DÉRBI EMOTIVO DECIDIDO NOS INSTANTES FINAIS
Segue-se mudança de chip, com o Benfica a viajar até à Dinamarca para disputar a 6.ª jornada da 2.ª Fase de Grupos da FIBA Europe Cup.
Tarde de emoções no Pavilhão João Rocha, com Sporting e Benfica a enfrentarem-se na 18.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de basquetebol. Jogo intenso, triunfo para os leões por 81-75.
Frente a frente, antes da bola ao ar do dérbi, as duas equipas líderes da geral, ambas com 33 pontos e com a liderança isolada como meta no horizonte. Início emotivo, com um minuto de silêncio cumprido em memória do malogrado Kobe Bryant, num pavilhão João Rocha muito bem-composto e a receber um dérbi histórico… há mais de 20 anos que não se jogava um dérbi em basquetebol na casa dos leões, o último datava de 15 de outubro de 1994, com triunfo para as águias na antiga Nave!
De regresso ao presente, entrada em campo algo estranha das duas equipas, com a redondinha a não cair em nenhum dos cestos. Muitas dificuldades em acertar, com os primeiros pontos a surgirem para os verdes e brancos, já com mais de dois minutos disputados e logo com um afundanço de Abu. Resposta encarnada, com o jogo exterior a ser fulcral e a dar vantagem aos encarnados (6-10), mas o muito equilíbrio em quadra a ser a nota dominante. Alternância no marcador, com sinal mais do Benfica, a chegar ao final do 1.º quarto na frente (16-20).
No 2.º quarto a toada manteve-se, com o Benfica a apresentar-se em bom nível, dilatando a vantagem para 8 pontos (19-27) logo nos primeiros minutos e a dizer claramente ao que vinha. O jogo exterior continuou a fazer mossa, com um autênticofestival de triplos, e com a inteligência, raça e ambição das águias a serem determinantes. Os encarnados foram superiores e os números ao intervalo mostravam-no e até podiam ser mais dilatados: 37-43.
Reentrada em quadra com as águias a apostarem no mesmo cinco inicial, perante um Sporting determinado em reagir rapidamente. E assim foi, com a formação comandada por Luís Magalhães a anular a desvantagem e a conseguir o empate (44-44). A partir daqui, alternância no marcador, empates sucessivos, com as duas equipas a mostrarem porque eram as líderes da classificação geral. 64-62 no fecho do 3.º quarto e tudo em aberto!
E foi até ao último soar da buzina! Intensidade máxima, apoio das bancadas, cada posse de bola disputada como se da última se tratasse… enorme espetáculo, com os instantes finais a decidirem o vencedor. Os anfitriões foram mais eficazes e venceram por 81-75.
Com este resultado, as águias somam um total de 34 pontos e ocupam agora o 2.º lugar da classificação.
Segue-se mudança de chip! A 6.ª e derradeira jornada da 2.ª Fase de Grupos da FIBA Europe Cup está marcada para a próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro, com o Benfica a defrontar, na Dinamarca, a formação do Bakken Bears. Este jogo tem início às 17h30 e é decisivo para as contas finais do apuramento!
A Liga Portuguesa de Basquetebol regressa no sábado, dia 8 de fevereiro, com a formação comandada por Carlos Lisboa a regressar ao Pavilhão Fidelidade para receber a equipa do Illiabum. Este jogo é referente à 19.ª jornada da competição e tem início marcado para as 15h00.
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão João Rocha
Cinco do Benfica: Anthony Hilliard, Eric Coleman, Anthony Ireland, José Silva e Arnette Hallman
Suplentes: Gonçalo Delgado, Fábio Lima, Betinho, Gary McGhee, Rafael Lisboa e Damian Hollis
Marcha do marcador: 16-20, 37-43, 64-62 e 81-75
Marcadores dos pontos do Benfica: Arnette Hallman (10), Eric Coleman (7), Anthony Hilliard (3), José Silva (11), Anthony Ireland (8), Gary McGhee (7), Fábio Lima (9), Damian Hollis (6), Betinho (5) e Rafael Lisboa (9)
DECLARAÇÕES
Carlos Lisboa (treinador do Benfica): “Penso que poderíamos ter feito melhor, principalmente quando estivemos com posse de bola e com possibilidades de ampliar a vantagem, não o fizemos. O Sporting é uma boa equipa, tem bons jogadores, e acabou por conseguir encostar o jogo e vencer. Parabéns ao Sporting. Nada está decidido, ainda falta muito Campeonato, está tudo aberto e vamos continuar o nosso trabalho. Já tinha dito que em janeiro e fevereiro íamos pagar algum esforço devido a andar a disputar a competição europeia e o Campeonato Nacional, isto não é desculpa porque eu não sou daqueles que arranjo desculpas quando perco, mas logicamente que acusámos algum cansaço… mas vamos continuar o nosso trabalho”
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/02/01/basquetebol-direto-jogo-sporting-benfica-18-jornada-liga-placard
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 1 Fevereiro 2020
- Universo Benfica a Quinta, 30 Janeiro 2020
- Universo Benfica a Sexta, 24 Janeiro 2020
- Ruud a Quinta, 8 Agosto 2019