DIFERENÇAS EVIDENTES
Condicionado por um início de jogo desinspirado, o Benfica perdeu na noite desta terça-feira, 7 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, com o CB Gran Canaria, por 61-98, na 1.ª jornada do Grupo H da Champions League.
Perdulário no ataque ao cesto, o conjunto encarnado errou os primeiros 7 lançamentos do encontro e o adversário abriu um parcial de 0-5 que dificultou, desde logo, uma missão que já se afigurava complicada frente a um adversário da poderosa Liga ACB, a elite do basquetebol espanhol.
Os primeiros pontos das águias, pela mão direita de Justice Sueing, chegaram aos 4 minutos, mas o CB Gran Canaria respondeu com uma grande eficácia no jogo exterior e nem a energia vinda do banco através de Koby McEwen evitou que os forasteiros fechassem o 1.º quarto a vencer por 16-32.
No 2.º quarto, um parcial favorável aos espanhóis de 0-24 colocou o resultado em 16-56, o que praticamente arrumou com a discussão sobre o vencedor do encontro. Quando a buzina soou para o intervalo, o marcador apontava um 24-65.
No regresso dos balneários, o Benfica surgiu mais determinado e agressivo. Acertando a pontaria no jogo exterior, a equipa de Norberto Alves conseguiu reduzir ligeiramente a diferença, mas, mesmo com os triplos a cair, o adversário geriu a vantagem à boleia do poderio físico no pintado.
Numa demonstração de garra até ao final, que valeu o reconhecimento do público presente no Pavilhão Fidelidade em forma de ovação, as águias não baixaram os braços e mostraram a sua melhor versão no 4.º quarto, reduzindo diferenças e terminando com uma vitória parcial (37-33) sobre o CB Gran Canaria, na 2.ª parte.
Ultrapassada a estreia na presente edição da Champions League, os tetracampeões nacionais voltam no próximo domingo, 12 de outubro, à disputa da Liga Betclic: visita ao Sporting, na 2.ª jornada da 1.ª fase da competição.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Entrámos uma parte atrasados. Ao intervalo, perceberam bem isso e, com um adversário desta qualidade, não se pode demorar uma parte a perceber isso. É evidente que este não é o dia a dia da nossa Liga e demorámos demasiado tempo a ajustarmo-nos à capacidade física e técnica deles, e a perceber que, para jogar contra estas equipas, é fundamental jogar mais em transição. No 5 contra 5, ocupam muito espaço e é uma equipa muito bem trabalhada. Na 2.ª parte, fizemos o que não fizemos na 1.ª. E o mais importante, e isso é que não pode voltar a acontecer, é perder o entusiasmo e alguma energia quando as coisas não estiverem a correr bem."
Koby McEwen (base/extremo do Benfica): "Tínhamos de ser mais físico no início do jogo. Se queremos jogar ao mais alto nível todos os anos, temos de ser melhores na defesa. Penso que conseguimos fazer isso na 2.ª parte, porque, obviamente, não iniciámos a 1.ª parte da forma que queríamos. Não foi o resultado que queríamos, mas demonstrámos capacidade de luta e é isso que temos de levar para o próximo jogo."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Temidayo Yussuf
Suplentes: Eduardo Francisco (J), José Silva (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J), Koby McEwen (J) e Jhonatan Andrade (NJ)
Pontuadores do Benfica: Justice Sueing (6), Aleksander Dziewa (6), Koby McEwen (17), Makram Ben Romdhane (7), Diogo Gameiro (7), Geno Crandall (5), Daniel Relvão (2), Eduardo Francisco (4), Aaron Broussard (2) e José Silva (5)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/10/07/basquetebol-benfica-cb-gran-canaria-1-jornada-grupo-h-champions-league
Coming soon
- Andris a Domingo, 12 Outubro 2025
- Universo Benfica a Terça, 7 Outubro 2025
- Andris a Domingo, 5 Outubro 2025
- Universo Benfica a Quarta, 6 Agosto 2025

