Evolução dos equipamentos do Benfica

Rodolfo Dias

1974: regresso às golas em bico e desaparecimento das quinas de campeão




Rodolfo Dias

#16
1975: camisolas da Adidas





E entramos finalmente na era das marcas desportivas! A partir desta era as datações acabam por ser um pouco mais simplificadas (apesar de eu ter uma impressão que na temporada de 1974/75 já houve alguns jogos a trajar com Adidas...)

Rodolfo Dias

1978: desaparecimento das quinas de campeão





Mais uma vez, um preciosismo da minha parte, admito.

Rodolfo Dias

#18
1982/83: inclusão do logotipo da marca e reaparecimento do colarinho





Penso que a partir de agora podemos falar não em anos mas sim em épocas.

Rodolfo Dias

#19
1983/84: inclusão das quinas de campeão







Este último não sei se terá sido utilizado apenas e só no jogo referido: sei que pelo menos foi usado em Anfield Road...

Rodolfo Dias

1984/85: aparecimento de patrocínio, regresso da gola em bico no alternativo








... e olá à Shell! A gasolineira holandesa foi incluída nas camisolas do Benfica a partir desta época. Pelo que me pareceu num recorte do "Diário de Lisboa" da assinatura desse contrato, dá ideia que o logotipo da concha também apareceu numa camisola apresentada nesse dia, mas acho que essa ideia ficou apenas por aí e ficaram apenas as letras. Nessa época houve algumas variações: amigáveis com camisolas sem o logo da Adidas o o patrocínio numa caixa branca e outros jogos (amigáveis também?) em que as camisolas já eram de marca Adidas mas à mesma com a caixa branca. Esta temporada marca também o aparecimento do que é, para mim, um dos alternativos mais bonitos do Benfica.

RedVC


Rodolfo Dias

1985/86: retirada das quinas de campeão





Mais uma vez, outra picuinhice  :tonge:

Rodolfo Dias

1986/87: golas em bico e "pseudo-riscas"





As riscas que foram incluídas em cada uma das camisolas eram fictícias, aparecendo apenas sob certas condições de luz. Uma inovação, para juntar à gola em bico a duas cores.

Rodolfo Dias

#24
1987/88: mudança de patrocínio





Variações



A troca da Shell pela FNAC dos ares condicionados para mim assinala o auge das camisolas do Benfica da década de 1980, pois, apesar de desaparecerem todas as inovações giras da época anterior, junta o meu patrocínio preferido (e aquele que me recorda de ver  no peito dos mantos sagrados na minha infância) à minha marca preferida. Mas lá está, isto é a minha opinião pessoal.
Uma coisa que não abordei aqui e nos equipamentos dos anos seguintes foi a questão do posicionamento do patrocínio, pois em algumas fotos vemos o FNAC mais acima, noutras mais abaixo. Assumamos que era tudo à mesma altura, pois já bastou o trabalho que eu iria ter com os equipamentos do século XXI...

Rodolfo Dias

1988/89: perda das quinas de campeão





Variações



O mais estranho e curioso desta época talvez seja mesmo o equipamento que surge em anexo, utilizado apenas durante os primeiros 45 minutos do derby. De resto, acho que só houve alterações no posicionamento de logotipo da Adidas e do emblema.
Ah!, esqueci-me de fazer uma ressalva no início. Não incluí os números dos jogadores nos calções quando eles passaram a lá figurar propositadamente. É uma opção minha - principalmente para simplificar o trabalho...

Rodolfo Dias

#26
1989/90: regresso dos colarinhos e mudança de marca de equipamentos a 3/4 da temporada








Variações



Por motivos que nunca percebi e nem sequer encontrei no DL, a partir de Março o Benfica deixou a Adidas e passou a vestir Hummel. Apesar da minha preferência pela marca alemã, os dinamarqueres da abelha também têm um lugarzinho especial no meu coração - se calhar por causa desta mesma era...

EDIT: acrescentada a versão em que o emblema está no "ovo estrelado", que o Benfica utilizou em alguns jogos - pelo menos no da última jornada com o Belenenses.

Rodolfo Dias

#27
1990/91: perda das quinas de campeão





RedVC

O patrocínio da Shell foi para mim marcante. Por ter sido o primeiro e por me lembrar das imagens da apresentação. Nesse evento foi Humberto Coelho que envergou a camisola.


Essa camisola tinha não apenas as letras mas também o símbolo da Concha bem amarelinha. Já tive essa fotografia mas não a encontro. As camisolas que vieram a ser usadas nunca usaram (que eu saiba) a concha. Apenas as letras.


Rodolfo Dias

1991/92: regresso das quinas de campeão e aparecimento de "estilos" nas golas e mangas