As Finanças do Benfica

Glorificus

Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 02:08
Ouvi há pouco tempo Jaime Antunes na CMTV. Ele falou do passivo e diz que é muito bom que este dinheiro que vem da NOS (em média 40 ME/ano) seja para abater o passivo.

«E o Benfica fica, ainda, com muitas receitas», disse.

E penso o mesmo. O Benfica, em 2014/2015, e se retirarmos o valor de receitas da BTV, fica à volta de 70 ME (67), exluindo mais-valias.

Em gastos, no mesmo período, e descontando os cerca de 11 ME da BTV, ficamos na casa dos 95 ME, certo?

Mas, se abatermos o passivo, estamos a reduzir custos em, por exemplo, depreciações e amortizações (13 ME na última época) e fornecimentos e serviços externos (gastamos mais de 30 ME aqui)?

Jaime Antunes falo em juros de 20 ME anuais? É possível?

Se for, e descontando as receitas de TV (usadas para passivo), e outras despesas que podem baixar, não chegaria para o Benfica "dar lucro", mesmo sem vende de jogadores?

E, neste capitulo, por exemplo, parece-me que estamos bem. Temos bons jogadores para vender caso fosse necessário (Nélson, Lisandro, Samaris, Salvio, Guedes, Gaitán, Jiménez, Jonathan Rodriguez, Farina, Djuricic, Renato e mais alguns) e, num futuro próximo, à excepção da posição de lateral-esquerdo, penso que estamos bem servidos com as chegadas/regressos de Cervi, Pelé, Farina, Jonathan Rodriguez, Fábio Cardoso e outros.

Para mim era contratar um lateral-esquerdo a serio, um central de ineg+avel qualidade para fazer dupla com LUisão (e o ir substituindo) e Lisandro, ficando Jardel, limitado, para quarta opçºao.

No ataque temos 3 avançados e era bem-vindo já em Janeiro... Takuara!
As minhas contas de merceeiro.

Nos dias de hoje com o apuramento para a champions. Os ganhos operacionais chegam para os gasto. Depois tens 17/18 milhões de custos financeiros e à volta dos 30 milhões de amortizações dos atletas.

Tens aqui aqui um défice de 47/48 milhões.

Mesmo que o contrato NOS permita ao Benfica por os ganhos operacionais 20 milhões acima dos gastos. Diferença entre os 20 milhões de lucro da BTV e os 40 milhões.

Faltam ainda 27/28. Basicamente o Benfica torna-se sustentável mas terá sempre de vender para compensar o dinheiro que gasta em contratações.

Mas por exemplo este ano com a campanha da Champions (25 milhões já garantidos), se tivéssemos na era NOS. Provavelmente equilibrávamos as contas sem vender ninguém.

ZICKLER

O Benfica com o nível de receita ordinária que está a conseguir e com perspectivas de o fazer aumentar ainda mais,  se for minimamente profissional nas escolhas desportivas pode tornar-se auto suficiente.

Vai continuar a vender anualmente os melhores jogadores (porque esse é o mal de jogarmos num campeonato periférico como o nosso)

L0W

Há uma coisa que me faz confusão. Primeiro que tudo, confirma-se que ao fim de 3 anos, ambas as partes terão de chegar a um acordo quanto à continuação do contrato? Se sim, no final dos 3 anos em que será necessário novo acordo, e tendo o Benfica ficado sem conteúdos na BTV, quem é que nos garante que continuaremos a ganhar o valor que se fala? A avaliação da BTV continuará a ser de 9M depois de perder todas as ligas e voltar ao que era?

J Pinto

Citação de: Glorificus em 11 de Dezembro de 2015, 02:32
Ouvi há pouco tempo Jaime Antunes na CMTV. Ele falou do passivo e diz que é muito bom que este dinheiro que vem da NOS (em média 40 ME/ano) seja para abater o passivo.

E penso o mesmo. O Benfica, em 2014/2015, e se retirarmos o valor de receitas da BTV, fica à volta de 70 ME (67), exluindo mais-valias.

Em gastos, no mesmo período, e descontando os cerca de 11 ME da BTV, ficamos na casa dos 95 ME, certo?

Mas, se abatermos o passivo, estamos a reduzir custos em, por exemplo, depreciações e amortizações (13 ME na última época) e fornecimentos e serviços externos (gastamos mais de 30 ME aqui)?

Se for, e descontando as receitas de TV (usadas para passivo), e outras despesas que podem baixar, não chegaria para o Benfica "dar lucro", mesmo sem vende de jogadores?

E, neste capitulo, por exemplo, parece-me que estamos bem. Temos bons jogadores para vender caso fosse necessário (Nélson, Lisandro, Samaris, Salvio, Guedes, Gaitán, Jiménez, Jonathan Rodriguez, Farina, Djuricic, Renato e mais alguns) e, num futuro próximo, à excepção da posição de lateral-esquerdo, penso que estamos bem servidos com as chegadas/regressos de Cervi, Pelé, Farina, Jonathan Rodriguez, Fábio Cardoso e outros.

