Natação

XHITA



Natação: Adriano Niz no Benfica

Um dos mais completos nadadores lusos.
Tem 85 títulos nacionais.

Por Miguel Candeias

Num início de temporada bastante tranquilo, no qual as transferências de nadadores de inegável valor para outros clubes se resumiram a juniores ou atletas de escalões mais jovens, o Benfica atirou uma pedrada nas ainda paradas águas da natação nacional, ao contratar o internacional Adriano Niz.

A competir como individual desde os primeiros meses de 2009, após se ter incompatibilizado com o seu clube de sempre, o Fluvial Vilacondense, Niz, de 23 anos, é um dos mais completos nadadores portugueses, o que, certamente, ajudará as águias na ambição de verem a equipa masculina, liderada por Mário Madeira, subir da II para a I Divisão Nacional já no próximo Campeonato Nacional de Clubes, dentro de dois meses.

Com esta aquisição de peso, o Benfica também deverá passar a contar com outro representante na Selecção, além de Marisa Brito ou João Gigante. Isto numa época em que os juniores Pedro Agostinho (internacional) e Inês Agostinho se transferiram para o Sporting, onde iniciaram a modalidade.

Objectivo: Londres 2012

Curiosamente, esta mudança de Adriano acontece depois de, no Verão passado, o atleta ter afirmado que desejava voltar a apostar em força na natação, após ter terminado a licenciatura em Desporto na Universidade do Porto. O que a acontecer lhe permitirá manter o lugar na Selecção das Quinas, pela qual contabiliza 34 internacionalizações e presenças em quatro Mundiais e seis Europeus. Porém, mesmo não tendo estado nos últimos Mundiais de Roma, em Agosto, Niz nunca escondeu que a principal meta é regressar a uns Jogos Olímpicos. Tendo competido em Atenas 2004 integrado na estafeta lusa de 4x200 m livres, que foi 12.ª classificada, procurou garantir o apuramento para Pequim-08. Objectivo que não concretizou.

Isso não significou, no entanto, que o novo reforço benfiquista, filho de um ex-jogador de futebol do Varzim, clube onde também praticou a modalidade do pai até se lesionar, baixasse a fasquia de conquistas a nível nacional. Afinal, durante a temporada de 2008/08, ampliou o já vasto palmarés com mais 13 títulos nacionais, outros tantos regionais, quatro novos recordes portugueses e nove pessoais.

Aliás, nos Nacionais decorridos em Março, na Piscina do Estádio Universitário de Lisboa, primeira grande prova que realizou como individual, Niz foi, a par de Diogo Carvalho, o mais medalhado dos campeonatos ao arrebatar os títulos de 200 livres, 50 e 100 e 200 costas. Terminou em segundo nos 200 metros estilos.

Em Julho, nos Nacionais absolutos disputados na Piscina de Faro, voltou a ter lugar cativo no pódio ao vencer os 50, 100 e 200 metros costas, tendo terminado na terceira posição nos 50 m mariposa e 200 m estilos.




faneca_slb4ever

Meu amigo e Muito BEM VINDO AO MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!

IPASLB

Citação de: faneca_slb4ever em 14 de Outubro de 2009, 10:44
Meu amigo e Muito BEM VINDO AO MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!
Mais um reforço de peso, desta feita para a natação do SLB.

XHITA

Porque é que não temos um tópico de natação?...  :huh:

Dudek


O_Glorioso

Citação de: faneca_slb4ever em 14 de Outubro de 2009, 10:44
Meu amigo e Muito BEM VINDO AO MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!

Teu amigo, Faneca?

_________________________________


Bem-vindo e boa sorte no Benfica!  O0

Bernardo.8

Bem-Vindo!  O0

Mais um Grande Campeão para o maior clube do Mundo.  :flagglorioso:

XHITA



Natação: Benfica em dia de viragem

Adriano Niz assinou ontem contrato com as águias.
Internacional português espera ajudar a equipa a subir à I Divisão já em Dezembro.
Objectivo a médio prazo são os Jogos de Londres.

Por Miguel Candeias

Há meses, em entrevista à revista Nortágua, Adriano Niz referia: «É estranho treinar sozinho, devido a ter estado desde Janeiro a competir como individual.» Pois bem, essa situação terminou. Naquela que é a maior transferência da natação da época, um dos mais completos nadadores nacionais assinou contrato pelo Benfica, na presença do vice-presidente para as modalidades João Coutinho, o treinador Mário Madeira e ainda alguns dos novos colegas de equipa, como foram os casos do capitão João Gigante e de Marisa Brito.

