Competição
Fase
Fase de Grupos
Ronda
1ª Jornada
Data
Qui, 19 Setembro, 2024, 12:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
ElevenSports 1

 

ARRANQUE COM O PÉ NO ACELERADOR


As equipas jovens do Benfica e do Estrela Vermelha mediram forças no Estádio Rajko Mitic (Youth Stadium), em Belgrado, em encontro da 1.ª jornada da fase de liga da Youth League. As águias venceram por 1-2, e Gustavo Varela bisou.

 

Protagonizando uma entrada forte na partida, os jogadores comandados por Vítor Vinha cercaram a baliza dos sérvios e, aos 6', tiveram a primeira grande oportunidade para marcar. Servido por João Rego, Olívio Tomé atirou forte para defesa incompleta de Draskic, e, na recarga, Gonçalo Moreira também esbarrou no guarda-redes do Estrela Vermelha.

 

Continuando a carregar à base de pressão alta e ataques rápidos, o Benfica chegou com naturalidade à vantagem, aos 13'. Olívio Tomé recuperou uma bola no meio-campo da equipa adversária, galgou pelo lado esquerdo e serviu Gustavo Varela, que encostou para as redes. Estava feito o 0-1 ao 8.º remate, a coroar um excelente início de jogo.

 

Até ao intervalo, o Estrela Vermelha tentou contrariar o domínio encarnado, mas encontrou dificuldades para furar a sólida barreira defensiva das águias.

 

Com o Presidente Rui Costa na bancada a assistir à partida, a segunda parte iniciou-se na mesma toada, apesar da tentativa de reação do Estrela Vermelha, e o Benfica não demorou a ampliar a vantagem. Aos 51', a bola circulou até Leandro Santos, que, desde o lado direito, cruzou para a pequena área, onde Gustavo Varela voltou a mostrar sentido de oportunidade e faro de golo para o 0-2.

 

No entanto, seis minutos volvidos (57'), os anfitriões conseguiram reduzir. Após um remate forte de Kostov rechaçado por João Fonseca, Maksimovic ficou com a bola no interior da área encarnada e chutou para o 1-2. O Estrela Vermelha cresceu no encontro e esteve perto de empatar aos 73', mas Arnas Voitinovicius voou para travar um remate de Kostov, após uma perda de bola das águias no setor recuado.

 

Esse acabou por ser o último lance de perigo criado pelo Estrela Vermelha, que acabou a partida encostado às cordas por um Benfica determinado a "matar" o jogo. Aos 78', Gustavo Varela ficou a centímetros do hat-trick com um remate em arco, e, depois, foi o guarda-redes Draskic a evitar festejos encarnados: aos 80', travou remates à queima-roupa de Rui Silva e Gonçalo Oliveira na mesma jogada, e, aos 85', esticou-se para defender um cabeceamento perigoso de Tiago Freitas.

 

Na sequência do apito final, o Benfica celebrou a conquista dos três pontos na 1.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League 2024/25. A equipa Sub-19 das águias volta, agora, a entrar em campo para esta competição no dia 2 de outubro (quarta-feira) diante do Atlético de Madrid. O jogo vai disputar-se no Campo n.º 1 do Benfica Campus a partir das 15h00.

 

DECLARAÇÕES


Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Foi um excelente jogo da nossa parte. Tínhamos a lição muito bem estudada. Os nossos jogadores conseguiram perceber bem quais eram os pontos fortes do adversário e onde podíamos explorar. Foi um jogo fluído, aos 20 minutos podíamos ter uma vantagem grande, mas os jogos são mesmo assim e nós temos de ir sempre em busca. Os jogadores acreditaram, continuaram e mantiveram-se estáveis. Acabámos por sofrer um golo na segunda parte, mas a realidade é que após o golo do Estrela Vermelha nós voltámos a assentar o nosso jogo e a controlar. Às vezes, não há vitórias sem um bocadinho de sofrimento. Tivemos de sofrer um bocadinho no final, mas, se olharmos para o jogo todo, somos justos vencedores. Talvez o resultado até peque por escasso. Nesta competição, vencer é importantíssimo. Conseguimos os três pontos, que era o objetivo, fora de casa. É fantástico, mas é continuar com os pés assentes no chão."

 

Martim Ferreira (médio do Benfica): "Esta equipa sérvia é muito forte fisicamente, muito forte nos duelos, e nós conseguimos igualá-los e, muitas das vezes, sair por cima. O nosso espírito e a nossa união levaram-nos à vitória. O Benfica joga sempre para ganhar, acreditamos sempre desde o primeiro minuto e entramos já com essa mentalidade. Fomos à procura da vitória desde o primeiro minuto, acho que isso foi bem visível. Vamos continuar. Só ganhámos o primeiro jogo, faltam cinco jogos, e nesta competição nada está garantido. Queremos continuar a crescer."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/19/futebol-formacao-youth-league-jogo-estrela-vermelha-benfica-1-jornada-fase-de-liga

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 19 Setembro 2024