o peso das despesas no apuramento final do juro líquido, considerando que as duas primeiras ocorrem os 3 anos, e as duas últimas só ocorrem 1 vez.

Recomendo leitura do Preçário no site (Ponto 7 - Valores mobiliários), pois há valores mínimos e ou máximos a aplicar quando as %s calculadas originarem valores inferiores ou superiores a esses montantes.

nostradamus

Uns nem sabem da emissão, outros têm tempo até para fazer simuladores.

Quem quiser simular para um valor de investimento o que pode receber, pode fazer aqui: http://www.banco-best.pt/best_dmk/SimuladorSLB/

Este custos são neste banco, pode haver "pequenas" (ou não tão pequenas) diferenças noutros bancos.

MALU15

Citação de: peter_slb em 29 de Junho de 2015, 15:13
Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2015, 14:26
Citação de: peter_slb em 29 de Junho de 2015, 14:07
Citação de: MALU15 em 29 de Junho de 2015, 13:44
Citação de: CitriC em 29 de Junho de 2015, 13:17
Concordo com o Peter_SLB. Foi um pouco em cima do joelho.

Num balcão do BCP também não tinham conhecimento. Pensei que fosse desleixo deles, mas agora estou a ver que não.
No 1º dia este filme é habitual nestes processos, e a culpa (se existe) é das IF`s colocadores do empréstimo. A responsabilidade da BSAD é preparar o prospecto e submetê-lo à aprovação da CMVM, o que pelos vistos foi feito em tempo, pois após a aprovação da AG o empréstimo foi logo lançado.

o empréstimo foi aprovado na sexta de manhã, o prospecto publicado depois das 6 da tarde na CMVM, para estar a funcionar às 8:30 da manhã da segunda seguinte... a menos que trabalhassem durante o fim de semana, é normal que as instituições financeiras hoje não tenham as coisas prontas. Eu nunca tinha tido problemas destes. A responsabilidade da BSAD é também assegurar-se que os potenciais subscritores têm as condições ideais para proceder à subscrição das obrigações e assim não adicionar um risco escusado à emissão que está a fazer, para isso tem de fazer uma preparação da emissão junto das principais entidades intermediárias, coisa que parece que não fez.
Desculpa lá ao Peter, esse papel é dos coordenadores e lideres da operação por isso recebem as suas comissões na operação. Mesmo antes da aprovação do prospecto na sua forma final, as IF`s têm conhecimento dos documentos provisórios e das operações que estão em marcha, e é a elas que compete dimanar as orientações para a sua rede de balcões.

têm conhecimento se o Benfica lhes der esse conhecimento. O papel pode ser deles, mas o interesse é do Benfica, por isso é o Benfica que tem de assegurar que tudo corre bem. Eu fui à CGD depois das 11:30, ou seja, 10:30 em Portugal e não só aqui não tinham conhecimento, como na CGD do ISCTE para onde o funcionário daqui ligou, também não tinham conhecimento formal da emissão, o Citric também já disse que no BCP aconteceu-lhe o mesmo, por isso ou 2 dos maiores bancos portugueses foram incompetentes em algo que fazem montes de vezes, ou o Benfica que não lhes deu as informações que precisavam em tempo útil, eu acredito mais na 2ª opção.
Mas ó Peter é novidade para alguém que os balcões dos bancos nos dias de hoje não funcionam bem? As operações são montadas pelos departamentos da especialidade e com o apoio dos SI e o conhecimento do pessoal do atendimento dos balcões é quase nulo.

nostradamus

Como podem ver, podem existir grandes diferenças nos custos entre instituições financeiras, por exemplo entre os dados que o MALU15 colocou relativos à CGD e o simulador do Banco Best tem, por exemplo para um investimento de 50.000€:

Comissão inicial; Best 5,20€ (constante independentemente do valor investido) - CGD 114,40€ (variável, maior investimento, maior comissão)
Comissão de reembolso: Best 104,00 € - CGD 182.00 €
Comissão do dossier: Best 24,00€ - CGD - 47€
Comissão s/Juros: Best 2% + IS , CGD 2.47% + IS

PS: Eu não trabalho no Best ;-)

MALU15

Citação de: nostradamus em 29 de Junho de 2015, 15:40
Como podem ver, podem existir grandes diferenças nos custos entre instituições financeiras, por exemplo entre os dados que o MALU15 colocou relativos à CGD e o simulador do Banco Best tem, por exemplo para um investimento de 50.000€:

Comissão inicial; Best 5,20€ (constante independentemente do valor investido) - CGD 114,40€ (variável, maior investimento, maior comissão)
Comissão de reembolso: Best 104,00 € - CGD 182.00 €
Comissão do dossier: Best 24,00€ - CGD - 47€
Comissão s/Juros: Best 2% + IS , CGD 2.47% + IS

PS: Eu não trabalho no Best ;-)
Os bancos "virtuais" sem rede de balcões, tipo Best, são sempre menos onerosos em todas as operações.

slb770

Pensava que o EO era só para o ano...

Assim já não vou poder subscrever.

ccm

Citação de: CYBER em 29 de Junho de 2015, 13:32
Citação de: Partouze em 29 de Junho de 2015, 12:26
meter ali mil balas nem vale a pena certo? Não sendo a CGD a financiar isto, não serão as taxas mais elevadas cobradas pela CGD?

também estava a pensar investir nesses valores.
mas com tantas taxas secalhar nem vale a pena.

Claro que vale. Tens lucros fabulosos.
No banco Best que é o mais vantajoso, investes 1000€ e três anos depois tens um fabuloso lucro de 3,86€

:)

GTtdi_SLB

Partouze

Citação de: ccm em 29 de Junho de 2015, 16:49
meter ali mil balas nem vale a pena certo? Não sendo a CGD a financiar isto, não serão as taxas mais elevadas cobradas pela CGD?

No banco Best que é o mais vantajoso, investes 1000€ e três anos depois tens um fabuloso lucro de 3,86€

ou seja talvez uns 4mil é o mínimo para ter um lucro decente...

ccm

Citação de: Partouze em 29 de Junho de 2015, 16:54
Citação de: ccm em 29 de Junho de 2015, 16:49

ou seja talvez uns 4mil é o mínimo para ter um lucro decente...

1.005€
Ao fim de 3 anos: 3,86€

2.005€
Ao fim de 3 anos: 101,48€

5.005€
Ao fim de 3 anos: 394,34€

Se investires só 105€, ao fim de 3 anos, tens um prejuízo de 83,99€

nightcrowler

para se ganhar dinheiro com isto convém já teres aplicações (de modo a que os custos fixos sejam diluidos por mais investimentos), e ao mesmo tempo apontar para um valor bem alto. se subscrever apenas 1000EUR, provavelmente ficamos com 300 ou 400EUR, e nesse caso, provavelmente até dá prejuízo, porque as comissões comem tudo.

por norma, a procura é umas 3 ou 4 vezes maior que a oferta.

slb770

No link do banco best na página anterior dá para ver que quanto maior o montante investido maior a taxa de rentabilidade.

Eu não vou poder investir porque não tenho dinheiro disponível suficiente. Investir 1000 ou 2000 não compensa, na minha opinião.