As Finanças do Benfica

rsd

Citação de: BovinoSLB em 18 de Setembro de 2019, 21:52
Citação de: rsd em 18 de Setembro de 2019, 21:41
Citação de: BovinoSLB em 18 de Setembro de 2019, 21:37
Citação de: patardo_do_isaias em 18 de Setembro de 2019, 21:30
Citação de: BovinoSLB em 18 de Setembro de 2019, 21:25
Citação de: patardo_do_isaias em 18 de Setembro de 2019, 21:20
O dinheiro não foge. O SLB é uma empresa auditada e regulada.
Auditorias e regulações serviram de muito quando caíram os bancos. O discurso era exactamente igual.

Com todo o respeito, é uma comparação absurda.

Os bancos têm um balanço infinitamente mais complexo que um clube de futebol, muito mais sujeito a manipulação.

Alguém acredita que o vieira mande transferir dinheiro de contas do SLB para contas dele? Acham que as coisas funcionam assim?
Sim... todas as falcatruas no mundo são iguais ao café lá do bairro em que o dono chega lá e limpa a caixa :rir: o objectivo de qualquer falcatrua é sacar o dinheiro sem ninguém perceber.

Ser ingênuo é pensar-se que o autor da marosca iria pagar uma empresa capaz de lhe descobrir o esquema.

Acreditas mesmo que o Vieira chega às contas do Benfica e saca dinheiro assim directamente para as contas dele?
Se o fizesse "directamente" era apenas burro.

Esses esquemas são sempre indirectos, cheios de familiaridades e coincidências.
As tais auditorias que vocês tanto gostam apregoar servem em muitos casos para esconder situações dessas.

Há sempre 2 auditorias, a primeira é real, infelizmente também é interna e também para apontar o que deve ser "corrigido". Segue-se uma segunda auditoria, a tal que é pública e já está bem arranjada para não chatear as autoridades.

Achar que os esquemas fraudulentos vão aparecer nesses relatórios que são (bem) pagos pela direção é para esperar sentado, só aconteceria numa "auditoria hostil".

Pois, isso do Mendes era o que te estavam a dizer. Obviamente que o Vieira não ia mexer nas contas do Benfica à lambão. Obviamente que o faz pelas transferências.

Uma auditoria das periódicas nem sequer serve para detectar fraude, quanto mais. Se há aqui alguém que não sabe para que serve uma auditoria, com certeza não serei eu.

ARREB1MBA

Citação de: rsd em 18 de Setembro de 2019, 21:55
Citação de: Pasárgada em 18 de Setembro de 2019, 21:53
Citação de: CitriC em 18 de Setembro de 2019, 21:46
Citação de: Pasárgada em 18 de Setembro de 2019, 21:40
Citação de: CitriC em 18 de Setembro de 2019, 21:36
Citação de: Pasárgada em 18 de Setembro de 2019, 21:26
Citação de: CitriC em 18 de Setembro de 2019, 21:20
Citação de: Pasárgada em 18 de Setembro de 2019, 21:14
Citação de: CitriC em 18 de Setembro de 2019, 21:11
Citação de: pedro22 em 18 de Setembro de 2019, 21:01
Estou a espera de uma análise técnica de quem sabe : Malu, citric, Etc.

Não analisem as contas com base no resultado do jogo de ontem

Não faço uma analise, até porque a informação é apenas detalhada.

Acho que eu previa 155M de receitas operacionais e 80~90M de custos com pessoal.

Tenho que analisar com calma.

O passivo descer pouco para o que alguns previam é compreensível na medida em que houve uma 2 operação de antecipação de receitas.

como disse apenas temos acesso a informação resumida.
Citric, mas o passivo situava se nos 367 milhoes nao era? com estes 13 milhoes fica nos 354? ou estou equivocado?

Sim era de 367.6M em 31.12.18

Contudo a reducao dos 13.7M é quando comparamos a 30.06.18.

Significa isto que de 31 Dezembro de 2018 para 30 Junho 2019 o passivo aumentou. E está relacionado com a 2 operação de antecipação de receitas do contrato da NOS.

Espero que tenha sido claro
O que descreveste percebi, o que nao percebo é se o passivo subiu, porque nao revelam os numeros? passivo global a 30.06.19, ou seja no final do exercicio!

Se calhar não percebi a tua pergunta, contudo o passivo total da Benfica SAD aparece lá.

