As Finanças do Benfica

Polaco

Citação de: MALU15 em 12 de Setembro de 2020, 12:03
Citação de: rcoelho em 12 de Setembro de 2020, 08:27
Citação de: Lawliet em 12 de Setembro de 2020, 07:40
Vem na capa do CM que pedimos um novo empréstimo de 28 milhões ao Novo Banco.

e isso não quererá fazer referencia ao emprestimo que está no R&C e que ninguem tinha conhecimento?
Convem ter presente o que o Benfica disse quando lançou o EO dos 50Me em Julho, e que passava por em Abril 2020 quando foi liquidado o EO de 48,5Me, tinha previsto lançar um novo EO de valor inferior (talvez 30Me), mas como não havia condições no mercado para o lançamento da operação, o Benfica teve de a adiar o novo EO, e certamente viu-se obrigado a recorrer à linha de crédito que tinha sido garantida junto do Novo Banco, para melhorar a sua situação de tesouraria em Abril, Maio e Junho, apresentando o EB um saldo a 30JUN20 de 28Me, que agora aparece no R&C.

Mas como entretanto em 17JUL20 como foi subscrito o novo EO de 50Me à taxa de 4%, e a BSAD viu reforçada a sua tesouraria, e embora isso não tivesse sido divulgado, é quase certo que nessa data a SAD regularizou o saldo da abertura de crédito referenciada, pois não necessitaria de ter um excesso de disponibilidades, pois mantinha a linha de crédito viva.

Estes movimentos contribuiram também para que no mês de Julho de 2020, o racio de cobertura do Passivo de curto prazo pelo Activo de curto prazo, tenha melhorado significativente na medida em que o novo EO de 50Me passou a situar-se no longo prazo (reembolso em 2023).

E pronto, aqui está a explicação plausível de probabilidade máxima, para quem não vê cobras e lagartos nestas coisas, e que o CM podia abordar se quisesse (*). Mas como está mais interessado em entrar nestas polémicas, tal como usou o rácio dos 69% dos gastos com pessoal do FPF, lanças estes títulos na 1ª página para vender mais uns jrnalecos à custa do Benfica.
E o mais giro, e vamos lá saber porquê, alguns users do SEB seguem-lhe o exemplo.

(*) Depois de ler o artigo no interior do jornal (pag.10), constato que eles já são mais fiéis a narrar os factos.

A tua dúvida, auto-responde-se. Eles são Users, nada mais.
Usam esta plataforma para coisas que se afastam do objectivo de quem a criou.
Quem se deixa levar pelas campanhas organizadas, pelos grupos Cofina e Impresa, que o faça, vivemos em regime de total liberdade de expressão.

MALU15

Citação de: filc em 12 de Setembro de 2020, 11:59
Citação de: Biscai@ em 12 de Setembro de 2020, 11:57
Citação de: filc em 12 de Setembro de 2020, 10:35
Citação de: Biscai@ em 12 de Setembro de 2020, 09:04
Citação de: filc em 12 de Setembro de 2020, 08:14
Citação de: magoslb em 12 de Setembro de 2020, 08:10

A estes?

https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/luis-filipe-vieira-causa-perda-de-225-milhoes-de-euros-ao-novo-banco

Mas não estamos com umas finanças de ferro? É tentativas de OPAS, EO, agora empréstimos, mas para quê? Não me digam que os bolsos e estão fotos e o dinheiro anda a cair das calças.

Eu continuo na minha, quando o Vieira sair vamos falar bem do Vale e Azevedo, tão grande que vai ser o buraco financeiro...

Gostava de estar enganado...
Podemos e devemos criticar o Vieira pela gestão desportiva, mas pela gestão financeira só temos que elogiar.

Convinha as pessoas lerem as notícias e não se ficarem pelos títulos sencionalistas das mesmas. A procura incessante por criar polémica no Benfica por parte da Cofina podia e devia deixar os benfiquistas sempre desconfiados. Esse emprestimo do Novo Banco é uma linha de crédito que existe desde 2017 que foi criada precisamente para ser usada quando necessária. Numa altura de crise global com o vírus e oportunidade para investir por causa da crise, a meu ver o Benfica accionou e bem essa linha de crédito, até porque tem credibilidade para isso. Pior estão aqueles que já nem credibilidade para isso têm.

Convém também dizer que a dívida líquida bancária do Benfica baixou dos 100M€, o que é uma excelente notícia. Esse suposto perigo do fair play financeiro é mais uma polémica criada pela imprensa e quem a alimenta, quem ler a notícia consegue perceber que os 9% de diferença para a temporada passada que colocam os números em 69% e no limite dos 70% se deve ao Benfica ter passado parte dos jogos da temporada passada para a contabilidade desta temporada devido à paragem e adiamento da Liga.
Informem-se antes de comentarem e deixem de alimentar polémica vazias e criadas para tirar mérito a quem o tem.

