ÁGUIAS CONQUISTAM TAÇA FEDERAÇÃO!
O Benfica venceu o Imortal, por 60-46, erguendo o seu 9.º título consecutivo a nível interno.
A equipa feminina de basquetebol do Benfica conquistou a Taça Federação Betclic ao vencer (60-46) o Imortal, neste domingo, 22 de janeiro, na final que se realizou no Pavilhão Desportivo dos Lombos. As Bicampeãs Nacionais ergueram o troféu pelo 2.º ano consecutivo, a 9.ª conquista seguida a nível interno!
Dominadoras nos primeiros minutos do encontro, as águias lideraram o marcador até aos 5', altura em que o Imortal passou para a frente com 8-9. As comandadas de Eugénio Rodrigues afinaram o seu tiro exterior e a eficácia no ataque, algo que lhes permitiu chegar ao fim do 1.º quarto em vantagem (19-16).
Porém, os ressaltos ofensivos das algarvias colocaram problemas às Bicampeãs Nacionais, que no ataque averbaram alguns turn overs que possibilitaram o equilíbrio no encontro, traduzido no 21-20 a meio do 2.º quarto. No entanto, duas faltas ofensivas do Imortal e três triplos, dois de Darien Huff e um de Marta Martins, permitiram ao Benfica atingir o intervalo com 10 pontos de vantagem (34-24).
Se o 2.º quarto foi determinante para encaminhar o triunfo, o 3.º permitiu às águias solidificar o mesmo, colocando a diferença no marcador em 14 pontos (45-31) isto aos 26' do duelo. O tiro exterior das encarnadas, com Darien Huff e Marta Martins, veio ao de cima e, no final do parcial, a vantagem tinha estabilizado (52-38).
No derradeiro quarto, o Benfica geriu os tempos de ataque e os erros ofensivos das duas formações acumularam-se, ditando mesmo que este fosse o parcial com menos pontuação, terminando com 8-8, mas com a Taça Federação Betclic entregue às águias: 60-46.
Este foi o 9.º titulo consecutivo conquistado internamente pelas Bicampeãs Nacionais, que ergueram pela 2.ª vez seguida a Taça Federação Betclic, naquela que foi a sua 13.ª edição.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "São muitas horas de trabalho. O mote que está colado na parede do nosso balneário é: 'jogar cada jogo como se fosse o último das nossas vidas e ir à procura da vitória como se fosse a primeira de sempre'. O objetivo é estar nos pontos altos, nas finais."
Raphaella Monteiro (MVP jogo e jogadora do Benfica): "Estávamos bem preparadas. Uma final é sempre um jogo difícil, sabíamos do cansaço das duas equipas. Vínhamos preparadas para defender muito, jogar em contra-ataque, porque teríamos um adversário organizado no 5 contra 5."
Joana Soeiro (capitã do Benfica): "Foi um jogo bem disputado. O Imortal, desde o primeiro jogo na Taça Federação, mostrou pretender ganhar esta competição. Foi um jogo muito bem disputado, só conseguimos abrir alguma vantagem na 2.ª parte. Estou feliz e orgulhosa pelo trabalho que desenvolvemos. Ganhar este título é muito importante para a equipa, depois da eliminatória da EuroCup. É sempre bom ganhar títulos."
Courtney Warley (jogadora do Benfica): "Esta vitória é mais uma grande motivação para a segunda parte da época. Espero que a equipa continue assim."
Darien Huff (jogadora do Benfica): "Estou muito feliz, os triplos começaram a cair. A equipa continuou a confiar em mim e eu atirei e pontuei."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/01/22/basquetebol-feminino-jogo-benfica-imortal-final-taca-federacao
Coming soon