As Finanças do Benfica

Karel Alinho

Citação de: RAFL em 08 de Julho de 2020, 19:51
Citação de: Karel Alinho em 08 de Julho de 2020, 19:46
Citação de: luis.live em 08 de Julho de 2020, 19:35
Citação de: CarlosD em 08 de Julho de 2020, 17:36
O que o pessoal tem de perceber é que o Benfica recorre a estes empréstimos obrigacionistas de forma a ter dinheiro em caixa, não porque está mal financeiramente.

É uma ferramenta que o Benfica utiliza e vai continuar a utilizar seja qual for a direcção.

Não é que perceba muito disto , mas se tem dinheiro  porque não usa esse dinheiro para ter  em caixa?  é que este emprestimo daqui a 4 anos (salvo erro) tem de ser devolvido aos investidores e com juros. Não me parece assim um grande negócio, digo eu não sei , que não percebo nada disto...

Porque isso seria baixar os teus capitais próprios. Utilizas empréstimos para poder investir e alavancar esses investimentos sem usar dinheiro teu. Esse investimento, à partida, trará mais valias a todos os níveis. Posteriormente, pagas o empréstimo e ainda podes aumentar os teus capitais próprios. Win.
nota-se....

este 50 são os mesmos 50 que se pagou à uns meses...e só os pagou porque tinha receio que se emitisse na altura não o conseguisse

este é o milagre financeiro, uma mao cheia de nada...no ano em que...venderam o felix por 126!!!!!! milhoes....e a LC deu só de entrada....43 milhoes

não atirem mais areia pros olhos das pessoas

Há uns meses não tiveste uma quebra de receitas brutais...mas sim, o dinheiro do Félix nem foi parar aos capitais próprios nem nada.

Leste o R&C de que clube mesmo?

El Tacuara

sazuke

vai ser preciso andar pelo estádio com um detetor de metais para encotnrar os trocos que estes gajos vao deixar para quem se seguir

isto se o estádio ainda for nosso

luis.live

O que o pessoal tem de perceber é que o Benfica recorre a estes empréstimos obrigacionistas de forma a ter dinheiro em caixa, não porque está mal financeiramente.

É uma ferramenta que o Benfica utiliza e vai continuar a utilizar seja qual for a direcção.

Não é que perceba muito disto , mas se tem dinheiro  porque não usa esse dinheiro para ter  em caixa?  é que este emprestimo daqui a 4 anos (salvo erro) tem de ser devolvido aos investidores e com juros. Não me parece assim um grande negócio, digo eu não sei , que não percebo nada disto...

Porque isso seria baixar os teus capitais próprios. Utilizas empréstimos para poder investir e alavancar esses investimentos sem usar dinheiro teu. Esse investimento, à partida, trará mais valias a todos os níveis. Posteriormente, pagas o empréstimo e ainda podes aumentar os teus capitais próprios. Win.

então mas isso é batota financeira , além disso é um carrossel que nunca mais acaba , porque vão ser precisos emprestimos obrigacionistas de forma regular.

sem querer estar a entrar por assuntos que não domino , porque o que eu gosto mesmo é de bola e de mandar umas "larachas" sobre futebol , mas isto parece ser um empurrar para a frente das obrigações do clube. Assim nunca vai haver dinheiro que chegue. E o SL BENFICA nos ultimos dois anos fez muito dinheiro , acho , minha humilde opinião que deveria de dar para as despesas dos próximos anos. se contabilizarmos a venda de passe de jogadores , a facturação das quotas , patrocinios e receitas televisivas , isto dá muitos milhões...  Devia de ser suficiente para os próximos anos...

luis.live

Citação de: CarlosD em 08 de Julho de 2020, 19:47

Não é que perceba muito disto , mas se tem dinheiro em caixa porque não usa esse dinheiro para ter  em caixa?  é que este emprestimo daqui a 4 anos (salvo erro) tem de ser devolvido aos investidores e com juros. Não me parece assim um grande negócio, digo eu não sei , que não percebo nada disto...

O problema é que o Benfica não tem dinheiro em caixa.

A ideia geral do Benfica é pagar EO's com taxas de juro "altas" e contrair EO's com taxas de juro mais baixas.

O Benfica já pagou este ano 75M€ em EO's. Isto era o dinheiro que o clube tinha em caixa.

