As Finanças do Benfica

francisco

AG para aprovação das contas a 1 de Outubro

Eterno Benfica

Citação de: franciscorfafonso em 09 de Setembro de 2020, 23:53
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:48
Citação de: franciscorfafonso em 09 de Setembro de 2020, 23:40
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:36
Só agora dei uma olhada no R&C, e apesar do Clientes e Forncedores com prazo <1 ano ter saldo positivo, o ativo corrente é menor que o passivo corrente em 50M devido aos outros passivos!

Aumentamos o valor do emprestimo que já tinhamos com o NB?



De notar que o filho do Gaioso ainda é jogador do Benfica. Claramente tem contrato profissional pelo potencial tremendo e qualidade que já demonstra em tão tenra idade... 20 anos.

Em comparação com o RC do último exercício não tínhamos nenhum empréstimo com o NB. Pelo menos não nos dados divulgados hoje que acredito não terem nenhum erro nas tabelas.
Tenho quase a certeza que tinhamos, creio é que era de cerca de 15M, e agora temos para pagar este ano 30M

Segundo o que está na página 125 não tínhamos nada a 30.06.2019

<br /><br />
Não tinhas... no passivo corrente. No ano passado podia estar ainda no não corrente.


Ainda assim, ja fui ver ao R&C do ano passado

''A Benfica SAD tem contratualizada uma linha de financiamento junto do Novo Banco no montante máximo de 30 milhões de
euros, a qual à data de relato e do presente relatório não se encontra a ser utilizada.
''

Tempera

Citação de: Snyper em 09 de Setembro de 2020, 23:24
É impressionante a quantidade de posts com mentiras descaradas e contra-informação que aparecem sempre que sai um R&C, repetidos até à exaustão.

Uma pessoa vem aqui para ler uns resumos e tem de filtrar 70% dos posts ou mais com:

- perguntas respondidas 2 posts antes;
- mentiras já expostas mas que continuam a repetir a ver se cola;
- pessoas que caem de paraquedas sem ler nada para trás, leem as aldrabices, assumem como verdade universal uma vez que dá jeito para bater no Vieira e começam a postar todas indignadas e a perguntar como é possível acontecer x e y;
- assuntos que nada têm a ver com as finanças do Benfica (sim percebo a ironia);
- os eternos "Se's", "aí se não vendêssemos x tínhamos prejuízo"

Este já foi o único tópico limpo no meio do imenso lixo que é postado diariamente nos outros tópicos mas infelizmente está a seguir o mesmo caminho.

Nem mais! Este post devia estar fixo.
Infelizmente vai-se perder no meio da contra informação debitada pelo núcleo das hashtags.

golfdreamer

Citação de: Tempera em 09 de Setembro de 2020, 23:58
Citação de: golfdreamer em 09 de Setembro de 2020, 23:54
Alguém me consegue explicar com números esta evolução nos FSE?

É que de 2018 para 2020, em 2 anos apenas, passou de 34M para 72.5M. Mais que duplicou o valor!
em 2018 os FSE representavam 34.7% da nossa despesa...
Em 2020 os FSE representam 42.2%
Já os gastos com pessoal que em 2018 representavam 61% da nossa despesa.
Em 2020 representam apenas 50%
Qualquer dia gastamos mais em serviços que nos planteis de futebol.

Outra vez arroz?
Já foi explicado pelo MALU mais do que uma vez o motivo desse aumento.

O Malu disse que o aumento dos 38M advém da passagem da Benfica Estádio da SAD para o Clube? Óbvio que não!
Sabes quanto destes 38M se deve a essa transferência?

Darkboy

Resultado líquido: €41,7M
Reembolso de empréstimos: €47,3M
Dívida líquida: €92,8M (vindo a descer desde os €255,3M em 2014) - deve crescer, com o novo empréstimo obrigacionista
Capital próprio: €161,1M (vindo a crescer desde os -€23,8M em 2013)

Os rendimentos e os gastos operacionais com o estádio foram transferidos para a SAD. Receitas de €16.7M. Gastos de 18,9M€ (€15,3M com FSE e €3,6M em depreciações).

Perda estimada de rendimentos operacionais devido ao COVID: mais de €10M. Destes, €7,6M serão reconhecidos no próximo R&C (jogos que ocorreram em julho, já após o fecho do ano económico).

