As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: peter_slb em 02 de Janeiro de 2018, 14:13
Citação de: MALU15 em 02 de Janeiro de 2018, 13:33
Citação de: peter_slb em 02 de Janeiro de 2018, 10:50
Citação de: CitriC em 29 de Dezembro de 2017, 01:32

O que a malta também não percebe é que o Benfica andou primeiro a sanar as contas do Clube e só depois é que se virou para a SAD.

O quê? As contas da SAD ficaram piores por andarem a sanar as do clube? As contas do clube estavam mais do que sanadas, quando tinha uma Benfica Estádio que dava lucro todos os anos (pagava os seus encargos financeiros e as suas amortizações e dava lucro), se o clube neste momento não tem qualquer património, exceptuando os seus sócios, é porque o utilizou para sanar a SAD, nunca o contrário aconteceu.

As quotas servem para compensar o que a SAD não paga ao clube pela transmissão de tudo quanto é modalidade na BTV e os direitos da marca, além de valerem mais que aquilo, foram uma mera habilidade contabilística, planeada logo no aumento de capital e que serviu para a SAD andar com proveitos financeiros virtuais durante uns anos e depois ficar com os direitos da marca no ativo a troco de nada. Estes são os 2 pontos em que as contas da SAD e do clube se tocam, tudo o resto é independente e de certeza que não foi por isto que a SAD, ao mesmo tempo que apresentou dezenas de milhões de lucros, aumentou a sua dívida financeira.

Tem mais atenção ao que escreves, que és um user bem considerado neste tópico e por isso não devias escrever coisas destas de forma leviana.
Ó Peter,

Na minha visão estas duas afirmações traduzem juízos muito diferentes, não podendo a partir da 1ª concluir-se sobre qualquer qualificação das contas da SAD, dai a resposta que eu dei ao Citric. Para quê confundir prioridade com ficaram piores? Não percebo, são coisas diferentes.

Citric,
"O que a malta também não percebe é que o Benfica andou primeiro a sanar as contas do Clube e só depois é que se virou para a SAD."

Peter,
"O quê? As contas da SAD ficaram piores por andarem a sanar as do clube?"

piores face ao que poderiam estar por estarem preocupados em sanar as do clube.

SAD e clube são entidades distintas, que não têm tantos negócios como isso entre si, pelo que sanar primeiro umas e depois outras não existe em situações correntes, logo aquela frase só podia ter como base momentos extraordinários, que eu assumi serem a eliminação da dívida da SGPS e a passagem dos restantes 75% das quotas para o clube, só que isso é uma análise restrita do tempo e que não tem em conta o que levou a essas 2 situações (dívida do aumento de capital e Benfica TV). Anteriormente a essas 2 situações, houve outra muito mais relevante, em que o clube sim prejudicou as suas contas para sanar as da SAD, quer dizer, nem foi para sanar as da SAD, foi só para a SAD poder estoirar mais umas valentes dezenas de milhões sem nada de grave lhe acontecer.
Nos posts que tenho trocado com o Citric, não me parece que tenha sido esse o sentido dele, até porque ele conhece bem as contas da SAD, e sabe que no universo do Grupo Benfica as contas do Clube têm pouca relevância. O que o Benfica fez para mim foi tentar arrumar a casa na parte que seria mais fácil (o Clube e sua participação na BSGPS), pois sendo a SGPS uma empresa meramente instrumental não fazia sentido ter no seu seio o empréstimo, e nem vou discutir se a marca vale 60M , 100 ou mais, tudo dependerá da conjuntura em que estas operações são feitas e dos fins a atingir.

Quanto à reestruturação de DEZ2009 ( com passagem da Bestádio para a SAD) temos que ver que dada a situação em que a SAD se encontrava (CPN por força dos resultados acumulados negativos) não havia alternativa, e o clube tinha e continua a ter uma posição dominante (65%), competindo-lhe a ele encontrar uma solução.

CitriC

O que a malta também não percebe é que o Benfica andou primeiro a sanar as contas do Clube e só depois é que se virou para a SAD.

O quê? As contas da SAD ficaram piores por andarem a sanar as do clube? As contas do clube estavam mais do que sanadas, quando tinha uma Benfica Estádio que dava lucro todos os anos (pagava os seus encargos financeiros e as suas amortizações e dava lucro), se o clube neste momento não tem qualquer património, exceptuando os seus sócios, é porque o utilizou para sanar a SAD, nunca o contrário aconteceu.

As quotas servem para compensar o que a SAD não paga ao clube pela transmissão de tudo quanto é modalidade na BTV e os direitos da marca, além de valerem mais que aquilo, foram uma mera habilidade contabilística, planeada logo no aumento de capital e que serviu para a SAD andar com proveitos financeiros virtuais durante uns anos e depois ficar com os direitos da marca no ativo a troco de nada. Estes são os 2 pontos em que as contas da SAD e do clube se tocam, tudo o resto é independente e de certeza que não foi por isto que a SAD, ao mesmo tempo que apresentou dezenas de milhões de lucros, aumentou a sua dívida financeira.

