A velha Catedral - Estádio da Luz

Gsound

Citação de: GlennStrombergh em 12 de Agosto de 2018, 05:04
Citação de: Theroux em 31 de Março de 2017, 08:01


Benfica 1-1 FC Porto (87-88)
No 3º anel estava tudo de pé.
Para os ignorantes que dizem que a maior enchente foi no mundial sub-20, informo que esse foi apenas um. Estive em mais jogos com mais de 120 000.



Brutal!

As maiores enchentes terão sido contra o fcp em 87 e steaua em 88. A zona da imprensa, construída na central para o mundia sub-20 roubou alguns lugares.

JMJ1976

Citação de: zizou em 23 de Maio de 2020, 23:49
Foi um erro demolir o antigo estádio, era preferível uma remodelação feita com pes e cabeça.
A decisão de um novo estádio foi muito pressionada pelos estádios novos de Porto e Sporting devido ao Euro 2004.
Na minha opinião foi um erro.

A decisão não pode ser desligada do contexto. Os mecanismos de apoio para a construção dos estádios estavam dependentes da sua utilização no Euro 2004. Qualquer decisão de remodelação do Estádio da Luz obrigaria a uma intervenção de tal forma complicada e significativa que provavelmente não estaria pronta a tempo do Euro. Fazer a reconstrução sem o apoio também era impossível na altura, quando o Benfica saia dos tempo do Vale e Azevedo. Daí que houvesse muita pressão para a construção do novo estádio.

A dado momento a discussão até era se se avançava para um novo estádio da Luz ou se partilhávamos com o Sporting o de Alvalade. Pessoalmente creio que este cenário era apenas para pressionar para aceitar a demolição e novo estádio, mas isto demonstra bem o contexto em que tudo foi feito.

A decisão de avançar e o seu timing foi de tal forma tardia que condicionou e muito as condições da construção do novo estádio e o seu projecto. Ainda assim é evidente que o resultado é fabuloso e é já um dos estádios mais reconhecidos na Europa.

glorioso41

Anderlecht foi o dia mais triste no antiguinho.

Black Panther


RedHeart_95

Citação de: Black Panther em 08 de Setembro de 2020, 23:38


Que saudades e tristeza que isto me dá... Não há nada como a nossa antiga catedral, nem mesmo a nova.

Fake Blood


Alexandre1976

Citação de: Black Panther em 08 de Setembro de 2020, 23:38

Que dor no coração e na alma ver esta imagem do Nosso antigo Santuário. Quem nunca lá entrou não sabe o que perdeu.

zappendrix

#1327
O nosso antigo estádio viu oito meias-finais da Taça dos Campeões Europeus/Champions e só perdemos uma eliminatória (empatando 0-0 em casa frente ao Ajax em 1972). Tudo tremia quem lá jogasse. Nunca perdemos um jogo em casa numa meia-final, fosse para a Taça dos Campeões, fosse para qualquer outra competição.

Mítico o antigo estádio e vendo agora à luz do tempo, que se lixasse o Euro 2004, valeria bem a pena restaurar o nosso antigo santuário.

Alexandre1976

A meia final da Taça dads Taças de 1980-1981 :tickedoff:,falhamos golos que davam para ganhar 3 ou 4 jogos.

Miguel23xxx

Citação de: Alexandre1976 em 09 de Setembro de 2020, 08:54
Citação de: Black Panther em 08 de Setembro de 2020, 23:38

Que dor no coração e na alma ver esta imagem do Nosso antigo Santuário. Quem nunca lá entrou não sabe o que perdeu.

Saudades eternas

Miguel23xxx

Citação de: zappendrix em 09 de Setembro de 2020, 10:39
O nosso antigo estádio viu oito meias-finais da Taça dos Campeões Europeus/Champions e só perdemos uma eliminatória (empatando 0-0 em casa frente ao Ajax em 1972). Tudo tremia quem lá jogasse. Nunca perdemos um jogo em casa numa meia-final, fosse para a Taça dos Campeões, fosse para qualquer outra competição.

Mítico o antigo estádio e vendo agora à luz do tempo, que se lixasse o Euro 2004, valeria bem a pena restaurar o nosso antigo santuário.

