TdP MF : Sporting CP 3 - 1 SL Benfica, 23Mar. Sáb. 15h00 *SportTV 2*

Sporting CP 3 - 1 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Meias-Finais
    Data
    Sáb, 23 Março, 2024, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    SportTV 2

     

    DETALHES DITARAM DIFERENÇAS

     

    Na meia-final da final four da Taça de Portugal, o Benfica foi derrotado pelo Sporting (3-1) e volta-se agora para a reta final do Campeonato.

     

    Nesta tarde de sábado, 23 de março, no Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo, o Benfica disputou a meia-final da final four ante o Sporting. O desfecho não foi favorável (3-1).

     

    Como seria de esperar, o dérbi teve um início intenso e nenhuma das equipas conseguiu desequilibrar. Cada ponto foi disputado com muita entrega, verificando-se sucessivas igualdades.

     

    Porém, a partir do momento em que foram acertadas as ações junto à rede, o Benfica alcançou uma vantagem de três pontos, nomeadamente com um bloco de Lucas França, celebrado junto dos adeptos (6-9).

     

    O Sporting conseguiu responder e o 1.º set voltou a ficar equilibrado (11-11). Na sequência de alguns serviços em que houve fortuna para os verdes e brancos, as águias viram-se em desvantagem (16-12), cenário que ditou o timeout de Marcel Matz.

     

    Entre gritos de "Glorioso SLB", o dérbi foi retomado e Pearson Eshenko, com um forte remate, reduziu (16-13).

     

    Após o 19-15, o técnico encarnado pediu um challenge, mas os juízes, que visionaram as imagens, não vislumbraram falta na linha de ataque leonina, decisão discutível.

     

    Apesar da reação, principalmente com Hugo Gaspar em evidência, o parcial foi favorável ao Sporting (25-21).

     

    O arranque do 2.º set foi semelhante ao anterior. Bem no serviço e no bloco, sob os fervorosos cânticos de apoio, o Benfica colocou-se na frente (5-7), vantagem dilatada com um sensacional serviço de Pablo Natan (6-9), zona 4 que foi o autor de dois pontos consecutivos.

     

    A categoria de Tiago Violas também sobressaiu e os tetracampeões nacionais tornaram o resultado mais expressivo (9-13). "Força Benfica, vence por nós", gritavam os Benfiquistas, entusiasmando ainda mais os jogadores.

     

    Com 10-15 no marcador, o Sporting solicitou timeout, mas a toada manteve-se. Pearson Eshenko, com um ás, colocou o triunfo no parcial mais próximo (11-18).

     

    Muito sólido, o Benfica confirmou a tendência e igualou o jogo, ao levar de vencida o set por 20-25.

     

    Numa tarde quente em Viana do Castelo, os adeptos no interior do pavilhão não deixaram de cantar pelas águias, que debutaram mal no 3.º set (2-0).

     

    O Sporting abriu vantagem (6-2) e Marcel Matz mandou parar o desafio. Naturalmente, estava tudo em aberto, no entanto, o Benfica tardou no pretendido reequilibrar de forças. Pablo Natan, Lucas França e Japa estiveram em foco nesta fase para a redução da desvantagem (10-8).

     

    Com alguns erros na receção, os encarnados permitiram que os rivais se distanciassem (14-8). Mesmo com os reajustes do treinador Marcel Matz, o Benfica evidenciou dificuldades para reentrar no encontro.

     

    Apesar do resultado adverso (22-15), o Benfica parecia jogar em casa, tal o apoio vindo das bancadas. Um bloco de Lucas França fez acreditar num desfecho diferente (22-16), e o mesmo jogador, de forma inteligente, deixou os encarnados mais perto (23-19).

     

    Não foi suficiente para vencer e avançou-se para o 4.º set, depois de o parcial ter sido concluído com 25-20 para os leões, que atuaram na condição de visitados.

     

    Tempo para o parcial seguinte. Para forçar a negra, o Benfica estava obrigado a triunfar. Concentrados, e sob o "Ser Benfiquista" entoado a plenos pulmões, os jogadores tiveram garra em cada jogada.

     

    Pearson Eshenko, no bloco, não vacilou (6-8) e virou-se para a bancada, aplaudindo os adeptos. Reação idêntica teve Pablo Natan, letal junto à rede (7-10).

     

    O Sporting respondeu, igualou, e cada disputa posterior ao serviço era levada ao limite (16-16). Incerteza quanto ao desfecho, alternâncias no marcador, mas um bloco bem-sucedido dos verdes e brancos precipitou o timeout de Marcel Matz com 19-17.

     

    Escasseava a margem de erro numa fase crucial e os leões levaram a melhor no parcial (25-20), e no desafio (3-1), o que não impediu uma forte ovação dos Benfiquistas aos tetracampeões nacionais.

     

    O Benfica volta-se agora para as contas do Campeonato. No sábado, 30 de março, às 17h00, os encarnados iniciam o play-off que decidirá o campeão nacional. No Pavilhão n.º 2 da Luz, às 17h00, a AA Espinho será a oponente.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Sporting foi superior e venceu. Vamos avaliar com calma. Vamos ter fazer algo de diferente se reencontrarmos esta equipa mais para a frente. O Sporting mereceu passar à final, mas não saímos de cabeça baixa. Temos capacidade para dar a volta por cima e pensar no Campeonato. Vamos trabalhar para fazer mais."

     

    Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Foi um jogo menos conseguido da nossa parte. Não estamos a atravessar uma fase boa. Todos temos noção que somos melhores do que mostrámos hoje. Vamos trabalhar para ser melhores no que resta do Campeonato."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (17), Pearson Eshenko (9), Felipe Banderó (8), Lucas França (9), Tiago Violas (2) e André Aleixo (14)

     

    Suplentes: Raphael de Oliveira (0), Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Hugo Gaspar (7), Luís Rodrigues (0), Eduardo Brito (NJ) e Nuno Marques (0) 

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/23/voleibol-jogo-sporting-benfica-meia-final-final-four-taca-de-portugal

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Domingo, 24 Março 2024


    benfiquistasempre

    Acabou o treino do último jogo no JR, agora é para ganhar e não dar chances...





    Andris

    Formação inicial do Benfica
    Pablo Natan, Pearson Eshenko, Felipe Banderó, Lucas França, Tiago Violas, Japa e Ivo Casas (L)

    Suplentes
    Rapha, Peter Wohlfahrtstätter, Hugo Gaspar, Luís Rodrigues, Eduardo Brito, Nuno Marques e Bernardo Silva (L)


    SLBatemorrer1904



    jjlope00




    ForçadoBloqueio