Face à, quase certa, perca do campeonato, não podemos contar com o ovo no cu da galinha da CL. Para além disso, ainda não sabemos se vai haver público no estádio na próxima época.

porra , uma sad que vende o passe de um jogador por 120 milhões e não tem dinheiro em caixa?

cernache1

BERNA_1961

É, claramente,uma posição defensiva.
Red pass (uma redução drástica), bilhética (incerta) e os 40M da CL, vamos ver...

Agora a aplicação desses 50M é que me deixam apreensivos, porque, como se tem visto, têm-se investido em muito lixo.

CarlosD

Citação de: luis.live em 08 de Julho de 2020, 20:09

Não é que perceba muito disto , mas se tem dinheiro em caixa porque não usa esse dinheiro para ter  em caixa?  é que este emprestimo daqui a 4 anos (salvo erro) tem de ser devolvido aos investidores e com juros. Não me parece assim um grande negócio, digo eu não sei , que não percebo nada disto...

A ideia geral do Benfica é pagar EO's com taxas de juro "altas" e contrair EO's com taxas de juro mais baixas.

O Benfica já pagou este ano 75M€ em EO's. Isto era o dinheiro que o clube tinha em caixa.

Face à, quase certa, perca do campeonato, não podemos contar com o ovo no cu da galinha da CL. Para além disso, ainda não sabemos se vai haver público no estádio na próxima época.

porra , uma sad que vende o passe de um jogador por 120 milhões e não tem dinheiro em caixa?

"O Benfica já pagou este ano 75M€ em EO's. Isto era o dinheiro que o clube tinha em caixa."

AguiaFX

Citação de: luis.live em 08 de Julho de 2020, 20:09

Mais os 38M do Jimenez, mais os 40 e tal da Champions, mais os 20 e poucos milhões do Carrillo, Salvio e Jovic. E andamos a apertar o cinto em reforços e nas modalidades.

Mesmo assim precisamos de empréstimos e adiantamentos de receitas televisivas.

Para OPAs, comissões ao amiguinho e casamentos é que não falta dinheiro.

Karel Alinho

Citação de: luis.live em 08 de Julho de 2020, 20:07

então mas isso é batota financeira , além disso é um carrossel que nunca mais acaba , porque vão ser precisos emprestimos obrigacionistas de forma regular.

sem querer estar a entrar por assuntos que não domino , porque o que eu gosto mesmo é de bola e de mandar umas "larachas" sobre futebol , mas isto parece ser um empurrar para a frente das obrigações do clube. Assim nunca vai haver dinheiro que chegue. E o SL BENFICA nos ultimos dois anos fez muito dinheiro , acho , minha humilde opinião que deveria de dar para as despesas dos próximos anos. se contabilizarmos a venda de passe de jogadores , a facturação das quotas , patrocinios e receitas televisivas , isto dá muitos milhões...  Devia de ser suficiente para os próximos anos...

Batota financeira? Não...é o que qualquer empresa do mundo faz quando quer multiplicar a sua rentabilidade sem usar os seus capitais próprios. Os capitais próprios podem ser usados numa perspectiva de investimento, mas isso não invalida que se possa usar a multiplicação da rentabilidade através do uso de empréstimos. Se não fosse isso, e pensa numa perspectiva pessoal, ninguém poderia comprar casa ou carro. Haverá sempre dinheiro que chegue, desde que os endividamentos não ultrapassem o valor dos activos existentes e tens de contar com receitas atuais e futuras. Agora e numa altura em que não entra receita, estar a descapitalizar seria um erro tremendo.

Depois tens outra questão: o valor do capital em bolsa. Mexer nos capitais próprios iria diminuir esse valor e isso acarreta outras questões/estratégias futuras.

rsd

O objectivo de andarmos a abater muita divida nestes anos é precisamente este: quando for preciso por algum motivo levantar divida sem ficar com corda na garganta.

O que me deixa com pé atrás é o discurso que está a ser disseminado pela estrutura do Benfica. Quase que parece que a não entrada na Champions é um cenário certo.

CitriC

Citação de: paulomaia1972 em 08 de Julho de 2020, 18:17
Citação de: CitriC em 08 de Julho de 2020, 17:50
Citação de: ImBeck em 08 de Julho de 2020, 17:29
Citação de: Marrokinoum em 08 de Julho de 2020, 17:25
Citação de: ImBeck em 08 de Julho de 2020, 17:21
Citação de: Marrokinoum em 08 de Julho de 2020, 17:17
Citação de: nuno16577 em 08 de Julho de 2020, 17:15
Que venham os entendidos das finanças explicar isto, é que eu só peço dinheiro se não o tiver.
O Benfica deve estar nas lonas, mas tão nas lonas.