A contra informação é as fake news são a praga dos tempos modernos. Devemos manter o foco e não contribuir com audiências a essa comunicação social de merda. O que temos de contribuir é para a falência da mesma. Estávamos no bom caminho e não nos podemos esquecer que Cofina e companhia é para ir à falência.

A minha opinião não é baseada nessas notícias porque nem as vejo. Sei dessas notícias pelo que vou lendo aqui.

O que eu acho é baseado nas constantes mudanças de "investimento" e "crédito" feito e defendido aqui por alguns.

Percebendo alguma coisa de finanças e tendo na família pessoas da banca e auditores (alguns já "mexeram" dentro do clube) tenho e temos, a mesma opinião...

Quando o Vieira é amigos saírem veremos quem tem razão..

Como disse, espero estar enganado...
Com a actual oposição patética o Vieira não só não vai sair, como vai dar uma banhada a RGS e JNL nas próximas eleições. Esses opositores têm sido para lá de maus, que coisinhas ridículas, se nem com a papinha toda conseguem fazer melhor do que têm feito, a meu ver não têm capacidade para liderar o Benfica neste pantano que é o futebol português. RGS e JNL têm revelado uma falta de capacidade desesperante. Que medo!

Nisso concordo contigo.. Estava à espera de uma oposição forte e para já, nada.
Eles oposição forte até querem ser, mas até agora ainda não mostraram uma    forte qualificação para a exigência da função que vai estar em disputa.

O Benfica é como a Nau Catrineta, e tal como diz o poema muito dificil de governar, não vai lá só com cavalos brancos, é preciso ter uma grande alma para chegar a bom porto.

Vascolptt

Ainda tou para perceber porque é que não reduzimos os salários na pandemia...

CitriC

Citação de: MALU15 em 12 de Setembro de 2020, 00:04
Citação de: pica_foices em 11 de Setembro de 2020, 23:05
Finanças: Análise ao Relatório e Contas da Benfica SAD 2019/2020

https://geracaobenfica.blogspot.com/2020/09/financas-analise-ao-relatorio-e-contas.html
"O Passivo da Benfica SAD encontra-se praticamente ao mesmo nível de há 10 anos, com a vantagem de agora o Benfica ter melhorado o activo em mais de 160M€, o que se traduziu numa melhoria significativa dos capitais próprios, como se pode verificar no gráfico seguinte."

Achei estranho este texto, ( no quadro o passivo era de 324,8Me) pois tinha ideia que depois de 2009 a BSAD nunca tinha tido um passivo desta ordem de grandeza. Fui então consultar o meu histórico das contas do exercício de 2010/11 e constatei que os valores do gráfico de barras se referem às contas individuais e não consolidadas, o que não faz sentido, pois distorce a realidade.

A análise é muito descritiva e pouco inovadora, e por isso gostei muito mais da parte da análise ao Fair-play financeiro e das farpas às contas das SAD´s dos nossos rivais e à Cofina, que passo a transcrever, com alguns sublinhados meus:

"Aguardemos os resultados de Break-Even da Porto SAD que apenas na época passada irá apresentar mais de 100M€ de prejuízos colocando-a em sérios riscos de falhar o fair-play financeiro e ter a penalização máxima dentro de 1 ano (exclusão das competições europeias).

- Dívidas vencidas de transferências de atletas - O Benfica ao contrário de outros clubes não tem pagamentos em atraso relativos a jogadores ou treinadores, e nem temos nenhum caso "Ruben Amorim" por pagar.

- Capitais Próprios - A Benfica é a única SAD dos 3 grandes com Capitais Próprios bastante positivos (161M€), não tendo nunca tido a necessidade de reestruturações com VMOC's e respectivos perdões de dívida como aconteceu com o Sporting, e também consegue este objectivo sem o clube ter de incluir o Estádio na SAD tal como acontece actualmente com o Porto. Aliás, no final da época passada o Benfica "Clube" teve a capacidade financeira de adquirir à Benfica SAD as empresas Benfica Estádio e Benfica TV por 99M€!

- Continuidade das operações - Apesar do efeito covid-19, os auditores não colocaram qualquer problema relativamente à continuidade das operações da Benfica SAD, ao contrário do que acontece noutras SAD's, devido à robustez do Balanço e da Demonstração de Resultados da Benfica SAD, que apresenta a melhor situação económica e financeira da sua história!

