As Finanças do Benfica

MUMU

Citação de: nightcrowler em 11 de Abril de 2020, 10:58
Citação de: Maldini em 11 de Abril de 2020, 10:33
Citação de: nightcrowler em 11 de Abril de 2020, 06:45
Citação de: cheio em 11 de Abril de 2020, 06:09
Citação de: nightcrowler em 11 de Abril de 2020, 06:06
Citação de: cheio em 11 de Abril de 2020, 05:52
Citação de: nightcrowler em 11 de Abril de 2020, 05:46
Citação de: cheio em 11 de Abril de 2020, 05:43
O negocio do futebol vai terminar ou pelo menos nos próximos anos vai ser 20% do que era.

Como os clubes grandes e pequenos vão adaptar as suas contas à nova realidade será uma incógnita, porque o nosso e dos outros serviços de dividas, obrigações, investimentos e afins está projectado para um mercado super inflacionado.

Vamos ter que reduzir e bem os custos e acabar com os planteis de milhões, até porque por Europa fora o mesmo vai acontecer, duvida que nenhum dos grandes clubes irá dar dezenas de milhões por passes de jogadores.

E nós estamos muito expostos a esta realidade  :-X

A questão é que hoje estamos menos expostos. Estamos numa posição privilegiada

Temos muito menos dívida que qualquer outro clube em Portugal, temos dinheiro em caixa, temos uma formação a bombar para os próximos anos.
Ainda por cima, devemos ser o clube que mais dinheiro fará com jogadores emprestados.

Mesmo a nível europeu, pode ser uma oportunidade.

Sim estamos melhor no quadro Português, mas achas que temos capacidade de reembolsar os empréstimos obrigacionistas que contraímos, numa altura em que não sabe como será o mercado de vendas, projectamos vendas de dezenas ou centenas de milhões e com esta nova realidade as receitas podem cair a pique ...

Acho que todo a industria do futebol irá reestruturam-se e muito investidor vai perder o dinheiro investido, faz parte do risco.

Temos que distinguir as coisas.
O sporting não conseguiu fechar por completo o ultimo empréstimo obrigacionista, tem prejuízo crônico e no próximo ano não será melhor. Este ano têm o balão Bruno Fernandes e, até ver, Rafael Leao.
Mas o Sporting é um clube que vive de perdões, se quem colocar lá dinheiro perder, não se pode dizer que não esteja avisado.

O Porto está numa situação crítica. Hoje, não sei como vão fazer para conseguirem colocar o empréstimo obrigacionista. Não sei mesmo! É de um risco imenso no curto prazo. O prejuízo este ano será colossal, têm vários jogadores a entrar no último ano de contrato, têm ainda jogadores nucleares com salários altos e não vendáveis (marcano Pepe aboubakar à cabeça). Não faço ideia, até porque mesmo a solução que tem sido utilizada (antecipação receitas TV) será seguramente bem mais cara, porque há um risco bem mais presente hoje.
E mesmo com a liga dos campeões, surgem 2 temas: i) o fair play financeiro pode custar caro ao Porto, seja na próxima época ou seguinte (não me admiraria que fizessem do Porto um exemplo); ii) a debandada que se espera no plantel terá consequências na performance desportiva, logo menor resultado la fora, menos receitas.
É um caso complexo.

No caso do Benfica é diferente. Numa situação limite, o Benfica pode usar o que tem em caixa e reembolsar os obrigacionistas. Mas nem será preciso, basta reduzir uns 30 milhões e ficamos com 50 milhões de dívida, o que para uma faturação de 200 milhões, é bastante conservadora.
para o futuro, com o modelo de receitas da liga dos campeões, mesmo sem vendas faraónicas será fácil conseguir resultados positivos. E lembrar que a partir da próxima época 2 clubes terão acesso direto à liga dos campeões.
Portanto, o Benfica estruturalmente está mais bem preparado, e conjuntura actual tem bastante liquidez permitindo estar tranquilo.

Além disso, não duvido que daqui a 2 anos as transferências voltem aos valores a que estamos a assistir. O futebol movimenta muitos muitos milhões, e cada vez atrairá mais investidores

Estamos a falar numa situação económica global semelhante ou pior que à crise de 1930. O futebol será a ultima industria a que darão a mão, enquanto haver milhões sem emprego e com fome ...

Os valores antes covid nunca serão praticados numa base de 2 anos ... irá demorar muitos anos até vermos valores tão inflacionados como os praticados até há bem pouco tempo.

Não creio que vá ser comparável a 1930, de todo.
Este ano heverá uma recessão histórica (até pelo facto de meio mundo ter parado durante 2 meses), mas no próximo ano o crescimento será enorme (tanto pelo efeito das fábricas estarem a operar a 100% como dos estímulos que se adivinham).

