EMOÇÃO ATÉ AO ÚLTIMO SEGUNDO
No jogo da 10.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica foi derrotado pelo Madeira SAD (33-34).
Nesta tarde de sábado, 9 de dezembro, o Pavilhão n.º 2 da Luz foi o palco do jogo grande da 10.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de andebol feminino, com Benfica e Madeira SAD frente a frente.
Depois de um empate no arranque da competição (25-25), esperava-se um desafio equilibrado, o que veio a verificar-se. A incerteza quanto ao vencedor manteve-se até ao último segundo, mas o desfecho foi favorável às madeirenses (33-34).
As insulares, terceiras classificadas à entrada para esta jornada (têm dois jogos em atraso), apostaram no 7x6 desde o arranque do duelo com as bicampeãs nacionais.
E, se ao início, tiraram vantagem dessa estratégia, as comandadas de João Alexandre Florêncio, depois, equilibraram.
Aproveitando a ausência de guarda-redes na baliza, Viktoriya Borshchenko igualou o jogo (10-10), após as águias terem estado a perder (8-10).
As transições rápidas para o ataque foram uma das armas das encarnadas, que saltaram para a dianteira num contra-ataque finalizado por Ana Silva (15-13).
Frente a um rival que também ambiciona a conquista do título nacional, o Benfica cometeu alguns erros e, ao intervalo, o Madeira SAD liderava (18-19).
Na etapa complementar, as águias tiveram uma entrada em falso. O Madeira SAD alcançou uma vantagem de quatro golos (21-25). De imediato, o treinador do Benfica solicitou timeout.
Ajustes feitos, e já com Ana Ursu na baliza – esteve muito bem –, as encarnadas encetaram uma grande recuperação e passaram para a frente, através de Viktoriya Borshchenko (29-28). Os Benfiquistas, incansáveis no apoio, acreditavam na vitória. Ana Bolzan, autora de nove golos, também foi determinante neste período.
Porém, do outro lado, a guarda-redes Isabel Góis protagonizou uma boa exibição e tapou a sua baliza na fase crucial.
Com o Madeira SAD na dianteira (33-34), João Alexandre Florêncio pediu timeout de modo a preparar a última jogada. Faltavam escassos segundos para o final, o Benfica teve direito a um livre de nove metros, mas Maria Unjanque não conseguiu concretizar.
Apesar do desaire, o Benfica é líder com quatro pontos de avanço sobre as madeirenses, que ainda têm calendário para acertar.
Na próxima jornada, agendada para 6 de janeiro de 2024, as águias deslocam-se ao pavilhão do CDE Gil Eanes.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/12/09/andebol-feminino-benfica-madeira-sad-10-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 4 Dezembro 2023
- Universo Benfica a Sábado, 28 Outubro 2023