As Finanças do Benfica

Alex_Soares

A ideia por detrás da engenharia financeira do Benfica é interessante, não questiono isso:

O círculo de: comprar barato -rentabilizar desportivamente - vender valorizado - do lucro obtido parte alocado em operações financeiras, parte reenvestido no plantel.

Tem lógica,  mas como uma taxa de risco elevada pois tem a variável do mercado que é volátil. E já tivemos anos em que o risco de incumprimento se abateu sobre o Benfica, ainda que por situações extra ao clube, mostrou que "vivemos no limite" e tal não era de todo necessário.

Eu questiono ainda a percentagem alocada para amortização de passivo financeiro, que tem sido pouco quando comparado com a percentagem que é investido no plantel.
Questiono porque os ultimos são valores elevadíssimos e em grande parte com pouco ou nenhum critério desportivo, o que prejudica o modelo da engenharia financeira.

O modelo/ideia tem tudo para dar certo a um prazo mais curto, se aplicado com uma maior eficiência/critério, mas ano após ano não é o caso e a situação financeira pouco ou nada muda.

Por último, apesar de continuar a não me agradar o nome do Benfica na lista e considerar vergonhoso, não uso o passivo como cavalo de batalha para criticar só porque sim. Está documentado o porquê do passivo e o benefício para o clube, a crítica parte mais de não ver grande motivação na amortização deste.

E mais uma vez mojo, se por algum motivo transpareceu alguma agressividade no meu comentário não é de todo a minha intenção,  e agrada-me discutir o assunto com pessoas que entendam mais do que eu, serve de aprendizagem.

lonstrup

Citação de: mojo_j0jo em 02 de Julho de 2017, 15:44
Citação de: Alex_Soares em 02 de Julho de 2017, 15:09
Citação de: mojo_j0jo em 02 de Julho de 2017, 10:25
Citação de: sensivelmente benfiquista em 02 de Julho de 2017, 00:25
https://mobile.twitter.com/mephobia8/status/880899164674109441

Esses rankings em que só metem o valor da dívida, é um bocado manhoso, e basicamente para criar tema de conversa de café.

Esses valores por si só não dizem nada.

Saber simplesmente o valor nominal da dívida, nem te permite calcular uma estimativa de default para a "empresa".

E isso é o que importa.

Pessoalmente fiquei doente quando vi no principio do ano o Benfica nesse relatório da UEFA e ainda por cima em segundo lugar, apenas atrás do United.
United esse que pelo contrário também está em 1° lugar nos clubes com maior rendimento segundo o mesmo relatório, o Benfica nessa lista já não aparece no top 20!

Na minha opinião quer dizer muito...

Quer?

Então, mas tu sabes quanto é o Capital Próprio do Benfica ? o valor dos ativos, a volatibilidade indexada ao Benfica?

Precisas de um montão de dados, que por si só o valor da dívida não te diz nada acerca da saúde financeira do clube.

A única coisa que podes concluir, é que tem um valor nominal X de divida.

O que era interessante era saber por exemplo a probabilidade de default do Benfica , porque isso em mercado é o que interessa.

Porque ninguém te vai emprestar nada, se não tiveres condições para pagar.

Sobre as duas frases que sublinhei a negrito

1) se não recorrermos a receitas extraordinárias, como vendas jogadores, que são receitas com volatibilidade elevada (lesões, momentos de forma, concorrência, etc), qual é a nossa probabilidade de default?

2) os bancos já não nos emprestam dinheiro como antes: o que quer dizer isto sobre o nosso estatuto? e para termos dinheiro, tem sido necessário recorrer a emprestimos obrigacionistas, que como sabemos é uma ferramenta muito particular e muito menos exigente em termos de garantias que se tem de dar. e sabemos de algumas caracteristicas associadas a esta ferramenta, nomeadamente o tipo de subescritor, e também a metodologia normalmente usada para se pagar (faz-se outro em cima do que termina).

paulomaia1972

quando saem próximos dados sobre o desempenho financeiro da SAD?

klik

Citação de: paulomaia1972 em 03 de Julho de 2017, 08:27

daqui a 3 meses.

