PRESENÇA GARANTIDA NA FINAL!
O Benfica venceu o GDESSA no Pavilhão Fidelidade, por 73-63, no jogo 3 das meias-finais do play-off da Liga Betclic feminina, assegurando lugar na final da competição, frente ao Sportiva.
O Benfica sabia que para manter objetivos intactos tinha de ganhar o jogo 3 do play-off da Liga Betclic feminina e foi o que fez na tarde deste domingo, 21 de abril. Na partida que decidia quem ia à final do campeonato nacional, as águias impuseram-se ao GDESSA, por 73-63.
A missão estava definida e o plano do Benfica no jogo deste domingo, no Pavilhão Fidelidade, foi cumprido com mérito, suor e abnegação por parte da equipa encarnada. O triunfo, por 73-63, no jogo 3 das meias-finais do play-off da Liga Betclic feminina de basquetebol garantiu um lugar, pela 4.ª época consecutiva, na final do campeonato nacional.
Com a presença do Presidente Rui Costa nas bancadas do Pavilhão Fidelidade e um público entusiasta que ajudou, e muito, a equipa liderada por Eugénio Rodrigues, o Benfica entrou determinado em ganhar avanço cedo. E foi isso que aconteceu. Os primeiros pontos caíram para a formação encarnada, graças a um triplo de Keilanei Cooper, ao qual se seguiram mais quatro pontos, assinados por Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro.
A perder por 7-0, o GDESSA pediu um time out para tentar corrigir uma entrada completamente em falso. Sempre a dominar e bem por cima das adversárias, o Benfica terminou o 1.º quarto com larga vantagem sobre a formação do Barreiro: 26-15.
No 2.º quarto, o Gdessa surgiu mais agressivo e, acima de tudo, com melhor eficácia nos lançamentos. Com o resultado em 30-23, Eugénio Rodrigues pediu time out para retificar a estratégia da equipa. Mesmo assim, as visitantes continuavam a dar mostras de reação e mantiveram a tendência de aproximação no marcador, chegando aos 30-27.
No entanto, revelando fibra de campeãs, as águias voltaram a pisar no acelerador, chegando ao intervalo com 11 pontos à maior, num expressivo 41-32. Keilanei Cooper (14 pontos) e Isabela Quevedo (12) lideravam o top das melhores atiradoras da partida, com Raphaella Monteiro como rainha dos ressaltos (6).
Já no 3.º período, impulsionado pelos adeptos encarnados no Fidelidade, o Benfica voltou a expressar o seu melhor basquetebol e, com isso, a disparar no resultado, cavando até uma vantagem de 14 pontos (a maior diferença em toda a partida, onde as águias nunca se deixaram ultrapassar no marcador) com cinco minutos por jogar nessa parcela da partida. O parcial terminaria num 53-45 para o Benfica.
A tendência do 4.º e decisivo período veio confirmar as indicações do final do anterior, com o GDESSA em nova aproximação. A pouco mais de quatro minutos do final, apenas dois pontos separavam as equipas (58-56). Então, Marta Martins acertou um triplo e um lançamento livre. A jogada foi contestada pelo treinador barreirense, André Martins, mas a equipa de arbitragem, após rever o lance, validou.
As águias voltavam a ter seis pontos sobre as rivais. Daí em diante, o Benfica continuou a controlar a marcha do resultado, garantindo o triunfo, por 73-63, e uma vaga na final da Liga Betclic feminina, pela 4.ª vez consecutiva. Nas bancadas e fora delas, terminada a partida, soltou-se a alegria por um triunfo merecido e muito suado.
Keilanei Cooper foi a melhor marcadora do jogo, com 20 pontos.
As águias vão discutir o título de campeãs com o União Sportiva que, na outra meia-final, superou o Esgueira, vencendo por duas partidas a uma.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/21/basquetebol-feminino-jogo-benfica-gdessa-jogo-3-meias-finais-play-off-liga-betclic-feminina
Coming soon