Além destes 4 critérios fundamentais, ainda existem 2 critérios "extra" (Gastos de Pessoal vs Rendimentos Operacionais; Dívida Líquida vs Receitas Totais) embora nunca ninguém ficou de fora das competições europeias por falhar estes critérios já que existem formas de os compensar, em caso de incumprimento.

- Gastos de Pessoal Vs Receita Total - É um facto que a Benfica SAD apresentou 69% de Gastos de Pessoal (Custos de Pessoal e de Honorários relacionados com o futebol) face aos Resultados Operacionais, subindo dos habituais 60% para perto dos recomendados 70%, mas isso deveu-se ao facto de a Benfica SAD ter reduzido em cerca de 10M€ as receitas operacionais devido ao covid-19 e não ter feito lay-off durante a paragem do campeonato, tal como aconteceu com Porto e Sporting. Ou seja, se o Benfica tivesse realizado o lay-off poupava os tais 10M€ perdidos em receitas, e manteria o rácio próximo dos 60%. Apesar desta "desinformação" que circulou nos jornalistas da Cofina (CM, CMtv e Jornal Record) importa referir que ninguém fica excluído por falhar este objectivo por si só, já que além das Receitas Operacionais existem também receitas com Atletas que permitem compensar esta situação. Aliás, se for feita alguma investigação muito rápida é facil constatar que a Porto SAD por diversas vezes apresentou Custos de Pessoal bastante superiores a 70% das Receitas Operacionais, como por exemplo irá acontecer neste exercício económico 2019/2020, com um rácio que se irá situar próximo dos 90%.

- Dívida Líquida Vs Receitas Totais - Este critério também não é um dos mais importantes na medida em que é possível a uma empresa ter apenas 100M€ de dívida líquida, colocar 350M€ em outros passivos (credores, antecipação de receitas, etc) e apresentar dessa forma um passivo de 450M€, bastante superior ao seu activo, de por exemplo, 300M€. Nesse cenário cumpre o critério de Dívida Líquida vs Receitas Totais, mas falha no critério do Capital Próprio com -150M€. Este sim é um critério muito importante, tal como o Break-Even (lucros ou prejuízos). Este exemplo hipotético que apresento é o que se irá passar com a Porto SAD. Até pode ter uma dívida líquida aceitável, mas o seu Passivo irá ser bastante superior ao Activo com um "buraco" nos capitais próprios que irá rondar os 150M€!!, apresentando mais de 100M€ de prejuízos numa época só!"

Mas olha que para mim faz o sentido.

Eu entendo a análise como feita ao que aparece no Relatório e Contas e não simplesmente uma análise às contas do Benfica da ùltima década.

E tendo em conta esse detalhe, contudo importante, é factual que a análise se refere à página 37 do Relatório e Contas 2019/2020 onde é descrita a evolução do passivo.

Eu assumo também que ao ler o relatório comecei a analisar e comparar às minhas tabelas e rapidamente constatei que eu tinha os valores consolidados e a Benfica SAD decidiu colocar os valores individuais. Esta época 2019/2020 acaba por ser algo confusa. Muita gente irá comparar alhos com bugalhos....

Não sei se não deveriam ter colocado ambos os gráficos (consolidado & individual) ou só um, mas a verdade é que temos que ter atenção. Este ano a diferença é pouco relevante em termos do Grupo, mas significativa em termos da SAD.

Daqui adiante será bastante mais fácil compararmos valores.

ps: os comentários ao Sporting & Porto estão deliciosos. Mais outra excelente análise do Benfica Eagle

ASMor

Citação de: Vascolptt em 12 de Setembro de 2020, 14:21
corrias o risco de motivar os meninos a ganhar o campeonato...

jone1970

Como é que te ias sentir se o teu patrão apresentasse lucros de 42M de euros e te reduzisse o salário por causa da pandemia?.....

GTtdi_SLB

Um pouco off topic...gostaria de saber a posiçäo do Noronha Lopes (afinal a oposiçäo mais sólida a vieira) em relaçäo ao grupo cofina, impresa (cmtv's, sic's, dn's e outros meios de propaganda andróide).

nog_ofloda

Citação de: jone1970 em 12 de Setembro de 2020, 14:54

Como é que te ias sentir se o teu patrão apresentasse lucros de 42M de euros e te reduzisse o salário por causa da pandemia?.....

Ia ficar motivadisso! Tal como os meninos ficaram e por isso ganharam o campeonato e a taça-
Estiverem cerca de 2 meses a mamar o salário sem trabalharem! Não vamos comparar com o Zé Povinho que mamou com o layoff se faz favor.