O futebol resistirá porque o dinheiro das televisões não vai acabar. E esse bolo é que mantém o futebol como o conhecemos.

Agora, alguém meter dinheiro num empréstimo obrigacionista é outra louca, é muito mais risco

Um abraço!

Nightcrowler...

Bela análise.

No entanto permite-me aqui deixar algumas questões que me deixam a pensar:

O Benfica, num plantel fraco face aos que exitem na Europa, tem um plantel caríssimo ... como vais reduzir custos (30 milhões) nos 90 que o Benfica gasta?

O Benfica tem atualmente, perto de 150 jogadores com contrato (quase 7 planteis), sendo certo que são muitos milhões empatados (salários, comissões, transferência), como nos vamos desfazer dos perto de 50 yonis se o mercado não terá dinheiro para os comprar?

Falaste em receitas na ordem dos 200 milhões, não estimas uma quebra acentuada também?

A liga dos campeões é e será vital, pela receita, pela valorização da marca, pela valorização de ativos, como vamos fazer para isso?

É um facto que só tens alavancagem financeira com resultados desportivos, para além de 40/50 jogadores que despotivamente não interessam, terás de vender (porque tens favores a pagar), vais fazê-lo por valores mais baixos a não ser que ofereças mais favores, como é que pensas alavancar o Benfica se o financiamento é menor?

Já todos percebemos que supostamente o Sporting está falido, o Porto está falido que isto e que aquilo, mas não conto com isso pois, como dizes e bem, o futebol atrairá investimento e haverá um maluco mais cedo ou mais tarde a comprar aquela merda.... o Benfica, para mim, deveria ser alvo de uma auditoria externa, oficial as contas, análise profunda e exaustiva às contas e aos milhões que circulam. Esta gestão é muito mas muito semelhante à do Porco, milhões a rolar, centenas a circular, gente a enriquecer ... qual foi o resultado?

Ao Benfica hoje falta benfiquismo, pessoas que se preocupem verdadeiramente com a nossa grandeza e história, com os nossos valores e que façam o Benfica muito maior do que já é, com uma gestão transpatente, cuidada, profissional ... na SAD e no clube.

Tenho muitas dúvidas nessa suposta vantagem financeira até porque é história a apetência de LFV E DSO em estragar tudo.(veja-se o penta perdido e este campeonato), Além do que .... o covid está aí a desculpa perfeita para estragar ainda mais.

Boas Maldini!

Algumas notas aos teus comentários:
- os custos salariais de 90 milhões incluem prémios, rescisões, etc etc etc. no ano passado os prémios foram duplicados e tem havido custos relevantes com algumas saídas como Luisão Julio César ou Jonas, por exemplo.
A massa salarial do Benfica é bem menor que os 90 milhões, e aliás, mesmo com prémios foi sempre menor comparativamente aos nossos rivais ao longo dos últimos anos.
Basta conseguir deixar sair alguns jogadores com salários elevados para a coisa melhorar. Sera algo paulatino, mas perfeitamente executável, até porque as novas contratações, teoricamente, terão salários mais baixos (o que será uma constante)

- em relação aos emprestados, não estou muito preocupado para ser sincero. No global, vao dar dinheiro. Discordo de ter 150 jogadores sob contrato, mas tenho muita certeza que no global, ficamos a ganhar alguns milhões neste jogo do contrata e coloca. O krovinovic renderá bom dinheiro, o cadiz tem mercado, o Pedro Pereira também esta a cumprir, o willock tem mais do que um interessado. E casos como o alfa semedo, não duvido que se ficar um ano no rio ave valorizará

Em relação à algum maluco comprar o Porto ou sporting, o Benfica nada tem a ver com isso, nem poderá envolver-se nesse jogo. Pelo menos para mim

Quanto à falta de benfiquismo, nada a opor. O que falta, acima de tudo, é visão desportiva. Ninguém entende alguns dos pregos, as luzes, a falta de estratégia.

