SCU Torreense 0 - 8 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Final
    Data
    Sáb, 30 Março, 2024, 11:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    OITO GOLOS PARA CHEGAR À 8.ª CONQUISTA DA TAÇA DE PORTUGAL!

     

    O Benfica venceu o Torreense, por 8-0, na final da prova-rainha no Multiusos de Sines, e ergueu mais um troféu.

     

    A equipa feminina de futsal do Benfica venceu o Torreense, por 8-0, neste sábado, 30 de março, no Pavilhão Multiusos de Sines, e conquistou a 8.ª Taça de Portugal da sua história!

     

    O litoral alentejano foi o palco de mais uma página de glória da secção de futsal do Benfica, desta feita pela equipa feminina. Os golos de Janice (3), Fifó (3) e Sara Ferreira (2) valeram às águias a conquista da prova-rainha! Mais uma no feminino, a somar às duas averbadas no passado fim de semana pelas equipas de voleibol e de basquetebol!

     

    Quando faltavam pouco menos de 50 minutos para o pontapé de saída, nas bancadas iam-se concentrando bastantes adeptos do Benfica, preparando-se para assistir a mais uma página de história de uma equipa que não se cansa de ganhar.

     

    Na hora dos exercícios de aquecimento programados, ora as atletas de campo foram mostrando que estavam de pontaria afinada – como se comprovou... –, ora Ana Catarina, Marta Costa e Alexandra Melo diziam "presente" na baliza, como em todo o encontro, já que não sofreram qualquer tento.

     

     

    De Torres Vedras também viajaram algumas dezenas de adeptos, determinados a apoiar a sua equipa, que lutava por não acordar do sonho que levou a formação da 3.ª Divisão até à final da Taça de Portugal.

     

    A cerimónia de abertura fez as delícias dos adeptos e colocou a assistência em pé. Levantaram-se também os cachecóis à medida que as equipas entraram em campo. A mancha vermelha em Sines era enorme e fez-se ouvir bem.

     

    No momento em que começou a soar o hino nacional ficou ainda mais nítido: ia-se jogar uma final da Taça de Portugal!

     

    A rodinha entre as jogadoras valeu o último grito de guerra das hexacampeãs nacionais, que estavam no litoral alentejano em busca da segunda prova-rainha consecutiva.

     

    Ana Catarina, Inês Fernandes, Maria Pereira, Fifó e Janice Silva foram as jogadoras escolhidas por Alex Pinto para iniciarem o encontro e arrancarem para mais um troféu.

     

    Na primeira jogada encarnada, o primeiro golo, estavam decorridos apenas 38 segundos. Janice Silva foi a autora, finalizando com eficácia um excelente passe de Fifó (1-0, ao 1').

     

    No lance imediatamente a seguir, a capitã Inês Fernandes atirou ao poste, e, pouco depois, Maria Pereira cabeceou por cima. Entrada fortíssima das águias em jogo, demonstrando bem ao que iam.

     

    Nas bancadas, os Benfiquistas responderam bem à superioridade encarnada, gritando "Benfica! Benfica! Benfica!".

     

    Ora, se Fifó tinha assistido para o primeiro, foi a própria a marcar o segundo. Toque de linha lateral, bola reposta em jogo por Inês Matos, e a camisola 99 a rematar forte e colocado para o fundo das redes (2-0, aos 6').

     

    Sem permitir grandes veleidades ao Torrreense, o Benfica baixou ligeiramente o ritmo, passando a controlar mais o jogo. Contudo, o mesmo foi suficiente para conseguir criar algumas situações de perigo para fazer o 3-0.

     

    Angélica Alves, em dois lances semelhantes, rematou à entrada da área para duas boas intervenções da guarda-redes adversária, que assim negou a festa às benfiquistas.

     

    Porém, à terceira foi de vez. Não por Angélica Alves, mas sim por Sara Ferreira, que, descaída no lado direito, retirou uma oponente da frente e atirou para ao poste mais distante da guardiã da formação de Torres Vedras (3-0, aos 11').

     

    Mesmo com três golos de vantagem, as bancadas não se cansavam de puxar pelas águias. Fosse através de gritos de graúdos, fosse pela voz de miúdos. É verdade, um pequeno adepto encarnou o papel de um verdadeiro chefe de claque e meteu a bancada a cantar pelo Benfica.

     

    Numa jogada típica da águia, as encarnadas chegaram ao quarto tento. Maria Pereira fez um passe que rasgou por completo a área do Torreense até encontrar Fifó, que só teve de encostar (4-0, aos 18').

     

    O mesmo minuto 18, a mesma jogadora, o mesmo desfecho. Remate de meia distância de Fifó, a bola sofreu um ligeiro desvio e só parou no fundo das redes (5-0, aos 18').

     

    Estes dois tentos de rajada deixaram os Benfiquistas em Sines verdadeiramente exultantes. Sorrisos, risos e cânticos. Tudo valia para demonstrar a felicidade. Era a festa do golo na quadra, e a festa dos adeptos nas bancadas.

     

    Nesse clima, o intervalo chegou ao Multiusos local (5-0). Faltavam ainda 20 minutos, mas ninguém acreditava que o Benfica ia deixar fugir esta conquista.

     

    O segundo tempo começou com um dos lances mais espetaculares do encontro. Grande passe de Maria Pereira a desmarcar Fifó, esta tirou uma adversária do caminho, serviu Janice, que só não atirou a contar porque a guarda-redes do Torreense, Bruna Ferreira, fez uma enorme defesa (23').

     

    A pouco menos de 15 minutos para o término do desafio, voltou-se a ouvir "SLB, SLB, Glorioso, SLB" em Sines. O jogo podia estar muito perto de estar resolvido, mas nem por isso as bancadas acalmavam.

