Departamento Médico e Preparação Física

Holmesreis

Citação de: Bola ao Poste em 14 de Julho de 2016, 14:53
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 13:48


Está aqui mais um contributo para o estudo da prerrogativa «Temos o melhor Departamento Médico do Mundo premiado pela UEFA e só benfiquistas que sejam médicos de profissão é que têm autoridade moral para o criticar».

Desconhece-se qual o tempo de paragem que o Júlio César terá de enfrentar. Num passado recente, Gaitan e Enzo Perez tiveram lesões similares e o seu período de paragem situou-se nas 4 a 5 semanas.

Se é necessária alguma outra evidência de que é imperiosa uma profunda reflexão sobre a produtividade do nosso Departamento Médico e consequente reestruturação, o caso de Júlio César é paradigmático. Após o Sporting-Benfica, aventou-se uma paragem nunca superior a 6 semanas, mas o certo é que só 5 (!!) meses depois é que o Imperador fez treino com bola e como consequência "Entorse no joelho direito com estiramento do ligamento lateral interno", segundo o publicado hoje no Record.

Mas que amadorismo é este? Não se fazem estudos de densiometria óssea após uma lesão de prolongado tratamento? Não se prescrevem medicamentos que fortaleçam a calcificação de um atleta de alta competição?

É que o panorama é belo, sim senhor...Ederson arrumado e numa perspetiva mais otimista, voltará aos treinos com bola em finais de setembro. Só que os últimos atletas do Benfica a serem sujeitos a artroscopia tiveram que ser sujeitos a nova intervenção cirúrgica e fora do País.

Senhor Presidente, a posição de Gr é fulcral no futebol moderno. Há 70 anos atrás, quando os jogos terminavam em 11-4 ou 6-5 talvez não o fosse, mas um bom GR vale pontos. Não podemos jogar Supertaças, jogos do Campeonato e da Champions escolhendo de um trio composto por Paulo Lopes, Miguel Santos ou André Ferreira, qual deles com maiores limitações técnicas.

Pense nisso enquanto assina o cheque mensal do Bento Leitão, sim?

Até podes ter razão quando dizes que o Benfica tem problemas no tempo de recuperação dos jogadores/números de lesões, e que, parte da culpa, poderá ser do Departamento médico (e eu concordo).

Mas fazer uma densitometria óssea e "medicação que favoreça a calcificação" não tem nada a ver com o caso.

Uma entorse é um evento probabilístico que acontece a qualquer pessoa, bem condicionada ou não. Podes é tentar diminuir a probabilidade de acontecer. Há pessoas que são mais susceptíveis intrinsecamente às entorses... E nada tem a ver com a densidade óssea.
Eu encaro as coisas de outra forma: tens os dois Gr principais da equipa (e únicos com a qualidade mínima para ocupá-la) de fora por tempo indeterminado e com uma coisa em comum: problemas no joelho.

Não há profilaxia ou propedêutica de atuação face a um factor comum? Estamos entregues aos desvarios da sorte?

Se eu apresentar indícios de problema oncológico e os trabalhadores da minha empresa também, de certeza que o tecto revestido de amianto deverá ter algo a ver com isso e não só a sorte...

Holmesreis

Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

Paulie Gualtieri

Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:01
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

eu acho que há coisas que são impossíveis de detectar...
acho mais grave (acho que foi assim não tenho a certeza) o luisão já estar a treinar e voltar a partir o braço... claramente não estava apto para andar à "mocada".

agora o jogador X fez uma micro rotura num treino de pré época? pá são coisas "normais" ... digo eu que não percebo muito disso.

também já fui federado e também já me aleijei "do nada"

Holmesreis

Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:03
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:01
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

eu acho que há coisas que são impossíveis de detectar...
acho mais grave (acho que foi assim não tenho a certeza) o luisão já estar a treinar e voltar a partir o braço... claramente não estava apto para andar à "mocada".

agora o jogador X fez uma micro rotura num treino de pré época? pá são coisas "normais" ... digo eu que não percebo muito disso.

também já fui federado e também já me aleijei "do nada"
No Benfica da última época, tiveste um terço do plantel a aleijar-se "do nada".

No Sporting e FCP, esse número não chega a 10%, sequer.

Paulie Gualtieri

Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:05
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:03
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:01
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

eu acho que há coisas que são impossíveis de detectar...
acho mais grave (acho que foi assim não tenho a certeza) o luisão já estar a treinar e voltar a partir o braço... claramente não estava apto para andar à "mocada".

agora o jogador X fez uma micro rotura num treino de pré época? pá são coisas "normais" ... digo eu que não percebo muito disso.

também já fui federado e também já me aleijei "do nada"
No Benfica da última época, tiveste um terço do plantel a aleijar-se "do nada".