Quanto ao Vieira e DSO estragarem tudo, a nível financeiro estamos longe disso. Venham as auditorias, mas o Benfica tem uns 90 milhões em caixa (poucos clubes na Europa devem ter essa liquidez), o estádio está liberto de qualquer ônus e nos últimos anos os empréstimos obrigacionistas têm sido abatidos. À prova de bala.
O DSO pode não saber nada de bola, mas do ponto de vista organização, chapeau.
O que o Benfica precisa é de um Boto, ou algo assim, que assuma a pasta do futebol, como ele faz Shaktar. Coordena scout formação e equipa principal dando uma visão de conjunto por parte de alguém que sabe o que é futebol e treino

Concordo plenamente Nightcrowler!
É mesmo isso que penso!
O problema não é a nível financeiro. Nesse aspecto penso que estamos muito bem, independente de se poder e dever fazer melhor.
O grande problema é e está a ser o projecto desportivo! Se esse for corrigido (e aqui é a parte que me faz duvidar, visto poder haver interesses obscuros por trás...) o Benfica ficaria uma máquina incrível, com capacidade de ombrear com os clubes financeiramente enormes, e já nem falo em Portugal, visto que aqui seria sem dúvida esmagador.

mojo_j0jo

As receitas de contratos televisivos só vão baixar se as pessoas pararem de consumir ... O quão expectável isso é ? É a maior fonte de rendimento dos clubes .. e as operadoras duvido muito que diminuam os preços, ou pelo menos que diminuam de forma a que aja uma deflação tão grande que impacte as contas dos clubes mais ricos.

O futebol europeu em muito vai depender da abordagem dos clubes da epl ... Porque o resto dos clubes vai atrás, a própria UEFA também irá.

Se a epl mantiver os ordenados altos, os outros de top vão manter também. Os clubes alemães também não serão muito afectados, ou pelo menos nada indica que o sejam, porque o mercado interno deles vai se manter praticamente igual, e são clubes que por norma são bastante bem geridos.

O pior cenário será é os clubes de Portugal, Espanha e Itália com medo de ficarem para trás se endividarem de forma estúpida.

Eu continuo achar que dentro de duas épocas a coisa volta ao que era. Estão a traçar cenários muito negros aqui. Sim em Portugal estamos mais expostos ao risco porque somos clubes vendedores e agora não vai haver grandes vendas, mas eventualmente a coisa muda, porque o futebol também é o que é porque tem sempre dinheiro a correr

Maldini

Citação de: MUMU em 11 de Abril de 2020, 14:48
O negocio do futebol vai terminar ou pelo menos nos próximos anos vai ser 20% do que era.

Como os clubes grandes e pequenos vão adaptar as suas contas à nova realidade será uma incógnita, porque o nosso e dos outros serviços de dividas, obrigações, investimentos e afins está projectado para um mercado super inflacionado.

Vamos ter que reduzir e bem os custos e acabar com os planteis de milhões, até porque por Europa fora o mesmo vai acontecer, duvida que nenhum dos grandes clubes irá dar dezenas de milhões por passes de jogadores.

Temos muito menos dívida que qualquer outro clube em Portugal, temos dinheiro em caixa, temos uma formação a bombar para os próximos anos.
Ainda por cima, devemos ser o clube que mais dinheiro fará com jogadores emprestados.

Sim estamos melhor no quadro Português, mas achas que temos capacidade de reembolsar os empréstimos obrigacionistas que contraímos, numa altura em que não sabe como será o mercado de vendas, projectamos vendas de dezenas ou centenas de milhões e com esta nova realidade as receitas podem cair a pique ...

Acho que todo a industria do futebol irá reestruturam-se e muito investidor vai perder o dinheiro investido, faz parte do risco.

O sporting não conseguiu fechar por completo o ultimo empréstimo obrigacionista, tem prejuízo crônico e no próximo ano não será melhor. Este ano têm o balão Bruno Fernandes e, até ver, Rafael Leao.
Mas o Sporting é um clube que vive de perdões, se quem colocar lá dinheiro perder, não se pode dizer que não esteja avisado.

O Porto está numa situação crítica. Hoje, não sei como vão fazer para conseguirem colocar o empréstimo obrigacionista. Não sei mesmo! É de um risco imenso no curto prazo. O prejuízo este ano será colossal, têm vários jogadores a entrar no último ano de contrato, têm ainda jogadores nucleares com salários altos e não vendáveis (marcano Pepe aboubakar à cabeça). Não faço ideia, até porque mesmo a solução que tem sido utilizada (antecipação receitas TV) será seguramente bem mais cara, porque há um risco bem mais presente hoje.
E mesmo com a liga dos campeões, surgem 2 temas: i) o fair play financeiro pode custar caro ao Porto, seja na próxima época ou seguinte (não me admiraria que fizessem do Porto um exemplo); ii) a debandada que se espera no plantel terá consequências na performance desportiva, logo menor resultado la fora, menos receitas.
É um caso complexo.

