Diogo Ribeiro - Natação

Savicevic

Marcas assombrosas para a idade. Só faz 18 em Outubro. Que se ponha rápido nos EUA e poderá ter hipóteses de ir a umas medalhas pelo menos em europeus.

TeamRocket37

https://swimchannel.net/br/diogo-ribeiro-nao-ira-ao-europeu-junior-e-ao-mundial/

"Diogo Ribeiro não irá ao Europeu Júnior e ao Mundial"

Afirma Alberto Silva após os 12 mínimos para quatro grandes competições obtidos pela nova estrela da natação portuguesa

"Diogo Ribeiro não irá ao Campeonato da Europa Júnior e ao Mundial de Budapeste."

Quem o disse foi o seu treinador do CAR Jamor, Alberto Silva, que explicou os motivos em exclusivo a Swim Channel.

Sabe-se que o jovem-prodígio da natação portuguesa se apurou com nada menos que 12 tempos mínimos (!) para as quatro grandes competições deste verão: Europeu e Mundial Júnior, Europeu e Mundial absoluto, algo inédito na modalidade em Portugal, estando ainda convocado para os Jogos Mediterrâneos; esta é uma aposta nacional, numa competição para a qual o nosso país aguardou muitos anos até ser aceite, e que junta 26 países de três continentes banhados pelo Mediterrâneo.

Com apenas 17 anos Diogo saltou dos rankings europeus juniores para os rankings mundiais de absolutos quando, entre os passados dias 31 de março e três e abril – nos Campeonatos de Portugal em Coimbra, a sua cidade natal – obteve marcas 'do outro mundo' e que ninguém (será que ninguém mesmo?) esperaria.

Destaque, entre tantas, para os 48.72 aos 100m livres, nada menos que a terceira marca absoluta da Europa à data, e até há dias a quinta mundial. Os pontos que lhe correspondem na tabela FINA também são já os segundos melhores de sempre da natação portuguesam, 892 pontos; só o bi-olímpico Alexis Santos (Sporting) tem melhor, com uns incríveis 897 pontos, graças ao recorde absoluto de 1:58.19 aos 200m estilos.

É normal que com a realização dos Campeonatos Nacionais de países fortes como Grã-Bretanha ou França (a decorrer) e de Espanha (a partir deste sábado, com a presença de Catarina Monteiro em Torremolinos), comecem a surgir outras marcas de elevado valor.

Justíssimo referir, ainda, que João Costa (Vitória de Guimarães) ocupa a mesma posição no ranking europeu (terceiro posto) e com apenas menos um ponto (891) que Diogo naquela que é a terceira melhor pontuação de sempre, graças aos seus históricos 53.88 nos 100m costas (também em Coimbra).

Mas agora é tempo de regressar à terra e ponderar tudo bem, e a experiência e cabeça fria de Alberto Pinto Silva, técnico medalhado em Jogos Olímpicos e Mundiais pelo Brasil, explica: "além das quatro competições [para as quais obteve mínimos] o Diogo tem também os Jogos do Mediterrâneo [ver em baixo], por isso já falámos – eu, o Zé Machado e o Diogo – e o que está planeado, é ele não ir ao Europeu Júnior."

Como todos os que estão no desporto sabem, quantidade não é qualidade, e é humanamente impossível a um atleta estar em pico de forma em tantas ocasiões e tão próximas entre si no calendário. Por isso, há que ponderar os interesses maiores e abdicar de algumas. É essa a opção técnica de Alberto e direção desportiva da FPN, que fala também da opção já antes tomada sobre o Mundial de Budapeste: "do 'time' do CAR  a opção é ir ao Europeu de Roma, e portanto não iremos ao Mundial de Budapeste", informa-me, perentório.

Aliás, segundo apurámos, dos cinco atletas já com mínimos para os Mundiais na Hungria (além de Diogo e Miguel, também Gabriel Lopes, João Costa e Tamila Holub têm as marcas 'índice'; outros poderão ainda obter) provavelmente só um ou dois estarão presentes, já que dada a proximidade com os Europeus e as restantes competições para as quais serão selecionados (quadro em baixo) a maioria dos atletas e os seus técnicos optarão por não competir na famosa Duna Arena de Budapeste.

Sabemos que um dia após os Nacionais de Clubes da 1ª divisão deste próximo fim-de-semana no Jamor (ou seja até dia 11) os treinadores dos atletas com mínimos para o Mundial devem informar a FPN se estes estão interessados em ir ou não.


Aposta forte é no Europeu de Roma

Assim, os benfiquistas do CAR Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento (fez o mínimo para o Mundial em Coimbra ao igualar o seu próprio recorde absoluto de 22.16) apostarão tudo no Europeu Absoluto de Roma, onde as hipóteses de chegar mais longe são claramente maiores.

Entre uma meia-final num Mundial ou uma final num Europeu – e a hipótese de lutar pelas medalhas – a aposta do treinador de alto rendimento da FPN foi clara.

Quanto à presença de Diogo nos Mundiais de Juniores, Alberto esclarece que "se se realizarem nas mesmas datas de Kazan ele irá", e com certeza vai querer lutar pelas medalhas nos 100m livres e 100m mariposa, mas também nos 50m mariposa, tal a valia das suas marcas recentes.

"Time CAR foi bom mas não atingiu as minhas expectativas"

Pedi também a Alberto uma avaliação ao rendimento dos atletas do Centro de Alto Rendimento nos Nacionais de Coimbra – e se alguns não tinham ficado um pouco aquém do esperado – e o treinador luso-brasileiro foi claro e não fugiu à pergunta: "estou satisfeito com o trabalho que a gente fez e com o trabalho que os nossos atletas fizeram; no entanto alguns atletas vão ter de refletir porque não 'tiraram' os seus recordes pessoais na hora certa".