     

    Curiosamente, o primeiro golo da segunda parte foi o mais festejado pelos encarnados. Jogada de insistência de Inês Matos, que primeiro viu a guarda-redes negar-lhe o golo, e depois assistiu Sara Ferreira. Em boa posição, a camisola 10 desferiu um forte e colocado remate que só parou quando os Benfiquistas se levantaram para festejar o tento meia dúzia (6-0, aos 28').

     

    Do lado do Torreense, e mesmo com o enorme desnível no marcador, os seus aficionados continuaram a apoiar, a incentivar e a puxar pelas jogadoras, reconhecendo a boa réplica dada.

     

    Já com Marta Costa em campo, no lugar de Ana Catarina, assim como Mariana Teixeira, o Benfica continuou em busca de mais golos, mostrando uma enorme sede goleadora.

     

    E o sétimo golo acabou mesmo por chegar. Fifó tentou uma primeira vez. Bruna Ferreira não deixou, mas na recarga nada conseguiu fazer para evitar o bis de Janice e o 7-0 das águias aos 35'.

     

    A pouco mais de três minutos do final do encontro, o ambiente no banco, ainda não era de festa. Alexandra Melo aumentava os exercícios de ativação, movida pelo sonho de entrar em campo e fazer, também ela, parte desta conquista.

     

    Tal veio mesmo a acontecer – com um enorme aplauso provindo da bancada – após... o oitavo golo. Belíssimo lance de Inês Fernandes, a desenvencilhar-se de uma adversária e a servir Janice, que só teve de encostar, fazendo assim o hat-trick (8-0, aos 38').

     

    Dentro do último minuto, a vantagem do Benfica era de oito golos, mas, tanto na quadra como nas bancadas, era como se o encontro estivesse empatado, tal a intensidade que jogadoras e adeptos colocavam em cada lance e em cada cântico, respetivamente.

     

    Agora, sim, no banco o ambiente já era de festa, e a mesma prolongou-se para a quadra após o apito final, que confirmou a vitória do Benfica por 8-0, o que valeu a conquista da 8.ª Taça de Portugal.

     

    "E o Benfica ganhou, outra vez", eis o que cantavam as jogadoras e massa adepta, em verdadeira euforia, antes de um belíssimo momento de desporto: adeptos do Torreense e do Benfica, juntos com as jogadoras do Benfica, a homenagearem as atletas do clube de Torres Vedras com uma enorme ovação!

     

    Na hora das medalhas, guarda de honra de parte a parte. Após receber o troféu, e se juntar às suas companheiras, a capitã Inês Fernandes levantou mais uma Taça.

     

    Com as benfiquistas na quadra, as jogadoras do Torreense foram saudadas pelos adeptos do Benfica, numa volta de honra pelo pavilhão. À qual se seguiu a das vencedoras da Taça de Portugal, que se desdobraram em fotos pelos muitos Benfiquistas presentes nas bancadas.

     

    Depois da Supertaça e da (oficiosa) Women's European Champions, as águias arrecadam a Taça de Portugal. O próximo objetivo é agora a Liga Feminina Placard. No dia 6 de abril, sábado, às 18h00, o Benfica visita o Atlético, na Tapadinha, no jogo 1 dos quartos de final do play-off de apuramento de campeão.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Alex Pinto (treinador do Benfica): "É a 8.ª Taça de Portugal do Benfica, isso é o mais importante. Eliminámos quatro equipas da 1.ª Divisão para aqui chegar, entre elas os atuais 2.º e 3.º classificados do Campeonato. Marcámos 29 golos e sofremos dois, fizemos uma final four imaculada com 14 golos marcados e zero sofridos. Não pode ser desvalorizado. Não foi um bom jogo, não foi um bom espetáculo, mas sim um jogo controlado e seguro do Benfica. Parabéns às minhas jogadoras, foram rigorosas e muito competentes."

     

    Inês Fernandes (capitã): "É sempre um troféu que queremos conquistar. E, depois do que aconteceu na Taça da Liga, tínhamos uma responsabilidade acrescida em chegar aqui, hoje, e mostrar que somos a melhor equipa portuguesa. Estamos felizes por isso. Marcámos uma posição e estivemos com rigor, seriedade. Respeitámos o adversário e jogámos com tudo. É sempre bom ganhar competições. Quando a época começa, os objetivos a nível interno são claros: ganhar tudo!"

     

    Sara Ferreira (ala): "Mais importante é o coletivo, se estiver bem, então, o individual também estará. Encaramos os jogos todos para ganhar. Falta-nos o Campeonato, sabemos que será difícil. Os Benfiquistas são sempre o elemento extra em qualquer jogo, em qualquer pavilhão."

     

    Ana Catarina (guarda-redes): "É um sentimento de orgulho, ganhar pelo Benfica sabe melhor ainda. Voltámos a erguer-nos após a Taça da Liga. Nesta Taça de Portugal eliminámos adversários diretos. Queremos ser campeões nacionais de novo. Nunca estamos satisfeitas com aquilo que conquistamos. A disciplina e o rigor levam a estas conquistas. Não é só ganhar, mas também jogar bom futsal."

     

    Maria Pereira (ala): "Sabe sempre bem ganhar, encontrámos equipas muito boas. Tivemos jogos muito difíceis e a final foi bem disputada. Esta equipa do Torreense dignificou o seu clube. O resultado foi justo. O Benfica está aqui para ganhar. Falhámos o objetivo na Taça da Liga, logo... temos de ganhar tudo. Sabíamos que o Torreense vinha de um Campeonato de uma divisão inferior, mas esperávamos uma equipa aguerrida. Estivemos acima dessa garra."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/30/futsal-feminino-jogo-benfica-torreense-final-taca-de-portugal

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Domingo, 31 Março 2024