No Sporting e FCP, esse número não chega a 10%, sequer.

ok mas isso tem de ser analisado por alguém que perceba da coisa, não é por mim de certeza..

que tipo de lesões foram? em que circunstâncias?

eu percebo a necessidade de "crucificar" alguém, mas não gosto de falar sem certezas.

Bola ao Poste

Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 14:59
Citação de: Bola ao Poste em 14 de Julho de 2016, 14:53
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 13:48


Está aqui mais um contributo para o estudo da prerrogativa «Temos o melhor Departamento Médico do Mundo premiado pela UEFA e só benfiquistas que sejam médicos de profissão é que têm autoridade moral para o criticar».

Desconhece-se qual o tempo de paragem que o Júlio César terá de enfrentar. Num passado recente, Gaitan e Enzo Perez tiveram lesões similares e o seu período de paragem situou-se nas 4 a 5 semanas.

Se é necessária alguma outra evidência de que é imperiosa uma profunda reflexão sobre a produtividade do nosso Departamento Médico e consequente reestruturação, o caso de Júlio César é paradigmático. Após o Sporting-Benfica, aventou-se uma paragem nunca superior a 6 semanas, mas o certo é que só 5 (!!) meses depois é que o Imperador fez treino com bola e como consequência "Entorse no joelho direito com estiramento do ligamento lateral interno", segundo o publicado hoje no Record.

Mas que amadorismo é este? Não se fazem estudos de densiometria óssea após uma lesão de prolongado tratamento? Não se prescrevem medicamentos que fortaleçam a calcificação de um atleta de alta competição?

É que o panorama é belo, sim senhor...Ederson arrumado e numa perspetiva mais otimista, voltará aos treinos com bola em finais de setembro. Só que os últimos atletas do Benfica a serem sujeitos a artroscopia tiveram que ser sujeitos a nova intervenção cirúrgica e fora do País.

Senhor Presidente, a posição de Gr é fulcral no futebol moderno. Há 70 anos atrás, quando os jogos terminavam em 11-4 ou 6-5 talvez não o fosse, mas um bom GR vale pontos. Não podemos jogar Supertaças, jogos do Campeonato e da Champions escolhendo de um trio composto por Paulo Lopes, Miguel Santos ou André Ferreira, qual deles com maiores limitações técnicas.

Pense nisso enquanto assina o cheque mensal do Bento Leitão, sim?

Até podes ter razão quando dizes que o Benfica tem problemas no tempo de recuperação dos jogadores/números de lesões, e que, parte da culpa, poderá ser do Departamento médico (e eu concordo).

Mas fazer uma densitometria óssea e "medicação que favoreça a calcificação" não tem nada a ver com o caso.

Uma entorse é um evento probabilístico que acontece a qualquer pessoa, bem condicionada ou não. Podes é tentar diminuir a probabilidade de acontecer. Há pessoas que são mais susceptíveis intrinsecamente às entorses... E nada tem a ver com a densidade óssea.
Eu encaro as coisas de outra forma: tens os dois Gr principais da equipa (e únicos com a qualidade mínima para ocupá-la) de fora por tempo indeterminado e com uma coisa em comum: problemas no joelho.

Não há profilaxia ou propedêutica de atuação face a um factor comum? Estamos entregues aos desvarios da sorte?

Se eu apresentar indícios de problema oncológico e os trabalhadores da minha empresa também, de certeza que o tecto revestido de amianto deverá ter algo a ver com isso e não só a sorte...

Não podes comparar doenças oncológicas com causas ambientais bem estudadas com lesões traumáticas de um jogador de alta competição que são muito mais imprevisíveis e de causa multifactorial.

Se me dissesses que há muitas ruturas musculares no Benfica ainda percebia. São muitas vezes o resultado de mau condicionamento, excesso de carga ou excesso de trabalho muscular. São lesões em que as causas são mais ou menos percebidas (mas sendo mesmo assim imprevisíveis!). A entorse é uma lesão traumática, com algum componente ambiental, sim, mas algo muito imprevisível (até porque também tem um componente genético intrínseco a cada pessoa). E eu não posso culpar o Dep. Médico por isso.