No caso do Benfica é diferente. Numa situação limite, o Benfica pode usar o que tem em caixa e reembolsar os obrigacionistas. Mas nem será preciso, basta reduzir uns 30 milhões e ficamos com 50 milhões de dívida, o que para uma faturação de 200 milhões, é bastante conservadora.
para o futuro, com o modelo de receitas da liga dos campeões, mesmo sem vendas faraónicas será fácil conseguir resultados positivos. E lembrar que a partir da próxima época 2 clubes terão acesso direto à liga dos campeões.
Portanto, o Benfica estruturalmente está mais bem preparado, e conjuntura actual tem bastante liquidez permitindo estar tranquilo.

Além disso, não duvido que daqui a 2 anos as transferências voltem aos valores a que estamos a assistir. O futebol movimenta muitos muitos milhões, e cada vez atrairá mais investidores

Estamos a falar numa situação económica global semelhante ou pior que à crise de 1930. O futebol será a ultima industria a que darão a mão, enquanto haver milhões sem emprego e com fome ...

Os valores antes covid nunca serão praticados numa base de 2 anos ... irá demorar muitos anos até vermos valores tão inflacionados como os praticados até há bem pouco tempo.

Este ano heverá uma recessão histórica (até pelo facto de meio mundo ter parado durante 2 meses), mas no próximo ano o crescimento será enorme (tanto pelo efeito das fábricas estarem a operar a 100% como dos estímulos que se adivinham).

O futebol resistirá porque o dinheiro das televisões não vai acabar. E esse bolo é que mantém o futebol como o conhecemos.

Agora, alguém meter dinheiro num empréstimo obrigacionista é outra louca, é muito mais risco

Um abraço!

Nightcrowler...

Bela análise.

O Benfica, num plantel fraco face aos que exitem na Europa, tem um plantel caríssimo ... como vais reduzir custos (30 milhões) nos 90 que o Benfica gasta?

O Benfica tem atualmente, perto de 150 jogadores com contrato (quase 7 planteis), sendo certo que são muitos milhões empatados (salários, comissões, transferência), como nos vamos desfazer dos perto de 50 yonis se o mercado não terá dinheiro para os comprar?

Falaste em receitas na ordem dos 200 milhões, não estimas uma quebra acentuada também?

A liga dos campeões é e será vital, pela receita, pela valorização da marca, pela valorização de ativos, como vamos fazer para isso?

É um facto que só tens alavancagem financeira com resultados desportivos, para além de 40/50 jogadores que despotivamente não interessam, terás de vender (porque tens favores a pagar), vais fazê-lo por valores mais baixos a não ser que ofereças mais favores, como é que pensas alavancar o Benfica se o financiamento é menor?

Já todos percebemos que supostamente o Sporting está falido, o Porto está falido que isto e que aquilo, mas não conto com isso pois, como dizes e bem, o futebol atrairá investimento e haverá um maluco mais cedo ou mais tarde a comprar aquela merda.... o Benfica, para mim, deveria ser alvo de uma auditoria externa, oficial as contas, análise profunda e exaustiva às contas e aos milhões que circulam. Esta gestão é muito mas muito semelhante à do Porco, milhões a rolar, centenas a circular, gente a enriquecer ... qual foi o resultado?

Ao Benfica hoje falta benfiquismo, pessoas que se preocupem verdadeiramente com a nossa grandeza e história, com os nossos valores e que façam o Benfica muito maior do que já é, com uma gestão transpatente, cuidada, profissional ... na SAD e no clube.

Tenho muitas dúvidas nessa suposta vantagem financeira até porque é história a apetência de LFV E DSO em estragar tudo.(veja-se o penta perdido e este campeonato), Além do que .... o covid está aí a desculpa perfeita para estragar ainda mais.

Boas Maldini!

- os custos salariais de 90 milhões incluem prémios, rescisões, etc etc etc. no ano passado os prémios foram duplicados e tem havido custos relevantes com algumas saídas como Luisão Julio César ou Jonas, por exemplo.
A massa salarial do Benfica é bem menor que os 90 milhões, e aliás, mesmo com prémios foi sempre menor comparativamente aos nossos rivais ao longo dos últimos anos.
Basta conseguir deixar sair alguns jogadores com salários elevados para a coisa melhorar. Sera algo paulatino, mas perfeitamente executável, até porque as novas contratações, teoricamente, terão salários mais baixos (o que será uma constante)

- em relação aos emprestados, não estou muito preocupado para ser sincero. No global, vao dar dinheiro. Discordo de ter 150 jogadores sob contrato, mas tenho muita certeza que no global, ficamos a ganhar alguns milhões neste jogo do contrata e coloca. O krovinovic renderá bom dinheiro, o cadiz tem mercado, o Pedro Pereira também esta a cumprir, o willock tem mais do que um interessado. E casos como o alfa semedo, não duvido que se ficar um ano no rio ave valorizará

Em relação à algum maluco comprar o Porto ou sporting, o Benfica nada tem a ver com isso, nem poderá envolver-se nesse jogo. Pelo menos para mim

Quanto à falta de benfiquismo, nada a opor. O que falta, acima de tudo, é visão desportiva. Ninguém entende alguns dos pregos, as luzes, a falta de estratégia.

