Scouting

Kaká

Citação de: xtream em 22 de Novembro de 2024, 18:57
Citação de: fdpdc666 em 14 de Novembro de 2024, 17:46Benfica à caça de talentos na Costa do Marfim.
A primeira etapa, em Dimbokro, permitiu identificar 11 potenciais craques entre os 14 e os 20 anos.




O campo do agrupamento escolar de Albi, em Dimbokro, acolheu a primeira escala da digressão pela Costa do Marfim que responsáveis do Benfica na área da deteção de talentos estão a promover. Uma iniciativa liderada pela Academia de Futebol do Benfica Campus Costa do Marfim, que recebeu o apoio de todas as autoridades marfinenses, e cujo objetivo é identificar e formar jovens talentos ao mais alto nível, tanto desportivo como educativo.

A diretora regional dos desportos e do ambiente de vida, Kouassi Carine, exprimiu a sua alegria por ver este evento desportivo para os jovens realizar-se no país. "Esta primeira edição da deteção de jovens futebolistas talentosos, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, em todo o território nacional organizada pela Benfica Campus é uma boa oportunidade para sensibilizar e detetar eficazmente os jovens talentosos. Quero agradecer ao Benfica por esta iniciativa e por ter escolhido a nossa cidade", declarou.

A responsável pelo desporto em Dimbokro, conhecida como a cidade do sol radiante e da felicidade partilhada, dirigiu palavras especiais aos jovens locais. "Gostaria de vos encorajar a considerar o desporto como a vossa melhor atividade de lazer, sem esquecer os estudos, porque o binómio desporto-estudo é o pilar da construção do vosso futuro ", afirmou Kouassi Carine, deixando com um convite aos pais. "Encorajo-vos a apoiar os vossos filhos nos estudos e no desporto", frisou.

De referir que 132 jovens talentos de todas as regiões da Costa do Marfim serão divididos em dois grupos etários (sub15 e sub20). Nesta primeira etapa, na zona de Dimbokro, os encarnados detetaram 66 jogadores, mas após as observações em 4 jogos-treino o lote ficou reduzido a 11 atletas.

Por Record
tb devíamos procurar no Gana, na Nigéria e Senegal. Nunca exploramos o talento de África

O grande "problema" é que a FIFA arranjou forma de limitar (com algum sucesso diga-se) o tráfico humano no que toca a miudos jogadores, especialmente do continente africano, que eram quase vendidos a 'agentes-tios' para virem para a europa serem quase escravos modernos e encher os bolsos a alguns.

Esses regulamentos agora não permitem que tragas um puto de 13 anos para cá por exemplo (salvo condicionantes muito especificas). O que acontece é que precisas 'deixar' o talento no continente africano até ser maior idade e só ai vir para cá. Ora a enorme desvantagem disso é a falta de estimulo competitivo ao longo de toda a formação. Andam a formação toda a jogar contra 'pinos', por muito talento que tenham muito se perde pelo caminho.