Facil de explicar.

O Objetivo sempre foi fazer estes 50 Milhões, contudo eles começam por emitir um valor mais baixo para testar o mercado.

O que isto nos quer dizer, é que ao contrario dos nossos rivais, a procura esta ser muito boa.

Isso é uma maneira de ver. QUem quer ver pela positiva. É claro que queriam 50 mas tiveram medo do mercado. Mas a pagar 4% não há muitas coisas por ai agora...

A pergunta é.... para que precisam os "ricos", que estavam numa situação óptima, de 50M€ neste momento? E o dinheiro em tesouraria que existia?

Como já referi uma coisa nada tem a ver com a outra.
O mercado esta a reconhecer a pujança financeira do Benfica. Repara no ultimo empréstimo obrigacionista que o Sporting lançou. Viram-se lixados para atingir o valor mínimo.
A este ritmo vamos ultrapassar largamente o valor. Se calhar podíamos ir ate 100 Milhões.

desculpa, mas isso é querer ver pela positiva tudo. E as coisas não são assim.

Repito, a pergunta é porque é que numa situação como esta de mercado (uma situação excepcional) o Benfica se sujeita a pagar uma taxa muito superior ao que pagaria normalmente (por exemplo em Janeiro), quando apregoava aos 7 ventos que tinha uma situação financeira expectacular!!!

Quanto à comparação com o Sporting.... porra!!! São um clube falido. E mesmo assim conseguiram. E isso diz muito mais dos investidores neste tipo de produtos do que sobre as finanças de qualquer um dos clubes emitentes.

1. Não fosse a pandemia e se calhar teriam ido mais cedo.

O aumento de 35M para 50M permitirá acautelar a nossa tesouraria no caso de não irmos à LC.

E este EO permite além de aumentar a nossa tesouraria cumprir com as nossas obrigações,  realizar aquisições e respirar mais desafogadamente pois ainda não se sabe quando voltaremos a ter público nas bancadas.

2. Não é verdade que o Benfica sujeitou-se a pagar uma taxa muito superior ao que pagaria normalmente.  Só 1 empréstimo obrigacionista até agora teve taxa inferior a este. E mais : nenhuma outra empresa tem tido taxas mais baixas no mercado de retalho.

3. O Sporting conseguiu o quê ? Pediu 30 milhões e só 26 milhoes foram subscritos. E mais : 2 dias antes do final da subscrição apenas tinham 14 milhões, ou seja um valor abaixo do mínimo para poder emitir. Andaram em 48horas a ir ó tio ó tio de ex-jogador em ex-jogador à procura de milhões.

Recordo que isto aconteceu depois do EO ter sido adiado por 6 meses

depreendo que se tivéssemos ganho este campeonato, como deveria ter acontecido, não seria necessário esta extensão até aos 50M.
Ou seja, a nossa incompetência desportiva tem custado vários milhões, já nem falo das perdas consecutivas de receitas por sairmos em fases precoces da Champions.

Obviamente.

Tivessemos nós ido aos quartos de final da LC nas duas últimas épocas e já teriamos no mínimo 40 Milhões a mais fruto da passagem da fase de grupos e da qualificação para os quartos (e nem contei com um incremento nos prémios por vitória na fase de grupos que obviamente teriamos a mais para nos podermos qualificar para os oitavos)

Hoje passar a fase de grupos da LC vale MUITO dinheiro. Que interessa um contrato de publicidade de 2 ou 3 M quando vencer uns jogos na LC rendem dezenas de milhões de euros ?

pedrompcosta

Citação de: rsd em 08 de Julho de 2020, 20:42
O objectivo de andarmos a abater muita divida nestes anos é precisamente este: quando for preciso por algum motivo levantar divida sem ficar com corda na garganta.