Quanto ao Vieira e DSO estragarem tudo, a nível financeiro estamos longe disso. Venham as auditorias, mas o Benfica tem uns 90 milhões em caixa (poucos clubes na Europa devem ter essa liquidez), o estádio está liberto de qualquer ônus e nos últimos anos os empréstimos obrigacionistas têm sido abatidos. À prova de bala.
O que o Benfica precisa é de um Boto, ou algo assim, que assuma a pasta do futebol, como ele faz Shaktar. Coordena scout formação e equipa principal dando uma visão de conjunto por parte de alguém que sabe o que é futebol e treino

Concordo plenamente Nightcrowler!
É mesmo isso que penso!
O problema não é a nível financeiro. Nesse aspecto penso que estamos muito bem, independente de se poder e dever fazer melhor.
O grande problema é e está a ser o projecto desportivo! Se esse for corrigido (e aqui é a parte que me faz duvidar, visto poder haver interesses obscuros por trás...) o Benfica ficaria uma máquina incrível, com capacidade de ombrear com os clubes financeiramente enormes, e já nem falo em Portugal, visto que aqui seria sem dúvida esmagador.

Não querem mudar ... esta direção não quer um Benfica vencedor ... repito não quer.

E não quer um Benfica vencedor em lado nenhum e esta má gestão que fazem desportiva e em todas as modalidades é claramente despropositada.

Veremos o quão estaremos pujantes financeiramente.

Yohan

Um clube estável, estruturado e forte financeiramente tem todas as condições para melhorar desportivamente.

É o que aconteceu e o que continuará a suceder.

Maldini

Citação de: Yohan em 11 de Abril de 2020, 15:55
Um clube estável, estruturado e forte financeiramente tem todas as condições para melhorar desportivamente.

Certo ... tem-se visto as melhorias a olhos vistos desportivamente ...

Olhamos para os planteis e vemos essa melhoria contínua.

nightcrowler

Citação de: Maldini em 11 de Abril de 2020, 14:30

É um caso complexo.

Um abraço!

Nightcrowler...

Bela análise.

Boas Maldini!

Concordo com algumas coisas com outras não e ainda bem que assim é porque, estou a querer que, é assim que nascem boas e construtivas conversas...

Não concordo quando dizes que os emprestados vão render bom dinheiro e têm dado lucro ..

Recentemente tivemos conhecimento do número de jogadores contratados que nunca chegaram a jogar no Benfica (o Yoni foi o último), nunca poderás dizer se estes jogadores dão lucro pois não sabem nem por sombras quanto de facto o Benfica gastou neste tipo de jogadores (prémios de assinatura, comissões, sub comissões), este tipo de negócio digo-o claramente é altamente prejudicial para o Benfica, repito altamente e desde logo porque não são claros, transparente e, desportivamente não nos dão nada de útil.

O Benfica não tem de contratar para emprestar, não tem de contratar porque sim, tem de contratar para jogar e acrescentar valor no Plantel... para emprestar temos os miúdos vindos da B e sub23 ... esses sim.

Que jogadores deixarias sair para baixar os custos salariais do plantel?

Sim, atualmente temos perto de 150 jogadores com contrato, basta consultares o trabalho fabuloso no tópico do Índice de jogadores do Benfica e verificarás que são ... agora desses 150 quantos são úteis ou serão úteis ao Benfica?

No próprio plantel principal, arrisco-me a dizer que 50% dos jogadores nem deveriam ter vindo quanto mais jogar.

Efetivamente temos dinheiro em caixa, é uma mais valia, tanta que o Sr. Presidente queria manter a sua política do amiguismo e lá ia encher os bolsos do amigo, dos filhos, da mulher ... se isto é gestão, vou ali e venho já.

DSO tem sido o chairman ... agora em tempos de crise e vacas magras, quero vê-lo a garantir patrocínios de valia semelhante aos e hoje, sim é nas dificuldades que se vê quem são os melhores gestores ... não com os bolsos cheios e não saber o que fazer quanto ao dinheiro que se gasta.

Terminando utilizando a última palavra, Gasta, esta direção está gasta, esta política está gasta, esta forma de tratar os sócios, adeptos como clientes está gasta, esta forma de enriquecimento está gasta.

