Decifrando imagens do passado

RedVC

Aos interessados

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2025/02/121-anos-de-gloria-impar-sem-igual.html


Já está disponível no blogue "Em Defesa do Benfica" a versão 2025 da Coleção de Cromos






Total 129 páginas
(em 2024 eram 117 páginas; em 2023 eram 87, em 2022 eram 59)

Total de 893 cromos
(em 2024 eram 776 cromos; em 2023 eram 602, em 2022 eram 424)

Para lá dos referidos 893 cromos em 129 páginas, esta versão 2025 inclui como novidades:

Secção jogadores futebol masculino:
+ 9 cromos ("novidades" desta temporada)

Secção jogadoras de futebol feminino
+ 9 cromos ("novidades" desta temporada)

Nova secção "Futebol, Gloriosíssimos":
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ golos"
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ jogos"
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ capitão"

Nova secção "Campeões UEFA Youth League 2022":
+ 25 cromos futebol do plantel que conquistou a competição europeia

Secção "Jogos inesquecíveis; Rivais ilustres"
+ 24 cromos (12 novos jogos)


E Pluribus Unum

Quem Ama o Futebol...

Citação de: RedVC em 28 de Fevereiro de 2025, 00:16Aos interessados

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2025/02/121-anos-de-gloria-impar-sem-igual.html


Já está disponível no blogue "Em Defesa do Benfica" a versão 2025 da Coleção de Cromos






Total 129 páginas
(em 2024 eram 117 páginas; em 2023 eram 87, em 2022 eram 59)

Total de 893 cromos
(em 2024 eram 776 cromos; em 2023 eram 602, em 2022 eram 424)

Para lá dos referidos 893 cromos em 129 páginas, esta versão 2025 inclui como novidades:

Secção jogadores futebol masculino:
+ 9 cromos ("novidades" desta temporada)

Secção jogadoras de futebol feminino
+ 9 cromos ("novidades" desta temporada)

Nova secção "Futebol, Gloriosíssimos":
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ golos"
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ jogos"
+ 16 cromos jogadores futebol masculino "+ capitão"

Nova secção "Campeões UEFA Youth League 2022":
+ 25 cromos futebol do plantel que conquistou a competição europeia

Secção "Jogos inesquecíveis; Rivais ilustres"
+ 24 cromos (12 novos jogos)


E Pluribus Unum


Infelizmente o passado interessa cada vez menos aos benfiquistas. Domina a ânsia do imediato. Cada um pretende saber mais do que o outro. Assim o presente e pretender condicionar o futuro move interesses. Conhecer o passado move paixões.

NunoMoreira

Alguém sabe de alguma loja que se imprima isso a um preço razoável?

DBdennisDB

#1413
Pouco antes das 17 horas de 26 de junho de 1969, SL Benfica e Académica entraram no Estádio Nacional do Jamor para disputar a 29ª final da Taça de Portugal.

O protesto dos estudantes para com o regime do Estado Novo fez com que a RTP fosse proibida de passar imagens do jogo. Mas a voz dos estudantes viria a ser ouvida e despoletar uma crise académica que viria a tornar inevitável o 25 de abril de 1974.

Afinal, o povo é, será sempre, quem mais ordena.




Para descontrair : pode ver-se a imagem de Bruno Lage bem novo á direita.

RedVC

Hoje tivemos a notícia funesta da partida de Mestre Eduardo Gageiro.
Foi um fotógrafo de exceção. Uma figura de primeira grandeza das Artes de Portugal.
Sentidas condolências à sua família.
Que o Mestre descanse em paz.

Em 18 de abril de 2018, tinha publicado um texto sobre o Mestre e alguns dos seus cruzamentos com o Glorioso. Republico o texto, como homenagem e celebração da vidae obra de Mestre Eduardo Gageiro.

Obrigado, Mestre!


-210-
Glorioso preto e branco

Esgar de dor e satisfação. Explosão da Mística. Golo!




Eusébio e Simões, 1969, fotografados por Eduardo Gageiro. Fonte: http://www.eduardogageiro.com/



Expressões sublimes, misto de dor e satisfação dos Gloriosos Eusébio e Simões captadas por um génio do preto e branco: Eduardo Gageiro.

É de Eduardo Gageiro, mestre da fotografia, bom Português, que hoje falaremos, fazendo notar que tal como os Gloriosos Roland de Oliveira e Nuno Ferrari, também ele expressou a sua Arte num acervo maravilhoso que retratou o tempo em que o Sport Lisboa e Benfica brilhou com um fulgor nunca visto. Mas lá iremos.