«Vir para o Benfica, que é um clube grande e está a crescer imenso, foi uma opção que tomei. Os nadadores que cá estão, assim como a equipa que se encontra por detrás deles, liderada por Mário Madeira, têm grande valor e estão num projecto que vai crescer. Por isso, passar a representar este clube é um prazer. Penso poder ajudar a equipa a atingir outros objectivos na natação nacional», começou por afirmar Niz, de 23 anos, algo nervoso pelo momento, enquanto os flashes das máquinas fotográficas disparavam. Sem querer desvendar a duração do vínculo, quanto a metas Niz salientou que «na natação existem normalmente dois objectivos: um colectivo e outro individual. No primeiro espero contribuir para que, dentro de dois meses, possamos subir à I Divisão e levar a estafeta a bater recordes e ganhar títulos nacionais. Individualmente desejo estar no mais alto patamar nacional, integrando a Selecção, como fiz noutros tempos para ir às grandes competições e voltar a competir onde qualquer desportista ambiciona chegar, os jogos olímpicos».Recorde-se que Adriano esteve nos Jogos de Atenas-04 e contabiliza quatro Mundiais e sete Europeus.

Detentor de 85 títulos nacionais, 13 deles ganhos no ano passado, Niz faz sonhar e por isso João Coutinho terá referido que «tenho a certeza que este é um dia que vai significar a viragem desta modalidade no Benfica», relembrando ainda o reforço faz parte do «projecto olímpico» do clube.

Liderada por Mário Madeira, com os adjuntos Edgar Silva e Márcia Marques, a equipa masculina do Benfica que Adriano Niz integrou conta com: João Gigante, Ricardo Lopes, João Pereira, Raul Custódio, Ivo Margarido e os juniores Francisco Vital, André Oliveira e António Faria. No sector feminino, onde Marisa Brito é a principal figura, completam o grupo: Joana Capela, Márcia Marques, Rita Pina, Tânia Lopes e as juniores Ana Pina, Madalena Pinho e Silva, Sofia Pinto, Vera Pinto e Filipa Duarte.



________________________________________________________________________________


Niz de sonho

«O Niz é um nadador se sonho para todas as equipas, não só para o Benfica», disse Mário Madeira quando correram rumores que terão havido outros clubes a tentar o concurso do atleta. «O Niz será uma mais valia para a equipa, por isso acho que estão reunidas as condições para alcançar melhores resultados e concretizarmos os objectivos. É para isso que está cá e vamos trabalhar». Técnico não quis, revelar quando começou o namoro ou quanto tempo levou e à pergunta se Niz iria mudar-se para a capital, pois é da Póvoa do Varzim. Técnico respondeu apenas: «Vai passar a treinar-se com o Benfica...» «Em Lisboa», acrescentou depois Coutinho.


SevenStars

O Projecto Olímpico já merecia um tópico específico.

JM21


zerocool

Um enormissimo reforço pra uma modalidade à mto esquecida no nosso clube.
Pode ser k seja o inicio de uma nova era.
Ainda me lembro do Yokoshi, joana Arantes, Nuno Laurentino entre outros que nos troxeram muitas vitórias nesta modalidade.

faneca_slb4ever

Ao serviço de Portugal
Adriano Niz em meeting na Croácia

O nadador do Sport Lisboa e Benfica Adriano Niz vai representar Portugal no 37.º Meeting Internacional "Mladost 2009", informou a Federação Portuguesa de Natação.

Adriano Niz vai competir nos 100 e 200 metros costas, e ainda nos 200 livres. O meeting realiza-se no próximo fim-de-semana, em Zagreb, na Croácia.

Além de Adriano Niz, a equipa nacional será representada por André Silva (Palmela Desporto) nas eliminatórias dos 50, 100 e 200 bruços.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Noticias/noticiasoutrasmodalidades_natadrianonizgrecia_191109_53731.asp

amalia

Adriano Niz foi 6º classificado nas eliminatórias dos 100 metros costas e vai à final, apesar do tempo ser algo fraco o que dá margem para a final

faneca_slb4ever

O nadador Adriano Niz conquistou hoje a medalha de prata na final dos 100 metros costas do meeting Internacional Mladost, que se realiza em Zagreb, Croácia.

O atleta do Benfica bateu o seu recorde pessoal ao percorrer a distância em 53.81 (o seu anterior máximo era 54.10), mas continua ainda a distância considerável de Nuno Laurentino, que detém o recorde nacional desde 2002, com 53.04.

A final dos 100 metros costas foi ganha pelo croata Ante Cvitkovic (52.56).

Nos 200 metros bruços, André Silva foi 6.º (2:14.07 – novo recorde pessoal) e nos 50 metros bruços foi 16.º (29.28, também com recorde pessoal).


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=183822

faneca_slb4ever

100 metros costas
Adriano Niz conquista prata em Zagreb

O atleta do Sport Lisboa e Benfica Adriano Niz conquistou este sábado a medalha de prata nos 100 metros costas do 37.º Meeting Internacional "Mladost 2009".

Adriano Niz ficou em segundo lugar com o tempo de 53.81. Esta marca passou a ser o seu novo recorde pessoal.


http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Noticias/noticiasoutrasmodalidades_natzagrebadrianonizprata_211109_53863.asp