Além da venda de jogadores, a receita de que mais dependemos são a media tv. €87,3M, entre receitas da UEFA e direitos televisivos. Podemos e devemos melhorar no próximo ano, com uma boa campanha europeia. A grande quebra de receitas foi aqui: -€13,8M face ao ano anterior.

Nos últimos 10 anos, tivemos duas épocas com mais receitas associadas a vendas de jogadores do que rendimentos operacionais: 2016/17 e 2019/20. Não diria que é positivo, já que demonstra falta de ambição desportiva.

Ativo corrente: €94.644. Passivo corrente: €147.550. Estamos com pouca liquidez, o que justifica termos pedido um empréstimo obrigacionista. A solvabilidade é boa (i.e. temos bons capitais próprios), mas a curto prazo temos mais a pagar do que a receber. Também explica porque motivo estamos a fazer tanta força para pagar os reforços a médio-longo prazo.

A estratégia do clube passa por continuar a vender para equilibrar as contas (p. 45):
CitaçãoAcreditamos que o mercado de transferências irá retomar progressivamente o seu dinamismo, o que permitirá a esta Sociedade manter o seu equilíbrio económico, como aliás tem sido seu timbre desde 2014.

Eterno Benfica

Citação de: carrazeda em 09 de Setembro de 2020, 23:57
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:52
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:47
Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Setembro de 2020, 23:38
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?
Citação de: HuRi em 09 de Setembro de 2020, 23:38
alguém me consegue explicar a noticia que eu li sobre o Fairplay financeiro que o Benfica está prestes a quebrar? ou é mais noticia de banha de cobra?

Fecha os olhos, lembra-te do jornal onde isso saíu, e pensa ......
e junta a notícia do Vieira e da Odebrecht, que em 365 dias por ano saíu hoje ...
Depois disso, lê com calma o que está aí para trás, se tiveres paciência, porque há aí muita "fonte" com a mesma intenção da do Record.
E enche o peito de ar até virem as contas do porto, embora no caso deles se deva ter cuidado com as eventuais passagens de custos para fora da SAD (e estas contas são das SADs).
Também nesse dia vai saír uma notícia qualquer ....
O que saiu da noticia da recomendação da UEFA é verdade, e eu até ja tinha discutido isso aqui.

O Benfica está atualmente com receitas op vs custos salariais em 69%. Se é verdade que é influenciado pela diminuição de receitas op, não é menos verdade que o Benfica vai aumentar e bem os seus custos salariais para a proxima epoca sendo que vai continuar a ter as receitas op afetadas.

Ou seja, há justificação para os 69%, ninguém contava com o covid, para o proximo ano vamos quebrar a recomendação da UEFA e aí já ninguém pode dizer que foi apanhado de surpresa


Mas o valor de 70% é apenas uma recomendacao, o que pode vir de ultrapassarmos esse limite (que é bastante provável este ano)? Um aviso / reprimenda da UEFA? Certamente que nao mais do que isso imagino. Ou seja, nao é ideal, mas nao é por aí que vamos entrar em falta com FPF.
Creio que sim, que se trata apenas de uma recomendação, apesar de que as palavras que o DSO usa me ter dado a entender ser algo mais que isso, mas posso ter interpretado mal.

O problema maior é em termos de sustentabilidade, a recomendação da UEFA entra nesse sentido. E o Benfica este ano não atingiu o limite por 1%, no próximo ano vai passa-lo e por bem mais que 1%

JPSilva

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Setembro de 2020, 00:02
Citação de: carrazeda em 09 de Setembro de 2020, 23:57
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:52
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:47
Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Setembro de 2020, 23:38
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?
Citação de: HuRi em 09 de Setembro de 2020, 23:38
alguém me consegue explicar a noticia que eu li sobre o Fairplay financeiro que o Benfica está prestes a quebrar? ou é mais noticia de banha de cobra?

Fecha os olhos, lembra-te do jornal onde isso saíu, e pensa ......
e junta a notícia do Vieira e da Odebrecht, que em 365 dias por ano saíu hoje ...
Depois disso, lê com calma o que está aí para trás, se tiveres paciência, porque há aí muita "fonte" com a mesma intenção da do Record.
E enche o peito de ar até virem as contas do porto, embora no caso deles se deva ter cuidado com as eventuais passagens de custos para fora da SAD (e estas contas são das SADs).
Também nesse dia vai saír uma notícia qualquer ....
O que saiu da noticia da recomendação da UEFA é verdade, e eu até ja tinha discutido isso aqui.

