TAÇA FAP CONQUISTADA E MILÉSIMO TÍTULO ALCANÇADO!
Num desafio que fica na história do Clube, o Benfica venceu a Academia São Pedro do Sul, por 29-21.
A equipa feminina de andebol do Benfica conquistou a Taça FAP, ao vencer a Academia São Pedro do Sul (29-21), nesta tarde de domingo, 14 de abril. No Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, com este triunfo, o Benfica chegou ao milésimo título da sua história, no que respeita a competições oficiais nacionais e internacionais em modalidades coletivas masculinas e femininas, nos escalões seniores!
Uma tarde que fica para a história, e logo no ano do 120.º aniversário do Clube. Sinal do ecletismo do SL Benfica, os títulos alcançados correspondem a 32 modalidades: atividades submarinas, andebol, atletismo, automobilismo, badminton, basquetebol, bilhar, boxe, ciclismo, ESports, futebol, futsal, ginástica, halterofilismo, hóquei em campo, hóquei em patins, judo, luta, natação, paintball, patinagem artística, patinagem de velocidade, pesca desportiva, polo aquático, râguebi, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, voleibol e xadrez.
A primeira celebração pertenceu à equipa masculina de atletismo, campeã nacional de corta-mato em 1912/13, e a marca dos quatro dígitos fica gravada agora com o desempenho da formação feminina de andebol, que ergueu a Taça FAP pela primeira vez.
Ultrapassado o Madeira SAD, na véspera, o Benfica teve pela frente a 4.ª classificada da 2.ª fase do Campeonato Nacional. As encarnadas entraram melhor e cedo mostraram superioridade. Aos 4', já se verificava uma vantagem de três golos, enquanto as rivais ainda não tinham conseguido bater Isabela Ferrarin.
A guarda-redes do Benfica realizou uma grande exibição e contribuiu para que a vantagem se mantivesse. A perder por 8-3, na sequência de um golo de Constança Sequeira, o treinador da Academia São Pedro do Sul pediu timeout.
A equipa da casa reentrou em campo com mais empenho e reduziu (8-6). De imediato, João Alexandre Florêncio mandou parar o jogo, falou com as suas jogadoras, e o reflexo das palavras do treinador fez-se sentir.
Aguerridas, as águias voltaram a distanciar-se. Aos 26', na conversão de um livre de sete metros, Viktoriya Borshchenko anotou o 12-8.
Com elevados índices de concentração, o Benfica controlou e, concluídos os primeiros 30 minutos, vencia por seis golos (15-9).
No reatar do embate, a toada manteve-se, e, mesmo quando jogadoras encarnadas foram excluídas, a diferença não se notou. Apesar de algumas falhas técnicas de parte a parte, a qualidade do Benfica foi evidente.
Em contra-ataques sucessivos, Ana Silva e Viktoriya Borshchenko deixaram as bicampeãs nacionais com sete golos de avanço (21-14). Muito querer perante um rival sem argumentos para ultrapassar a organização defensiva encarnada.
Nos últimos minutos, João Alexandre Florêncio lançou duas pivôs em simultâneo (Adriana Lage e Nádia Rodrigues), e, na baliza, Lea Zetovic também deu conta do recado. Aliás, a jovem guarda-redes croata até marcou um golo, selando o triunfo, por 29-21.
Garantida mais uma página histórica, as bicampeãs nacionais voltam-se agora para a meia-final da EHF European Cup. Na 1.ª mão, agendada para as 16h00 de domingo, 21 de abril, o Benfica tem encontro marcado com o MSK IUVENTA Michalovce, na Chemkostav Arena, na Eslováquia.
DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Foi conquistado o milésimo troféu deste grande Clube e estamos muito orgulhosos. Foram jogos muito intensos nesta final four. Todas as atletas jogaram, estamos numa fase muito boa e viemos para ganhar. Já ganhámos a Supertaça, estamos na meia-final da EHF [European Cup], e não poderia desejar mais. Em dois anos e meio temos sete troféus conquistados, e teremos muitos mais. O nosso grande objetivo é o tricampeonato, e a equipa está moralizada. As nossas atletas são grandes vencedoras, têm ADN SL Benfica."
Mihaela Minciuna (capitã): "Antes da partida, já sabíamos que seria o milésimo título, em caso de triunfo, e, sabendo que fica na história do Clube, sabe muito bem. O Benfica entra sempre para ganhar, foi frustrante ter perdido esta Taça no ano passado. Entrámos nesta final four com o foco de conquistar o que nos escapou na época passada. Nas competições europeias é mais complicado, mas queremos elevar o nome do Benfica também no estrangeiro."
Viktoriya Borshchenko (central): "Estou muito feliz. Ontem [sábado] fizemos um grande jogo, e hoje [domingo] também. Já estamos a olhar para o que se segue, porque a próxima semana é muito importante para nós. E, por isso, degrau a degrau, vamos chegando ao nosso melhor."
Isabela Ferrarin (guarda-redes): "Foi muito bom. É o 1000.º título do Benfica, é muito importante. A Taça FAP era um dos objetivos da temporada e conseguimos."
Duda (ponta-direita): "Estou muito feliz pelo meu primeiro título pelo Benfica e por saber que é o 1000.º título do Clube. Estamos muito felizes, pois é importante para o Benfica e para a equipa. Foram dois jogos muito difíceis, mas treinámos muito. Conseguimos vencer os dois jogos e fazer desafios muito bons na defesa e no ataque."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/14/andebol-feminino-jogo-benfica-academia-sao-pedro-do-sul-final-taca-fap
Coming soon