Para mim era contratar um lateral-esquerdo a serio, um central de ineg+avel qualidade para fazer dupla com LUisão (e o ir substituindo) e Lisandro, ficando Jardel, limitado, para quarta opçºao.

Nos dias de hoje com o apuramento para a champions. Os ganhos operacionais chegam para os gasto. Depois tens 17/18 milhões de custos financeiros e à volta dos 30 milhões de amortizações dos atletas.

Mesmo que o contrato NOS permita ao Benfica por os ganhos operacionais 20 milhões acima dos gastos. Diferença entre os 20 milhões de lucro da BTV e os 40 milhões.

Faltam ainda 27/28. Basicamente o Benfica torna-se sustentável mas terá sempre de vender para compensar o dinheiro que gasta em contratações.

Mas por exemplo este ano com a campanha da Champions (25 milhões já garantidos), se tivéssemos na era NOS. Provavelmente equilibrávamos as contas sem vender ninguém.

Eu apenas peguei nos valores reais de 2014/2015 e tirei 34 ME da TV (receitas) e 11 ME (despesas com BTV). Depois, a isto deve tirar-se juros e outros gastos inerentes ao passivo que vamos reduzir (passivo bancário, sobretudo).

Pelas minhas contas de merceeiro, e com uma Champions ao nível deste ano, as contas ficariam equilibradas, isto sem venda de jogadores, que poderão dar um "lucro" maior, porque o Benfica tem vendido quase sempre bem...

Mas não podemos contar com o ovo no cú da galinha (vendas de jogasdores) e mesmo assim, face ao que disse, acredito que o Benfica pode dar anualmente lucro se bem gerido, porque o nivel de receitas (sem receitas de TV) é muoto bom, com publiidade, vendas de cadeiras, lugares anuais, Champions, bilhética, etc.

ZICKLER

Citação de: L0W em 11 de Dezembro de 2015, 02:35
Há uma coisa que me faz confusão. Primeiro que tudo, confirma-se que ao fim de 3 anos, ambas as partes terão de chegar a um acordo quanto à continuação do contrato? Se sim, no final dos 3 anos em que será necessário novo acordo, e tendo o Benfica ficado sem conteúdos na BTV, quem é que nos garante que continuaremos a ganhar o valor que se fala? A avaliação da BTV continuará a ser de 9M depois de perder todas as ligas e voltar ao que era?

Não há lugar a negociações
O contrato vai ser de 10 anos inevitavelmente.

Porque se por algum motivo para uma das partes interessar cessar o vínculo......é porque é vantajoso para a outra parte.

E nesse acordo está estipulado a manutenção dos moldes atuais. Não há cá desvalorização da btv

Glorificus

Citação de: CitriC em 10 de Dezembro de 2015, 22:17

Citação de: Machoman em 10 de Dezembro de 2015, 21:12
Acho que não perceberam a clausula mas ok.
A existir isso dos 80% quer dizer que os rivais podem NO MÁXIMO receber 80% do nosso valor.
E será 80% dos direitos televisivos (300M), já que os outros 100M são pela BTV.
Mas podem receber menos que esses 80%. Não podem é receber mais.

nao é nada disso.

o porto se recebesse 20M/ano e visse o Benfica a assinar por 100M/ano, com essa clausula ficaria automaticamente a receber 80M/ano ou seja 80% do que o Benfica receberia.

A dúvida é se essa clausula apenas se aplica aos contratos que o Benfica assine com a mesma entidade, ou seja PPTV, ou com outras entidades como NOS, PT, VODAFONE, etc...

Com a BTV nunca ninguém falou nisso porque eramos nós que geriamos os nossos direitos e não tinhamos contrato com ninguém. Neste momento há essa dúvida, no entanto parece-me e é apenas a minha opinião que é apenas contratos com a PPTV.

Só um maluco punha uma clausula que dependesse de terceiros. Claro que abrange contratos com a PPTV. O Pintinho não esperava esta nova configuração dos direitos TV com a Altice no mercado.

Estou para ver como vai negociar os direitos. Não se esqueçam que o Porto está muito agarrado ao Oliveira. Basta ver os milhões de adiantamentos que este lhe tem dado. A Olivedesportos tem financiado o Porto. E o Pintinho tem muitos defeitos mas não costuma ser ingrato com os amigos.

Glorificus

Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 02:36
Citação de: Glorificus em 11 de Dezembro de 2015, 02:32

Eu apenas peguei nos valores reais de 2014/2015 e tirei 34 ME da TV (receitas) e 11 ME (despesas com BTV). Depois, a isto deve tirar-se juros e outros gastos inerentes ao passivo que vamos reduzir (passivo bancário, sobretudo).

Pelas minhas contas de merceeiro, e com uma Champions ao nível deste ano, as contas ficariam equilibradas, isto sem venda de jogadores, que poderão dar um "lucro" maior, porque o Benfica tem vendido quase sempre bem...