O Benfica, com Benfiquistas ao leme, de valores e de princípios e com visão e qualidade, não só tinha ganho todos os campeonatos desde que JJ cá entrou, como já tinha colocado o Porto e Sporting desportivamente ao nível do Braga, Guimarães mas o Presidente e DSO não quiseram porque desbarataram milhões em oportunidades de negócio, porque foram sobranceiros, porque não sabem um segundo sequer o que é isto de ser Benfiquista.

Acrescento, é vergonhosa a forma como as modalidades do clube estão a ser geridas, e agora com o covid a desculpa perfeita para perpetuar o compadrio e a incompetência, até um pacto fizemos com aqueles que nos querem arrasar, medíocre e nojento, cospe em todos nós.

Agora, chegados a abril e depois do mister maravilha ter esbanjado 7 pontos de avanço, estamos a mendigar para que a FPF cancele o campeonato e vá às competições europeias os mesmos que no ano passado para garantirmos desde logo o dinheirinho que, pelos vistos fará falta apesar dos 90 milhões em caixa.

As primeiras notícias de uma aposta cega na formação, com base numa equipa B que está a lutar para não descer na segunda liga, prova cabal de que, esta direção desportivamente é NULA, é que financeiramente não estamos assim tão pujantes.

Digo-te de coração aberto ... não tenho nenhuma confiança na veracidade destas contas, repito, nenhuma.

boas Maldini!
um prazer discutir contigo, afinal, és um histórico cá da casa e conversas destas aumentam a percepção e informação dos sócios.
de manhã respondi no telemovel, agora ao pc tenho mais facilidade em dar-te uma resposta mais concreta:

- antes de mais, e se fores ver o meu histórico, prezo de ser um dos que há mais tempo mantém esta opinião.
não tenho capacidade para julgar se o Vieira fez falcatruas ou não, para isso há a PJ e afins. até haver algo, não comento, apesar de não gostar de muita coisa.

o Vieira foi importante no Benfica, conseguiu recuperar financeiramente o clube (indesmentível), e não é fácil. o Porto nestas épocas todas ganhou tudo e está falido. o Sporting já vai em mais de uma centena de milhões perdoados pela banca e continua falido. portanto, aí mérito.
hoje o Benfica é o principal candidato quando começa qualquer campeonato, tem uma situação financeira invejável e uma formação de excelência.
acho que hoje, o seu "reinado" esgotou-se. ele não conseguirá aportar mais ao clube. deixa o clube com TODAS mas mesmo TODAS as condições para quem vier dar o passo em falta: o desportivo. não sei se o Vieira não quer ou não sabe, mas efectivamente, esgotou-se. ou são plantéis feitos ao pequeno-almoço enquanto espera uma meia de leite ou são os amigos do Mendes, não vale a pena.
mas deixa coisas bem feitas, e não reconhecer isso, é o primeiro erro.

- jogadores sobre contrato: concordo contigo. o foco do Benfica deve ser única e exclusivamente o plantel principal. contratar para emprestar é, a meu ver, espúrio e um desfoque do que é realmente importante, mas não duvido nada que essas situações têm dado dinheiro. se referes e bem que não sabemos os custos, também não conhecemos muito bem os proveitos. mas vemos jogadores que vieram de borla e foram emprestados a render dinheiro.o Marçal rendeu muito bom dinheiro. o Candeias, um maçarico, rendeu 1 milhão limpinhos ao Benfica (não tenho fontes, mas quem me disse esta merece o meu crédito). e muitos outros. até o Deyveson rendeu dinheiro. se fizermos uma súmula desses jogadores todos, não duvido que ganhámos mais do que perdemos.
e atenção, eu acho uma estupidez de tempo e esforço, porque o lucro disto é residual quando comparado com uma boa liga dos campeões, por exemplo. faz mais sentido focar nisso do que andar a contratar "cromos" para no final ganhar 2 ou 3 milhões de euros. aliás, até o Yoni já rendeu 3 milhões (descontados no Pedrinho), e mantemos 50% do passe. não concordo porque acho redundante e um desperdicio de tempo e esforço, mas no deve e haver, dá dinheiro.

em relação aos 50% do plantel não merecer ter vindo, acho que uns 90% do plantel é campeão pelo Benfica, com maior ou menor mérito. e quando foram contratados, a maior parte eram bem vistos.
a meu ver, o problema não é o plantel actual. acredito piamente que com 3 reforços, o nosso plantel passaria a ser excelente. facilmente. aliás, imaginem este plantel com o Felix e com um bom lateral direito. seria um salto qualitativo quântico! critico é o que não foi feito, a falta de visão em não contratar um lateral direito, a falta de visão em não ter contratado um substituto para o Felix, a falta de visão de não ter contratado um substituto para o RdTomas quando saiu. e isso mina tudo o resto. faz lembrar a decisão absurda de atacar o penta com o Varela na baliza!!!! depois de andar atrás de vários gk's, chega-se ao final... e fica o Varela.