30.06.2019 -> 384.603M
Ah se aparece lá, entao é falha minha que me escapou o valor do passivo dessa data final do exercicio...sendo assim peço desculpa!
Terminar o ano com prejuizo a nivel de passivo global, faz me imensa confusao de facto...
Mas obrigado pela tua paciencia O0

Vou então resumir.

Este exercício economico em termos de passivo caracteriza-se por :

30.06.2018 -> 398.3M
31.12.2018 -> 367.6M
30.06.2019 -> 384.6M

Acho que assim fica claro a evolução do passivo durante a época desportiva
Obrigado CITRIC, era a isso a que me referia! como é possivel em 6 meses subir o passivo em 17 milhoes de euros, nao contabilizando as vendas de julho ( Joao Félix sobretudo) estou para ver como ficam as contas do passivo aquando dessa contabilizaçao, financeiramente isto nao é gerir bem, além do mais anda a antecipar receitas para pagar EO´S!!!

1- Vendas não têm nada a ver com passivo
2-O nosso ultimo grande adiantamento foi para pagar passivo bancário. De qualquer forma, não vejo nenhuma razão mais valida para se fazer um adiantamento do que ser para pagar passivo financeiro.

Precisamente.

Dr.Lecter

Quero acreditar que o aumento nos gastos com o pessoal e nos FSE representam um ano anómalo e não um aumento "consolidado", o que a meu ver seria preocupante.

Por outro lado, a transferência do Félix numa fase precoce do mercado garantiu ao Benfica as receitas extraordinárias necessárias para um exercício lucrativo em 19/20.

Ou seja, o Benfica criou condições a si próprio para tomar as melhores decisões desportivas uma vez que se libertou desse "peso" de ter que realizar receita extraordinária bem a tempo de reforçar o plantel convenientemente.

Após a venda do JF as decisões do Benfica no mercado (que lhe podiam proporcionar um aumento, em 19/20 das receitas da Champions bem além do prémio de entrada) foram desastrosas. Não só comprou pouco como comprou mal e não se libertou de fardos salariais pesados e que não dão rendimento desportivo (embora dois deles tenham sido titulares na Champions lel).

Quer isto dizer que no Benfica há uma marcada dicotomia na qualidade de decisão financeira e na qualidade de decisão desportiva.

Está mais do que demonstrado que o presidente percebe zero de futebol. Rui Costa, nessa matéria, pelos anos que já tem no cargo, também já se viu que não acrescenta nada. E Tiago Pinto ainda menos. Receio bem que nesse capítulo a entrada dele para o futebol até veio diminuir a qualidade das decisões tomadas. Mas como não estou lá, não seria justo fazer essa relação directa.

Posto isto, o Benfica só tem de trocar...quem decide desportivamente. Porque quem decide decide mal, decide sem conhecimento. E quando assim é, decide à sorte e a longo prazo a probabilidade das decisões serem más cresce.

Parece fácil e não é difícil.

melo7

É obvio que os custos com pessoal iam aumentar dada as renovações dia sim dia não que o clube nos habituou no ultimo ano.

Sou a favor desse aumento desde que seja feito em jogadores de qualidade. So tenho pena que esse aumento nao tenha sido justificado como forma de segurar o Felix.

Enquanto os custos com pessoal estiverem enquadrados com o peso "optimo" definido pela UEFA não me preocupo.

bazofio

O problema para mim não é o aumento dos custos com o pessoal.
O problema é o aumento dos custos do pessoal não equivaler ao aumento da qualidade da equipa de futebol profissional e todas as equipas e elementos que a rodeiam, pior...bem pelo contrário.

ISSO É QUE ME PREOCUPA!!!

Polaco

Citação de: GiiB_10 em 18 de Setembro de 2019, 21:14
Citação de: Polaco em 18 de Setembro de 2019, 21:05
Engraçado como as coisas se alteram no tempo. Dantes, era mau vender os miúdos ao desbarato sem poderem sequer jogar na A. Agora, jogam na maioria miúdos ( e vem lá uma geração com mais talento que nunca ). Pois agora é porque só jogam miúdos. Penso que no limite o que devíamos fazer era comprar jogadores já experientes, mas não vender os miúdos, talvez fazer um campeonato interno para eles.