CitriC

Citação de: klik em 03 de Julho de 2017, 08:34

daqui a 3 meses.

4.

A não ser que com as novas regras ainda tenha sido alargado. Mas anteriormente o relatório anual era publicado 4 meses após o final do período fiscal.

CitriC

Citação de: mojo_j0jo em 02 de Julho de 2017, 15:44
Citação de: Alex_Soares em 02 de Julho de 2017, 15:09
Citação de: mojo_j0jo em 02 de Julho de 2017, 10:25
Citação de: sensivelmente benfiquista em 02 de Julho de 2017, 00:25
https://mobile.twitter.com/mephobia8/status/880899164674109441

Esses rankings em que só metem o valor da dívida, é um bocado manhoso, e basicamente para criar tema de conversa de café.

Esses valores por si só não dizem nada.

Saber simplesmente o valor nominal da dívida, nem te permite calcular uma estimativa de default para a "empresa".

E isso é o que importa.

Pessoalmente fiquei doente quando vi no principio do ano o Benfica nesse relatório da UEFA e ainda por cima em segundo lugar, apenas atrás do United.
United esse que pelo contrário também está em 1° lugar nos clubes com maior rendimento segundo o mesmo relatório, o Benfica nessa lista já não aparece no top 20!

Na minha opinião quer dizer muito...

Quer?

Então, mas tu sabes quanto é o Capital Próprio do Benfica ? o valor dos ativos, a volatibilidade indexada ao Benfica?

Precisas de um montão de dados, que por si só o valor da dívida não te diz nada acerca da saúde financeira do clube.

A única coisa que podes concluir, é que tem um valor nominal X de divida.

O que era interessante era saber por exemplo a probabilidade de default do Benfica , porque isso em mercado é o que interessa.

Porque ninguém te vai emprestar nada, se não tiveres condições para pagar.

A última frase não é bem verdade, porque falamos em clubes de futebol. Repara o exemplo do nosso vizinho do lado. Fartaram-se de pedir dinheiro emprestado, mesmo sabendo que não tinham condições para pagar.
É verdade que com a intervenção do BCE e com a Troika nos últimos tempos a realidade do País mudou, mas a realidade do nosso país, da economia está sempre a mudar. É volátil. Se no passado emprestavam e hoje já não emprestam, no futuro podem voltar a emprestar.

Os clubes têm a paixão e jogam com a emoção das pessoas. Qualquer clube, já teria tido problemas gravissimos e se calhar fechado portas não fosse o seu estatuto, ou seja "clube". Numa empresa viver de receitas extraordinárias é caminho para o desastre. Mas no futebol eu diria que as receitas extraordinárias já é visto como algo normal na atividade de um clube.

É certo que o SL Benfica pode ter várias épocas negativas, sem vencer e sem vender, contudo também é certo que temos vários jovens com valor e a valorizar-se o que significa que mesmo que percamos um ano existe capacidade para mesmo assim vendê-los, como um Arsenal, Porto, Roma, Dortmund, e por aí afora.

MALU15

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2017, 09:24
Citação de: klik em 03 de Julho de 2017, 08:34

daqui a 3 meses.

4.

A não ser que com as novas regras ainda tenha sido alargado. Mas anteriormente o relatório anual era publicado 4 meses após o final do período fiscal.
O R&C completo e que inclui as contas consolidadas do universo da BSAD é fins de Outubro. Mas como antes disso têm de sair as contas do Clube (que inclui resultados da SAD) deve sair antes uma informação síntese das contas da SAD, como é habitual todos os anos, entre o final de Setembro e os princípios de Outubro.

mojo_j0jo

Bem eu tenho uma opinião pessoa acerca das receitas extraordinários, isto é, receitas derivadas de jogadores.