O Benfica está atualmente com receitas op vs custos salariais em 69%. Se é verdade que é influenciado pela diminuição de receitas op, não é menos verdade que o Benfica vai aumentar e bem os seus custos salariais para a proxima epoca sendo que vai continuar a ter as receitas op afetadas.

Ou seja, há justificação para os 69%, ninguém contava com o covid, para o proximo ano vamos quebrar a recomendação da UEFA e aí já ninguém pode dizer que foi apanhado de surpresa


Mas o valor de 70% é apenas uma recomendacao, o que pode vir de ultrapassarmos esse limite (que é bastante provável este ano)? Um aviso / reprimenda da UEFA? Certamente que nao mais do que isso imagino. Ou seja, nao é ideal, mas nao é por aí que vamos entrar em falta com FPF.
Creio que sim, que se trata apenas de uma recomendação, apesar de que as palavras que o DSO usa me ter dado a entender ser algo mais que isso, mas posso ter interpretado mal.

O problema maior é em termos de sustentabilidade, a recomendação da UEFA entra nesse sentido. E o Benfica este ano não atingiu o limite por 1%, no próximo ano vai passa-lo e por bem mais que 1%

Quando as receitas estabilizarem novamente, esse valor vai baixar logo. Enquanto houver pandemia será difícil, mas isso será igual em todos os clubes

Cyb3rNeo

Citação de: Eterno Benfica em 10 de Setembro de 2020, 00:02
Citação de: carrazeda em 09 de Setembro de 2020, 23:57
Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:52
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:47
Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Setembro de 2020, 23:38
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?
Citação de: HuRi em 09 de Setembro de 2020, 23:38
alguém me consegue explicar a noticia que eu li sobre o Fairplay financeiro que o Benfica está prestes a quebrar? ou é mais noticia de banha de cobra?

Fecha os olhos, lembra-te do jornal onde isso saíu, e pensa ......
e junta a notícia do Vieira e da Odebrecht, que em 365 dias por ano saíu hoje ...
Depois disso, lê com calma o que está aí para trás, se tiveres paciência, porque há aí muita "fonte" com a mesma intenção da do Record.
E enche o peito de ar até virem as contas do porto, embora no caso deles se deva ter cuidado com as eventuais passagens de custos para fora da SAD (e estas contas são das SADs).
Também nesse dia vai saír uma notícia qualquer ....
O que saiu da noticia da recomendação da UEFA é verdade, e eu até ja tinha discutido isso aqui.

O Benfica está atualmente com receitas op vs custos salariais em 69%. Se é verdade que é influenciado pela diminuição de receitas op, não é menos verdade que o Benfica vai aumentar e bem os seus custos salariais para a proxima epoca sendo que vai continuar a ter as receitas op afetadas.

Ou seja, há justificação para os 69%, ninguém contava com o covid, para o proximo ano vamos quebrar a recomendação da UEFA e aí já ninguém pode dizer que foi apanhado de surpresa


Mas o valor de 70% é apenas uma recomendacao, o que pode vir de ultrapassarmos esse limite (que é bastante provável este ano)? Um aviso / reprimenda da UEFA? Certamente que nao mais do que isso imagino. Ou seja, nao é ideal, mas nao é por aí que vamos entrar em falta com FPF.
Creio que sim, que se trata apenas de uma recomendação, apesar de que as palavras que o DSO usa me ter dado a entender ser algo mais que isso, mas posso ter interpretado mal.

O problema maior é em termos de sustentabilidade, a recomendação da UEFA entra nesse sentido. E o Benfica este ano não atingiu o limite por 1%, no próximo ano vai passa-lo e por bem mais que 1%
Mas por outro lado, a UEFA já comunicou que será mais compreensiva com os clubes acerca das contas, devido ao covid...

paulomaia1972

Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 23:42
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:34
Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 23:30
Citação de: george 20 em 09 de Setembro de 2020, 23:15
Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 22:59
Estamos a porta do fair-play financeiro, e estranhamente o JM está a vender jogadores do fcp e a tirar Los do fair-play.
estamos?...
O teu clube não sei, mas o meu é seguramente dos clubes da Europa a poder ter um prejuízo mais elevado sem ter a UEFA á perna....
Teríamos de ter prejuízo a na época 20/21 superiores a 70M...
Já um clube que eu cá sei terá que ter lucros de cerca de 100M  em 20/21 para se conseguir safar...