O que me deixa com pé atrás é o discurso que está a ser disseminado pela estrutura do Benfica. Quase que parece que a não entrada na Champions é um cenário certo.

não ... é apenas um cenário preventivo ... fazer um orçamento sem receitas garantidas é a melhor solução para precaver algo inesperado ...

foi precisamente algo que o porto não fez ... incluiu no orçamento a entrada garnatida e lixou se à grande ...

a isto chama se prevenir

CitriC

Citação de: ImBeck em 08 de Julho de 2020, 18:09
Citação de: CitriC em 08 de Julho de 2020, 17:50
Citação de: ImBeck em 08 de Julho de 2020, 17:29
Citação de: Marrokinoum em 08 de Julho de 2020, 17:25
Citação de: ImBeck em 08 de Julho de 2020, 17:21
Citação de: Marrokinoum em 08 de Julho de 2020, 17:17
Citação de: nuno16577 em 08 de Julho de 2020, 17:15
Que venham os entendidos das finanças explicar isto, é que eu só peço dinheiro se não o tiver.
O Benfica deve estar nas lonas, mas tão nas lonas.

Facil de explicar.

O Objetivo sempre foi fazer estes 50 Milhões, contudo eles começam por emitir um valor mais baixo para testar o mercado.

O que isto nos quer dizer, é que ao contrario dos nossos rivais, a procura esta ser muito boa.

Isso é uma maneira de ver. QUem quer ver pela positiva. É claro que queriam 50 mas tiveram medo do mercado. Mas a pagar 4% não há muitas coisas por ai agora...

A pergunta é.... para que precisam os "ricos", que estavam numa situação óptima, de 50M€ neste momento? E o dinheiro em tesouraria que existia?

Como já referi uma coisa nada tem a ver com a outra.
O mercado esta a reconhecer a pujança financeira do Benfica. Repara no ultimo empréstimo obrigacionista que o Sporting lançou. Viram-se lixados para atingir o valor mínimo.
A este ritmo vamos ultrapassar largamente o valor. Se calhar podíamos ir ate 100 Milhões.

desculpa, mas isso é querer ver pela positiva tudo. E as coisas não são assim.

Repito, a pergunta é porque é que numa situação como esta de mercado (uma situação excepcional) o Benfica se sujeita a pagar uma taxa muito superior ao que pagaria normalmente (por exemplo em Janeiro), quando apregoava aos 7 ventos que tinha uma situação financeira expectacular!!!

Quanto à comparação com o Sporting.... porra!!! São um clube falido. E mesmo assim conseguiram. E isso diz muito mais dos investidores neste tipo de produtos do que sobre as finanças de qualquer um dos clubes emitentes.

1. Não fosse a pandemia e se calhar teriam ido mais cedo.

O aumento de 35M para 50M permitirá acautelar a nossa tesouraria no caso de não irmos à LC.

E este EO permite além de aumentar a nossa tesouraria cumprir com as nossas obrigações,  realizar aquisições e respirar mais desafogadamente pois ainda não se sabe quando voltaremos a ter público nas bancadas.

2. Não é verdade que o Benfica sujeitou-se a pagar uma taxa muito superior ao que pagaria normalmente.  Só 1 empréstimo obrigacionista até agora teve taxa inferior a este. E mais : nenhuma outra empresa tem tido taxas mais baixas no mercado de retalho.

3. O Sporting conseguiu o quê ? Pediu 30 milhões e só 26 milhoes foram subscritos. E mais : 2 dias antes do final da subscrição apenas tinham 14 milhões, ou seja um valor abaixo do mínimo para poder emitir. Andaram em 48horas a ir ó tio ó tio de ex-jogador em ex-jogador à procura de milhões.

Recordo que isto aconteceu depois do EO ter sido adiado por 6 meses

Mas o Sporting está falido. E ainda mais relevante se torna o que digo quando referes que 6 meses antes falharam o pagamento. E mesmo assim, conseguiram.... como? Não interessa, ou achas que o Benfica se precisar também não vai buscar alguém para subscrever o que falta!!

Quanto à taxa, obviamente que poderia ser mais baixa. E quando comparas com o retalho.... não é comparável. Ao retalho vão institucionais. A emissões dos clubes não vão. São compradas por muito gente unicamente por serem obrigações do Benfica (muitos nem sabem os riscos inerentes).

No retalho ainda estou para saber quem emitiu obrigações abaixo dos 3.75%/4% como fez a Benfica SAD.

CitriC

Citação de: terrorista em 08 de Julho de 2020, 19:27
O Malu anda cá.... precisamos de ser elucidados por um génio das finanças.

:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Alguns podem andar distraidos mas o MALU15 já há uns meses atrás falou do que iria acontecer.