Benfica 93/94 - O Filme da Temporada - VERSÃO COMPLETA LANÇADA!

JP.

Amigo dfernandes, permite-me que te trate assim,

amanhã é o meu aniversário, mas a grande prenda chegou hoje. Não tenho palavras para descrever a emoção que este vídeo me transmite. Apesar de ter poucas recordações dessa época, as minhas primeiras memórias futebolísticas são de 1993/1994, do meu grande ídolo de sempre João Vieira Pinto e de toda essa época. Depois disso, só a época 2004/2005 a supera em sentimento, por ter sido o primeiro título acompanhado na fase adulta. Mas foi nessa época de 93/94 que começou a crescer o maior amor da minha vida. Hoje, tantos anos depois, ainda brincam comigo por eu antigamente saber todos os resultados dessa época, pela devida ordem. Sabia tudo. Plantel, staff, calendário, resultados. A quantidade de vezes que vi a VHS dessa época é incalculável. Só por isso, já imaginas o quanto viajo ao ver estas imagens e ao ouvir aqueles sons e aquela música.

Sinto que nada do que escreva te consegue transmitir o sentimento com que estou ao ver este vídeo. Muito obrigado por todo o teu trabalho. Deixaste-me de coração bem apertado.

VIVA O BENFICA!

Rikurveojmal

Foi a época que me deixa mais nostalgia e até hoje talvez seja a aquela porque saiba mais de cor os resultados e o progresso da época.
O porquê se deve por nessa altura ser criança/adolescente e sobretudo por ter desejado muito título por causa do Verão quente de 93. Um pouco como este ano...
Se bem que hoje em dia é diferente embora o jogo deste ano em Alvalade me fizesse lembrar o nervosismo desses tempos.

Convém ainda referir que é nostalgico e que apenas ganhamos um título. Com muito pena minha  mal sabia que  a seguir a este ano vinha anos de jejum...
Hoje estamos melhor e a caminho do primeiro tri visto ao vivo e a cores.

Geovanni95

Agora soube que o Andrade fez alguma coisa de útil pelo Benfica.

Vejam: Benfica - 4-0 - Estoril, minuto 36

Anti-Corruptos

Grande trabalho!!

Só um pequeno reparo. Julgo que antes de cada resumo devia haver uma notificação do resultado desse jogo, tendo em conta que apenas estão incluídos golos do Benfica, e assim facilitava a quem vê ter uma percepção da prestação da equipa ao longo da época.

Geovanni95

Infelizmente eu ainda não era nascido nesta altura, mas daquilo que o meu pai conta-me é que essa época era quase impensável o Benfica ser campeão

O Porto tinha acabado de ganhar o Bi-Campeonato,
O Sporting tinha uma equipa cheia de promessas e dois grandíssimos traidores que agora nem servem para limpar retretes,
O Benfica tinha a equipa da época passada mas com a saída de Futre, e com apenas a entrada de Ailton. Já para não falar dos problemas financeiros que o Benfica tinha e que se agravaram durante 10 anos.

Ninguém pensaria que o Benfica seria campeão com aquele arranque com 3 empates seguidos e com aquela derrota estrondosa no Bonfim.

Na verdade essa derrota fez com que a equipa encarreirasse e fizesse uma época fantástica.

A partir daí só tivemos duas derrotas para o campeonato: uma no Vidal Pinheiro, num jogo em que falhamos golos incríveis. Outra no Bessa quando já tínhamos o campeonato na mão

Acabamos por não perder nenhum jogo com os grandes e fizemos grandes exibições:
- 6-3 em Alvalade
- 4-4 em Leverkusen
- 2-1 com o Parma
- 2-0 com o Porto
- 2-1 com o Sporting

A Taça das Taças meteu pena. O Parma estava ao alcance do Benfica. Se não fosse o penalty falhado pelo Paneira...
Mas na verdade no jogo fora, jogamos para o 0-0 e a arbitragem foi muito má com o Mozer a ser expulso.

Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar ou a corrigir...

dfernandes

Citação de: Anti-Corruptos em 11 de Abril de 2016, 00:45
Grande trabalho!!