O meu clube é o SLB, qual meu interesse de andar a perder tempo nesta página? Estou a relatar uma notícia da record. Se não vender mos 1 ou 2 jogadores e não entrar mos na Champions e com a covid à continuar pode rapidement déstabilizar as contas, penso eu.  :bandeira1:

Não é por pores uma bandeirinha a tremer que enganas. Dou-te de barato que até te enganas a ti próprio e achas mesmo que és do Benfica.
Mas ser do Benfica não é só isso, é muito mais.
59023 é meu número de sócio e tu?  :bandeira1:
quantos anos de sócio tens ?

Jmarques10

Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Setembro de 2020, 23:38
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?

A transferência do Pedrinho só aparecerá no próximo relatório e contas. Situação do COVID. Mais de 100 milhões investidos. Desaparece o amuleto Felix. Dificuldade na venda de excedentários... Será giro.


Mas antes das eleições podemos comer todos gelados com a testa. Não há problema.

Polaco

Citação de: Eterno Benfica em 09 de Setembro de 2020, 23:52
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:47
Citação de: Cyb3rNeo em 09 de Setembro de 2020, 23:38
Citação de: Jmarques10 em 09 de Setembro de 2020, 23:23
Quase 300 milhões de faturação e apenas 45 milhões de lucro. Será bonito para o ano. Muito.
É o 7º ano seguido em que temos lucros. O que te leva a crer que no 8º ano será o descalabro?
Citação de: HuRi em 09 de Setembro de 2020, 23:38
alguém me consegue explicar a noticia que eu li sobre o Fairplay financeiro que o Benfica está prestes a quebrar? ou é mais noticia de banha de cobra?

Fecha os olhos, lembra-te do jornal onde isso saíu, e pensa ......
e junta a notícia do Vieira e da Odebrecht, que em 365 dias por ano saíu hoje ...
Depois disso, lê com calma o que está aí para trás, se tiveres paciência, porque há aí muita "fonte" com a mesma intenção da do Record.
E enche o peito de ar até virem as contas do porto, embora no caso deles se deva ter cuidado com as eventuais passagens de custos para fora da SAD (e estas contas são das SADs).
Também nesse dia vai saír uma notícia qualquer ....
O que saiu da noticia da recomendação da UEFA é verdade, e eu até ja tinha discutido isso aqui.

O Benfica está atualmente com receitas op vs custos salariais em 69%. Se é verdade que é influenciado pela diminuição de receitas op, não é menos verdade que o Benfica vai aumentar e bem os seus custos salariais para a proxima epoca sendo que vai continuar a ter as receitas op afetadas.

Ou seja, há justificação para os 69%, ninguém contava com o covid, para o proximo ano vamos quebrar a recomendação da UEFA e aí já ninguém pode dizer que foi apanhado de surpresa

Não há muito que dizer sobre isso, mas ainda bem que já andamos preocupados com o próximo ano.... e se a UEFA começar a suspender Clubes que ultrapassem esse rácio em alguns pct, já não deverão existir clubes suficientes para disputar a Champions.

Talvez comecem antes por aqueles que já nem conseguem ter resultados positivos, e antes ainda, os que não conseguem ter resultados positivos há muitos anos mesmo sem Covid. E aí, vão parar para pensar se ainda querem analisar mais em profundidade.
É que em receitas operacionais devemos ter perdido uns 10-20 M com o Covid ...
O ridículo é os jornais andarem a escrever sobre uma coisa menor com a nítida noção de recado.
Sinceramente, acho pouco relevante, se se mantiver dentro dos parâmetros de que se fala.
É nitidamente um indicador de gestão, daqueles que só se vão analisar quando algo vai mal.
Isto é um Clube de Futebol, não tem receitas ( rendas ) certas, não é detido pelo Qatar ou coisa do género, por isso vai sempre andar no fio da navalha, mas eu prefiro assim ....
Mas não é uma crítica directa, ainda bem que existe quem se preocupe mais do que com ganhar o próximo Campeonato.

apedro.stb

Temos 106 futebolistas sobre contrato, e ainda assim eliminamos gastos com mais 25. O que me assusta não é só o número em si, mas a lógica em que este número assenta. A gestão sobretudo desportiva destes 106 futebolistas, muitos deles pagos acima do seu real e potencial valor, muitos deles nunca jogarão na equipa principal, e alguns deles jogam mas rendem aquém do que recebem.
Quando se fala em gastos com pessoal, mais do que os limites do FPF preocupa-me a gestão e política de contratações que tem sido feita nos últimos anos e que não me parece sustentável financeiramente (porque desportivamente já sabemos que não é). E isso é algo que urge inverter.