Algum caso em especial, pergunto? "Não quero nem gosto de individualizar, mas posso dizer é que de uma maneira geral foi bom; Diogo e Miguel à parte que foi ótimo, e a Rafaela fez a marca feminina mais pontuada; mas não atingiu as minhas expectativas", reconheceu.

Sábado e domingo realizam-se uns Nacionais de Clubes que se preveem muito disputados, tal o equilíbrio registado em Coimbra, e onde a larga maioria dos 13 atletas do CAR atuará, p.e. pelo Sport Algés e Dafundo, SL Benfica e Sporting Clube de Portugal.

Uma semana depois "vamos com a Rafaela, o Diogo e o Miguel para a Dinamarca", onde competirão no Danish Open de 15 a 19 de abril, "após o qual terão uns dias de descanso, para depois iniciarmos a preparação para o Europeu", adiantou o 'coach' Albertinho.

Circo 'louco' das grandes competições do verão de 2022 – em sete países e três continentes

(a negrito aquelas em que Diogo Ribeiro deve participar):

19º Campeonato do Mundo FINA, Budapeste (Hungria) – natação: 18 a 25 de junho
48º Campeonato da Europa Júnior, Bucareste (Roménia) – natação: 5 a 10 de julho
19ºs Jogos do Mediterrâneo, Oran (Argélia) – natação: 26 a 30 de julho
Campeonatos Nacionais Absolutos/Open de Portugal, Jamor (Oeiras) – 28 a 31 de julho
31ºs Jogos Mundiais Universitários, Chengdo (China) – natação: 27 a 31 de julho (Diogo não é universitário)
36º Campeonato da Europa LEN, Roma (Itália) – natação: 11 a 17 de agosto
8º Campeonato do Mundo Júnior, Lima (Peru *) – natação: 23 a 28 de agosto
* FINA ainda não confirmou a localização; apenas confirmou que não será na cidade prevista, Kazan (Rússia)

TeamRocket37


Francescoli

Este miúdo é um fenómeno, não é?

TeamRocket37

#34
Apagar...

TeamRocket37

#35
Apagar...

poiudivino

DIOGO RIBEIRO BATE MAIS UM RECORDE COM 13 ANOS

O jovem português Diogo Ribeiro, de 17 anos, estabeleceu, este domingo, novo recorde nacional dos 100 metros mariposa, ao vencer a final da distância do Open da Dinamarca com o registo de 52,31 segundos.

Diogo Ribeiro bateu outro nadador do Benfica, Miguel Nascimento, que foi segundo na final, e superou a marca anterior, de Diogo Carvalho, que detinha  o recorde nacional desde março de 2009 (há mais de 13 anos), com 52,42s.

O ainda júnior do Benfica já este mês, recorde-se, nos Nacionais de Coimbra, estabeleceu recordes nos 100 metros livres e 50 mariposa, fazendo depois parte da estafeta que bateu também o recorde de Portugal dos 4x100m livres.

Ainda no Open da Dinamarca, que decorre em Copenhaga até terça-feira, Rafaela Azevedo, do Sport Algés e Dafundo, foi segunda na final A dos 50 metros costas, com 29,13s, distante da vencedora, a dinamarquesa Julie Kepp Jensen (28,42s).


https://www.abola.pt/nnh/2022-04-17/natacao-diogo-ribeiro-bate-mais-um-recorde-com-13-anos/937078



Que fenómeno

Kurt Cobain 10


DB4700

quem quer que se antecipou e o trouxe para o Benfica seis meses/um ano antes de explodir merece um aumento. está a fazer um grande trabalho. para o clube, que mais uma vez apoia um miúdo a poder sonhar com uma profissão que de outra maneira não teria condições para ter no seu país, e para o país que tem atleta de um nível para o qual não tem capacidade de ter.

FaithNoMore


Wiz

Ontem melhorou o RN dos 50 Mariposa com 23,28.

De referir que o Miguel Nascimento ficou em 2o e fez 23,49 uma marca de respeito também. Aliás, o Miguel é um dos que está a beneficiar mais com o fenómeno Diogo

TeamRocket37

Citação de: Wiz em 20 de Abril de 2022, 09:25
Ontem melhorou o RN dos 50 Mariposa com 23,28.

De referir que o Miguel Nascimento ficou em 2o e fez 23,49 uma marca de respeito também. Aliás, o Miguel é um dos que está a beneficiar mais com o fenómeno Diogo

2º melhor tempo absoluto Europeu da época.

TeamRocket37

Vasco Vilaça
Diogo Ribeiro
Pedro Casinha

Serão as novas grandes caras Portuguesas do novo Projeto Olímpico do Benfica.

Quando começou o PO no Benfica as figuras eram a Telma Monteiro, Vanessa Fernandes e Nelson Évora.

Torgeir Bryn


DB4700

Citação de: TeamRocket37 em 20 de Abril de 2022, 10:34
Vasco Vilaça
Diogo Ribeiro
Pedro Casinha

Serão as novas grandes caras Portuguesas do novo Projeto Olímpico do Benfica.

Quando começou o PO no Benfica as figuras eram a Telma Monteiro, Vanessa Fernandes e Nelson Évora.

Diogo Ribeiro vai ser a referência nacional da Natação, mas creio que será complicado vir a ser a cara do programa olímpico (na medida que a ambição provavelmente será mais ir a finais do que medalhas). historicamente as medalhas de Portugal vêm do Atletismo. creio que nessa lista deveria estar alguém do Atletismo. mas não conheço bem.