Só um pequeno reparo. Julgo que antes de cada resumo devia haver uma notificação do resultado desse jogo, tendo em conta que apenas estão incluídos golos do Benfica, e assim facilitava a quem vê ter uma percepção da prestação da equipa ao longo da época.

Certo. E tive o cuidado de incluir essa informação gráfica em alguns golos, especialmente os que significassem eliminações.

Mas estes vídeos são um work in progress. O próximo tem sempre um bocadinho mais de informação que o anterior (este é o terceiro da série. Os outros estão no Zippcast).

Epá... e para que saibam, a informação gráfica antes dos jogos foi uma coisa inventada por mim, no sentido em que o programa que uso tem um bug qualquer e não permite introdução de texto. Basicamente aquilo são imagens que depois sobrepus ao vídeo. Nem era sequer para ter essa informação, por isso encarem-na como um extra.

E o objectivo destes vídeos nunca foi o de fazer um levantamento exaustivo de tudo, mas sim o de mostrar grandes momentos ao som de músicas familiares. E este já tem muito mais informação de que algum dia pensei incluir, aliás!

dfernandes

Citação de: JP. em 10 de Abril de 2016, 22:28
Amigo dfernandes, permite-me que te trate assim,

amanhã é o meu aniversário, mas a grande prenda chegou hoje. Não tenho palavras para descrever a emoção que este vídeo me transmite. Apesar de ter poucas recordações dessa época, as minhas primeiras memórias futebolísticas são de 1993/1994, do meu grande ídolo de sempre João Vieira Pinto e de toda essa época. Depois disso, só a época 2004/2005 a supera em sentimento, por ter sido o primeiro título acompanhado na fase adulta. Mas foi nessa época de 93/94 que começou a crescer o maior amor da minha vida. Hoje, tantos anos depois, ainda brincam comigo por eu antigamente saber todos os resultados dessa época, pela devida ordem. Sabia tudo. Plantel, staff, calendário, resultados. A quantidade de vezes que vi a VHS dessa época é incalculável. Só por isso, já imaginas o quanto viajo ao ver estas imagens e ao ouvir aqueles sons e aquela música.

Sinto que nada do que escreva te consegue transmitir o sentimento com que estou ao ver este vídeo. Muito obrigado por todo o teu trabalho. Deixaste-me de coração bem apertado.

VIVA O BENFICA!

Ora essa, amigo. Ainda bem gostaste.

E como já passa da meia noite... PARABÉNS! :)

ElComandante

Obrigado dfernandes!

Por tua "causa" estas últimas noites têm sido "perdidas" a ver jogos antigos do Benfica. Vi recentemente o 6-3 (tinha 3 anos quando o jogo ocorreu) e deu uma revolta ainda maior ver como é que depois daquilo estivemos 11 anos a penar.

Grande abraço!

dfernandes

Citação de: ElComandante em 11 de Abril de 2016, 02:29
Obrigado dfernandes!

Por tua "causa" estas últimas noites têm sido "perdidas" a ver jogos antigos do Benfica. Vi recentemente o 6-3 (tinha 3 anos quando o jogo ocorreu) e deu uma revolta ainda maior ver como é que depois daquilo estivemos 11 anos a penar.

Grande abraço!

Os últimos minutos do vídeo ajudam a perceber um bocado o que correu mal, infelizmente. Saída do Toni, entrevistas a jogadores que também iam sair. Epá... nunca me tinha apercebido disto até fazer este vídeo, mas até a festa na Luz no fim do jogo com o Guimarães foi fraca. Nem houve invasão de campo no fim do jogo. O Carlos Valente até agarra na bola e desata a correr, como era hábito... mas ninguém. A invasão só aconteceu muitos minutos. Até há um outro vídeo que eu não inclui onde os sócios se queixam de ninguém os ter deixado invadir o relvado no fim jogo.

Ned Kelly

Muito bom este trabalho!

Eu já era nascido  :smokin: Devo dizer que o Manuel Damásio é ainda hoje um ódio pessoal de estimação e só lamento que seja benfiquista e que algum dia tenha sido nosso presidente. Ninguém faz o que ele fez. Nunca na vida o Toni merecia ser tratado assim, ele que tem mais benfiquismo num poro do corpo do que o Damásio no corpo todo.