 

O Mestre. Foto de Rui Gageiro


Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém no dia 16 de Fevereiro de 1935. E foi ali ao lado, na fábrica de loiças de Sacavém que teve o seu primeiro emprego, mas em breve a fotografia o reclamaria.

Ali, cirandando como paquete da fábrica, conviveu com artistas e artesãos, falando e aprendendo, enquanto trabalhava para ajudar a família. E foi ali, aos operários e as estruturas e divisões da fábrica que começou a fotografar aos 12 anos, usando uma Kodak Baby, máquina de plástico emprestada por um tio. E logo nesse ano o pequeno Eduardo teria uma fotografia sua publicada na primeira página no Diário de Notícias.

 

Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf



Mas o caminho seria longo. Melhor do que ninguém, Eduardo Gageiro saberia captar as emoções de um povo, das gentes que labutavam pela sobrevivência, das suas dores, alegrias, religiosidades e misticismos. Portugal a preto e branco.

 


A sua primeira máquina à séria seria comprada quando tinha 15 anos na loja do Sr. Rego e de uma outra lenda da Fotografia, Amadeu Ferrari, pai do Glorioso Nuno Ferrari. Os grandes atraem os grandes. Fica aqui uma ligação com uma bela entrevista sobre esses tempos e os que viriam depois. Leiam que vale a pena: http://expresso.sapo.pt/cultura/2017-07-29-Eduardo-Gageiro-So-nao-vou--com-a-maquina-para-o-caixao#gs.cTUaY_c


Eduardo Gageiro iniciou a sua carreira de repórter fotográfico em 1957 no extinto Diário Ilustrado. Seguir-se-iam outras revistas relevantes da época tais como O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine. Até ao 25 de Abril de 1974 registaria trabalhos fotográficos inesquecíveis, mas nesse sublime dia maior, dia em que a Liberdade saiu às ruas num amanhecer que ele e outros tão bem registaram; nesse dia Eduardo elevou-se à condição de imortal da Fotografia.





Cirandando entre militares e populares, fotografou muito e bem. Deixou-nos registos icónicos da maior mudança política e social da nossa História. Deu luz ao preto e branco, seguramente cores perfeitas para captar as cores da Liberdade.

Gentes, Artes, Revoluções, Personalidades, tudo mereceu a sua atenção, da sua Arte, do seu Saber. As três colagens que apresento foram feitas com fotos encontradas na internet, catalogadas como da autoria de Eduardo Gageiro. A sua colocação aqui tem apenas o propósito de ilustrar a minha admiração pelo grande fotógrafo. A sua colocação aqui não tem mais do que o interesse pela exaltação do génio, pelo agradecimento ao profissional e homem.







Mais tarde, Gageiro tornar-se-ia fotógrafo da Companhia Nacional de Bailado e da Presidência da República. Nos últimos anos venceu a luta contra uma doença terrível, revelando uma vez mais a tenacidade e a força interior que sempre o caracterizou por trás das camaras.

Não deixem de visitar o seu sítio oficial: http://www.eduardogageiro.com/



Benfica em modo Gageiro


Como atrás se disse, também no desporto, mesmo sendo uma área onde não se especializou, Eduardo Gageiro nos apresenta um acervo tremendo. Ficou célebre o seu trabalho nos dramáticos Jogos Olímpicos de Munique quando acompanhou o dramático desencadear de um mortífero ataque terrorista. Gageiro registaria o momento decisivo em que chegou o autocarro com os israelitas e os palestinianos. Os momentos antes da grande tragédia com o embarque nos helicópteros.Na época esse registo não chegou a revista internacionais por um acaso do destino as suas fotografias são hoje essenciais para contar essa história.

 

O dramático embarque dos reféns Israelitas. A tragédia em curso. Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf



Mas curiosamente o seu primeiro trabalho internacional seria justamente no desporto. Eduardo Gageiro estreou-se em 1962, na cidade de Amesterdão, numa noite luminosa de Maio. Eduardo Gageiro esteve lá, fotografando o seu Clube do coração, registando algumas das mais belas fotografias do Sport Lisboa e Benfica, bicampeão Europeu

 

A gloriosa noite vermelha de Amesterdão captada pela câmara de Eduardo Gageiro. Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf




Três anos depois, Eduardo Gageiro fotografou um outro célebre embate entre os dois colossos ibéricos, uma vez mais com a vitória a cair para o lado Benfiquista.

 


A grande noite de 24 de Fevereiro de 1965. O Estádio da Luz via uma vitória esmagadora do SLB sobre o Real Madrid por 5 golos. Dois deles assinados por Eusébio. Fonte: Largo dos Correios.