Já aqui escrevi uma vez, que a sensação que tenho, é que o Benfica faz dos jogadores, como se fossem contratos de derivados financeiros. Especialmente com a catrafada de jogadores que tem sobre contrato para emprestar é como se fossem uma carteira de investimentos distribuida pelo máximo nº de cestos para diminuir risco. Ir buscar um Salvador Agra e pagar 1M€ mete-lo a rodar , por 5 anos a um cupão anual de por ex. 350 mil € dá ao final de 5 anos 1,750M€ ou seja um saldo positivo de 750mil€ , isto de forma linear sem falar capitalizações, forma de pagamento de ordenados etc. Obviamente que estes negócios têm o seu risco associado, mas como o Benfica faz imenso deles, não acredito que tenha uma risco tão elevado, pelo menos é a sensação que fico ao olhar de fora. Emprestar um jogador, é mais do que emprestar alguém para fazer parte do plantel, é emprestar dinheiro e com isso tirar dividendos.

Quanto à frase ninguém te empresta dinheiro se não tiveres condições para pagar, bem, eu sei que o futebol é um micro-clima à parte no mundo financeiro, especialmente nos paises latinos, dá a sensação que têm regras diferentes que os outros. Contudo pós troika , o que se vê um controlo muito maior aos clubes, e ainda bem, obrigando a eles a viver mais dentro das suas possibilidades, logo acredito que os empréstimos são feitos dentro daquilo que é a dimensão do clube.

Para efeitos de probabilidade de default, o mais importante por norma, é a 'data' acumulada nos 12 meses anteriores, tudo mais que isso, tendo em conta as condições de mercados actuais, já é material a mais para calcular a probabilidade de default, partindo do principio que as transacções dos clubes são vistas como algo normal e que o Benfica tem sempre cumprido com as suas responsabilidades, para quem vê de forma exterior, sem estar por dentro realmente das contas etc, fica com a sensação, penso eu, que o Benfica é um bom parceiro financeiro, e que avaliação da sua volatibilidade é baixa, tendo em conta a sua recente historical data.

Mas sim o maior problema todo do futebol, é a sua volatibilidade, pois os ativos são seres humanos.

Bem isto tudo para dizer, que é mais sensacionalismo da CS a conversa do valor nominal da divida, o que por vezes induz em erro as pessoas. Porque sem determninados dados, como Valor da Divida, Valor dos Ativos, Valor do Capital Próprio, diferenciar de Long Term Debt e Short Term Debt etc, não se consegue determinar muito.

Eu nunca me dei ao trabalho de ler os relatórios do Benfica, mas só queria passar a mensagem, que na minha opinião, às vezes cria-se um falso alarme, sem essa real necessidade.

Conduto obviamente, que considero o actual valor da divida do Benfica bastante alto, e com muitos negócios onde há claro conflito de interesses, só para salvaguardar a parte de determinados agentes desportivos, que em nada beneficia directamente o Benfica, por exemplo a relação Benfica-Mendes-Atlético, mas como não sabemos se isso realmente no fim do dia compensa ao Benfica, e acho que é quase impossível de saber isso pois nunca vou dispor realmente dessa informação, visto de fora considero determinado negócios um assalto total.

MALU15

Citação de: mojo_j0jo em 03 de Julho de 2017, 11:06
Bem eu tenho uma opinião pessoa acerca das receitas extraordinários, isto é, receitas derivadas de jogadores.

Já aqui escrevi uma vez, que a sensação que tenho, é que o Benfica faz dos jogadores, como se fossem contratos de derivados financeiros. Especialmente com a catrafada de jogadores que tem sobre contrato para emprestar é como se fossem uma carteira de investimentos distribuida pelo máximo nº de cestos para diminuir risco. Ir buscar um Salvador Agra e pagar 1M€ mete-lo a rodar , por 5 anos a um cupão anual de por ex. 350 mil € dá ao final de 5 anos 1,750M€ ou seja um saldo positivo de 750mil€ , isto de forma linear sem falar capitalizações, forma de pagamento de ordenados etc. Obviamente que estes negócios têm o seu risco associado, mas como o Benfica faz imenso deles, não acredito que tenha uma risco tão elevado, pelo menos é a sensação que fico ao olhar de fora. Emprestar um jogador, é mais do que emprestar alguém para fazer parte do plantel, é emprestar dinheiro e com isso tirar dividendos.

