José Águas, o Capitão dos Campeões

Avançado, (1930-11-09 - 2000-12-10),
Portugal
Equipa Principal: 13 épocas (1950-1963), 389 jogos (34830 minutos), 380 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (7), Taça dos Campeões Europeus (2)

SLB_CAMPEAO04


RedVC


RedVC


Theroux


RedVC


RedVC

#365

alfredo


alfredo


RedVC

Citação de: alfredo em 26 de Dezembro de 2014, 12:22
Citação de: RedVC em 18 de Outubro de 2014, 00:56

1° portugal brasil em 1956

Tenho pena que as quinas não tenham hoje o lugar de destaque de antigamente.
No entanto percebe-se pelos extremismos que os símbolos provocam. Lembro-me de no mundial da África do Sul se falar da Cruz estilizada no equipamento alternativo.
Mas que esta camisola do Senhor José Águas tinha mais estilo do que as actuais isso tinha.

O detalhe dos botões é que é desconcertante. Mas o grande Capitão exibia como sempre uma classe fenomenal.

Rui SLB Pedro


KKK24

Parece que fomos buscar a Holliwood um actor para ser nosso capitão tal a classe.

RedVC


alfredo

Citação de: RedVC em 26 de Dezembro de 2014, 13:22
Citação de: alfredo em 26 de Dezembro de 2014, 12:22
Citação de: RedVC em 18 de Outubro de 2014, 00:56

1° portugal brasil em 1956

Tenho pena que as quinas não tenham hoje o lugar de destaque de antigamente.
No entanto percebe-se pelos extremismos que os símbolos provocam. Lembro-me de no mundial da África do Sul se falar da Cruz estilizada no equipamento alternativo.
Mas que esta camisola do Senhor José Águas tinha mais estilo do que as actuais isso tinha.

O detalhe dos botões é que é desconcertante. Mas o grande Capitão exibia como sempre uma classe fenomenal.
essa camisola é muito especial. eu tenho cá uma delas, mas nem entendo como puderam jogar nelas. só da para imaginar que o jogo em si nao foi tao fisico como é hoje a dias.
mas antes dos jogos os jogadores pareciam mesmo como se vieram da missa... ;-)

RedVC

#373
Citação de: alfredo em 26 de Dezembro de 2014, 22:47
Citação de: RedVC em 26 de Dezembro de 2014, 13:22
Citação de: alfredo em 26 de Dezembro de 2014, 12:22
Citação de: RedVC em 18 de Outubro de 2014, 00:56

1° portugal brasil em 1956

Tenho pena que as quinas não tenham hoje o lugar de destaque de antigamente.
No entanto percebe-se pelos extremismos que os símbolos provocam. Lembro-me de no mundial da África do Sul se falar da Cruz estilizada no equipamento alternativo.
Mas que esta camisola do Senhor José Águas tinha mais estilo do que as actuais isso tinha.

O detalhe dos botões é que é desconcertante. Mas o grande Capitão exibia como sempre uma classe fenomenal.
essa camisola é muito especial. eu tenho cá uma delas, mas nem entendo como puderam jogar nelas. só da para imaginar que o jogo em si nao foi tao fisico como é hoje a dias.
mas antes dos jogos os jogadores pareciam mesmo como se vieram da missa... ;-)

Sim, faltava a gravatinha. Era também a visão da época. A camisola do Brasil era bem mais realista e prática. Imagino que agarrar um dos nossos jogadores pela camisola daria muito mau resultado para aquele botõezitos.

Aqui está uma imagem depois desse Brasil Portugal de Junho de 1957:



ainda estavam inteiras mas não muito.

Interessante essa questão dos equipamentos. O primeiro equipamento Stromp dos lagartos era considerado inadequado pois ficava pesado com a chuva (pelo tipo de tecido) e permitia mais facilmente agarrões dos adversários. Apesar disso foi tolerado por muito tempo pois os sócios achavam-no elegante. Deviam combinar bem com os chás dançantes. Mas enfim uns anos depois decidiram adoptar as listas e então sim ficaram mais do que nunca parecidos com osgas. Nessa altura já o chá deveria ter acabado.


...desculpem o offtopic. Heresia ainda para mais no tópico do nosso grande capitão.
Para atenuar um pouco fica outra dele mas com outra camisola presumo mais antiga


alfredo

sim, essa camisola é mais antiga. foi utilizada entre 1950 e 51. a alternativa é azul! a foto é da sua estreia pela seleccao b em maio 1951.