Engraçado como as coisas se alteram no tempo. Antes não havia um único que estivesse pronto. Tinham todos que crescer, e para terem oportunidade tinham que ser claramente melhores que os de fora.
Pois agora, só há espaço para os miúdos, mesmo que não estejam prontos. Não há jogadores melhores que os da formação no mundo inteiro, e os miúdos é que são a solução para tudo.

Agora, tenta reflectir, e ver onde está o problema, dos 2 pontos de vista.

Os miúdos nunca vão estar prontos se não jogarem, mesmo em apertos como estes de ontem.
E acho que ninguém tem coragem de dizer que não existem enormes probabilidades para todos eles se tornarem grandes jogadores.
Eu o ano passado desesperei por não comprarem em Janeiro "um Corchia" para Def Esq. Agora, vejo o Tomás Tavares e agradeço que não tenha vindo ninguém tapá-lo.
Lá está, uma coisa inteligente para apresentar a eleições, uma estratégia alternativa a esta dos miúdos,sem ter de insultar ninguém.

fabioLupi

A venda do Félix só foi efetivada depois de 30 de junho?

Chairman

Citação de: fabioLupi em 18 de Setembro de 2019, 22:06
A venda do Félix só foi efetivada depois de 30 de junho?
Foi oficializada dia 3 de Julho

MBACANO

Auditorias e regulações serviram de muito quando caíram os bancos. O discurso era exactamente igual.

Os bancos têm um balanço infinitamente mais complexo que um clube de futebol, muito mais sujeito a manipulação.

Alguém acredita que o vieira mande transferir dinheiro de contas do SLB para contas dele? Acham que as coisas funcionam assim?
Sim... todas as falcatruas no mundo são iguais ao café lá do bairro em que o dono chega lá e limpa a caixa :rir: o objectivo de qualquer falcatrua é sacar o dinheiro sem ninguém perceber.

Ser ingênuo é pensar-se que o autor da marosca iria pagar uma empresa capaz de lhe descobrir o esquema.

Acreditas mesmo que o Vieira chega às contas do Benfica e saca dinheiro assim directamente para as contas dele?

As tais auditorias que vocês tanto gostam apregoar servem em muitos casos para esconder situações dessas.

Há sempre 2 auditorias, a primeira é real, infelizmente também é interna e também para apontar o que deve ser "corrigido". Segue-se uma segunda auditoria, a tal que é pública e já está bem arranjada para não chatear as autoridades.

Achar que os esquemas fraudulentos vão aparecer nesses relatórios que são (bem) pagos pela direção é para esperar sentado, só aconteceria numa "auditoria hostil".
sabem aquela do autarca que queria fazer uma rotunda?
Fez um concurso e apareceram 3 propostas:
O espanhol fazia por 1M€
O Francês fazia por 2M€
O português fazia por 3M€
Quando o português pediu 3M€ o autarca achou muito e.perguntou o porquê de tal valor...
O Português respondeu, é 1M€ para mim, 1M€ para ti e 1M€ para o espanhol fazer a obra.
Quem acham que ganha o concurso?

Agora.imaginem num cenário simplificado que um agente desportivo "qualquer" tem 5 clubes e arranja maneira de que eles comprem e vendam 1 jogador cada um entre si, a 1M€ cada. Assim de repente rodam 5M€ e o agente factura 500.000€ assim do nada.
Agora imaginemos que o mesmo agente propõe aos dirigentes dos clubes da sua confiança, que os negócios passem a ser de 10M€ cada. Os adeptos estranham pagar tanto por um manco, mas como vendem outro manco mais caro do que deveria ser, cagmm nisso, afinal de contas.o saldo fica neutro. E o Sr. Agente roda deste modo 50M€ por 5 jogadores e recebe de comissão 5M€. (A isto acrescem os custos com os salários que.para justificação dos valores das contratações, são obviamente mais altos). Pagam os otários dos sócios dos clubes, que depois de tantas vendas e comissões não percebem como ficaram a perder dinheiro e continuam a.ver os seus clubes enterrados em dívidas...
Agora vão escalando os valores para 15, 17, 20, etc e percebam como pagámos quase 100M€ em comissões (declaradas) nos últimos 3 ou 4 anos, e pensem quanto dessas comissões foi parar a offshores dos "autarcas" que gerem esses clubes.