Tem mais atenção ao que escreves, que és um user bem considerado neste tópico e por isso não devias escrever coisas destas de forma leviana.

Não disse que as contas ficaram piores por se andar a sanar as contas do Clube. Mas admito que foi uma frase sem fundamento.

Como tal repito, lá por o clube já não ter praticamente passivo financeiro não quer por si só dizer que as contas da SAD são melhores ou piores.
Já disse e concordo contigo que o grande investimento em atletas provocou um enorme aumento no nosso passivo financeiro. Fomos contratar jogadores com dinheio que não tinhamos. Essa é a meu ver a razão principal pelo qual as contas da SAD começaram a agravar-se há cerca de 10 anos atrás.

E também dou-te razão quando afirmo que se há algo que não deveriamos escrever neste forum e sobretudo neste tópico é um comentário sem o fundamentarmos. E quanto maior for a confiança dos utilizadores noutros, maior é a responsabilidade.

Quanto às razões pelas quais disse o que disse, enumero-as em baixo:

- Há umas épocas atrás havia um empréstimo concedido pela Benfica Estádio ao Clube que entretanto foi saneado.

- Há umas épocas atrás foi feita uma revisão ao contrato de cedência da Marca Benfica pelo Clube à SAD, que traduziu-se num montante adicional a receber pelo Clube no valor de 43.3M e que foi utilizado para a realização de prestações acessórias à SGPS.
Permitindo assim que a SGPS liquidasse o financiamento obtido junto da Benfica SAD. Pelo que vi nos R&C tinha capitais próprios negativos na ordem dos 40M há 2 épocas, e em 30/JUN/17 16M positivos.

- O Clube apenas tem um financiamento de 3.2M que foi contraindo junto a uma empresa do seu Grupo a BE, estando livre de qualquer passivo bancário.

- O Clube distribuía 75% das quotas para a SAD até 2012/2013, depois entre 13/14 e 14/15 distribuía 25% e a partir de 2015/2016 deixou de distribuir qualquer valor para a SAD.

Além do mais se bem me lembro o Clube ainda recebia 300 mil euros dos direitos televisivos. Não entendo é porquê "só" 300 mil. Já agora como é que os direitos televisivos podiam ser distribuídos/separados em modalidades/futebol quando explorávamos os nossos direitos e também a partir do momento em que assinámos com a NOS?

Mas para ser sincero não tenho problema em admitir que possa estar errado e que há outras pessoas que sabem bem mais que eu, como por exemplo tu. Obrigado pelo teu comentário.

ps: Para finalizar podemos ter capitais próprios negativos nas contas consolidadas, mas isso também deve-se sobretudo àquilo que o Benfica Clube investiu nas participadas.

CitriC

Citação de: peter_slb em 02 de Janeiro de 2018, 14:13
Citação de: MALU15 em 02 de Janeiro de 2018, 13:33

Ó Peter,

Na minha visão estas duas afirmações traduzem juízos muito diferentes, não podendo a partir da 1ª concluir-se sobre qualquer qualificação das contas da SAD, dai a resposta que eu dei ao Citric. Para quê confundir prioridade com ficaram piores? Não percebo, são coisas diferentes.

Citric,
"O que a malta também não percebe é que o Benfica andou primeiro a sanar as contas do Clube e só depois é que se virou para a SAD."

Peter,
"O quê? As contas da SAD ficaram piores por andarem a sanar as do clube?"

piores face ao que poderiam estar por estarem preocupados em sanar as do clube.

SAD e clube são entidades distintas, que não têm tantos negócios como isso entre si, pelo que sanar primeiro umas e depois outras não existe em situações correntes, logo aquela frase só podia ter como base momentos extraordinários, que eu assumi serem a eliminação da dívida da SGPS e a passagem dos restantes 75% das quotas para o clube, só que isso é uma análise restrita do tempo e que não tem em conta o que levou a essas 2 situações (dívida do aumento de capital e Benfica TV). Anteriormente a essas 2 situações, houve outra muito mais relevante, em que o clube sim prejudicou as suas contas para sanar as da SAD, quer dizer, nem foi para sanar as da SAD, foi só para a SAD poder estoirar mais umas valentes dezenas de milhões sem nada de grave lhe acontecer.

Sim foi "uma análise restrita do tempo". E sim concordo com o que escreveste.

O que foi feito , entendo que foi a solução menos má (não quero ser pedante e afirmar que foi a melhor) de modo a que possamos obter resultados desportivos a curto prazo e depois recuperar financeiramente.

Tanto quanto sei até podemos redefinir a estratégia e voltar a uma estrategia pre 2008.

Podemos argumentar E SE a SAD não obtivesse resultados desportivos depois do enorme esforço feito?
Contudo esta análise  agora aplica-se é aos nossos rivais.

BBpT

a malta aqui do tópico vai ter muita coisa para analisar ao que parece

Theroux

99% da informação sobre as finanças do clube está online, até o que se gasta em detergentes deve aparecer descriminado ao cêntimo (a sério), mas quem não deve não teme.

