FC Porto 81 - 74 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Meias-Finais
    Data
    Qua, 7 Outubro, 2020, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    FPB TV

     

    APESAR DE TUDO, NA LUTA ATÉ AO FIM

     

    Mesmo extremamente condicionada, a equipa do Benfica batalhou na meia-final da Taça de Portugal de basquetebol ainda referente a 2019/20.

     

     

    Era uma promessa do treinador, do capitão e de todo o grupo... e cumpriu-se! A equipa do SL Benfica lutou com unhas e dentes, não fugiu às responsabilidades e, apesar de extremamente condicionada pela paragem forçada devido ao surto de COVID-19, discutiu até ao fim a passagem à final da Taça de Portugal de basquetebol 2019/20. Perdeu por 81-74.

     

    No Pavilhão Multiusos de Odivelas, Cidade Europeia do Desporto 2020, o clássico abriu oficialmente a temporada 2020/21 – apesar de ser uma prova referente a 2019/20 – numa final four, recorde-se, inicialmente prevista para o fim de semana passado, mas que acabaria por ser adiada... escassos dias devido ao surto de COVID-19 que pôs de quarentena o plantel do Benfica.

     

    Início de jogo com pouca eficácia no lançamento de parte a parte. Ainda assim, e com grande intensidade na partida, águias e dragões lutaram para impor o ritmo de jogo. A meio do 1.º quarto, a formação liderada por Carlos Lisboa vencia pela margem mínima (7-8), mas a resposta do FC Porto não tardou… A aproximação surgiu e a reviravolta no placard também. Final do 1.º quarto: 19-12.

     

    Nos segundos 10 minutos, a alteração da estratégia defensiva de Carlos Lisboa deu frutos, chegando os encarnados a estar a menos de 10 pontos do adversário. O FC Porto voltou, no entanto, a cavar distâncias, atingindo o intervalo com uma vantagem de 14 pontos (49-35).

     

    Boa entrada do Benfica na segunda parte, a impor muito ritmo no arranque do 3.º quarto. Ainda que visivelmente condicionada e longe de estar nas melhores condições físicas, a equipa de Carlos Lisboa recusou-se a virar a cara à luta. Com 23 pontos marcados neste 3.º quarto, mais do que os 20 do FC Porto, os encarnados iam, devagar, escalando no marcador (69-58).

     

    O Benfica entrou no 4.º e último quarto a encurtar distâncias. Grande recuperação das águias a obrigarem os azuis e brancos a um final de maior "aperto". Apenas 4 pontos de desvantagem, a mais curta desde o 1.º quarto, e pouco mais de 2 minutos para jogar... Apesar da "luta até ao fim", tal como havia prometido o capitão Tomás Barroso, vitória do FC Porto por 81-74.

     

    DECLARAÇÕES 

     

    "Inadmissível e inaceitável o que a Federação Portuguesa de Basquetebol fez ao Benfica"

     

    Carlos Lisboa (treinador do SL Benfica): "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao FC Porto, que ganhou e vai à final. Mas, e isto não tem nada a ver com clubes, quero dizer que foi uma decisão inadmissível a da Federação Portuguesa de Basquetebol, inaceitável! Inaceitável o que fizeram ao Benfica, viemos para aqui com dois treinos desde segunda-feira. Como sabem tivemos um surto, parámos 15 dias e voltámos na segunda-feira."

    "Propusemos à Federação que adiasse, à semelhança do que fez a Federação de Voleibol. A equipa do Sporting estava de quarentena, a Federação de Voleibol adiou a final 30 dias; a Federação de Basquetebol adiou três dias, o que é inadmissível. Claro que viemos com vontade de querer jogar e ganhar, mas não foi uma decisão certa da Federação. Propusemos que adiasse, havia muitas datas disponíveis."

    "Fico orgulhoso dos meus jogadores. Também é inadmissível, depois de pararmos desde março, que fizéssemos dois jogos seguidos, hoje, amanhã, e depois no domingo. Fico triste com a decisão da Federação."

     

    Rafael Lisboa (jogador do SL Benfica): "É sempre bom voltar à competição, apesar das contrariedades e de não termos tido a competição. Não fugimos às nossas responsabilidades, é bom estar de volta, mas preferíamos ter ganhado e ter oportunidade para estar na final de amanhã. Era um título que queríamos, mas deixamos uma boa amostra da nossa equipa e do pouco tempo de trabalho que tivemos. Mostrámos carácter, capacidade de luta, entrega..."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Pavilhão Multiusos de Odivelas

     

    Cinco inicial do Benfica: Scottie Lindsey, Rafael Lisboa, Arnette Hallman (c), Caleb Walker e Eric Coleman 

     

    Suplentes: José Silva, Fábio Lima, Betinho, Demond Carter, Bruno Araújo e Cameron Jackson

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/10/07/direto-basquetebol-fc-porto-benfica-meia-final-taca-de-portugal-2019-20

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 28 Outubro 2023