Quanto à frase ninguém te empresta dinheiro se não tiveres condições para pagar, bem, eu sei que o futebol é um micro-clima à parte no mundo financeiro, especialmente nos paises latinos, dá a sensação que têm regras diferentes que os outros. Contudo pós troika , o que se vê um controlo muito maior aos clubes, e ainda bem, obrigando a eles a viver mais dentro das suas possibilidades, logo acredito que os empréstimos são feitos dentro daquilo que é a dimensão do clube.

Para efeitos de probabilidade de default, o mais importante por norma, é a 'data' acumulada nos 12 meses anteriores, tudo mais que isso, tendo em conta as condições de mercados actuais, já é material a mais para calcular a probabilidade de default, partindo do principio que as transacções dos clubes são vistas como algo normal e que o Benfica tem sempre cumprido com as suas responsabilidades, para quem vê de forma exterior, sem estar por dentro realmente das contas etc, fica com a sensação, penso eu, que o Benfica é um bom parceiro financeiro, e que avaliação da sua volatibilidade é baixa, tendo em conta a sua recente historical data.

Mas sim o maior problema todo do futebol, é a sua volatibilidade, pois os ativos são seres humanos.

Bem isto tudo para dizer, que é mais sensacionalismo da CS a conversa do valor nominal da divida, o que por vezes induz em erro as pessoas. Porque sem determninados dados, como Valor da Divida, Valor dos Ativos, Valor do Capital Próprio, diferenciar de Long Term Debt e Short Term Debt etc, não se consegue determinar muito.

Eu nunca me dei ao trabalho de ler os relatórios do Benfica, mas só queria passar a mensagem, que na minha opinião, às vezes cria-se um falso alarme, sem essa real necessidade.

Conduto obviamente, que considero o actual valor da divida do Benfica bastante alto, e com muitos negócios onde há claro conflito de interesses, só para salvaguardar a parte de determinados agentes desportivos, que em nada beneficia directamente o Benfica, por exemplo a relação Benfica-Mendes-Atlético, mas como não sabemos se isso realmente no fim do dia compensa ao Benfica, e acho que é quase impossível de saber isso pois nunca vou dispor realmente dessa informação, visto de fora considero determinado negócios um assalto total.
Falar hoje em Clubes como o Benfica ( igualmente válido para Sporting e Porto) em receitas extraordinárias, quase que não faz sentido. Seria até mais correcto falar em outras receitas ordinárias, ainda que com um grau de ocorrência menos regular, mais ocasional.

Digamos que nos dias de hoje, com a realidade das Academias (que são autênticas "fábricas" de desenvolvimento e produção de produtos), seria normal considerar que o Benfica, para além das receitas da sua actividade normal associada à competição desportiva, passava a ter outras receitas derivadas da comercialização de "produtos", considerando o produto como os atletas cujo 1º objectivo era abastecer a sua equipa de futebol, e 2º objectivo numa 1ª fase era a venda ou o empréstimo (aluguer), em que numa 2ª fase pode ocorrer a sua reentrada no plantel ou a passagem para o campo do investimento financeiro, quando os atletas se eternizam na situação de emprestados até ao fim do contrato, ou simplesmente abatidos ao activo em situações de rescisões contratuais.

Estas figuras de "vendas de produtos", de "aluguer" e de "investimentos financeiros", só não têm tratamento diferenciado na contabilidade das SAD`s, por razões meramente técnicas de natureza contabilística e fiscal com grande relevância (caso das amortizações, mais e menos valias contabilísticas e fiscais, legislação sobre reinvestimento, ...), e só por isso é que todos os atletas, sem excepção, são tratados como activos imobilizados intangíveis, sejam eles adquiridos externamente ou oriundos da formação, integrem ou não os plantéis profissionais (A e B).

Theroux

Citação de: Theroux em 13 de Junho de 2017, 22:07
Via com bons olhos o Benfica comprar um clube inglês, o Brexit até acaba por ser mais um incentivo.

