Sporting CP 86 - 82 SL Benfica
ESFORÇO PARA A REVIRAVOLTA FOI INGLÓRIO
Em jogo da 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic (Grupo A), o Benfica foi derrotado pelo Sporting (86-82).
No regresso à competição, após os compromissos das seleções nacionais, o Benfica foi derrotado pelo Sporting (86-82), no Pavilhão João Rocha.
No arranque da 2.ª fase da Liga Betclic (Grupo A), os comandados de Norberto Alves não puderam contar com o contributo de Toney Douglas, por lesão. Apesar deste revés, o 1.º quarto foi bastante equilibrado e assistiu-se a um bom jogo.
Alternâncias no marcador e elevadas percentagens de lançamento, que ditaram a vantagem verde e branca (27-26) após os 10 minutos iniciais. Com oito pontos sem resposta, no arranque do 2.º quarto, os verdes e brancos distanciaram-se, também com a ação de Travante Williams, que saltou do banco.
Com alguns turnovers, o Benfica esteve irreconhecível e a falta antidesportiva marcada a Ivan Almeida, a 5m54s do final deste parcial, complicou o cenário. Da linha de lance livre, Diogo Ventura converteu as quatro tentativas e colocou a formação da casa com 12 pontos de avanço (42-30).
Algo passivo, o Benfica chegou ao intervalo sem qualquer ressalto ofensivo, contra sete do rival, o que ajuda a explicar a diferença registada (52-44).
A reentrada em cena trouxe poucas mudanças, até à reta final do 3.º quarto. Betinho Gomes, sensacional, fez valer toda a sua qualidade! Determinante, o experiente extremo esteve insuperável no lançamento exterior e anotou quatro triplos.
Um afundanço espetacular de Terrell Carter, e outro triplo de José Barbosa, permitiram colocar o resultado em 65-63. O Sporting apresentou dificuldades no processo defensivo, e o 3.º quarto terminou empatado (65-65), na sequência de dois lances livres, marcados por Betinho Gomes.
A reviravolta estava ao alcance! Aaron Broussard converteu um lançamento de dois pontos e, com três minutos decorridos do 4.º quarto, os campeões nacionais assumiram a dianteira (70-72). Uma falta sancionada a Travante Williams, seguida de falta técnica ao banco leonino, projetou ainda mais os encarnados, que lideraram por 72-80.
A vantagem de oito pontos foi recuperada pelo adversário na fase final. Ao evidenciarem insegurança, os encarnados permitiram que os leões assumissem a liderança, quando faltavam jogar 1m17s (83-80). A perder por três pontos (85-82) e com posse de bola nos 11 segundos finais, Ivan Almeida falhou um triplo e o dérbi eterno terminou com desfecho desfavorável (86-82).
Betinho Gomes foi o MVP. O extremo anotou 30 pontos, aos quais juntou quatro ressaltos e um roubo de bola.
Vice-líder, em igualdade pontual com o Sporting, a equipa orientada por Norberto Alves recebe agora o FC Porto, no sábado, 11 de março, na 2.ª ronda desta fase.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "As equipas tiveram bons e maus momentos. Tivemos um excelente momento, em que conseguimos ter vantagem e não soubemos acabar com o jogo."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/03/05/basquetebol-sporting-benfica-jogo-1-jornada-grupo-a-2-fase-liga-betclic
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 28 Fevereiro 2023
- Universo Benfica a Terça, 28 Fevereiro 2023