Competição
Fase
Final
Data
Dom, 24 Março, 2024, 17:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
RTP 2

 

RECONQUISTA!

 

O Benfica venceu o GDESSA, por 61-42, e voltou a erguer a Taça de Portugal.

 

A equipa feminina de basquetebol do Benfica conquistou a Taça de Portugal, após ter vencido o GDESSA, por 61-42, neste domingo, 24 de março, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas. É a 3.ª vez que as águias erguem o troféu, algo que tinham feito na temporada 2021/22. 

 

Só aos 3' o Benfica conseguiu os primeiros pontos no encontro, por Isabela Quevedo, e daí em diante, no 1.º quarto, foram as comandadas de Eugénio Rodrigues a liderar as operações, dominando na luta nas tabelas. Isso mesmo ficou expresso nos 14 ressaltos contra 6 do GDESSA neste período da partida.

 

A um minuto e meio do final do parcial, o GDESSA conseguiu passar para a frente do marcador, com um triplo de Milica Ivanovic, porém, Keilanei Cooper respondeu na mesma moeda e colocou o resultado em 16-14.

 

Aliás, os lançamentos para lá da linha de três pontos foram a arma preferencial da formação do Barreiro, que, em 10 minutos, efetuou oito tentativas, tendo sucesso em duas (25%). Já o Benfica apresentou uma eficácia de 50%, acertando um triplo nas duas vezes que disparou do exterior. No final do 1.º quarto as encarnadas estavam na frente (17-14).

 

A previsibilidade do jogo do oponente foi explorada pelas encarnadas, que apresentaram maior eficácia nos lançamentos de campo, recorrendo, sobretudo, a várias incursões para o cesto. Tal viu-se com maior frequência no 2.º quarto, o que possibilitou ao Benfica cavar uma diferença de nove pontos ao intervalo (35-26).

 

O domínio nos ressaltos (23 contra 14), a eficácia superior nos lançamentos de três pontos (50% contra 13%) e nos lançamentos de campo (44% contra 28%) estiveram na base da vantagem das águias.

 

No início do 3.º quarto o GDESSA apresentou uma estratégia distinta, procurando mais o jogo interior, com recurso à poste, porém, o Benfica manteve a agressividade no momento defensivo, sem descurar o acerto em termos ofensivos. Daí que no final do parcial, eram 11 os pontos a separar as duas formações (47-36).

 

Naquele que foi o último quarto do encontro, a tentativa do GDESSA em encurtar distâncias no marcador sofreu um forte revés com dois triplos seguidos de Artémis Afonso, colocando as águias com 15 pontos de vantagem a pouco mais de seis minutos do fim do jogo.

 

O Benfica começou então a procurar esgotar o tempo de ataque e, com naturalidade, segurou a vantagem, vencendo o encontro (61-42) e conquistando assim a 3.ª Taça de Portugal do seu palmarés.

 

As águias voltam a erguer o troféu, reconquistando-o, após terem sido finalistas vencidas em 2022/23, frente ao Quinta dos Lombos, e vencedoras em 2021/22, precisamente perante o GDESSA. A benfiquista Letícia Soares foi considerada a MVP da final.

 

DECLARAÇÕES

 

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "A diferença esteve na concentração competitiva. Fomos uma equipa muito focada no plano defensivo e na estratégia para parar uma grande equipa como o GDESSA, e em não perder a cabeça nos momentos ofensivos menos positivos. Foi aí que esteve o grande segredo. Obrigar esta equipa a marcar menos de 50 pontos é muito meritório. Quero dedicar esta vitória a todos os Benfiquistas, porque tivemos momentos menos bons, mas estivemos cá e vamos continuar a estar para que os nossos adeptos se orgulhem desta equipa."

 

Letícia Soares (poste do Benfica e MVP da final): "Não é um prémio [MVP] apenas meu, mas de todas. Estamos a trabalhar muito e o troféu é merecido para a equipa. Dá-nos ânimo e força para o play-off. Ainda há mais objetivos para conquistar."

 

Marcy Gonçalves (capitã e extrema do Benfica): "O GDESSA tem uma das melhores equipas do Campeonato e estou muito contente com este grupo e com o processo de trabalho. A equipa mantém-se bem e temos muito pela frente. Vem aí a parte mais dura, mas estou muito orgulhosa do treinador e dos adeptos. Temos um Campeonato para ganhar e levamos esta Taça para o Museu."

 

Artémis Afonso (extrema/poste do Benfica): "Agradeço aos adeptos, são muito importantes. Não tivemos um início de época fácil, estamos a trabalhar no processo e demonstrámos a união do grupo. Estamos a demonstrar a nossa real qualidade. Esta vitória é incrível, defrontámos uma equipa forte. Dá-nos mais esperança para o Campeonato Nacional. Fomos muito sólidas na defesa e no ataque conseguimos partilhar a bola. Os ressaltos ofensivos também foram muito importantes."

 

Sara Iparragirre (base/extrema do Benfica): "Estivemos muito bem defensivamente. Sabíamos que se estivéssemos bem a defender, no ataque faríamos pontos. Começámos a temporada com uma dinâmica má, mas agora estamos no melhor momento. Estou muito contente. Estamos mais confiantes. Houve muitas mudanças, mas aos poucos conseguimos transformar a equipa num bloco compacto."


Marta Martins (base do Benfica): "Sabíamos da qualidade do GDESSA, no entanto, neste fim de semana e nos últimos meses, demonstrámos que não interessa qual seja a equipa, mas quem está aqui a lutar pelo Benfica. Sabíamos o que estávamos à procura e estamos muito felizes por isso. Conseguimos aniquilar os pontos fortes do GDESSA e puxar no contra-ataque, sentindo que a defesa estava bem. Esta conquista é muito boa, vamos desfrutar com todos os que nos apoiam. Anda há um Campeonato para ganhar, queremos muito recuperar o que perdemos na época passada."

 

Raphaella Monteiro (extrema/poste do Benfica): "Foi uma grande prenda. Passei por momentos muito difíceis em Itália e voltar para o Benfica foi voltar para a minha segunda casa. Estou muito feliz. Estávamos muito focadas, tivemos uma defesa muito forte e mantivemos isso durante todo o jogo."


Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/24/basquetebol-feminino-jogo-benfica-gdessa-final-taca-de-portugal

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 28 Março 2024