E depois a 2ª mão dessa inesquecível eliminatória



A famosa noite de Chamartin em de 17 Março de 1965 em que o Real Madrid apens ganhou por 2-1 não conseguindo reverter a copiosa derrota de 1-5 que sofreu no Estádio da Luz. Fonte: Largo dos Correios.






Ao longo da sua vida Gageiro registou ainda outras fotografias célebres com figuras do Benfica. Em particular Eusébio, como as maravilhosas fotos do dia do seu casamento com Flora. Fica aqui uma homenagem sentida e um agradecimento carinhoso ao enorme Eduardo Gageiro por tudo o que nos tem dado a ver e a sentir com os seus inigualáveis registos a preto e branco.




Obrigado Mestre. Vida (ainda) mais longa e Saúde.







alfredo

Citação de: RedVC em 04 de Junho de 2025, 13:17Hoje tivemos a notícia funesta da partida de Mestre Eduardo Gageiro.
Foi um fotógrafo de exceção. Uma figura de primeira grandeza das Artes de Portugal.
Sentidas condolências à sua família.
Que o Mestre descanse em paz.

Em 18 de abril de 2018, tinha publicado um texto sobre o Mestre e alguns dos seus cruzamentos com o Glorioso. Republico o texto, como homenagem e celebração da vidae obra de Mestre Eduardo Gageiro.

Obrigado, Mestre!


-210-
Glorioso preto e branco

Esgar de dor e satisfação. Explosão da Mística. Golo!




Eusébio e Simões, 1969, fotografados por Eduardo Gageiro. Fonte: http://www.eduardogageiro.com/



Expressões sublimes, misto de dor e satisfação dos Gloriosos Eusébio e Simões captadas por um génio do preto e branco: Eduardo Gageiro.

É de Eduardo Gageiro, mestre da fotografia, bom Português, que hoje falaremos, fazendo notar que tal como os Gloriosos Roland de Oliveira e Nuno Ferrari, também ele expressou a sua Arte num acervo maravilhoso que retratou o tempo em que o Sport Lisboa e Benfica brilhou com um fulgor nunca visto. Mas lá iremos.

 

O Mestre. Foto de Rui Gageiro


Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém no dia 16 de Fevereiro de 1935. E foi ali ao lado, na fábrica de loiças de Sacavém que teve o seu primeiro emprego, mas em breve a fotografia o reclamaria.

Ali, cirandando como paquete da fábrica, conviveu com artistas e artesãos, falando e aprendendo, enquanto trabalhava para ajudar a família. E foi ali, aos operários e as estruturas e divisões da fábrica que começou a fotografar aos 12 anos, usando uma Kodak Baby, máquina de plástico emprestada por um tio. E logo nesse ano o pequeno Eduardo teria uma fotografia sua publicada na primeira página no Diário de Notícias.

 

Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf



Mas o caminho seria longo. Melhor do que ninguém, Eduardo Gageiro saberia captar as emoções de um povo, das gentes que labutavam pela sobrevivência, das suas dores, alegrias, religiosidades e misticismos. Portugal a preto e branco.

 


A sua primeira máquina à séria seria comprada quando tinha 15 anos na loja do Sr. Rego e de uma outra lenda da Fotografia, Amadeu Ferrari, pai do Glorioso Nuno Ferrari. Os grandes atraem os grandes. Fica aqui uma ligação com uma bela entrevista sobre esses tempos e os que viriam depois. Leiam que vale a pena: http://expresso.sapo.pt/cultura/2017-07-29-Eduardo-Gageiro-So-nao-vou--com-a-maquina-para-o-caixao#gs.cTUaY_c


Eduardo Gageiro iniciou a sua carreira de repórter fotográfico em 1957 no extinto Diário Ilustrado. Seguir-se-iam outras revistas relevantes da época tais como O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine. Até ao 25 de Abril de 1974 registaria trabalhos fotográficos inesquecíveis, mas nesse sublime dia maior, dia em que a Liberdade saiu às ruas num amanhecer que ele e outros tão bem registaram; nesse dia Eduardo elevou-se à condição de imortal da Fotografia.





Cirandando entre militares e populares, fotografou muito e bem. Deixou-nos registos icónicos da maior mudança política e social da nossa História. Deu luz ao preto e branco, seguramente cores perfeitas para captar as cores da Liberdade.

Gentes, Artes, Revoluções, Personalidades, tudo mereceu a sua atenção, da sua Arte, do seu Saber. As três colagens que apresento foram feitas com fotos encontradas na internet, catalogadas como da autoria de Eduardo Gageiro. A sua colocação aqui tem apenas o propósito de ilustrar a minha admiração pelo grande fotógrafo. A sua colocação aqui não tem mais do que o interesse pela exaltação do génio, pelo agradecimento ao profissional e homem.