Era o Inferno da Luz

Miguel23xxx

Citação de: RedVC em 01 de Janeiro de 2020, 23:57
Citação de: KKK24 em 01 de Janeiro de 2020, 23:06
Estive agora a ver na sport tv uma reportagem de Anfield Road e o ambiente unico que se proporciona no estádio. Lembrei-me logo da velhinha catedral. Lembro-me mal dela, tinha 9 anos quando foi demolida, mas umas leituras, uns videos e o pessoal no fórum  a falar dela fizeram-me pensar que a catedral era o nosso Anfield. E era. Noites mágicas europeias vividas lá, foi na velhinha luz que o Benfica se tornou colosso. A nova catedral pode ser mais comoda, acessível e barata mas acho que nunca terá o peso que a velhinha teve. Acho que parte da mística morreu com a sua demolição


Eu tenho mais sorte pois ainda vivi o ambiente da Luz, a velhinha, a original, por mais alguns anos. A Mística sentia-se no Estádio. Quando se entrava e se deparava com aquele belo monstro, com a altura, certamente ampliada pela minha pequena estatura. Sentia-se durante os jogos. Este novo Estádio não é belo do exterior. Lamento, é a minha opinião.

A Luz, a velhinha, a original, era linda em tudo, dentro e fora. Ainda me lembro dos chapéus de cartolina branca para os dias de sol, lembro-me dos chapéus de chuva, do homem dos gelados, do homem da bandeira a dar a volta antes dos jogos. Ainda me lembro de terceiro anel por fechar...

Agora, na verdade o que é a Mística? Ainda me lembro de estar na cabeceira e lá em baixo estava Manuel Bento. Ainda me lembro de Chalana a pegar na bola e o Estádio começar a agitar-se. Lembro-me da segurança de Humberto e Bastos Lopes, das setas Veloso, Pietra e Álvaro, das arrancadas do Carlão, da subtileza de Sheu, da elegância cerebral de Alves, do perigo letal de Diamantino, das cabeçadas de Filipovic, dos golos marcados por um matador de calções limpinhos. Era e será a minha Catedral. Estou mais velho que o que gostava mas tenho a fortuna de ter conhecido a Mística no seu estado puro, sem telemóveis, fogos e foguinhos, sem um speaker tonto, e camarotes cheios de Benfiquistos.

O novo Estádio está na sua segunda década. A velhinha Luz foi inaugurada em 1954 e durou quase 50 anos. Logo na sua primeira década viu Águas, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, etc, sagrarem-se bicampeões Europeus, coisa que infelizmente esta não verá. Mas quem sabe. Com toda a probabilidade ainda terá mais uns 30-40 anos pela frente. Espero ainda viver muitos desses anos.

Quando falei em tantos jogadores foi para fazer o ponto de que a Mística pois no fundo ela está nas pessoas, nos jogadores e não no betão. Quem sabe o que ainda estará para vir? Há que ter esperança. E ser exigente com as Direcções e jogadores para que se lembrem sempre que o SLB não é um Clube qualquer.

Tambem me lembro da velha luz como a nossa verdadeira casa...noites inesqueciveis europeias e tardes incriveis tambem

Miguel23xxx

Citação de: ivodaniello em 03 de Agosto de 2013, 02:13
Luis e não foi só no estádio...o museu estava incluído naquele projecto inicialmente apresentado.

Em relação à remodelação acho que com competência e bom dinheiro a coisa dava-se. Até porque se falava numa remodelação à seria, se não me engano o projecto apresentado pelo Vale andava num valor à volta dos 20 milhões de contos (100M€ actuais)

Mas foi muito tentador aqueles dinheiros a receber por parte do Estado/CML/etc, que serviram para tudo menos para pagar o Estádio.


Em relação ao estádio em si, já falaram muito do interior, do 3º anel, etc, mas eu guardo tambem com especial carinho o exterior do Estádio.
Quem subia o tunel do lado do Colombo dava logo com aquela entrada imponente, a estátua do Eusébio e por trás a mitica Aguia na porta principal. contornavámos esta area e íamos para uma zona onde se vivia um Benfica no seu estado mais puro e genuíno. A àrea circundante ao Ponto Vermelho e tambem a zona do Campo nº2.

Sim, ter o Eusebio por debaixo da aguia era lindo

Miguel23xxx

Citação de: 7omaz em 22 de Maio de 2015, 01:58
Saudade... Memórias de infância. Apesar de ainda muito novo, lembro.me nitidamente do Benfica-Guimarães da festa em 94. 0 -0. Antes do jogo houve um mini-jogo em que as velhas glórias, incluindo o Eusébio, deram uns toques. 120.000 nas bancadas, uma tarde que nunca irei esquecer.

tambem la tive...😥

Miguel23xxx