em relação a ser fácil ser CEO quando há dinheiro, há que dizer que quando o DSO entrou, não havia dinheiro nenhum... pelo contrário. eu durante anos andei aqui a criticar o DSO e o Vieira (e basta procurar neste tópico, eu, o red2808, o lonstrup, o maka, etc etc etc) pelo facto de o clube estar tão endividado. hoje, nada a apontar. mesmo nada a apontar.
portanto, se hoje temos dinheiro em caixa como muito poucos clubes na europa, se não temos quase dívida financeira, para o bem e para o mal, o mérito é do DSO e do Vieira.

fazendo uma pequena súmula e indo de encontro ao teu post, renovo a minha ideia.
o Vieira nestes anos fez coisas boas e coisas más. acho verdadeiramente que estamos muito muito melhor hoje do que quando ele entrou.

e acima de tudo, deixa o Benfica com todas as ferramentas para fazer um projecto desportivo fenomenal. temos um plantel com jogadores conhecedores do clube, 60% deles com mais de 1 campeonato pelo Benfica, maioritariamente português e com bastantes formados no clube.
temos dinheiro em caixa num momento de dificuldades financeiras extremas no mundo.
e uma formação que é um case study.

contudo, o projecto Vieira esgotou-se. o clube tem dinheiro, tem infra-estruturas, para dar o próximo passo o Vieira não é a pessoa indicada. ninguém acredita nele para dar esse salto.

é a altura de chegar alguém que, sem destruir o que está feito, construa a partir destas fundações. mais nada do que isso.

e isto aplica-se tanto ao futebol profissional como nas modalidades. PENSAR UNICA E EXCLUSIVAMENTE EM GANHAR, não em negociatas nem em ganhar 1 milhão num marreta qualquer. e transparência, para todos sabermos quem faz o quê dentro do Benfica, para sabermos a quem pedir explicações, para todos sabermos quanto pagamos em comissões e a quem.

ps: em relação a não confiar nas contas, é indiscutível que o dinheiro está em caixa. é indiscutível que não temos quase contas bancárias (o banco de Portugal emite as contas, é impossível fugir a isso). o valor dos empréstimos obrigacionistas tem-se reduzido ao longo do tempo. o dinheiro da liga dos campeões e receitas televisivas (que são a maior parte já do bolo) são valores públicos. portanto, financeiramente o Benfica está bem. não acredito numa palavra do Vieira ou do DSO, mas as contas são infalivelmente positivas. e olha que andei anos a ler R&C e a mandar vir com os mesmos.

um grande abraço!!!

Yohan

Citação de: Maldini em 11 de Abril de 2020, 16:07

É evidente a melhoria contínua.
Só para os teóricos "do café e do sofá" é que tudo é simples, previsível e isento de erros pontuais.
Produzir talento e mais difícil, demora mais tempo e exige mais paciência que comprar jogadores talentosos no exterior.

george 20

Ainda não percebi a panca do não pagarem os contratos de transmissão televisiva.

Há contratos assinados e são para cumprir, simples.

Experimentem ligar para algum operador a tentar suspender algum dos vossos serviços, foi o que fiz com o da minha empresa, e a resposta foi que tinha contrato assinado e tinha de cumprir.

Por isso para eles tem que ser igual.

paulomaia1972

Citação de: Yohan em 11 de Abril de 2020, 16:48

Só para os teóricos "do café e do sofá" é que tudo é simples, previsível e isento de erros pontuais.
Produzir talento e mais difícil, demora mais tempo e exige mais paciência que comprar jogadores talentosos no exterior.

Nota-se, especialmente, no rival falido e intervencionado que se apresta para fazer 2 em 3.

draconic

Citação de: paulomaia1972 em 11 de Abril de 2020, 16:57

Nota-se, especialmente, no rival falido e intervencionado que se apresta para fazer 2 em 3.

Só está intervencionado e falido é precisamente por gastar muito acima das suas possibilidades.
Esta época foram 60M em transferências, falam como tivessem a ir buscar jogadores de 300 mil a 2M.
Essa do 2 em 3 também tem piada, não faltasse 10 jogos com 1 ponto a separar.

paulomaia1972

Citação de: draconic em 11 de Abril de 2020, 17:00
Citação de: paulomaia1972 em 11 de Abril de 2020, 16:57

Só está intervencionado e falido é precisamente por gastar muito acima das suas possibilidades.
Esta época foram 60M em transferências, falam como tivessem a ir buscar jogadores de 300 mil a 2M.
Essa do 2 em 3 também tem piada, não faltasse 10 jogos com 1 ponto a separar.
Não percebeste, se somos tão melhores financeiramente também o deveríamos ser desportivamente.