O pessoal muito gosta de comparar alhos com bugalhos. Devemos sempre colocar as coisas no devido contexto. Se são meninos para ganharam milhões por entreteram a plebe então devem mamar o respectivo quando não animam.

Relembro a paga que tivemos quando estes voltaram ao campo. Mostraram com todo o explandor o que clube lhes fez....

filc

Citação de: MALU15 em 12 de Setembro de 2020, 14:20
Citação de: filc em 12 de Setembro de 2020, 11:59
Citação de: Biscai@ em 12 de Setembro de 2020, 11:57
Citação de: filc em 12 de Setembro de 2020, 10:35

A estes?

https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/luis-filipe-vieira-causa-perda-de-225-milhoes-de-euros-ao-novo-banco

Mas não estamos com umas finanças de ferro? É tentativas de OPAS, EO, agora empréstimos, mas para quê? Não me digam que os bolsos e estão fotos e o dinheiro anda a cair das calças.

Eu continuo na minha, quando o Vieira sair vamos falar bem do Vale e Azevedo, tão grande que vai ser o buraco financeiro...

Podemos e devemos criticar o Vieira pela gestão desportiva, mas pela gestão financeira só temos que elogiar.

Convinha as pessoas lerem as notícias e não se ficarem pelos títulos sencionalistas das mesmas. A procura incessante por criar polémica no Benfica por parte da Cofina podia e devia deixar os benfiquistas sempre desconfiados. Esse emprestimo do Novo Banco é uma linha de crédito que existe desde 2017 que foi criada precisamente para ser usada quando necessária. Numa altura de crise global com o vírus e oportunidade para investir por causa da crise, a meu ver o Benfica accionou e bem essa linha de crédito, até porque tem credibilidade para isso. Pior estão aqueles que já nem credibilidade para isso têm.

Convém também dizer que a dívida líquida bancária do Benfica baixou dos 100M€, o que é uma excelente notícia. Esse suposto perigo do fair play financeiro é mais uma polémica criada pela imprensa e quem a alimenta, quem ler a notícia consegue perceber que os 9% de diferença para a temporada passada que colocam os números em 69% e no limite dos 70% se deve ao Benfica ter passado parte dos jogos da temporada passada para a contabilidade desta temporada devido à paragem e adiamento da Liga.
Informem-se antes de comentarem e deixem de alimentar polémica vazias e criadas para tirar mérito a quem o tem.

A contra informação é as fake news são a praga dos tempos modernos. Devemos manter o foco e não contribuir com audiências a essa comunicação social de merda. O que temos de contribuir é para a falência da mesma. Estávamos no bom caminho e não nos podemos esquecer que Cofina e companhia é para ir à falência.

A minha opinião não é baseada nessas notícias porque nem as vejo. Sei dessas notícias pelo que vou lendo aqui.

O que eu acho é baseado nas constantes mudanças de "investimento" e "crédito" feito e defendido aqui por alguns.

Percebendo alguma coisa de finanças e tendo na família pessoas da banca e auditores (alguns já "mexeram" dentro do clube) tenho e temos, a mesma opinião...

Quando o Vieira é amigos saírem veremos quem tem razão..

Como disse, espero estar enganado...
Com a actual oposição patética o Vieira não só não vai sair, como vai dar uma banhada a RGS e JNL nas próximas eleições. Esses opositores têm sido para lá de maus, que coisinhas ridículas, se nem com a papinha toda conseguem fazer melhor do que têm feito, a meu ver não têm capacidade para liderar o Benfica neste pantano que é o futebol português. RGS e JNL têm revelado uma falta de capacidade desesperante. Que medo!

Nisso concordo contigo.. Estava à espera de uma oposição forte e para já, nada.
Eles oposição forte até querem ser, mas até agora ainda não mostraram uma    forte qualificação para a exigência da função que vai estar em disputa.

O Benfica é como a Nau Catrineta, e tal como diz o poema muito dificil de governar, não vai lá só com cavalos brancos, é preciso ter uma grande alma para chegar a bom porto.

Estás inspirado hoje!  :clap1:

Mariachi

jone1970

Citação de: nog_ofloda em 12 de Setembro de 2020, 15:05

Ia ficar motivadisso! Tal como os meninos ficaram e por isso ganharam o campeonato e a taça-
Estiverem cerca de 2 meses a mamar o salário sem trabalharem! Não vamos comparar com o Zé Povinho que mamou com o layoff se faz favor.

O pessoal muito gosta de comparar alhos com bugalhos. Devemos sempre colocar as coisas no devido contexto. Se são meninos para ganharam milhões por entreteram a plebe então devem mamar o respectivo quando não animam.