Holmesreis

Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:07
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:05
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:03
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:01
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

eu acho que há coisas que são impossíveis de detectar...
acho mais grave (acho que foi assim não tenho a certeza) o luisão já estar a treinar e voltar a partir o braço... claramente não estava apto para andar à "mocada".

agora o jogador X fez uma micro rotura num treino de pré época? pá são coisas "normais" ... digo eu que não percebo muito disso.

também já fui federado e também já me aleijei "do nada"
No Benfica da última época, tiveste um terço do plantel a aleijar-se "do nada".

No Sporting e FCP, esse número não chega a 10%, sequer.

ok mas isso tem de ser analisado por alguém que perceba da coisa, não é por mim de certeza..

que tipo de lesões foram? em que circunstâncias?

eu percebo a necessidade de "crucificar" alguém, mas não gosto de falar sem certezas.
Talvez mudes de ideia quando perdermos a Supertaça e pontos infantis nas primeiras jornadas da Liga e da Champions por Ederson e Júlio César estarem "de molho".

Atenção que não estou a manifestar a intenção de esperar que isso aconteça, longe disso.

Mas sempre fui educado e atuei profissionalmente na senda de que a melhor forma de enfrentar os problemas é evitar que eles aconteçam.

Paulie Gualtieri

Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:15
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:07
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:05
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 15:03
Citação de: Holmesreis em 14 de Julho de 2016, 15:01
Citação de: Paulie Gualtieri em 14 de Julho de 2016, 14:57
eu acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra.
parece que estes gajos têm obrigação de prever tudo o que acontece com os jogadores.
Até posso concordar com essa ideia.

O problema é que pelo que vem a público, esse meio-termo que defendes não tem condições de execução no nosso clube.

E isto já vem de há 4 ou 5 anos para trás.

eu acho que há coisas que são impossíveis de detectar...
acho mais grave (acho que foi assim não tenho a certeza) o luisão já estar a treinar e voltar a partir o braço... claramente não estava apto para andar à "mocada".

agora o jogador X fez uma micro rotura num treino de pré época? pá são coisas "normais" ... digo eu que não percebo muito disso.

também já fui federado e também já me aleijei "do nada"
No Benfica da última época, tiveste um terço do plantel a aleijar-se "do nada".

No Sporting e FCP, esse número não chega a 10%, sequer.

ok mas isso tem de ser analisado por alguém que perceba da coisa, não é por mim de certeza..

que tipo de lesões foram? em que circunstâncias?

eu percebo a necessidade de "crucificar" alguém, mas não gosto de falar sem certezas.
Talvez mudes de ideia quando perdermos a Supertaça e pontos infantis nas primeiras jornadas da Liga e da Champions por Ederson e Júlio César estarem "de molho".

Atenção que não estou a manifestar a intenção de esperar que isso aconteça, longe disso.

Mas sempre fui educado e atuei profissionalmente na senda de que a melhor forma de enfrentar os problemas é evitar que eles aconteçam.

se calhar não mudo. se calhar lesionam-se e damos 5. se calhar o mundo acaba amanhã. o que tou a dizer é que acho difícil a alguém que vê as coisas de fora analisar as coisas dessa maneira.

Bola ao Poste

Aliás, se me disseres "O tempo de recuperação das entorses no Benfica é muito superior ao normal, algo não está a ser bem feito no Dep. Médico" eu consigo perceber perfeitamente.


Agora o Dep. Médico não pode ser o bode expiatório numa situação como esta. Seria o mesmo que culpar o Dep. Médico pelas lesões ligamentares do Salvio. São lesões traumáticas... o Dep Médico bem pode fazer os possíveis e impossíveis para que não ocorram tão frequentemente, mas no fundo são eventos muito imprevisíveis.

Notguilty

os nossos jogadores são é alvos de muita macumba e mau olhado. O FCP usou e muito essas praticas de bruxaria, não sei até que ponto é que isso afecta os nossos jogadores mas que tentam de todas as maneiras nos debilitar isso tentam.

amílcar alho



As malditas lesões acabariam num instante!

Rumo ao 36!!  :slb2:

PB


Darko

Olá departamento médico, boa sorte para este campeonato. A confiança que tenho em vocês é seguinte, se estivesse com febres e suores numa floresta tropical a vários km da civilização e fosse picado por uma cobra venenosa, preferia ter a oportunidade de fazer uma ultima chamada através de um telefone satélite para uma pessoa especial, preferia isto em vez de vocês chegarem de helicóptero num prazo de 10 minutos. Porque o departamento médico diz 10 minutos e depois chega 10 dias depois.

Por mim este departamento teria sido revisto, mas pronto, que corro tubo bem a partir de agora.

manuel amaro

Maus Departamentos Médicos podem, podem ter as equipas que ficam no 2º lugar e daí para baixo...