As previsões internas vão ao encontro do que todos os benfiquistas querem que aconteça, o mais complicado é chegar lá.

Os outros que se continuem a divertir com os leaks, pode ser que o feitiço se vire contra o feiticeiro.

rafael19benfica

Esta tudo online.
Nada de anormal nas contas.

lonstrup

Quando dizem que está tudo online, estão a referir-se a emails e informações «leakadas», é isso?

Conseguem encontrar os dados referentes ao Orçamento para esta época 17/18, expectativas e perspectivas do que deve ser o ano? Algum documento desse género?

Acho que isso seria interessante de ver, seria informativo. Agora estar ver negócios em concreto, quanto se gasta em detergentes etc, isso não me parece ser relevante.

Theroux

Citação de: lonstrup em 03 de Janeiro de 2018, 11:15
Quando dizem que está tudo online, estão a referir-se a emails e informações «leakadas», é isso?

Conseguem encontrar os dados referentes ao Orçamento para esta época 17/18, expectativas e perspectivas do que deve ser o ano? Algum documento desse género?

Acho que isso seria interessante de ver, seria informativo. Agora estar ver negócios em concreto, quanto se gasta em detergentes etc, isso não me parece ser relevante.

Esse orçamento é redundante pois já não falta muito para sair o R&C semestral, mas se for leakado será certamente notícia.

lonstrup

Citação de: Theroux em 03 de Janeiro de 2018, 11:28

Esse orçamento é redundante pois já não falta muito para sair o R&C semestral, mas se for leakado será certamente notícia.
É redundante? Se tiveres lá expectativas de bilhética e premis europeus para a segunda metade da época, que não se irão realizar, já não é redundante.

Também a execução do orçamento não é necessariamente linear, no sentido em que o segundo semestre pode não ser um espelho do primeiro semestre. Por exemplo, pagamentos de tranches de passivos etc.

Eu acho que não seria informação nada redundante. Seria uma boa ferramenta para irmos fazendo a nossa análise, e acompanhamento.

Theroux

Citação de: lonstrup em 03 de Janeiro de 2018, 11:37

É redundante? Se tiveres lá expectativas de bilhética e premis europeus para a segunda metade da época, que não se irão realizar, já não é redundante.

Também a execução do orçamento não é necessariamente linear, no sentido em que o segundo semestre pode não ser um espelho do primeiro semestre. Por exemplo, pagamentos de tranches de passivos etc.

Eu acho que não seria informação nada redundante. Seria uma boa ferramenta para irmos fazendo a nossa análise, e acompanhamento.

Na Champions a expectativa é sempre chegar aos oitavos, cerca de 23M€ em prémios. É redundante no sentido em que o R&C já permite ter uma ideia muito mais concreta do que vai ser a época que o orçamento.

anselmoslb

Vai ser mais do mesmo.

As contas da SAD são sempre um espectáculo mas é contabilizando vendas de 3 ou 4 titulares porque, sem isso, puff..

Achor81

Citação de: Dramce em 31 de Dezembro de 2017, 16:06
o RC 16/17 diz que o benfica recebe em quotas:

15 763 000 €

Destes, 96% vêm de quotas(15 132 480)

Se pagassem todos 156€/ano eramos cerca de 97 000, como há as duas categorias de sócios para os mais novos e ainda os sócios correspondentes, garantidamente que temos pelo menos 100 000 sócios pagantes.

Diz também que dos 15 763 000 1% são respectivos a quotas modalidades. Se algúem souber o valor da quota é fácil de chegar ao número total de sócios que pagam esse valor.
A cota modalidades são 5,00€.

lonstrup

Citação de: Theroux em 03 de Janeiro de 2018, 12:00

Na Champions a expectativa é sempre chegar aos oitavos, cerca de 23M€ em prémios. É redundante no sentido em que o R&C já permite ter uma ideia muito mais concreta do que vai ser a época que o orçamento.
E diz-me lá, quando é que achas que o R&C vai sair? Não achas que enquanto não sai o R&C, que não está assim tão perto de sair, não seria interessante e útil ter acesso a um Orçamento que nos daria as expectativas da própria Direcção relativamente ao ano que corre?

Theroux

Citação de: lonstrup em 03 de Janeiro de 2018, 12:05
Citação de: Theroux em 03 de Janeiro de 2018, 12:00

E diz-me lá, quando é que achas que o R&C vai sair? Não achas que enquanto não sai o R&C, que não está assim tão perto de sair, não seria interessante e útil ter acesso a um Orçamento que nos daria as expectativas da própria Direcção relativamente ao ano que corre?

Sai em Fevereiro.

lonstrup

pois, meio de fevereiro. Falta 1 mês e meio. Portanto, é «redundante» ter acesso agora a uma informação que pode vir daqui a mês e meio.

E então que valor tem o relatorio semestral, se passado 2 meses podes ter o do 3ºtrimestre?

eu acho que seria informação util, e não redundante.