Mais tarde, Gageiro tornar-se-ia fotógrafo da Companhia Nacional de Bailado e da Presidência da República. Nos últimos anos venceu a luta contra uma doença terrível, revelando uma vez mais a tenacidade e a força interior que sempre o caracterizou por trás das camaras.

Não deixem de visitar o seu sítio oficial: http://www.eduardogageiro.com/



Benfica em modo Gageiro


Como atrás se disse, também no desporto, mesmo sendo uma área onde não se especializou, Eduardo Gageiro nos apresenta um acervo tremendo. Ficou célebre o seu trabalho nos dramáticos Jogos Olímpicos de Munique quando acompanhou o dramático desencadear de um mortífero ataque terrorista. Gageiro registaria o momento decisivo em que chegou o autocarro com os israelitas e os palestinianos. Os momentos antes da grande tragédia com o embarque nos helicópteros.Na época esse registo não chegou a revista internacionais por um acaso do destino as suas fotografias são hoje essenciais para contar essa história.

 

O dramático embarque dos reféns Israelitas. A tragédia em curso. Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf



Mas curiosamente o seu primeiro trabalho internacional seria justamente no desporto. Eduardo Gageiro estreou-se em 1962, na cidade de Amesterdão, numa noite luminosa de Maio. Eduardo Gageiro esteve lá, fotografando o seu Clube do coração, registando algumas das mais belas fotografias do Sport Lisboa e Benfica, bicampeão Europeu

 

A gloriosa noite vermelha de Amesterdão captada pela câmara de Eduardo Gageiro. Fonte: Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo. Edição Camâra Mucicipal de Loures. http://www.cm-loures.pt/media/provisorio/pdf/Catalogo_Gageiro.pdf




Três anos depois, Eduardo Gageiro fotografou um outro célebre embate entre os dois colossos ibéricos, uma vez mais com a vitória a cair para o lado Benfiquista.

 


A grande noite de 24 de Fevereiro de 1965. O Estádio da Luz via uma vitória esmagadora do SLB sobre o Real Madrid por 5 golos. Dois deles assinados por Eusébio. Fonte: Largo dos Correios.




E depois a 2ª mão dessa inesquecível eliminatória



A famosa noite de Chamartin em de 17 Março de 1965 em que o Real Madrid apens ganhou por 2-1 não conseguindo reverter a copiosa derrota de 1-5 que sofreu no Estádio da Luz. Fonte: Largo dos Correios.






Ao longo da sua vida Gageiro registou ainda outras fotografias célebres com figuras do Benfica. Em particular Eusébio, como as maravilhosas fotos do dia do seu casamento com Flora. Fica aqui uma homenagem sentida e um agradecimento carinhoso ao enorme Eduardo Gageiro por tudo o que nos tem dado a ver e a sentir com os seus inigualáveis registos a preto e branco.




Obrigado Mestre. Vida (ainda) mais longa e Saúde.








olá Victor, faz bem ver te a publicar (mesmo sendo uma repubicação) um dos teus textos.
admito não ter conhecido o sr gageiro, mas fui a ver a públicação que mencionaste da camâra de loures e fiquei bem impressionado. como tb me aventuro na fotografia, posso dizer que ha la várias imagens que necessitas uma boa tecnica para captares os momentos como ele fez. sem photoshops etc, aínda mais mérito para o trabalho dele.
um abraço

RedVC

Obrigado, Alfredo.
O presente passa por outras prioridades.
O Benfica está presente diariamente. As eleições serão um momento crítico e cujos direitos de sócio não dispensarei. Tomarei escolha oportuna.

A coleção de cromos sairá em 2026, se tudo correr normalmente. Sem muitas novidades mas com importantes adições para a História do Sport Lisboa e Benfica. Outras formas de valorizar o Glorioso.

Abraço!

Ned Kelly

Citação de: DBdennisDB em 26 de Abril de 2025, 23:10Pouco antes das 17 horas de 26 de junho de 1969, SL Benfica e Académica entraram no Estádio Nacional do Jamor para disputar a 29ª final da Taça de Portugal.

O protesto dos estudantes para com o regime do Estado Novo fez com que a RTP fosse proibida de passar imagens do jogo. Mas a voz dos estudantes viria a ser ouvida e despoletar uma crise académica que viria a tornar inevitável o 25 de abril de 1974.

Afinal, o povo é, será sempre, quem mais ordena.




Para descontrair : pode ver-se a imagem de Bruno Lage bem novo á direita.

Só uma correção: o jogo foi domingo, 22 de Junho de 1969.