Pedro-59023

Citação de: paulomaia1972 em 10 de Setembro de 2020, 00:08
Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 23:42
Citação de: Polaco em 09 de Setembro de 2020, 23:34
Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 23:30
Citação de: george 20 em 09 de Setembro de 2020, 23:15
Citação de: Pedro-59023 em 09 de Setembro de 2020, 22:59
Estamos a porta do fair-play financeiro, e estranhamente o JM está a vender jogadores do fcp e a tirar Los do fair-play.
estamos?...
O teu clube não sei, mas o meu é seguramente dos clubes da Europa a poder ter um prejuízo mais elevado sem ter a UEFA á perna....
Teríamos de ter prejuízo a na época 20/21 superiores a 70M...
Já um clube que eu cá sei terá que ter lucros de cerca de 100M  em 20/21 para se conseguir safar...

O meu clube é o SLB, qual meu interesse de andar a perder tempo nesta página? Estou a relatar uma notícia da record. Se não vender mos 1 ou 2 jogadores e não entrar mos na Champions e com a covid à continuar pode rapidement déstabilizar as contas, penso eu.  :bandeira1:

Não é por pores uma bandeirinha a tremer que enganas. Dou-te de barato que até te enganas a ti próprio e achas mesmo que és do Benfica.
Mas ser do Benfica não é só isso, é muito mais.
59023 é meu número de sócio e tu?  :bandeira1:
quantos anos de sócio tens ?
[/quote

Desde 2005 :bandeira1:

antiporcos

Citação de: carrazeda em 09 de Setembro de 2020, 23:44
Citação de: antiporcos em 09 de Setembro de 2020, 23:25
Com menos receitas ordinárias e com a subida da massa salarial é óbvio que passa a ser obrigatório realizar mais valias relevantes nas vendas.
A questão é que mesmo quando as vendas não eram tão necessárias acabamos por vender na mesma, por isso a minha preocupação com isso é relativa.
Mas para mim a questão fundamental aqui é a mudança de paradigma. Acredito que o Vieira e o DSO tivessem a estratégia de assentar um crescimento em resultados operacionais nulos, ou seja, termos durante vários anos seguidos um equilíbrio entre despesas ordinárias e receitas ordinárias que não obrigasse a vendas. Isso é que ia permitir segurar os jogadores que formamos e gastaríamos no mercado o valor das vendas que fizéssemos. Como as receitas ordinárias até estavam a aumentar todos o seu anos, a manutenção dos melhores jogadores era possível porque conseguíamos aumentar esses salários por via do aumento de receitas. É claro, melhor futebol origina mais receitas, na champions e não só. Pessoalmente acho que o catalizador para esta estratégia foi o sucesso do bernardo e do cancelo. A lógica é compreensível, se formamos tantas estrelas, e num curto período além destes dois, foi também o André gomes, o Renato, o Guedes, o Félix, etc., se os mantivermos será mais fácil chegarmos ao sucesso do que ir comprar esse talento fora. Só que a estratégia esbarrou em duas realidades: 1- os muito bons jogadores são difíceis de segurar, ou por causa do salário, ou por causa da vontade do jogador, ou por causa da gula do empresário. No limite fez-se finca pé e dissemos que queríamos a cláusula a pronto e mesmo assim o atlético chegou cá e levou o Felix. 2- já tínhamos perdido um campeonato por falta de investimento. Há 3 anos estou convencido que bastava termos ido buscar um GR, e até podia ter sido em Janeiro, que seriamos campeões. Mas a hecatombe do ano passado deixou marcas e aí acho que deixou mais marcas no Vieira do que no DSO. A minha convicção é que o Vieira percebeu que este modelo não era viável porque dependia de uma série de alinhamento de astros difícil de atingir. Além disso, depois de um cataclismo daqueles a reacção do Vieira é a comum em quem arrisca e se espalha ao comprido. A solução é voltar ao que se conhece e à segurança. É ter o Jesus novamente, investir e subir a massa salarial e conseguir o equilíbrio nas contas com as vendas proporcionadas pelo grande potenciador de talentos desde que não sejam das camadas jovens do clube. Era, aliás, a única maneira de conseguir o regresso o JJ. Como após 17 anos o homem ainda tem dificuldades em perceber como funciona o futebol, passamos de um extremo para o outro. Da aposta à maluca na formação para a aposta à maluca nas compras.
No meu entender, é isso que está em jogo nestas eleições. Queremos mais 4 anos de zigue-zague de estratégias? De verdades hoje que amanhã são mentiras e vice-versa? Eu, pessoalmente, quero uma direcção com um rumo equilibrado, estou farto de dogmas seixalistas intercalados com dogmas jesuítas.
Isto tudo para dizer que o que me preocupa mais são estas inversões bruscas de rumo. Em relação às contas, acho que o próximo ano será de prejuízo mas a seguir iremos recuperar normalmente porque voltaremos a uma gestão equilibrada das finanças.