A China fica muito longe, língua e cultura totalmente diferentes, mas facilmente se comprava um clube das divisões inferiores inglesas e se começava a formar jogadores com os métodos desenvolvidos no CFC. Além disso um dia mais tarde o clube podia ser vendido por imenso dinheiro.

Parece-me uma questão de tempo até se começar a falar em comprar um clube num país das 5 grandes ligas. Não vejo grande diferença entre ir à Argentina comprar um jogador e apostar na formação no país de uma grande liga.

Só não acerto no Euromilhões ahah

Não estou a ver como este tipo de parceria seria benéfico para o Benfica (comprar um clube seria mais fácil), mas a acontecer é um passo no sentido certo.

CitriC

Citação de: Theroux em 03 de Julho de 2017, 23:58

Via com bons olhos o Benfica comprar um clube inglês, o Brexit até acaba por ser mais um incentivo.

A China fica muito longe, língua e cultura totalmente diferentes, mas facilmente se comprava um clube das divisões inferiores inglesas e se começava a formar jogadores com os métodos desenvolvidos no CFC. Além disso um dia mais tarde o clube podia ser vendido por imenso dinheiro.

Parece-me uma questão de tempo até se começar a falar em comprar um clube num país das 5 grandes ligas. Não vejo grande diferença entre ir à Argentina comprar um jogador e apostar na formação no país de uma grande liga.

Não estou a ver como este tipo de parceria seria benéfico para o Benfica (comprar um clube seria mais fácil), mas a acontecer é um passo no sentido certo.

Mas ao contrário do que opinaste o Benfica não quer, nem sequer tem intenções de comprar um clube britânico.

E mais se houvesse esse desejo pergunto-me o que diriam os estautos em relação a isso. Diria que no mínimo teria que haver uma AG extra para se conhecer os desejos dos sócios.

A parceria parece-me óbvia. o Benfica tem um produto de excelente qualidade -> jogadores formados no CFC.

Os clubes ingleses de meio da tabela já têm tanto dinheiro que não sabem o que fazer com ele e não têm uma fábrica de jogadores talentosos.

soma 1 + 1 e ....

Além do mais a marca Benfica aparece na Premier League que é vista por provavelmente milhares de milhões de pessoas e portanto torna-se mais vísivel e apetecível.

sergio19azb

Citação de: mojo_j0jo em 03 de Julho de 2017, 11:06

Resumindo, o Benfica é aquele velhote que teve lá fora e metia a guita debaixo do colchão, chega a Portugal já na idade da reforma e começa comprar casas ao desbarato para colocar à renda. Ao final de alguns anos vende e mesmo que venda com prejuízo, já facturou 20/30.000€ em rendas e ainda tem lucro.

O bigode do nosso presidente sabe muito!

JM21

Assunto muito interessante. Gostaria de ver aqui uma discussão entre experts sobre esta matéria. Assim, à primeira vista, não vejo como isto poderia ajudar o Clube uma vez que apenas teríamos 50% de um outro clube.

Theroux

Citação de: JM21 em 04 de Julho de 2017, 00:32

Assunto muito interessante. Gostaria de ver aqui uma discussão entre experts sobre esta matéria. Assim, à primeira vista, não vejo como isto poderia ajudar o Clube uma vez que apenas teríamos 50% de um outro clube.

O Man. City acabou de anunciar uma parceria igual à que o DSO falou, com o Girona. Há vantagens e desvantagens, depende dos objectivos, e do orçamento.

Para o Benfica o ideal era o inverso, ou seja, controlar o clube e depois ter parceiros minoritários, mas aí nunca poderia ser um clube da Premier League, no máximo seria possível comprar um clube da League One.

piwo

As financas do clube teem que estar optimas. Nao sao muitos clubes no mundo que dao 10M por um guarda redes suplente. E assim roda o dinheiro....

Tipo os 15M chapa por cada puto. E ha quem acredite nisso, por isso esta tudo bem. Altura de ir buscar mais um Francisco Vera.