Ps. o porto ganhou um campeonato sem reforços e enfrentou este perdendo mais de 6 titulares, creio que é preciso dar algum mérito desportivo a quem dirige a equipa.

Maldini

Certo....

Temos produzido talentos e vendido muito ... esfrega as mãos o chulo do mendes.

O nosso plantel é muito melhor hoje do qje era, por exemplo, na última final da liga Europa.... mas muito melhor mesmo.

Todos os anos arrebatamos na Europa.

Só não vê quem não quer que estamos muito melhores.

Tapion

Citação de: george 20 em 11 de Abril de 2020, 16:54
Ainda não percebi a panca do não pagarem os contratos de transmissão televisiva.

Experimentem ligar para algum operador a tentar suspender algum dos vossos serviços, foi o que fiz com o da minha empresa, e a resposta foi que tinha contrato assinado e tinha de cumprir.

Os clubes pedem adiantamentos dos contratos televisivos...é normal os operadores suspenderem ,já que adiataram, pararem de dar os valores enquanto não há futebol. Agora, quem não pediu qualquer adiantamento os operadores podem e devem fazer o que já fizeram aos grandes. Ajudar.

Maldini

Night crowler

Muito do que aqui escreves é bem verdade e é também a minha opinião.

Não negarei nunca a importância de Vieira no renascimento do Benfica, as infraestruturas criadas e a retoma do bom nome são marcos que ninguém pode apagar, mas isto levanta uma questão: a que preço?

Há, sem margem para dúvidas, um conjunto reduzido de pessoas riquíssimas que ao longo destes 15/20 anos de Vieira ganharam muito com isso, à cabeça Jorge Mendes (aqui está parte do preço a pagar).

O centro de estágio, o estadio, pavilhões, o futuro centro de alto rendimento ... tudo certo, tudo cerejas no topo do bolo, mas o Benfica NÃO quererá saber disso sem vitórias e principalmente vitórias claras e regulares ... e em 15/20 anos de Vieira não tem sido bem isso que aconteceu porque ele não quer (outra parte do preço a pagar).

Caro amigo, ser campeão no Benfica, qualquer um pode ser pelo simples facto de estar no Benfica.

É claro para todos, ou pelo menos para os idiotas como eu (😂) que: zoblin, svilar, tomas, jardel, tavares, chiquinho, seferovic, dyego, cervi, zivkovic, são curtos, por várias razões, para nós e só não inclui aqui almeida, pizzi, samaris porque é preciso experiência e sentimento de Benfica... se não são 50% anda lá perto ... claro que não podemos ser radicais e, por exemplo, taarabat pela parte desportiva não me choca estar e ficar.

Tu dizes que o Benfica está bem financeiramente, tem 90 milhões em caixa ... pois eu preferia ter bem menos e ter felix mais um ano ou dois, mas é outra parte do preço a pagar....

Continuamos sem conseguir reter talento, não digo ad eternum mas guedes, cancelo, felix, bernardo, renato entre outros teriam de ter feito 2/3 épocas no Benfica e depois sim sairem... a necessidade extrema de vender e pagar favores ... dita isso ...

Para um Benfica à Benfica ... tem de haver muitos benfiquistas à Benfica ... Não é o que temos transversalmente no clube, encabeçando por LFV que nem sabia quem foi Cavem.... vergonhoso.

Naquele índice que te falei há dezenas de emprestados que nada deram ao Benfica, financeiramente ... e nem por sombras salvam o milhaozinho de candeias ...

Olha ...

O Benfica comprou por 600 mil euros chiquinho ... ninguém percebeu por alma de quê.

Deu 50% ao moreira e recomprou por 4,5 milhões... por alma de quem e com um valor ultra inflacionado pela qualidade que não tem.

Um exemplo de muitos negócios estranhissimos.

Quanto ao plantel:

Gr, dd, 2 dc (Rúben vai sair porque o covid fez tremer as boas finanças), de, segundo avançado e 1/2 pontas.

Deixo de fora o 8 .... mas são mais que três... porque se em Portugal mais ou menos chega ... o Benfica não pode ser o coitadinho da europa.

Mas atenção ... isto é muito mais fácil com um treinador em vez de um adjunto.

Zetuga

Citação de: george 20 em 11 de Abril de 2020, 16:54

Essa comparação nao faz muito sentido. Eles pagam aos clubes para transmitir os jogos deles, se esses jogos nao se realizam porque hao-de pagar?

Tu pagaspor um serviço de TV, que vais continuar a ter. Mesmo sem esses jogos...