Mas não podemos contar com o ovo no cú da galinha (vendas de jogasdores) e mesmo assim, face ao que disse, acredito que o Benfica pode dar anualmente lucro se bem gerido, porque o nivel de receitas (sem receitas de TV) é muoto bom, com publiidade, vendas de cadeiras, lugares anuais, Champions, bilhética, etc.

O problema é que quando as SADs compram jogadores amortizam estes aos longo dos anos de contrato. Mesmo que o Benfica não compre ninguém temos milhões de antigos negócios para amortizar durante pelo menos 4 ou 5 anos.

olibeira

Os custos das amortizações não contam para o cash flow.

Porque tu normalmente quando adquires um passe pagas a pronto e depois vais amortizar esse valor durante o prazo do contrato.

Há situações onde podes pagar em mais do que uma prestação mas o prazo de pagamento é sempre inferior à duração do contrato.

Ou seja, o dinheiro já saiu das contas.

A amortização é apenas uma operação contabilística.

Endless

A famigerada rectificação de valores que o Porto usufria da venda dos direitos televisos para a Controlinveste, estava só dependente do valor que a Controlinveste paga pelos nossos direitos de transmissão.

Desta feita, com a NOS a pagar pela época 16/17, 36M, não haverá (directamente) qualquer ajuste ao valor que o Porto aufere.

P∑T∑7

Considero má gestão uma SAD de um clube desportivo precisar de sacrificar a vertente desportiva para reequilibrar/ajustar as suas finanças ou, diametralmente oposto, sacrificar a situação financeira para obter resultados desportivos.

A gestão ideal e de excelência numa instituição deste cariz é a que impede que isto seja considerado a única solução viável para o clube e que permita conciliar as duas variáveis.

Não é fácil lá chegar, mas isto define a diferença entre uma gestão mediana e uma gestão de topo.

bolas10

Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 01:57
Citação de: abar85 em 11 de Dezembro de 2015, 01:09
Falta perceber o que vai acontecer aos jogos das ligas italiana e francesa. Este negócio só será muito vantajoso se reduzirmos muito os custos do canal.

Os custos do canal penso que estão todos associados à NOS.
Os custos do canal estão todos associados ao Benfica.

Mas em sentido contrário, também somos nós que lucramos com a publicidade que passa no canal, e se nos últimos 3 anos transmitimos (em média) para 350 mil, a partir de agora vamos transmitir para mais de 1 Milhão, pelo menos!

bolas10

O canal fica a cargo do clube, mas deve ser capaz de gerar receitas que anulem esses custos.

Vamos ver o que vai acontecer com os direitos da Liga Francesa, Italiana e com a UFC...

O mais provável é vender à SportTV a preço de saldo, mas o ideal era a Eurosport interessar-se pelos conteúdos!

devermelhosempre

Passivo zero não é uma gestão que me agrade, e eu sou um dos que vinha a pedir isto desde o contrato com a emirates. Agora que se fala ainda em mais contratos reitero a minha ideia.

Reduzir o passivo de forma a limitar as nossas despesas financeiras é muito bom. Dá-nos a flexibilidade de sermos nós a escolher quem compramos, quando vendemos, quanto pagamos. Passamos a ser nós que controlamos o rumo desportivo, ao invés do rumo desportivo estar sempre dependente dos "ventos" financeiros.

Relativamente À liquidação total do passivo, convém perceber alguns investimentos não se devem pagar a pronto, porque isso reduz os fluxos de tesouraria. Pagar infra-estrutura em cash e pagar um jogador em cash são coisas diferentes.

É como comprar a nossa casa em dinheiro e comida em dinheiro. Uma pode ser amortizada a 40 anos, e por isso deve ser paga a 40 anos. A outra é um consumível, por isso deve ser paga na hora.

E sim, estou a dizer que os jogadores devem passar a ser visto como consumíveis, não como activos financeiros, na medida em que a venda passa a ser apenas uma fonte de receita extraordinária.

Despertar

...

Despertar

Citação de: bolas10 em 11 de Dezembro de 2015, 04:03
Citação de: J Pinto em 11 de Dezembro de 2015, 01:57
Citação de: abar85 em 11 de Dezembro de 2015, 01:09
Falta perceber o que vai acontecer aos jogos das ligas italiana e francesa. Este negócio só será muito vantajoso se reduzirmos muito os custos do canal.

Os custos do canal penso que estão todos associados à NOS.
Os custos do canal estão todos associados ao Benfica.

Mas em sentido contrário, também somos nós que lucramos com a publicidade que passa no canal, e se nos últimos 3 anos transmitimos (em média) para 350 mil, a partir de agora vamos transmitir para mais de 1 Milhão, pelo menos!

sera isto

os direitos sao deles, vendem e recebem e ficam com o dinheiro
os custos sao nossos
a publicidade é nossa e ficamos nos com o dinheiro

é isto?