Eu espero que até ao final do mercado, e com o decorrer da época, LFV e JJ demonstrem que é possível um meio termo. Apostar forte em contratacoes de jogadores com qualidade e experiencia, ao mesmo tempo que mantemos os jovens da formacao no plantel a crescer. LFV provavelmente está a pensar deixar sair algumas jóias da formacao para pagar este investimento, mas idealmente jogadores como Ferro, Nuno, TT, Diogo, Tino, ficavam no plantel a crescer, mesmo que com menos tempo de jogo.  Para isto é preciso que LFV nao tente equilibrar as contas de imediato, e esperar por bons resultados da Champions e vendas no fim da época, ou que haja agora alguma venda significativa como se tem falado do Vinicius - até porque este ano nao devem haver grandes volumes a entrar com jogadores emprestados / excedentários. E, claro, é preciso que JJ veja futuro nestes míudos.

Infelizmente tendo a concordar contigo.

Bem, desses que falas o TT e o NT são excelentes exemplos da gestão seixalista. Promoção à maluca de jovens que não aguentaram o salto de competitividade e pressão porque saltaram etapas e agora estão um queimados. O TT ou sai ou volta para a B e o NT idem, a não ser que o JJ consiga convencer o Vieira a ir buscar mais um DE. O Ferro é um caso diferente porque fez as etapas necessárias, já jogou muito bem e agora só faz merda, de maneira que não consigo saber se é bom ou não, só sei que é inconstante. O empréstimo que se falou hoje não era mal visto, o rapaz tem que exorcizar um fantasma qualquer que o anda a perseguir, tem que limpar a cabeça.

No início da época pensei que as vendas seriam Florentino e Vinicius. Seriam 100 milhões em vendas para contrabalançar com 100 milhões em compras. Hoje acho que sairá só o Vinicius, não porque se queira apostar no Florentino, mas porque o Vieira não quer lidar com mais uma venda de um jogador promissor em cima das eleições. Com um mercado mais contraído que o costume, podemos e devemos ceder à tentação de vender em baixa porque o próximo verão será bem mais animado e conseguiremos recuperar.

De alguma forma, o sonho seixalista morreu e não há mal nenhum porque a direcção também nunca conseguiu segurar a miudagem. Com esta política já sabemos que todos os anos 2 ou 3 anéis têm de ir para pagar o defice e financiar os substitutos. Eu estou ok com isso, mas o JJ tem que meter estes marmanjos a jogar à bola.

MALU15

Citação de: Dr.Lecter em 09 de Setembro de 2020, 22:40
MALU, como é que se explica que a 31/12 houvesse disponibilidades em montante superior a 100M€ e a 30/6, já depois de contraído um empréstimo de 30M€, essas disponibilidades sejam de apenas 6M?

Em 6 meses gastamos 130M€. Pouco mais de metade foi no reembolso de EO's, mas mesmo assim é muito dinheiro gasto.
Lecter, acreditas que ainda não consegui fazer a minha leitura crítica do R&C com maior incidência nas partes que para mim são as mais importantes, pois tenho me limitado a  apagar fogos para tentar esclarecer os users mais carecidos.
Essa parte da análise das variações das disponibilidades é depois algo que se vê melhor depois de ter lido o R&C e vendo a Demonstração de fluxos de caixa (pag. 92), onde se destacam os pagamentos a fornecedores (forte redução), activos intangíveis e a questão dos empréstimos e o contrato de locação penso que do estádio o que originou pagamentos à BEstádio agora integrada no Clube.
Por outro lado cheira-me que deve ter havido uma redução dos pagamentos de quotas que entram no clube, e a SAD foi chamada a ser mais rigorosa e atempada nas liquidações ao universo das empresas do Clube, para manter em boa ordem a sua tesouraria.