Demorámos muito tempo a reerguer-nos. Damásio e Artur Jorge, o poeta, fdx que dupla de pesadelo!

É bom recordar a parte boa dessa época, ficou sempre aquele amargo da eliminação pelo Parma, mas ficam dois jogos épicos daqueles vistos ao vivo para contar aos netos. E no final, o campeonato!

dmc

Muito obrigado, dfernandes!
Estas imagens valem ouro. Ainda por cima incluem os golos europeus.

Enorme trabalho.

Petrov_Carmovich

Citação de: dfernandes em 10 de Abril de 2016, 15:11
Citação de: Petrov_Carmovich em 10 de Abril de 2016, 15:03
Bom, quando tiver tempo de ver este filme, que promete muito, a ver se me leva às minhas memórias dos meus 7/8 anos :)

Deves ter tido um trabalhão para compilar aquilo tudo. Depois darei uma melhor opinião sobre esta obra.

Semanas, basicamente. Passei a deitar-me às tantas da manhã.

Basta dizer que hoje não durmi para que o vídeo estivesse cá, como prometido. Estou de directa em cima, mas vale bem a pena.

Depois dá o teu feedback!

Cá está ele :) e aqui ficam algumas considerações:

- As cassetes de vídeo tenho pena que algumas tenham a imagem algo debilitada (culpa da má preservação, não de quem editou este filme. O meu obrigado a esta peça valiosa do Sr. Fernandes :) isto é ouro!

- Quando comecei a ver o vídeo, relembrei-me que os jogos de futebol costumavam ser na RTP2, à exceção dos grandes jogos ou das competições internacionais, como foi o caso do Mundial de 1994 (devo ter sido estimulado por este 30º título encarnado a ver este torneio)...

- Dá a ideia que havia uma distribuição decente na RTP nos jogos dos 3 grandes transmitidos em directo.O resto era para o pessoal ouvir na rádio ou ir ao estádio...

- Não vi tantos jogos do Benfica nesta época quanto isso...porque naquela altura talvez porque tinha a escola primária (7/8 anos), ou talvez havia sempre qualquer coisa a fazer naquela casa...mas relembrei-me do CSKA Sofia - Benfica que vi na casa de uns tios meus, da surpresa que foi em Leverkusen e do espectáculo que houve em Alvalade...

- Muitos falam da importância do JV Pinto, Rui Costa, Paneira, Toni, etc etc...mas porra ISAÍAS É GRANDE! Foi por isto mesmo que eu gostava dele. Devia falhar bastantes remates, mas quando acertava, meu Deus que golaços!

- Estádios por todo o país cheios...bonito de se ver :)

- Tive pena que esta equipa tivesse sido destruída, sublinho...destruída. A ter outro tipo de presidente, acredito que pelo menos o Toni mantinha-se a treinador mais 2 épocas pelo menos e apenas eram feitas as vendas necessárias (Schwarz, Rui Costa, e mais 2 ou 3 que não rendessem tanto) para aliviar o cofre do clube...

- Não fomos à Final da Taça das Taças por um pouco de azar...se temos feito o 3-1 na Luz, o Parma tinha-se visto à rasca para marcar mais golos...

- Gostei da azia de certos comentadores quando era golo do Benfica;

- E para finalizar: Gabriel Alves, seja qual for o teu clube, e por muitas calinadas que tenhas dado na TV, és GRANDE!

Obrigado pelo vosso tempo gasto a ver este comentário! DFERNANDES Parabéns pelo filme!

Yao21

Fantástico video!! A primeira equipa do Benfica que realmente lembro, e que equipa.. Uma época mitica e épica  :bow2:

Parabéns pelo trabalho  O0

lPhoenix

Trabalho fantástico!! O Benfica deve-te um reconhecimento :) são horas e horas de dedicação em prol do Benfica e que bem nos faz conhecer o Benfica e de que massa é feito!

Aceitas sugestões?.. E que tal um vídeo com as participações na Liga dos Campeões com chegada à final, enfatizando os adeptos, as características dos nossos jogadores e do treinador, o contexto difícil do país e do clube, e em como em cada uma delas nos batemos de forma gloriosa e vencemos duas delas, seguidas?