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

melo7

Sou auditor e conheço bem os bancos portugueses. O BES tinha um sistema contabilistico à parte, escondido, feito por um gajo que nao se conhece. Se um banco quer esconder deliberadamente algo é bastante difícil qualquer regulador encontrar. O Salgado so foi apanhado porque o negócio dele correu mal, tal como qualquer Maddoff da vida.

Em relação à entrada de dinheiro das transferências é facilmente verificável atraves do contrato assinado (verificando o prazo de pagamento) e consulta do extrato bancário.

O problema são os acordos que o Vieira vai assinar com Mendes e afins onde promete vendas aka comissões que não sendo ilegal para fins de regulação são para os adeptos uma vergonha

rsd

Citação de: MBACANO em 18 de Setembro de 2019, 22:09

O espanhol fazia por 1M€
O Francês fazia por 2M€
Quando o português pediu 3M€ o autarca achou muito e.perguntou o porquê de tal valor...
O Português respondeu, é 1M€ para mim, 1M€ para ti e 1M€ para o espanhol fazer a obra.

Agora.imaginem num cenário simplificado que um agente desportivo "qualquer" tem 5 clubes e arranja maneira de que eles comprem e vendam 1 jogador cada um entre si, a 1M€ cada. Assim de repente rodam 5M€ e o agente factura 500.000€ assim do nada.
Agora imaginemos que o mesmo agente propõe aos dirigentes dos clubes da sua confiança, que os negócios passem a ser de 10M€ cada. Os adeptos estranham pagar tanto por um manco, mas como vendem outro manco mais caro do que deveria ser, cagmm nisso, afinal de contas.o saldo fica neutro. E o Sr. Agente roda deste modo 50M€ por 5 jogadores e recebe de comissão 5M€. (A isto acrescem os custos com os salários que.para justificação dos valores das contratações, são obviamente mais altos). Pagam os otários dos sócios dos clubes, que depois de tantas vendas e comissões não percebem como ficaram a perder dinheiro e continuam a.ver os seus clubes enterrados em dívidas...
Agora vão escalando os valores para 15, 17, 20, etc e percebam como pagámos quase 100M€ em comissões (declaradas) nos últimos 3 ou 4 anos, e pensem quanto dessas comissões foi parar a offshores dos "autarcas" que gerem esses clubes.

Não era preciso teres escrito tanto. Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que esse é o cenário mais provável.

ARREB1MBA

Citação de: bazofio em 18 de Setembro de 2019, 22:04
O problema é o aumento dos custos do pessoal não equivaler ao aumento da qualidade da equipa de futebol profissional e todas as equipas e elementos que a rodeiam, pior...bem pelo contrário.

Percebo o que dizes, mas este aumento brutal de gastos com o pessoal causa alguma (justa) preocupação.
Se calha não entrarmos na Champions (hecatombe desportiva), termos custos com pessoal de 100M€/ano é muitíssimo problemático a nível financeiro.

Subir de 67M€ para quase 100M€ foi demasiado. Não consigo compreender como demos este salto tão grande nem porque o demos.

ricmarkes

Citação de: MBACANO em 18 de Setembro de 2019, 22:09

O espanhol fazia por 1M€
O Francês fazia por 2M€

Grande post. E é assim que o Benfica distribui fortunas por entre uns quantos iluminados. Fica a esperança de que um dia tudo isto se prove e se pague.

bazofio

Citação de: ARREB1MBA em 18 de Setembro de 2019, 22:15

Percebo o que dizes, mas este aumento brutal de gastos com o pessoal causa alguma (justa) preocupação.
Se calha não entrarmos na Champions (hecatombe desportiva), termos custos com pessoal de 100M€/ano é muitíssimo problemático a nível financeiro.

Subir de 67M€ para quase 100M€ foi demasiado. Não consigo compreender como demos este salto tão grande nem porque o demos.
O que dizes vai ao encontro do que escrevi. Porque se o aumento dos custos correspondesse ao aumento da qualidade da equipa, e olhando aos nossos adversários internos, a probabilidade de não ires á CL era bem baixinha, agora assim......é mesmo preocupante.

magoslb

Renovações com Pizzis e afins teriam de ter o seu impacto. Só com o Félix é que não deu.

Já o Sporting conservou o melhor jogador e parece que o vão aumentar. Se calhar mais vale a pena gastar nos melhores e não fazer renovações com jogadores medianos que ainda têm algum tempo de contrato.