FALTA DE EFICÁCIA DITOU FIM DA INVENCIBILIDADE INTERNA
Benfica perdeu a final da Taça FAP diante do Madeira SAD (29-27).
A equipa feminina de andebol do Benfica perdeu neste domingo, 16 de abril, a final da 1.ª edição da Taça FAP frente ao Madeira SAD (29-27), no Pavilhão Municipal da Maia. O foco da equipa passa a estar na conquista da dobradinha.
A equipa de João Alexandre Florêncio perdeu a invencibilidade nas competições internas num duelo muito equilibrado frente ao mais direto perseguidor na luta pelo bicampeonato. O Benfica iniciou o encontro com um enorme compromisso defensivo, mas foi perdulário na frente, esbarrando ora na trave, ora na guarda-redes adversária.
As águias só conseguiram descolar do Madeira SAD à passagem dos 20 minutos, convertendo dois contra-ataques após turnovers das madeirenses para chegarem ao 8-10. Com Ana Ursu em destaque na baliza, o Benfica controlou as operações e chegou ao intervalo a vencer por 13-15.
No início da segunda parte, Ana Ursu só consentiu um golo entre os 30 e os 40 minutos e ajudou a equipa a alcançar a maior vantagem no encontro (14-18). Estava escancarada a oportunidade de "matar" o jogo, mas o desacerto na finalização permitiu que o adversário se reagrupasse e chegasse aos 19-19.
Após um desconto de tempo pedido por João Alexandre Florêncio, as líderes do Campeonato chegaram a ter uma vantagem de 20-22. Contudo, a bola teimava em não entrar na baliza madeirense e, na defesa, a falta de frescura impediu que as águias apresentassem a mesma agressividade da primeira parte.
Com quatro minutos para jogar, o Benfica ainda teve uma boa hipótese de reentrar no jogo, mas o poste devolveu um remate de Ana Bolzan, que seria o 26-26. No ataque seguinte, o Madeira SAD fez o 27-25 e conseguiu gerir o encontro até ao 29-27 que lhe deu a Taça FAP.
O calendário ditou o reencontro das duas equipas às 17h00 de sábado, 22 de abril, no Pavilhão n.º 2 da Luz, num duelo onde, vencendo as madeirenses, o Benfica dará um passo de gigante rumo ao bicampeonato.
DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Foi um excelente jogo com duas grandes equipas. O Madeira SAD investiu muito e mostrou ao que veio. Fomos para o intervalo a ganhar por dois golos mesmo a falhar muito no ataque. Ter 50 por cento de eficácia na primeira e na segunda parte mata qualquer equipa, e foi aí que perdemos o jogo. A defesa esteve muito bem enquanto teve pilhas e a Ana Ursu ajudou muito na primeira parte. As jogadoras estão de parabéns, porque lutaram, e o Madeira SAD é um justo vencedor. Esta é a terceira competição e, em princípio, até vai deixar de existir, mas obviamente queríamos vencê-la. Agora temos de recuperar a equipa porque vamos ter um jogo duro com este mesmo adversário. Mostraram hoje que são do nosso nível. Fizemos um grande jogo na Madeira, onde vencemos por seis golos, e agora temos de matar o Campeonato em casa, ou sofrer até ao fim. E esta equipa já provou que pode sofrer e ganhar."
Adriana Lage (capitã do Benfica): "Foi um jogo bastante disputado pelas duas equipas. Na parte final faltou-nos um bocadinho de sorte e de calma, mas estamos confiantes. Temos o Campeonato e a Taça de Portugal para ganhar. Na próxima semana enfrentamos novamente o Madeira SAD, em casa, e contamos com o apoio de todos os Benfiquistas. Gostávamos de ter conquistado a Taça FAP, mas foi um jogo menos conseguido, e para a semana estaremos mais fortes."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/04/16/andebol-feminino-madeira-sad-benfica-final-taca-fap
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 16 Abril 2023