Relembro a paga que tivemos quando estes voltaram ao campo. Mostraram com todo o explandor o que clube lhes fez....

Se os meninos que entretêm a plebe ganham milhões é porque geram milhões com o seu entretenimento.
Se o teu patrão tem lucros de milhões é justo que tu recebas parte desse lucro.

Nós não somos todos iguais, ao contrário do que nos querem fazer querer, e o mérito deve ser recompensado. Se tivessem tido mérito desportivo acredita que ainda receberiam mais milhões.

Jonimane

Citação de: CitriC em 11 de Setembro de 2020, 16:18
Citação de: MALU15 em 11 de Setembro de 2020, 12:12
Citação de: CitriC em 11 de Setembro de 2020, 11:33
os honorários fazem parte dos FSE já agora.

E tanto quanto me lembro FSE não entra nas contas do FPF, aliás essa é a razão para o Porto até ter o nível elevado de honorários nos FSE.
Segundo o que está escrito na Pag. 30 e 31, para o cálculo do racio dos custos com pessoal para efeitos do FPF, também entram.

Sim é. realmente está lá claro que há que ter em conta os honorários.

Repara na época passada:

proveitos operacionais = 145.470
gastos com o pessoal  = 88.253
honorários (FSE)        = 1.500

E o rácio que eles metem na página é 60%

Há uma pequena discrepância na ordem de 2 pontos percentuais (menor que 2019/2020)

mas já agora há algo que nunca entendi, qual o interesse/vantagem em ter uma rúbrica honorários e depois outra gastos com pessoal ?

Para distinguir os gastos com gente sob contrato (saldar a 23 com 63) e prestações de serviço que sejam honorários (projetos de arquitetura, recibos verdes, ...) (22 com a 62)

nog_ofloda

Citação de: jone1970 em 12 de Setembro de 2020, 15:24
Citação de: nog_ofloda em 12 de Setembro de 2020, 15:05

Se os meninos que entretêm a plebe ganham milhões é porque geram milhões com o seu entretenimento.
Se o teu patrão tem lucros de milhões é justo que tu recebas parte desse lucro.

Nós não somos todos iguais, ao contrário do que nos querem fazer querer, e o mérito deve ser recompensado. Se tivessem tido mérito desportivo acredita que ainda receberiam mais milhões.

Eu percebo que se tenha que distribuir o graveto pelos funcionarios contribuiram para isso. A minha questão é:

Qual foi a contribuição deles para o clube nos meses da pandemia?! Porque achas que deviam ganhar o salario por total quando ficaram em casa a fazer nada? Era por causa de não desmotivarem? Então queres explicar porque que tiveram uma atitude de merda quando voltaram? Ou foi só impressão minha?

Eu acho engraçado é que por toda a Europa clubes que ganham o triplo de nós em tudo e fizeram isso. Esses meninos amuaram?

Por serem jogadores do Benfica não os coloca automaticamente como princesas que ninguem os podem criticar...

Já agora gostava também de saber quanto foi que estes meninos contribuiram esta epoca para os lucros. Ou foi a transferencia de João Felix que permitiu isso?
Pena o saco de dinheiro depois não ter marcado nenhum golo quando foi preciso...

Léo_SLB20

A estes?

O que os outros querem é mesmo isso ... criar polemicas !

Os comentadores desportivas não sabem um caralh# de finanças nem leram o RC do Benfica mas dão opiniões do tipo " são ricos mas pediram um empréstimo obrigacionista " ... Aqui já explicaram montes de vezes que esse tipo de financiamento serve apenas para antecipar receitas e ter dinheiro em caixa e que não é falta de dinheiro ou estarmos na falência ...

Eu não percebo de finanças mas vou lendo aqui muita coisa de pessoas que supostamente percebem e vou entendendo certos movimentos do Benfica a este nível ...

Mas eu acho que o problema vem mais de dentro (benfiquistas) do que de fora ... nunca na vida pensei que o Benfica chegasse a este nível de contratar jogadores de 20/25 milhões e isso é devido á nossa boa gestão de anos e anos ! Agora estamos a tirar os proveitos disso e dinheiro faz dinheiro ou seja cada ano que passa vamos investir bem e ao fazer boas Champions vamos ganhar mais dinheiro e cada ano que passa vamos ter mais investimentos destes ...

Seja o Manel seja o Joaquim na presidência ... vamos é apoiar o Benfica para cada vez crescer mais e se tornar a potência desportiva que era nos anos 60 !

VIVA O BENFICA  :slb2: :bandeira1:

Vascolptt

uau, Liverpool, Barcelona, tudo a reduzir mas ok