VITÓRIA QUE PODIA TER SIDO GOLEADA
A equipa jovem do Benfica superou, nesta quarta-feira, 23 de outubro, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, o Feyenoord por 2-0, no jogo da 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League. Gonçalo Moreira apontou os dois golos num duelo completamente dominado pelos encarnados, onde o resultado peca por escasso, tendo em conta as várias oportunidades criadas.
Com duas alterações no onze inicial em relação ao último encontro da competição – entradas de Tiago Parente e André Gomes para os lugares de Guilherme Gaspar e Tiago Freitas, respetivamente –, a formação orientada por Vítor Vinha dominou por completo os primeiros 45 minutos. Uma 1.ª parte na qual as flagrantes oportunidades se iam sucedendo, com duas bolas ao ferro e quase uma dezena de cantos batidos, obrigando o guarda-redes Ismail Ka a aplicar-se nas defesas.
Aliás, o primeiro remate do jogo pertenceria a Gonçalo Moreira, que pôs à prova o guardião do Feyenoord logo aos 7'. Na cobrança de um livre, o médio/extremo do Benfica atirou direto à baliza, mas estava atento Ismail Ka, que respondeu com uma grande defesa. Estava dado o primeiro aviso…
Aos 28', mais um lance de perigo gizado pelos encarnados. Depois de João Fonseca ter ficado perto do golo inaugural – na sequência de um pontapé de canto –, foi Gustavo Varela a cabecear à barra da baliza de Ismail Ka.
O golo chegaria, no entanto, apenas no último minuto da 1.ª parte. Após muita insistência – mais de 10 remates! –, transição rápida do Benfica, que terminaria com um passe de Olívio Tomé para Gonçalo Moreira, que, com um remate cruzado de pé direito, atirou para o 1-0 (resultado ao intervalo).
No regresso dos balneários, o Benfica voltou a entrar melhor, e novamente com Gonçalo Moreira em plano de destaque. À passagem do minuto 49, o médio/extremo recebeu a bola à entrada da grande área do Feyenoord e, sem hesitar, rematou colocado para o fundo da baliza da formação holandesa (2-0).
Com uma vantagem mais confortável e sem grandes ameaças da parte do Feyenoord, as jovens águias continuariam a pecar na finalização até ao fim de um encontro que terminaria com uma vitória por duas bolas a zero, mas que poderia ter evoluído para uma goleada, tendo em conta as inúmeras oportunidades criadas ao longo dos 90 minutos.
O Benfica – que soma agora dois triunfos e um empate em três rondas da prova – volta a jogar para a fase de liga da UEFA Youth League no terreno do Bayern Munique, no dia 6 de novembro, na 4.ª jornada.
DECLARAÇÕES
Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Se formos ver a globalidade do jogo, se formos ver a quantidade de situações em que entrámos no último terço, em que entrámos na área do adversário, a quantidade de defesas que o guarda-redes fez, a quantidade de remates que tivemos, situações de perigo, ficamos a dever muitos golos a nós próprios. Mas, acima de tudo, dar os parabéns aos jogadores, sobretudo a quem não jogou, a quem trabalha diariamente para que estes estejam muito bem. Tivemos um bom espírito, com a malta que entrou também a acrescentar, a ajudar a empurrar o adversário para trás para não ganhar confiança, porque, com 2-0, a qualquer momento podia mudar o jogo. Estivemos muitíssimo bem. Acho que foi um jogo fantástico, peca por escasso, mas este já passou."
João Fonseca (defesa do Benfica): "Entrámos muito bem no jogo na 1.ª parte, jogámos a maior parte do jogo na metade adversária, e acho que pecámos um bocadinho na finalização. No final da 1.ª parte, insistindo, ainda conseguimos marcar um golo. Depois, no intervalo, sabíamos que tínhamos de entrar muito bem, entrámos fortes, marcámos outro golo, e, a partir daí, foi controlar o jogo. Ainda tivemos algumas oportunidades, mas acho que foi uma exibição muito positiva da equipa."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/10/23/futebol-formacao-jogo-benfica-feyenoord-3-jornada-fase-liga-uefa-youth-league
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 20 Outubro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 15 Setembro 2024